O Fantasma da Ópera

O Fantasma da Ópera William Shakespeare
Gaston Leroux

Resenhas - O Fantasma da Ópera

Luana.Domanski 13/01/2023

Lindo, lindo, linda história, lindo livro, que obra maravilhosa, não consigo descrever como foi bom ler esse livro ??
Mari ;) 13/01/2023minha estante
Esse livro ???

Thais Verdan 13/04/2023minha estante
Excelente resenha. ????

Lavínia Hanna 29/10/2020

Sou suspeita a falar sobre o livro, pois, sou fã. Conheci a obra através da adaptação cinematográfica, a história e o musical ganharam meu coração. Anos depois decidi ter meu primeiro contato com o livro e confesso que não é uma leitura fácil, requer muita consulta por ter diversos termos específicos e além disso, muitos personagens mencionados ao longo da obra.

O livro tem personagens muito bem construídos e com um enredo cativante que traz suspense do início ao fim. A obra faz parte da era da literatura gótica e tem características do horror presente nesse estilo de obra. Aos que conhecem o filme, o livro tem um rumo distinto, personalidade diferente dos personagens, existência de vários ocorridos e personagens que não são apresentados nas adaptações cinematográficas e por si, o livro entrega uma pitada mais obscura em sua construção.

Recomendo uma leitura sem expectativas ou comparações a algo, temos aqui um caso de diferença monstruosa de livro para filme.
Diego361 01/11/2020minha estante
Parece que é tendência ter essa diferença toda do livro de ficção gótica para a adaptação cinematográfica. Sou revoltado com o que fizeram com o Dracula de Bram Stoker no filme do Coppola, bem nada a ver.

Paola 17/06/2022

?Só me faltou ser amado para ser bom!?
Terminei extasiada! Nunca tive muito interesse por clássicos góticos, mas agora?
Amor ou obsessão? Pois bem, o que eu li foi pura obsessão doentia. Um dos pontos que mais gostei foi a narrativa do autor induzindo o leitor a acreditar que a história do Fantasma é, de fato, verídica. E com isso trazendo várias ?confirmações? extremamente intrigantes, prendendo cada vez mais a atenção do leitor aos detalhes. ?Embora tivesse o aspecto de um verdadeiro fantasma, isto é, de uma sombra, ele foi todo carne e osso?. O livro é repleto de cenas medonhas, mas confesso que para mim foram todas fascinantes. Além de trazer toda a atmosfera incrível da Ópera de Paris envolto por um lado mais obscuro.
?Era um pouco de vida na casa dos mortos, pois a morte, ali, estava em toda parte.?
Tutucinha 17/06/2022minha estante
??M A R A V O L H O S O ??
??????????

Eliza.Beth 26/02/2022

O anjo da música
Muito interessante esse livro. Gostei demais.
Tem muitos pontos que podem ser levantados.
Eu particularmente adorei o estilo do livro. Romance e mistério. O final de cada capítulo deixava um gancho que fazia você virar a página automaticamente. E a historia mudava o foco e você precisa aguardar o próximo capítulo (maldade do Gaston haha)

Apesar de não gostar de nenhum dos 3 personagens principais, o livro em si é muito bom. A história tem pontos bem problemáticos, que não tenho certeza se eu encararia tão bem se fosse um livro mais contemporâneo.

A escrita do Gaston é muita gostosa de ler. Ele soube misturar passagens lindas com narrações frenéticas de cenas de ação. Ele nos leva para a consciência de vários personagens.
Ainda me sinto dentro de uma ópera, tamanho foi o efeito de sua narrativa.

Tive um carinho especial pela história da protagonista feminina e seu pai, de onde surge um ?personagem? muito importante para a história, que apesar de contar com bastante inocência da nossa protagonista, achei a história entre pai e filha muito humilde e emocionante.

Senti que iria adorar esse livro logo que terminei de ler o primeiro capítulo no kindle, e não pude mais continuar. Queria ler no físico e rabisca-lo.
Feliz que a leitura se confirmou excelente.
Recomendo muito.
Carolina.Gomes 04/03/2022minha estante
?Angel of music, speak. I listen?

Nise 29/01/2022

Igual, mas diferente
Não conhecia a história do Fantasma da Ópera, sabia de toda a fama, mas absolutamente nada do enredo. Gostei da trama e da escrita e li até rápido, cerca de 100 pág por dia. Foi uma leitura agradável, e diferente, ao mesmo tempo que me pareceu igual a outras coisas que já li. Um misto de A Bela e a Fera com Inocência, narrado como um livro policial, que contem trechos de cartas e de "livros" nos quais o narrador diz ter baseado algumas coisas da investigação, além de depoimentos, e troca da pessoa que narra. Nesse aspecto achei bem inovador. Adorei a construção do cenário, a profundidade de detalhes que faz sentir como se realmente estivéssemos dentro da ópera de Paris, e a forma como o autor usa fatos verídicos para reforçar sua ficção. Os personagens também são interessantes, e em certo ponto até divertidos. É uma grande mistura de gêneros - romance, suspense, policial, cômico, e o resultado é bom, mas ainda tem uns toques clichês, a exemplo do próprio romance e da construção do vilão. O final fecha bem todas as portas, mas o ponto principal dele foi um pouco decepcionante, a típica solução fácil, depois de tudo que passamos pra chegar até esse ponto, portanto a nota.

No geral é uma história que vale a leitura e que pretendo ver no teatro assim que possível. Não consigo nem imaginar como conseguiram adaptar uma narrativa tão complexa!

Em relação à edição, a Pandorga fez um lindo trabalho. Me sentia de volta no tempo lendo essa beleza, é daqueles livros pra deixar de herança mesmo! Lindas ilustrações, um projeto gráfico muito caprichado, capa dura, folhas amarelas, diagramação ótima e confortável, além do material complementar que ajuda muito na imersão. Apenas duas falhas: na introdução do livro e na sinopse achei que entregaram um pouco além do necessário, tirou algumas surpresas, apensar de não estragar a experiência. E outra coisa que achei estranha foi que, especialmente nos capítulos finais, tem umas marcações em algumas sentenças que me fizeram acreditar que teria algum tipo de nota de rodapé, mas não estão nem no rodapé, nem no fim do capítulo ou do livro, na revista e em lugar nenhum. Acredito que esqueceram de colocar essas notas. Não é algo que faz falta, mas poderia tornar a experiência ainda melhor, e me senti meio trouxa procurando anotações que não existem.
Rafael Kerr 29/01/2022minha estante

percabxths 31/05/2021minha estante
que passada de pano bonita (zoas nunca nem li o livro mas achei a resenha chique)

lu_nasc05 01/01/2023

Ameii
Conseguir entender de onde tantas versões de séries, filmes, minisséries surgiram e como alguns pontos da história vão mudando foi muito interessante.

As versões acabam mudando, tirando ou até acrescentando detalhes que quem nn teve a oportunidade de ler o libro não percebe é é fantástico conseguir comparar elas.
Silvana 01/01/2023minha estante
Li o livro e assisti alguns filmes e realmente pra entender toa a essência da estoria só com o livro.

Leitor Oculto 06/05/2024

FANTÁSTICO!
Um clássico com muita investigação, mistério, romance, drama e ação.

A obra tem um ritmo mais lento no início, mas após a metade a narrativa ganha um novo fôlego e tudo acontece bem rápido.

O Fantasma é uma figura intrigante que desperta sensações conflitantes a medida que vamos conhecendo um pouco mais da sua historia - é possível odiá-lo e, também, amá-lo em um intervalo de poucas páginas.

Algumas reflexões interessantes são levantadas no fim e isso me fez pensar sobre o que de fato torna alguém relevante no mundo.

Recomendo!
??????????

Lima Neto 24/03/2009

um belíssimo livro, uma história fascinante que desperta a curiosidade dos leitores desde a sua primeira publicação.
tal como "Drácula", de Bram Stoker, em "O Fantasma da Ópera", talvez sua fama leve o leitor a imaginar algo completamente diferente do que o livro realmente é, inúmeras são as adaptações para o cinema, teatros, musicais, etc.
o livro em si é muito bom, com personagens bem caracterizados, agora a fama que o nome "O Fantasma da Ópera" tem talvez faça com que o leitor tenha uma idéia diferente do livro, que virá a encontrar, e talvez por isso gere uma expectativa muito elevada e acabe por se decepcionar, em parte, com o que realmente o livro é.

Isa 30/04/2016

Quem tem medo de fantasma?
Quem não conhece ou nunca ouviu falar sobre o fantasma da Ópera? Existem inúmeras adaptações dessa obra para os cinemas, musicais, teatro, etc. Você pode até não saber exatamente sobre do que se trata exatamente essa história, mas com certeza a visão da máscara branca na capa deste livro te traz alguma recordação.
Esse livro foi publicado em 1911 por Gaston Leroux. Francês, trabalhou boa parte de sua vida como jornalista investigativo, o que provavelmente repercutiu em suas obras. Acredita-se que a inspiração para escrever O Fantasma da Ópera tenha surgido de um acontecimento misterioso que ocorreu na Ópera de Paris, em 1890. Leroux é um narrador-jornalista-investigador que se propõe a contar o que foi era de fato o fantasma da ópera que perpassava o burburinho dos franceses daquela época. Ou seja, te conta de tal forma que você acredita que aquilo ali é um relato jornalístico sobre um caso verdadeiro e não ficcional. Há todo um encadeamento de relatos orais dos personagens, trechos de notícias da época do Fantasma, trechos de memórias autobiográficas que teriam sido escritas pelos personagens. E isso só fez enriquecer a narrativa, principalmente nos capítulos em que se encontram relatos orais.
Sobre o autor: Gaston Leroux

Sobre a história
A Ópera de Paris está recebendo dois novos diretores, que irão substituir os dois anteriores. Os srs. Moncharmin e Richard substituirão Debienne e Poligny. Um determinado acontecimento incita os antigos diretores a contarem aos novos sobre o Fantasma, um ser que vive na Ópera, que não apresentou até então uma forma física definitiva mas que, segundo os relatos de empregados, cantoras e dançarinas que trabalham na Ópera e que dizem já ter visto o Fantasma, são os mais assustadores possíveis. Pra completar, o Fantasma tem pleno conhecimento sobre tudo e todos, exige a exclusividade de um dos camarotes além do pagamento de 240 mil francos. Inicialmente Moncharmin e Richard acreditam que tudo não passa de uma brincadeira mas, à medida que as ordens dadas pelo Fantasma são descumpridas pelos dois novos diretores coisas muitos estranhas e sobrenaturais começam a acontecer.
Paralelamente, temos a Christine Daaé, uma jovem cantora iniciante da Ópera de Paris. A garota é chamada a participar como solista em determinada noite e sua performance é simplesmente esplêndida, quando até então não havia único. Enquanto isso, seu amigo de infância Raoul de Chagny está na platéia e fica deslumbrado e apaixonado pela moça. Um pouco depois, se encontram e Christine revela ao amigo o porquê de seu desempenho ter sido tão impressionante....

Continuação no blog ;)

site: www.aprocuradocoelhobranco.wordpress.com

Sísifo Contemporânea 05/06/2016

Leitura peculiar, história fascinante
Quando resolvi ler "O fantasma da Ópera" eu já sabia do que se tratava, sou uma grande fã do filme musical de 2004 - tá, não exatamente, o final é bem diferente do filme e a cadeia de acontecimentos também, mas o filme é maravilhoso. Me surpreendi como a história é contada, parece mais que estou lendo depoimentos de uma entrevista, não temos um narrador fixo onisciente e onipresente como em grande parte das obras da literatura, e sim vários narradores que contam suas versões do que presenciaram do fantasma da ópera. Achei genial do Gaston Leroux, mas por vezes a mudança de narrador se dá de forma brusca o quê confunde o leitor.
Quanto aos personagens, as figuras centrais - Érik, Christine e Raoul - foram bem construídas, principalmente Christine com toda a sua dualidade de sentimentos em relação a Erik -medo ou fascinação? - e sua consciencia dos fatos que ocorrem. Eu me senti como a Christine em relação a Érik, o odiei e o amei, compreendo sua deficiência afetiva e por isso a criação da sua obsessão por Christine, uma das poucas pessoas que nunca o tratou com aversão e sim com carinho e admiração, mesmo após o choque da revelação da sua verdadeira aparência, mas ainda fiquei com raiva quando o mesmo determina a Christine certas decisões que nem deveriam ter sido impostas e o modo como a tratou enquanto ela decidia. Já Raoul... não sei o quê falar muito dele, não criei muita empatia, o achei entediante e mimado, mas reconheço a sua garra para salvar a sua amada Christine, e depois dos acontecimentos finais meus pontos subiram um pouco com ele.
Quanto aos secundários, devo falar especialmente sobre o Persa e a madame Giry, personagens ótimos, misteriosos e cativantes, uma das melhores partes de todo o livro eram as partes em que eles estavam incluídos, sem mais.
Gostei muito do livro, não o suficiente pra ser um dos meus favoritos, mas tem personagens bons, uma história curiosa e uma escrita muito interessante, porém acho que não o leria de novo.

Darlan 23/02/2012

Diferente
O livro cria uma atmosfera de suspense para novos acontecimentos, porém esses tais acontecimentos nunca chegam, fazendo o livro se tornar desesperadamente cansativo, fazendo ,com certeza, muitos de seus leitores desistirem de prosseguir, mas como esse era um dos meus paradidáticos da escola(kkkk) eu tive que continuar.
Deste modo eu pude descobrir que mesmo tendo esses graves defeitos o livro tem em linha de acontecimentos bem interessante pecando apenas na hora de caracterizar os momentos brutais ou viscerais da história!
Fora isso (tudo isso) é um ótimo livro!! Um clássico!

Josinei 22/03/2012

A grande Ópera de Paris
Este livro é repleto de obras fantásticas da Ópera de Paris, lê-lo é como adentrar nos corredores da construção. Ao mesmo tempo o drama de Cristine Daaé e do próprio fantasma é tão grande que mergulha até o leitor mais exigente neste ambiente artístico e assustador.
Sem atores bonitos com meio rosto queimado, o Fantasma é horripilante em sua fisionomia, mas quando seu incrível talento se junta ao de Cristine a mágica da ópera acontece.
Cabe ressaltar que é um livro extremamente reflexivo, pois não se sabe se devemos odiar ou sentir pena do personagem do título.
Se a história é real ou inventada, cabe a cada um dizer.