Rainha das Sombras

Resenhas - Rainha das Sombras

steph (@devaneiosdepapel) 27/07/2016

Rainha das Sombras - Sarah J. Maas
[Resenha originalmente postada no blog Devaneios de Papel]

(Nem preciso dizer que esta resenha contém spoilers dos livros anteriores, né?)

Essa vai ser de longe a resenha mais difícil de escrever em 2016. Por isso já peço desculpas se esse texto parecer mais um apanhado de aleatoriedades do que uma resenha propriamente dita; é muito complicado expressar de forma coerente todos os meus sentimentos em relação a esse quarto livro de uma série que estava a um passo de entrar pra lista de favoritos, mas falhou miseravelmente.

Em Rainha das Sombras, iniciamos a leitura acompanhando o retorno de Aelin (que cada vez mais vai deixando de ser Celaena) a Forte da Fenda, com intuito de resgatar seu primo Aedion das garras do rei de Adarlan. Aos poucos esse enredo vai se ampliando e se tornando maior, algo já conhecido pelos leitores da série. Até a metade do livro eu bocejei muito, porque nada de interessante parecia acontecer, e confesso que estou me cansando muito disso. A cada livro as páginas só aumentam e o desenvolvimento da história fica cada vez mais raso.

Alguns personagens já conhecidos estão de volta, como Chaol (amorzinho da vida), Lysandra e Rowan. Manon também tem sua importância com o plot das bruxas e somos apresentados a mais personagens novos, que em alguns momentos tiveram valor, mas na maioria deles soaram pra mim apenas como um artifício para encher linguiça e tentar deixar a história mais complexa (sem muito êxito, aliás).

E por falar em personagens, que belo papelão a SJM fez com os seus, hein? Descaracterizou completamente a maioria deles, distorcendo seus traços mais marcantes apenas porque ela pode fazer isso. Acho que tem alguém sofrendo de megalomania...

Pra vocês entenderem melhor, aqui estão alguns exemplos dos pensamentos que tive ao longo da leitura:

- Meu Deus, como a Aelin é chata.
- Chata é pouco. Insuportável é melhor.
- Alguém dá um tapa nessa garota, plmdds!
- Chaol teamocasacomigo
- Peraí, o que fizeram com você? Não to reconhecendo esse Chaol, não.
- Ai Rowan, apenas morra.
- DESDE QUANDO A AELIN MORRE DE AMORES POR ESSA PESTE DESSE ROWAN?
- DESDE QUANDO CHAOL E AELIN SENTEM ÓDIO MORTAL UM PELO OUTRO?
- Acho que tem um livro entre Herdeira do Fogo e Rainha das Sombras que eu não li, não é possível.
- Quem são essas pessoas? Devolvam os meu personagens queridos!
- Ok, a Lysandra é bem legal.
- Aelin sendo sedutora e andando sem calcinha por aí: qual a necessidade disso?????
- DORIAN !!!
- CHAOL !!!!!!!!
- Muita sacanagem isso aí.
- To tão irritada que nem sei mais o que pensar.

...entre outras coisas.

Desculpem se nada fez sentido, mas é que estou realmente decepcionada com a capacidade da SJM de destruir uma história tão boa, que tinha tanto potencial. É claro que como autora ela pode fazer o que quiser, mas precisava deixar isso tão claro, manipulando seus personagens de maneira tão covarde só pelo seu bel-prazer? E eu nem to falando apenas do ship. Estou falando de tudo, até porque o que me atraiu na série não foi nem de longe o romance. Foi a verossimilhança dos personagens, que não existe mais.

Não me sinto mais ligada a ninguém. E durante toda a leitura eu tentei encontrar uma conexão entre esses personagens com os que eu conheci em Trono de Vidro e Coroa da Meia-Noite. E é claro que não consegui.

Muitos abandonaram esta leitura e consequentemente, a série; eu não farei isso apenas por todo o tempo investido e quão apegada fiquei a esse mundo. Sei que ainda corro o risco de passar muita raiva, tanto que não pretendo ler o próximo livro tão cedo. Vou ler resenhas antes, provavelmente com spoilers, para saber onde vou me meter.

Então, é isso. Personagens destruídos e um enredo que parece fugir completamente de tudo o que havia sido pensado até então. Se Rainha das Sombras fosse um livro único ou o início de uma série, funcionaria perfeitamente bem; o problema é que ele destoa completamente dos outros livros da série e faz com que nos perguntemos o motivo de tanta mudança. E eu nem sei se quero saber a resposta.

site: http://www.devaneiosdepapel.com.br/2016/07/resenha-rainha-das-sombras.html
Jess | @jesslendo 27/07/2016minha estante
Melhor livro da VIDA, hahahahahahahaha.

steph (@devaneiosdepapel) 27/07/2016minha estante
Creindeuspai rs

Lu Oliveira 27/07/2016minha estante
"Acho que tem um livro entre Herdeira do Fogo e Rainha das Sombras que eu não li, não é possível."/// concordo! Achei que tava lendo até uma série diferente. Sobre Aelin sem calcinha: apelação, forçação de barra.

steph (@devaneiosdepapel) 27/07/2016minha estante
Pois é, Lua, ficou muito fora de contexto esse livro :(((

Aelin seduzindo Rowan só me dava náuseas.

Lucas 27/07/2016minha estante
Bicha a senhora é destruidora mesmo viu. Resenha incrivel

steph (@devaneiosdepapel) 28/07/2016minha estante
Rs obrigada Luka :}

Franciele 31/08/2016minha estante
-Peraí, o que fizeram com você? Não to reconhecendo esse Chaol, não.
- Ai Rowan, apenas morra.
- DESDE QUANDO A AELIN MORRE DE AMORES POR ESSA PESTE DESSE ROWAN?
- DESDE QUANDO CHAOL E AELIN SENTEM ÓDIO MORTAL UM PELO OUTRO?

A descaracterização dos personagens foi tão grande, que acabei abandonando a saga!

P.S.Rowan demônio, apenas morra.Obrigada! ;)

steph (@devaneiosdepapel) 05/09/2016minha estante
Pois é, Franciele! A descaracterização foi absurda. Queria abandonar mas ainda tenho curiosidade pra saber o que acontece com o Chaol...

fttonhosol 24/10/2016minha estante
Perfeitas suas observações!! =/
O pior é que se pensar somente nos acontecimentos da trama e ignorar o romance, esse livro foi um dos melhores da série, mas é impossível ignorar o romance ainda mais quando se tornou algo tão ridiculo assim!!

Depois que li Corte de Espinhos e Rosas ficou claro que a autora está confundindo os mundos que criou e está tentando tornar Trono de Vidro algo parecido com a outra série, muito mais focada no romance que na fantasia. . . . .uma pena. . .

Thayrine 29/10/2016minha estante
Stephanie eu li 232 páginas desse livro e estou com TODOS os pensamentos que você listou! Não é possível! Eu abandonei ele em agosto mas voltei a pegar agora em outubro.. Mas não esta sendo fácil.. Não sei, estou MUITO desanimada com a Aelin (Porque a Celaena era uma pessoa e a Aelin é outra COMPLETAMENTE diferente). Socorro gente eu amei essa série até o terceiro livro não é possível que isso esteja acontecendo #sosad KKKK.

Cristiane Santos 05/11/2016minha estante
Que resenha incrivel e que ótimas observações, eu adoro essa serie, porém até hoje não me conformo com a injustiça que a Sarah fez com seus personagens. Chaol sempre será meu amorzinho, Dorian sinto como meu amigo, Rowan não consigo gostar dele, acho que ja vi tantos comentarios idolatrando ele antes de conhece lo que ja comecei a ler o 3 volume ja nao gostanto dele. Sinto saudades da Celaena, porque essa Aelin não é mais aquela personagem forte e cativante que conheci nos outros livros. Hoje eu continuo firme nessa série pelo Chaol, Dorian e Manon [Que se tornou minha personagem feminina favorita nessa série]

steph (@devaneiosdepapel) 21/12/2016minha estante
Fabio, é exatamente isso que você falou, a história não é ruim, mas ela mudou muita coisa. Sobre essa outra série dela, já ouvi falar que é semelhante a essa e fiquei meio apreensiva, mas vou acabar pagando pra ver e tirar minhas próprias conclusões.

steph (@devaneiosdepapel) 21/12/2016minha estante
Thay, te entendo! Foi difícil aceitar que eu estava lendo a mesma série :(

steph (@devaneiosdepapel) 21/12/2016minha estante
Cristiane, parece que a Sarah vai lançar um livro sobre o Chaol, contando mais sobre a vida dele depois dos acontecimentos de Rainha das Sombras. Apesar de eu ter gostado da notícia, parece que isso é a confirmação de que ele já é carta fora do baralho :(

Yasmim Braga 08/05/2017minha estante
Discordo. AMEI ESSE LIVRO. Exatamente pelo fato da Sarah ter mudado o rumo da história, foi o que deixou mais incrível ainda.

Conhecer o nucleo das bruxas, por exemplo, foi muito legal.
Já tinha um forte laço entre o Rowan e a Aelin no terceiro livro, voce não deve ter percebido a amizade deles evoluindo aos poucos. E é óbvio que Aelin e Chaol não iriam voltar a ficar juntos, não depois de tudo que aconteceu né...

steph (@devaneiosdepapel) 09/05/2017minha estante
Que bom que você gostou, Yas.

Pra mim, Rowan e Aelin não desenvolveram amizade nenhuma, no terceiro livro ele só bate nela e a despreza, pra depois, DO NADA, ela se agarrar nele na primeira oportunidade que tem. Não me convenceu.

E "tudo o que aconteceu" foi bem mal explicado, de onde surgiu o ódio da Aelin pelo Chaol? Ficou bem claro que foi algo criado pela SJM para justificar o amor repentino dela pelo Rowan. A autora foi preguiçosa e birrenta ao fazer suas escolhas. Mas essa é só a minha opinião :)

Danielle Gonçalves 14/12/2018minha estante
Passei so pra dizer que a sua lista de reações ao longo da leitura foi igual a minha! Haha
Sarah é megalomaniaca e larguei real a série.
Não consigo gostar da Aelin.
Trono pra mim morreu junto com a Celaena. Amava de paixão até Coroa da Meia Noite. Agora pra mim virou um negócio sem sentido

Sabrin4.b 19/03/2023minha estante
Eu queria tanto o Chaol com ela... Observações muito boas.

Bia 13/05/2021

Não tenho como descrever as emoções que senti lendo esse livro.

Teve passagens que me fizeram refletir e levar algumas frases para a vida.

Simplesmente leia
PERFEITO ???

Tudooooo

Arrepiei em algms partes

Perrelli 13/05/2021minha estante
Um dos melhores da saga !!

Bia 13/05/2021minha estante
Eu achava que era o 3° mas o 4° foi tão bem construido que MEU DEUS será que é possível superar esse?

Anacarly.books 13/05/2021minha estante
Império de Tempestades é maravilhoso, amg, mas reino de cinza é meu favorito

Perrelli 13/05/2021minha estante
Consegui curtir mais o 4° que o 3°. Agora, de fato o Império de Tempestade foi muito bom! Muita coisa acontecendo as emoção lá no alto, um verdadeiro surto !!

Bia 13/05/2021minha estante
Ai que medo do que me aguarda

Bia 13/05/2021minha estante
Mais suro que o 4°? é POSSÍVEL?

Amg, mais surto que o 4°, ele já começa com tiro, porrada e bomba

Perrelli 13/05/2021minha estante
Sério!! O livro pega fogo !! Eu acabei lendo a versão em tomos 1 &2 e mesmo assim não atrapalhou em nada !! Foi acabando um, lendo outro!! Gostei muito.

Bia 13/05/2021minha estante
Sim muito coisa no final.. nossa o desenrolar é de deixar a gente ansioso kk

Bia 13/05/2021minha estante
Ahhhhhhhhh me preparando pra altos surtos. So sei de uma coisa quero ver MANON cara ela precisa matar a desgraçada da avó dela kk

Perrelli 13/05/2021minha estante
MANON S2 !!quase comprei o box só pra ter o poster dela kkk. Minha dica é uma só leia!!! Você vai gostar

Bia 14/05/2021minha estante
Po deixar?

Tiiko 17/05/2020

Rainha das Sombras
Me emocionei muito com esse livro. A saga a cada livro me deixa mais impressionado como tudo vai se construindo e se desconstruindo ao longo da história. Já se tornou minha série de livros favorita.
Lilyan Sotnas 21/05/2020minha estante
DAQUI PRA FRENTE É SÓ EMOÇÃO

Lilyan Sotnas 21/05/2020minha estante
Entrou no grupo! Kkkk AMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
MINHA RAINHA

Pâm 15/07/2020minha estante
Oii, a Manon e o Dorian se conhecem nesse livro?

Lia 30/10/2020minha estante
Sim, Pâm.

Erica Bertan 06/12/2020minha estante
Minhas expectativas ficaram altas! Kkkkkkk

Izz 09/01/2021minha estante
Se prepara, pq o final eh de explodir a cabeça de todo mundo!!!

Lara 01/11/2022minha estante
Nossa siiim

DiAgenes.Ricardo 07/03/2024minha estante
Aí estou lendo, mas tô empacado, talvez nem seja o livro. Acho que estou com uma ressaca.

clara3949 15/03/2024minha estante
Gentee como faz pra ler sou nova aqui

clara3949 15/03/2024minha estante
Gentee como faz pra ler sou nova aqui

Lilyan Sotnas 15/03/2024minha estante
Skoob não é app de leitura. É app de organizar as leitura que vc faz.

Ana Karina 12/07/2021

Rainha das sombras
Não sei se o problema é comigo (acredito que seja) mas acho os livros da Sarah muito enrolados. Tipo, esse livro tem mais de 600 páginas e o que precisa acontecer é só nos últimos capítulos, e as mais de 500 páginas é só enrolação e quando termina a "batalha" que a Aelin passa o livro todo se preparando é coisa rápida.... frustrante, essa é a palavra que eu tenho em mente quando termino o livro... Os primeiros da série estavam bons, pois tinha bastante ação e os livros não eram tão grandes assim, agora que ela pode desenvolver mais os personagens... fica numa frescura pra lá e pra cá... Senti a mesma coisa com Corte de Asas e ruínas, foi uma enrolação que quando chegou a ação, achei que foi muito rápido e conveniente o que aconteceu, mas enfim.....

Só vou terminar a série, pois tenho todos os livros e foram caros, me nego a parar no meio(rsrsrs) e tenho esperança que melhore bastante nos próximos, afinal não tem mais que aprender nenhum poder que descobriu que tem, rsrsrs. Mas enfim..... agora é seguir para as sequências e torcer que as batalhas sejam épicas.

PS: O Chaol nesse livro estava um porre, que cara mais chato, fim!
Karollyna 12/07/2021minha estante
Oi! Esse foi o livro que mais gostei kkkk, mas acho que você vai sentir toda essa enrolação em Império também. Vou aguardar sua opinião. Beijos

Gabi Sousa 12/07/2021minha estante
ainda não li tog. Porém, eu tive essa mesma impressão em Corte de Asas e Ruínas também.

Brina 12/07/2021minha estante
nossa acho esse meu segundo melhor da saga, meu primeiro é herdeira do fogo. e o Chaol é muito chato mesmo, nunca shipei rsrsrs, boas leituras

Ana Karina 12/07/2021minha estante
Brina o primeiro e o segundo livros foram os melhores para mim, tinha muita ação, o terceiro e esse acabou sendo beeemmm lento as coisas.

Ana Karina 12/07/2021minha estante
Gabi, não muda muito para TOG, rsrsrs, só os personagens mesmo, pois a "enrolação" continua a mesma.

Ana Karina 12/07/2021minha estante
Aii Karollyna não fala assim, rsrsrsrsrs, ainda bem que o meu é divido em 2 tomos, pelo menos vou sofrer em doses homeopáticas.

Jade Ricieri 12/07/2021minha estante
Se você achou o Chaol chato nesse livro, espera até ler Torre do Alvorecer kkkkk ai amiga, se eu fosse você já tinha desistido porque são livros muito grandes para ler e não gostar.

Ana Karina 12/07/2021minha estante
Amiga, o pior que acabo gostando muito dos outros personagens, kkkkk tipo, eu adoro a Manon, fiquei super entretida com a história dela, da Elide e da Asterin, agora na parte da Aelin é que é dureza, kkkk, deles eu gostei muito da Lysandra. kkkkkk Gsuis me preparando psicologicamente para aguentar o Chaol nos próximos livros, kkkkkkk

Jess 22/03/2022minha estante
Não é só com você não! Eu senti a mesma coisa tanto que o primeiro livro eu devorei e os outros só empurrei com a barriga até chegar aos últimos capítulos que eram que me prendia

Ana Karina 22/03/2022minha estante
Jess tem hora que dá vontade de pular para os últimos capitulos que são os que importam, kkkk, os primeiros livros eu também devorei, pena que os outros livros não continuaram assim. ?

Karollyna 28/03/2022minha estante
Gente, eu to desde 2021 pra terminar de ler Torre do Alvorecer e não consigo! kkkkkkk

Lucas Whitethorn 16/03/2022minha estante
Eu fiquei do mesmo jeito com o Chaol nesse livro kkk

Isa Meireles 16/03/2022minha estante
tudo dava errado e ele: é culpa da Aelin, mimadinho demais

Lucas Whitethorn 16/03/2022minha estante
Sim, fiquei com raiva disso

Cami 16/03/2022minha estante
aedion um "deus" sendo que ele foi mais idiota com a aelin do que o chaol? (o chaol tava certo inclusive)

Isa Meireles 16/03/2022minha estante
acho que a gente não leu o mesmo livro então, ele ficou chateado por ter sido excluído. Chaol da hora que ela voltou até o final só ficou culpando ela, inclusive pelas coisas que ele tinha feito, e não assumiu responsabilidade de nada. Ele mandou ela embora, e culpou ela por ter estado longe??!?!?

Cami 16/03/2022minha estante
aedion teve um chilique pq a aelin simplesmente não fez o que ele quis, foi tão idiota que a aelin expulsou ele de casa. é que muitas vezes as pessoas esquecem que a verdadeira lealdade do chaol sempre foi no dorian, o melhor amigo e irmão que estava em extremo perigo e a aelin e companhia só queria matar... ele estava se sentindo culpado pelo o que aconteceu com o dorian, e o único culpado era o rei (acho que todo mundo concorda com isso). enfim, talvez vc mude de ideia lendo torre do alvorecer. eu tenho outros olhos pra o aedion desde essa cena em rainha das sombras, e só piora no final do quinto livro ????

Isa Meireles 16/03/2022minha estante
Eu sei o que ele faz com a Lys, mas o meu comentário foi sobre esse livro e atitudes dele, não foi certa a briga com a Aelin mas ela também disse coisas ruins pra Ele. Porém ambos se arrependeram e seguiram e ele fez por onde melhorar, provar o valor, inclusive iria arriscar a vida pro Rowan poder voltar pra ela. Chaol passou o livro todo puto pq a Aelin queria matar o Dorian e quando viu que não teria "salvação" foi querer fazer por si mesmo e acabou que ela teve que salvar ele, de novo. Talvez em outro livro eu mude de opinião, sobre ele e sobre o Aedion mas nesse foi isso que achei.

Cami 16/03/2022minha estante
Sobre o chaol mudar de opinião eu tenho um outro ponto de vista, a aelin teve que perceber na pele o que o chaol tava passando com a situação do dorian, quando a lysandra é pega a mando do rei. Mas eu sei que é tudo culpa da sarah, que precisou vilanizar totalmente o chaol pra todo mundo babar no relacionamento do rowan e aelin... não sei se tem como não odiar o aedion depois dele chamar a lysandra de va***, coisa que o chaol nunca fez com ninguém. Só que gosto de lembrar que toda a discussão entre aelin e chaol é puro chumbo trocado, os dois falando merda um pra o outro com mágoa, nenhum santo na situação.

Lucas Whitethorn 16/03/2022minha estante
Eu comecei a odiar o Aedion quando ele falou isso pra Lysandra

Isa Meireles 16/03/2022minha estante
eu gostaria de Rowan com Aelin mesmo que ela tivesse traído o Chaol pra ficar com ele. Mas é isso haha preciso terminar pra ter uma opinião melhor.

Queria Estar Lendo 28/03/2016

Resenha: Rainha das Sombras
Trono de Vidro ascende junto à Aelin Coração de Fogo, tornando-se uma das sagas mais épicas que já tive a felicidade de conhecer. E Rainha das Sombras foi um épico.

Aelin está de volta à Adarlan. Depois do período sentenciada às terras mágicas de Wendlyn, a outrora assassina e agora futura rainha prometida volta para Forte da Fenda, onde uma aura sombria e uma ameaça obscura pairam sobre as terras sem magia. Determinada a extinguir a tirania do rei de Adarlan e salvar Aedion, seu primo, da execução, Aelin procura antigos aliados e novos amigos para garantir, de uma vez por todas, que o reino de horror tenha um fim.

Do outro lado da moeda, temos Manon Bico de Ferro, a herdeira e Líder Alada da aliança das bruxas, servindo à escuridão que desperta sob as montanhas. O rei de Adarlan está criando um exército de feras aladas, e Manon é a líder delas. Além das duas, personagens como Dorian, Chaol, Rowan, Aedion, Elide, Lysandra, Kaltain e mesmo os príncipes valg ganham grandioso destaque para compor o conjunto épico que é Rainha das Sombras.

Em meio a intrigas políticas, batalhas sombrias e revelações assombrosas, magia da luz e das sombras se erguem sobre Trono de Vidro no volume mais arrasador e maravilhoso da saga até agora.

"A ira que viu nos olhos de Aelin podia levar o mundo ao fim."

Tem tantos arcos que eu nem sei por onde começar. Aelin é a peça central de toda a trama, porque ela é a rainha esquecida, a herdeira do fogo e da magia ancestral que antes regia aquele mundo. Ela é a filha dos Ashryver, uma feérica poderosa cujo poder flamejante se apaga assim que retorna para Adarlan - alguma coisa retém a magia ali.

Alguma força sombria, uma ameaça antiga que inibe toda a força mágica correndo pelas veias daqueles que a possuem. Aelin está determinada a extinguir isso - até porque, se houver uma guerra, a rainha queimará todos que marcharem contra ela. Para salvar o primo da morte, Aelin precisa encontrar alguém para ajudá-la a invadir a cerimônia de execução. Temores do seu passado retornam quando o Rei dos Assassinos parece a sua melhor chance para livrar Aedion do destino terrível. O Rei dos Assassinos, Arobynn, aquele que destruiu o que ela era. Aquele que criou Celaena sobre Aelin, fazendo-a esquecer sua herança mágica, escondendo dela quem ela realmente era. Mas também a fortificou e protegeu, e Aelin não pode tomar isso como algo ruim.

Equilibrado a isso ainda há o fantasma de Sam, brutalmente assassinado antes de Aelin ser mandada para as minas de sal de Endovier. Muitas feridas não cicatrizadas contra o pouco tempo para aceitá-las. Aelin quer Arobynn morto, mas ele é sua única garantia de sucesso para os planos.

"- Como posso tirar a vida de alguém que significa o mundo para outra pessoa? Mesmo que seja minha inimiga."

Lysandra, outra figura do passado de Aelin, se torna o seu contato e a sua espiã - outrora inimigas, as duas encontram em seu ódio por Arobynn uma aliança poderosa. O fortalecimento de uma amizade inesperada cria entre as duas um laço inquebrável, especialmente pela força surpreendente de Lysandra.

A cortesã é uma peça chave para o desenvolvimento da história, especialmente quando seu passado e futuro se revelam tão interligados ao de Aelin. Adorei como a Sarah construiu a ligação entre as duas, tirando aquele ódio infantil que existia, a rivalidade sem sentido. Lysandra e Aelin são adultas agora, ambas marcadas pelas dores que o mundo lhes causou, e são aliadas incríveis.

Tramoias políticas, acordos econômicos e um pouco da selvageria da antiga assassina ditam os passos de Aelin. Pelo menos até que os preparativos para a grande guerra comecem. O poder dela inflamado, mesmo o poder humano, apenas sua força física e sua habilidade de luta, são insuperáveis.

Aelin é uma força da natureza prestes a explodir o mundo, uma rainha absoluta e incrível. Ela ainda tem os trejeitos da assassina que conhecemos no início da série, mas está muito mais marcada por tudo o que viveu, pelas pessoas que perdeu e pelas decisões que tomou. Ela é Coração de Fogo, sua força cresce a cada dia, e quando suas chamas queimarem, Adarlan se curvará diante dela.

"Aelin era uma nuvem rodopiante de morte, uma rainha das sombras, e aqueles homens já eram carniça."

Eu compreendi todas as ações do antigo capitão da guarda, agora um fugitivo. Entendi a dor dele, o desespero por salvar Dorian do que parece um destino tão terrível - e, por salvar, eu digo realmente tirá-lo daquela situação com vida, ainda que nenhuma possibilidade esteja a seu favor.

A escuridão que cobre o príncipe é muito maior e poderosa do que algo que Chaol possa entender, mas conforme os capítulos avançam, o capitão percebe que talvez seja tarde demais. Amo profundamente a sua fragilidade, a sua coragem intrépida e sua honra e fidelidade. Chaol é um personagem muito importante para a história porque ainda é uma ligação com o mundo antigo, com a civilizadade da história sem a magia, e também é um homem a ser desenvolvido para o novo mundo. Dorian é a sua causa, diferente da liberdade que Aelin busca. Dorian é para o Chaol o que a Aelin é para o Aedion.

"- Dorian Havillard oferece um futuro melhor, mas a responsabilidade também está conosco. Com o modo como as pessoas comuns escolhem agir."

Aedion, aliás, meu querido general bem humorado, mesmo quando está sob risco de vida. A devoção e o amor dele pela prima perdida, especialmente quando eles se reencontram, é de toda uma emoção inexplicável. Os dois se amam e se entendem e são uma família tão poderosa.

Manon Bico de Ferro é outra das personagens principais deste livro. A bruxa que conquistou o posto de Líder Alada é uma das principais peças do jogo de poder que existe naquele mundo, e ela vai descobrindo e manipulando isso conforme descobre as tramoias sombrias que acontecem em seu reduto. O duque que a comanda não é só um humano, e os gritos e horrores que vêm de debaixo das montanhas indicam que o rei de Adarlan - o seu comandante - planeja algo grandioso e destruidor para tudo que a humanidade conhece. A

Sarah deu um grande crescimento emocional à Manon, especialmente tratando-se de uma Bruxa de Ferro. Ela não deveria ter tudo aquilo em seus pensamentos, não deveria se preocupar com causas que não lhe dizem respeito, mas ela é questionadora e é uma líder natural. Ela sabe que algo está errado, e esse algo começa a afetar as suas seguidoras. Manon é uma coragem fria, uma crueldade honrada, e é uma das melhores personagens que Trono de Vidro tem.

"- Acredita que monstros nascem ou são feitos?"

Rowan, meu adorado e amado e querido príncipe feérico, carranam da rainha, guerreiro imortal incrivelmente poderoso e precioso demais para o mundo. Ele retorna à história em um ponto crucial da trama, e amo como ele está sempre ali para apoiar Aelin, mesmo que suas palavras de apoio sejam duras e um pouco crueis. Ele é um feérico sábio pela imortalidade, afinal. Ele sabe o que há de pior no mundo.

Com as sombras ascendendo e a escuridão tomando forma através dos príncipes valg, das coisas horríveis que habitam os humanos - o príncipe de Adarlan - Rowan sabe que tempos horrendos estão por vir. Mas suporta tudo isso e todo o seu emocional com frieza para garantir força e apoio à Aelin. A ligação entre eles vai além da paixão, do amor, da luxúria, da amizade. Vai além de tudo o que se pode dizer ou explicar.

Eles estão unidos por laços inquebráveis, unidos pela mente e pelo coração, unidos pelo espírito e pela própria força. Rowan e Aelin pertencem um ao outro para sempre. Ela é a sua rainha e Rowan a seguiria até o inferno se fosse necessário.

"Ele ficou parado com a rainha na chuva, inspirando seu cheiro, e deixou que Aelin roubasse seu calor por quanto tempo precisasse."

Elide é uma das novas personagens, e eu queria tanto ter a capacidade da Sarah de escrever um capítulo e então já intrincar a personagem a tudo e todos e a todas as histórias que já estão ali desde o princípio! Elide é uma escrava, serva do duque, o mesmo que comanda das Bruxas de Ferro nas montanhas sombrias de Morath. Ela é designada a servir Manon quando cruza seu caminho, e aqui começa o seu auto-descobrimento sobre a própria herança e o futuro grandioso. Elide não é só uma garota abandonada, inválida pela escravidão e pelas cicatrizes.

Ela é uma força, uma futura aliada na guerra contras as sombras. Manon vê isso nela, e a obriga a ver também. Uma relação que começa na frieza cruel da bruxa e termina em o que eu gostaria de chamar de CANON. ELIDE E MANON É CANON, É UM SHIP E NINGUÉM ME CONVENCE DO CONTRÁRIO!

Dorian é o último mencionado porque falar dele é falar de muitos spoilers. Tudo o que posso mencionar é que a prisão em que ele está enclausurado é o horror que assombra todos os outros personagens. Dorian é tão forte e tem um grandioso potencial pela frente, mas sua história se desenvolve intrincada ao terror dentro dele, prendendo-o e escondendo-o do mundo, fazendo-o se esquecer de quem ele é e de todos que conhecem. Como o príncipe pode ser tão poderoso quando todas as suas forças são tiradas dele?

"- Dez anos de sombras, mas não mais. Ilumine a escuridão, Majestade."

Eu gostaria muito de falar abertamente sobre cada arco, mas vou me reter finalmente - porque não estou escrevendo uma Bíblia, afinal - em Asterin e nas outras bruxas do Clã das Bicos Negros. Asterin era a segunda em comando para Manon, mas sua história cresce conforme sua rebeldia contra a autoridade acima de Manon ascende. Asterin é uma personagem fantástica, não tem como não amar suas nuances. As outras bruxas também têm grande participação, e o que o rei planeja debaixo das montanhas - a partir do momento em que envolve uma delas - passa a envolver todas. A união as fortalece e faz delas uma arma poderosa, uma legião inquebrável e indestrutível. Com suas montarias aladas e seu sangue frio, as bruxas podem ser tanto uma aliança para Aelin quanto a sua ruína no próximo volume. Dado certo momento da trama em Rainha das Sombras, você meio que já imagina o que virá a acontecer. E será incrível se seguir esse caminho!

"Os aldeões pararam quando viram a aliança parada, no alto da projeção da rocha que ficava acima do vale no qual tinham estabelecido seus lares. Manon sacou Ceifadora do Vento. Então os gritos recomeçaram."

Só tenho uma reclamação, e preciso fazer um adendo porque vou usar gif de revolta. CHEGA DE HÉTEROS, SARAH! Você tem o que pode ser casal sáfico maravilhoso em mãos e arranja espaço para colocar um homem na vida de uma delas?

"Ela era a herdeira do fogo. Ela era fogo e luz e cinzas e brasa. Era Aelin Coração de Fogo e não se curvaria para nada nem ninguém."

Rainha das Sombras desenvolve o começo do arco de uma grande guerra. Quando um mal é destruído, outro ascende ainda mais poderoso. Aelin Ashryver Galathynius é a Herdeira do Fogo, a Rainha das Sombras, e certamente criará um Império de Tempestades para derrubar a escuridão que ousar tomar o seu mundo.
@livrodegaia 28/03/2016minha estante
COMENTÁRIO COM SPOILER: Olha, não é por nada não, mas acho, só acho, que a Manon será o interesse amoroso do Dorian. Sei lá... Teve aquela conversa fiada entre os dois na floresta, depois a Manon "salvando" a vida dele ao revelar para Aelin que ele ainda estava dentro do próprio corpo (ok, eu sei, uma vida por outra, já que a Aelin salvou a Manon primeiro, mas mesmo assim...), e depois, DO NADA, ainda teve aquela visitinha noturna ao castelo. Isso me cheira a romance.

Queria Estar Lendo 28/03/2016minha estante
SPOILER:
Yep, Amanda, eu notei :/ A Elide e a Manon tinham tudo pra ser um casal, muito mais química e interações que vários outros casais da série, mas né, lá vem casal hétero de novo... Fazer o que. Toda série tem que ter um defeito né :P

Gio 29/03/2016minha estante
Passei pra dizer que sua resenha de Rainha das Sombras é sensacional. Palmas palmas. E SIM, MANON E ELIDE, PELO AMOR DE DEUS, NUNCA TE PEDI NADA SARAH J MAAS!!!

Queria Estar Lendo 31/03/2016minha estante
AAAAAAAH fico muito feliz por ter gostado! *OOO* ELIDE E MANON MEU NOVO OTP SUPREMO, FAZ ACONTECER, SARAH, PFVR Ç_Ç

Gio 02/04/2016minha estante
SIMMMM EU QUERO MUITO VER ESSE OTP DANDO CERTO!!! esquece dorian e manon pelo amor

Silvia 06/04/2016minha estante
Meninas juro que também pensei que teríamos um casal entre Elide e Manon, mas depois acho que vai rolar Dorian e Manon, fiquei muito com essa suspeita. Acho que têm autores que se preocupam em colocar casais homos nas histórias e terem algum tipo de rejeição. E realmente, tinha muita química entre essas duas. Mas a história foi espetacular, acho que até agora foi o meu livro favorito de todos.

Lea Yasnaya 06/04/2016minha estante
Miga arrasou na resenha! Ohhhhhhhhhh de parabéns!
Não conseguiria descrever melhor.
O que tu escreveu do Chaol é simplesmente tudo que acho, tudo que sinto, amo essa cara para sempre, eu aceito Rowelin sabe, shippo, porém eu tinha esperança dela com Chaol, mas enfim, o feérico é tudo que ela precisa e ele também. Infelizmente hahahaha ai meu coração.

Esse livro me pegou forte. Sem palavras, apenas chorani nesse momento.

Entendo sua revolts, mas Elide é bem nova né? Se não estiver enganada. Acho que deveria ser outro personagem. Mas poxaaaaa shippo muito Dorian e Manon, demais.
Sei nem mais o que dizer. Chorei tanto, tanto que desidratei...

kekasimas 14/04/2016minha estante
tem romance nessa serie? quão predominante é a parte de romance? vou começar a ler depois, queria saber de antemão se rola um casal principal!

J'u 24/04/2016minha estante
SPOILER!!!!! Primeiro de tudo, que resenha maravilhosa, mulher! Estou encantada. Também amo muito o Chaol, para mim ele é um dos personagens mais fascinantes da série, apesar de não ter magia, ou não ser o melhor e maior guerreiro. Eles fizeram um casal muito maravilhoso. Não consigo colocar na cabeça que a justificativa da Celaena ter terminado tudo foi válida. Se a Sarah queria abrir espaço pra colocar o Rowan após ter criado um casal tão forte, blz, tudo bem, mas ela bem que poderia ter arrumado um desculpa melhor, pois a Celaena ficou parecendo muito cretina por ter acusado e se visto incapaz de perdoar o Chaol, quando ela mesma estava deixando o povo dela nas mãos do rei sem querer lutar contra ele.
Outra coisa, eu não tinha me ligado nessa da Elide e da Manon, gente do céu, como fui cegaaaaa! kkkkkkkkkkkkkkkkkk Você falando é que fui me tocar, realmente seria um casal lindo, mas a autora deu muitas pistas de que irá coloca Manon e Dorian juntos, vamos ver como vai ficar.
Mais uma vez, parabéns pela resenha, adorei demais.

Alessandra 14/08/2019minha estante
Uauuu que resenha !! Amei tudo, mas principalmente como explicou o desenvolvimento do Chaol, ele terá sua redenção com certeza !! Vc descreveu todos os personagens perfeitamente, traduziu o coração e alma de cada um. Parabens !!

Maria.Fernanda 17/06/2021

que final mais fofo
a corte da aelin chegando em terrasen, o rowan a lysandra a evangeline eu vou explodir de taaaaaaaaaaaaaaaanta fofura amo eles mais que tudo
aelinsz0 17/06/2021minha estante
esse livro é o queridinho do fandom. amg, se prepare pq o próximo é só tiro, porrada e bomba

EU QUERO LER TORRE LOGOOOOO

AMIGA É IMPÉRIO DE TEMPESTADE AGORA

Maria.Fernanda 17/06/2021minha estante
vanna eu vou pular império de tempestades eu não vou aguentar eu precisooooooooo saber o que acontece com o chaol eu quero ler o chaol com a yrene eu estou morrendo de saudades da yrene vou explodir

Maria.Fernanda 17/06/2021minha estante
eu estou tipo yrene yrene yrene yrene yrene yrene yrene eu preciso saber o que aconteceu com ela depois de lâmina

aelinsz0 17/06/2021minha estante
não pule, amg!!! torre do alvorecer acontece enquanto acontece outras coisas em império, é o mesmo tempo. chaol vai ficar bem! n deixe de ler império

e a yrene???????????

tbmmmm ? amo yrene dms

Maria.Fernanda 17/06/2021minha estante
eu estou tãoooo ansiosa para ver os dois juntos, a yrene tão linda amo ela

Felipe Reis 20/09/2020

No começo do livro o Chaol tava muito insuportável, e eu realmente só queria que ele desaparecesse, mas enfim depois melhorou. Sem palavras para a trama do livro, principalmente, a partir da metade mais ou menos, não consegui nem ver o tempo passar com tanta ação de todos os lados. E a última batalha do livro foi simplesmente incrível e emocionante, e contrastou muito bem com o final tranquilo e pacífico.
Amanda3148 20/09/2020minha estante
Felipe do céu, eu passei o dia inteiro fazendo trabalho, como vc conseguiu terminar o livro? Kkkkkk me conta seu segredo

Felipe Reis 20/09/2020minha estante
Kakakakakakkakakakaka eu ia fazer o trabalho ontem, mas resolvi jogar pra segunda pra poder ler kakakakakkakaka

Amanda3148 20/09/2020minha estante
kkkkkkk

Nandara.Secco 13/10/2020minha estante
Eita, deixou de fazer trabalho! Não me diga que foi de Gramática!

Felipe Reis 13/10/2020minha estante
Nandara nem lembro direito kakakakaa mas acho que foi só arrumar uma formatação do TI kakakakakakaka

Nandara.Secco 13/10/2020minha estante
Hahaha, tô brincando, Felipe!

renata 13/10/2020minha estante
mdss KKKKKKK entrei no skoob dps de mto tempo só pra ver qq tava acontecendo aqui

Amanda3148 13/10/2020minha estante
lkkkkk amei Nandara

Felipe Reis 14/10/2020minha estante
Nossa Nandara coração chega a parar kakakakakakakaka fui até na minha agenda checar para ver se não era mesmo

ma gandelman 04/05/2021

RESENHA: Rainha das Sombras
Celaena Sardothien está morta. Aelin Galathynius está viva.
Aelin está de volta a Erileia e ela irá reerguer sua corte, mas para isso ela terá que lutar como nunca lutou.
Manon Bico Negro, agora Líder Alada, tem que seguir as ordens do Duque como sua avó instruirá e ninguém desafia a Matriarca.
O livro é exatamente viciante, te prende desde o começo, não fica parado, não fica entediante você só quer respostas.
Duxal 04/05/2021minha estante
Tem uma opção bem bonitinha no canto que é pra avisar que tem spoiler, ok?!

ma gandelman 04/05/2021minha estante
aonde q tem spoiler querida

Duxal 04/05/2021minha estante
Nem todo mundo já começou lendo trono de vidro sabendo o verdadeiro nome da Calaena

ma gandelman 04/05/2021minha estante
tá na sinopse do livro não é spoiler

luana.velter 04/05/2021minha estante
perfeição amo

Awa 04/05/2021minha estante
Desculpa, mas preciso concordar :/ sempre achei que Celeana e Aelin fossem pessoas distintas pelo cuidado que as pessoas do grupo de leitura que participo têm em não revelar spoilers. Pra quem ainda não começou a série isso é um baita spoiler

ma gandelman 04/05/2021minha estante
?A assassina está morta. Ela abraçou a indenidade de Aelin Galathynius, rainha de Terrasen.?
tá na sinopse não é spoiler

Awa 04/05/2021minha estante
Eu sei amor, mas tô falando de quem ainda não começou a ler os livros, entendeu? Não são só as pessoas que estão lendo Rainha das sombras que verão sua resenha, quem ainda não iniciou também e isso acaba sendo spoiler.
Ninguém vai começar a ler por Rainha das Sombras, então o fato de estar na sinopse não justifica.

Mia Duarte 25/10/2021

[Contém Spoilers]
?Rainha das sombras? superou todos os livros da saga até agora. Em nenhum momento a leitura deixou de ser cativante. Amei cada vírgula!

?Quero deixar registrado que a Lysandra tem meu coração! Me apeguei bastante na personagem.
A evolução dela de "lâmina da assassina" para "rainha das sombras foi incrível! Sem contar a amizade que se desenvolveu entre ela e a Aelin ??
?Sobre o Chaol: Fiquei bastante chateada com as atitudes dele (queria entrar no livro e matar), mas passou! Não consigo odiar ele por muito tempo kkk um relacionamento de amor e ódio!
?Resumindo o Dorian: Ele só se ferrou! ? Estou morrendo de curiosidade para ver como ele vai se sair como rei (e também quero Manorian).
?Aelin como sempre um ícone! Nunca errou em nada!
O relacionamento dela com o Rowan tem muita química e parceria! Tudo pra mimm ?
Estou ansiosa pra ver a construção do relacionamento dos dois nos próximos livros.
?Outros personagens que amei: Nesryn, Aedion, Ress, Asterin, Evangeline e Elide.
?Posso ler esse livro umas 3 vezes, mas a cena do Sam sempre irá acabar comigo!
?O final foi o mais perfeito possível. Todos da corte da Aelin chegando juntos em Terrasen ?
ana :) 25/10/2021minha estante
"oi, sam.sinto sua falta. todo dia, sinto sua falta."

Mia Duarte 25/10/2021minha estante
@ana pq vc está me batendo?

ana :) 25/10/2021minha estante
AHAHJAJAHAJHAHAHAH sentiu a dor?

Lala 25/10/2021minha estante
Entrei aqui e sai com depressão, obg meninas

MKKMMMMKKKKK

Mia Duarte 25/10/2021minha estante
@Lala não tem como ser feliz e ser stan de tog ao mesmo tempo, amg kkkkk

ana :) 25/10/2021minha estante
sim???? ser fã de tog= sofrer

Lala 25/10/2021minha estante
@Mia vc tem um ponto, amg
Tog stan tá acostumado a sofrer

lari 08/02/2021minha estante
AMIGA ESSE LIVRO É TUDOOOOOO

lari 08/02/2021minha estante
mas o próximo... é só chumbo grosso atrás de pancadaria e bomba, porém É MUITO BOM

alicemmansur 09/02/2021minha estante
AMO TANTO ESSE LIVRO

alicemmansur 09/02/2021minha estante
no próximo é só tombo

zorin 09/02/2021minha estante
REALMENTE FOI TUDO MEU DEUS PASSOU O MEH FAVORITISMO DE COROA DA MEIA NOITE PELO AMOR DE DEUSSSS

zorin 09/02/2021minha estante
Pelo amor de deus eles acabaram de passar de um monte de chumbo grosso porra sarah j maas dá paz pra todo mundo um pouco

ALICE ESSE LIVRO FOI REALMENTE MEU AMOR ATÉ AGORA PQPPPP

sarahosken 09/02/2021minha estante
ai eu tb nao sou toda amores pelo rowan ainda nao, acho a personalidade dele ta meio perdida por enquanto

Anacarly.books 13/05/2021minha estante
Esse livro é um ícone, muito bom!!!! ??

lari 13/05/2021minha estante
esse livro é tudoooooo ???

carol 13/05/2021minha estante
o plot twist do Rei de Adarlan nao ser o verdadeiro vilão me deixou de queixo caido genteee

Anacarly.books 13/05/2021minha estante
Amg, vem muito mais plot por aí hahaha, não pula Torre do Alvorecer, tem um dos mais importantes

carol 13/05/2021minha estante
ai amg eu nao vou pular nao, mas que da preguiça da viu?? Ja vou começar EoS hj e eu ainda nao aceitei q vou ter q interromper e esperar pra ler KoA pra ler um livro do CHAOL??? ??? q sofrimento, eu passo correndo pelos caps do agr recem aleijado, imagina um livro inteiro q pesadelo!!!

Anacarly.books 13/05/2021minha estante
KKKKKKK, amg, tbm não queria ler esse, mas vale a pena, muitooo! A gente acaba rendida pelo Chaol, ele tem um desenvolvimento incrível, esse livro é muito bom, de verdade

lari 13/05/2021minha estante
ai gente nunca deixei de amar o Chaol e amoo torre do alvorecer ksksksk, e Carol... Império de tempestades é TUDO

aelinfvz 21/09/2021

s o c o r r o
chaol eu te amo e todos os seus haters sao meus inimigos, eu sinceramente duvido que qualquer outro livro da saga supere esse, as batalhas tao impecáveis, 1 conversa entre o dorian e a manon e eu ja shippo horrores, elide eu ja te amo demais, kaltain vc é muito forte e merecia muito mais, enfim amei demais
cams 21/09/2021minha estante
ESSE LIVRO É PERTEITO

Mari 21/09/2021minha estante
Aaaaa tô ansiosa pra ler, começo por lâmina ou trono de vidro?

cams 21/09/2021minha estante
PERFEITO*

Agatha - @emmeufoco 21/09/2021minha estante
Eu recomendo ler Trono, Coroa e depois Lâmina antes de Herdeira Mari

Agatha - @emmeufoco 21/09/2021minha estante
É a ordem que a autora escreveu e que eu li e foi perfeito assim

aelinfvz 21/09/2021minha estante
SIM

aelinfvz 21/09/2021minha estante
começa pelo primeiro de trono de vidro, e em seguida lâmina, depois volta pra tog

Ingrid Andrade 29/04/2022

Sinceramente não sei o que pensar desses relacionamentos que estão se formando kkk parece que eu fiquei resistente durante todo o livro...

Veremos nos próximos capítulos
01/05/2022minha estante
Tive a mesma sensação ?

Lala 02/05/2022minha estante
ih menina de qual vc tá falando? tbm to com problemas nisso..

Ingrid Andrade 02/05/2022minha estante
Kkkk Da Aelin+Rowan e do Chaol+Faliq

Lala 02/05/2022minha estante
chaol eu nn ligo, mas Aelin e Rowan são parentes, nn consigo engolir aaa

02/05/2022minha estante
Do nada o Chaol virou um filho da puta pra Aelin e vice e versa. Não engoli esse novo casal. Aelin e Rowan pra mim não dá ??

Ingrid Andrade 02/05/2022minha estante
Aí gente, confesso que Aelin e Rowan já tô dando uma chance por causa do próximo livro hahaha

02/05/2022minha estante
Estou no início do 5 livro, mas na mesma sensação. ? Estou curtindo bastante o desenrolar da Elide e Manon.

Aline Maia 13/10/2021minha estante
Manon roubou meu coração em "Herdeira do Fogo" eu passei esse livro desesperada por capítulos dela e da Elide kkkkkk

peacesmyg 14/10/2021minha estante
Ai amg, esse se tornou o meu fav até agora ?
Tô morrendo de saudades de todo mundo, pra matar a saudade um pouco eu li o cap extra de Herdeira do Fogo ?

Aline Maia 14/10/2021minha estante
TEM CAPÍTULO EXTRA????

peacesmyg 20/10/2021minha estante
Oi amg, desculpa responder agora, tem cap extra sim, é de quando o Rowan tava treinando a Aelin, eu posso te enviar o link que tá no meu drive com o epub se você quiser

Aline Maia 20/10/2021minha estante
Aí amiga se fosse de qlqr outro personagem eu ia querer kkkkkkkk, mas esses dois eu deixei de me importar ?, mas tem mais capítulos extra de outros livros ??

peacesmyg 20/10/2021minha estante
Kkkkkk olha que eu saiba é só esse mesmo

Aline Maia 21/10/2021minha estante
Aí que tristeza, queria um capítulo extra do Dorian ou uma série toda dele kkkkkkk