Promessas Antigas: Um Conto Alvor na Galeria Creta

Promessas Antigas: Um Conto Alvor na Galeria Creta Lauro Kociuba

Resenhas - Promessas Antigas: Um Conto Alvor na Galeria Creta

Vilson 19/02/2016

Fantasia com humanidade (spoiler-free)
Não é segredo que Lauro Kociuba é o tipo de autor que faz o dever de casa. Mesmo não sendo o fã número 1 de Liga dos Artesãos (talvez não seja meu tipo de livro, apenas), sou o primeiro a admitir isso com fogos e bandeirinhas. Há escritores que trabalham por adição, como tecelões, acrescentando fios e montando uma imagem. Lauro claramente faz parte de outro grupo os "escrultores", que pegam um bloco enorme de narrativa e o desbastam até ter nas mãos uma peça lisa e precisa, que parece viva. Assim é Promessas Antigas.

Kociuba faz o dever de casa, capricha na técnica, e isso faz com que seja difícil largar seu conto, mas não é isso que torna Promessas uma verdadeira obra de arte. O ponto forte dessa história é sua alma. A narrativa gira em torno de personagens fantásticos, inumanos, mas que não poderiam ser mais humanos: ódio, solidão e cobiça são, neste universo, ameaças maiores que qualquer dragão ou ogro. Ou seja, não se trata de uma boa narrativa DE FANTASIA; é uma boa narrativa - PONTO.

Mas há algo mais aqui além de um mestre entalhador. Kociuba compôs sua narrativa cruzando elementos de seu universo (Alvores) e da Galeria Creta, universo de Janayna Pin, apresentado pela primeira vez no brilhante Lobo de Rua (2015). Seu protagonista, Elvis, viaja a São Paulo a fim de cumprir uma promessa bem espinhosa, uma promessa que envolve adentrar a Galeria Creta, o reino do Minotauro, um dos personagens que mais me desperta medo, raiva, admiração e risadas na literatura nacional. A trajetória de nosso "bom moço" é embalada por um banho de nostalgia musical - um dos melhores usos de música que já vi em um livro (a mais muda das mídias, afinal de contas)

Se você gosta de fantasia urbana, essa história é para você.
Se você gosta de Alvores, essa história é para você.
Se você gosta de Lobo de Rua, essa história é para você.
Se você gosta de crossovers literários, essa história é para você.
Se você não gosta de nada disso, leia mesmo assim, porque é fantasia de qualidade, com sangue, tutato e alma.
Jéssica 23/02/2016minha estante
Não gosto de ebooks.. Não mesmo. Todo mundo que me conhece, sabe! E também sou péssima para escrever resenhas, então.. Ah, vou tentar assim mesmo rs.
Promessas Antigas me prendeu, me deixou doida de curiosidade. Me apaixonei pelos personagens (inclusive pelo Minotaura, que é muito simpático... Bem, o peguei num bom dia rs). A história é cativante e te faz imaginar coisas além das que são descritas.
Muito indicado! Por favor, Sr. Lauro, transforme esse conto em uma história maior.. E publique um livro físico :)

Não achei outro lugar pra comentar kkkk

Mila 24/02/2016

Na medida certa
Do Lauro eu já havia lido A Liga dos Artesãos. Da Janayna, Lobo de Rua. Gostei bastante de ambos e fiquei curiosa quando Lauro anunciou uma breve caminhada pelas "propriedades" da Janayna. O conto é bem bacaninha e ele conseguiu manter bem a "aura" da Galeria Creta.
Além disso, achei a iniciativa muito legal e penso que esses passeios por terras alheias podem render muita coisa boa para a literatura nacional.

Vagner46 24/02/2016

Desbravando Promessas Antigas
Muito bom esse crossover, a escrita do Lauro está melhorando bastante e deu pra entender um pouco mais sobre a Galeria Creta, criação da Janayna. Que venham outros!

site: http://desbravandolivros.blogspot.com.br/

Cesar Miranda 27/03/2017

Uma aventura breve, mas intensa.
Li promessas antigas conhecendo apenas o universo Alvor, mas as cenas que se mesclam ao universo da Galeria Creta me fascinaram. Todo o conceito desenvolvido do desejar, do minotauro e como os elementos alvores interagem com esses conceitos é muito harmônica.

Iniciei a leitura seduzido pelo Alquimista e me apaixonei pela Migsanna - parabenizo especialmente os diálogos dessa personagem.

Recomendo a leitura.

Paulo 11/06/2017

Crossovers são sempre questionáveis. Isso porque é muito complicado saber empreender a mesma cadência, o mesmo ritmo que o autor que pensou originalmente no universo literário fornece. Mesmo trabalhos que se tornaram famosos como The Expanse, um universo literário construído a duas mãos por Ty Franck e Daniel Abraham sofre com algumas críticas. Mas, eu acabei pegando Promessas Antigas porque aprecio bastante o trabalho de Lauro Kociuba. E qual não foi a minha surpresa ao fato de Kociuba ter dado sua própria voz a um universo já muito bacana criado pela Jana P. Bianchi.

O protagonista da história é Elvis, um estranho homem que está em busca do cumprimento de uma antiga promessa. Para tal ele precisa encarar novamente uma pessoa que o detesta, o Minotauro, guardião e dono da Galeria Creta. Para poder entrar na Galeria Creta, ele precisa encontrar uma das entradas alternativas, e para tal ele visita um velho companheiro que hoje se encontra em um estado catatônico após sofrer um AVC. Usando seus estranhos poderes, Elvis confere a seu amigo algumas horas de lucidez total, lucidez esta que será desfrutada com umas boas doses de pinga. Elvis consegue entrar na Galeria Creta e corre direto para cumprir sua promessa com Migsanna. Mas, quem é Migsanna e por que Minotauro a quer tanto? E poderá Elvis escapar da Galeria Creta com vida e com Migsanna?

Uma das coisas que precisamos sempre destacar na escrita de Kociuba é como ele consegue tornar real o fantástico. Mesmo em um ambiente comum, parece que o fantástico sempre esteve ali e nós é que não estivemos observando muito bem. É como se os elfos, os anões, os gnomos fossem aquela parte do mundo que faz parte do ponto cego de nossos olhos. Eu já havia ressaltado essa característica de Kociuba em outros trabalhos como A Liga dos Artesãos e Estações de Caça, e aqui isto também se faz presente. Apesar do cenário pertencer a outra autora, ele consegue inserir toda a mística do universo Alvores para a São Paulo de Janaina.

Kociuba pegou parte da mitologia de Janaina e deu uma aprofundada em alguns de seus elementos. Ou seja, o que já era bom ficou ainda melhor. Em Lobos de Rua, o único ponto que eu não curti muito foi o excesso de explicações sobre a mitologia e o cenário. Mas, acredito que este será um ponto desaparecido em futuros trabalhos neste universo. Em Promessas Antigas, Kociuba se libertou dessa tarefa, já que ele já apresentou Alvores em Liga dos Artesãos e a Janaina já apresentou a Galeria Creta em Lobo de Rua. O que temos é o verdadeiro potencial das histórias criadas pelos dois autores. Elvis é um personagem muito interessante e misterioso. Acredito que esta não seja a última vez em que iremos vê-lo. O próprio Minotauro assumiu uma coloração bem diferente nesta história. Pudemos finalmente entender que ele não está ali por ser uma boa pessoa, mas possui interesses muito maiores em abrigar lobos e outros seres fantásticos.

O tema da história é a liberdade. Seja essa liberdade para ir aonde quiser ou para amar a quem quiser. Migsanna queria amar Elvis; mas não conseguiu. Sua relação com o humano misterioso apenas lhe rendeu o aprisionamento. É interessante a cela de Migsanna... ela poderia desejar o que quisesse que a magia do lugar transformaria sua cela no que ela bem entendesse. Mas, ela sabia que não poderia sair dali; que haviam limites para os poderes do interior da Galeria Creta. Elvis quis lhe dar a liberdade, e, de certa forma até conseguiu. Mas, a liberdade que Elvis deu a Migsanna é mais uma prisão só que sob novas cores. Minotauro também é um prisioneiro: prisioneiro de suas ambições, nunca será livre para enxergar a verdadeira face das pessoas. Conceder desejos a quem alcançasse a Galeria fez com que o tourino se transformasse em um ser cético e descrente no verdadeiro potencial do homem.

Enfim, o conto é curto, mas foi uma excelente maneira de Kociuba aproveitar o cenário criado por Janaina e inserir a mitologia Alvores criando um excelente crossover entre duas séries muito bacanas. Aliás, outras histórias compõem a coletânea e valem a pena serem lidas. A que me deixou mais intrigado foi a que apresentou o Narrador. Outro personagem que eu gostaria de conhecer mais a respeito. Promessas Antigas é uma promessa válida de uma boa tarde de leituras. Recomendo fortemente.

site: www.ficcoeshumanas.com