Economia e Política na Cosmovisão Cristã

Economia e Política na Cosmovisão Cristã Wayne Grudem

Resenhas - Economia e Política na Cosmovisão Cristã

Hildeberto 28/11/2021

Liberalismo cristão
"Economia e Política na Cosmovisão Cristã" é uma coletânea de cinco artigos escritos por Wayne Grudem, os dois últimos em parceria com Barry Asmus. Os autores privilegiam a discussão da propriedade privada, do livre mercado e do tamanho ideal do Estado, baseado em suas interpretações da Bíblia. Os argumentos são válidos, embora pareça que o verdadeiro objetivo da obra é defender o liberalismo econômico e político nos textos das escrituras. É uma leitura fácil e interessante, apesar de não se aprofundar nos assuntos ou abordar temas importantes. Debater economia e política a partir do cristianismo tem seus méritos.

Mateus.Fernandes 06/03/2018

Argumentação do autor
Influenciar de modo positivo o governo é uma forma de amar o próximo.
O mandamento de Jesus "amarás o teu próximo como a ti mesmo"(Mt 22.39) implica lutarmos por boas leis que protegerão as crianças ainda no útero materno. Implica buscar boas leis para a proteção do casamento e da família. Também implicar estabelecer boas leis para proteger as crianças da influência moral corruptora que pretende utilizar as salas de aula para validar todo tipo de experiência sexual fora do casamento e ensinar que não há nada de errado com a Pornografia.
GRUDEM, Waine (graduado em Harvard).
Elen.Beto 29/03/2019minha estante
Olá ! Paz ! Parece bom. Gostaria de saber antes de compra-lo ... Qual a opinião do autor sobre o comunismo tal como ele é apresentado atualmente ??

Mateus.Fernandes 08/05/2020minha estante
Em síntese, o autor se posiciona contra esse modelo político e econômico, porém é mister fazer algumas considerações.Primeiro: a história afirma que no inicio da humanidade o modo de produção era comunal, não existia posse de terras; em seguida surgiu o modo de produção asiático ou servidão coletiva, que ocorreu na Mesopotâmia e Egito. Tudo isso se contradiz com a bíblia e o código de Hamurabi, ambos partem do pressuposto de que o homem possui propriedade privada, e se houver furto e roubo, a punição é braba

Julio.Henrique 28/02/2021

Uma perspectiva cristã para economia e política
Os autores abordam a economia e a política numa perspectiva cristã parcial. Defendem a propriedade privada e o livre mercado, partindo do pressuposto de que o Oitavo Mandamento do Decálogo - "Não furtarás" (cf. Êxodo 20) -, implicitamente, fundamenta a propriedade privada. Ademais, defendem que esta é boa do ponto de vista moral. Portanto, preceitos socialistas, que advogam os fins sociais da propriedade, são refutados. Já no campo da política, os autores defendem que a igreja de Cristo deve agir como consciência do Estado, denunciando tudo o que é contrário aos valores cristãos. Com base em textos bíblicos (e.g. Romanos 13), indicam que o governo civil deve recompensar quem faz boas obras e punir os que praticam o mal. Há proposta de uma leitura com as lentes das Escrituras Sagradas tanto da economia quanto da política, áreas que tanto influenciam na vida e bem-estar das pessoas. Portanto, trata-se de leitura recomendável que suscita reflexões relevantes sobre a relação do cristianismo com a política e o governo.

Victor Oliveira 21/02/2021

Indispensável
O autor aborda valores e princípios cristãos que ajudam a compreender como os cristãos, a sociedade e o governo devem lutar para garantir o livre mercado e a propriedade privada.

Pedro 26/04/2021

Boa leitura
Uma introdução básica ao conceito de cosmovisão cristã sobre política e economia.

Haralan 29/07/2021

Mais clareza, impossível
Uma característica marcante dos textos do Wayne Grudem é a clareza com a qual ele explica conceitos complexos. Neste caso, não foi diferente. O autor, em pareceria com o Dr. Barry Asmus (economista) explica de forma direta, clara e detalhada as implicações da cosmovisão cristã para a economia e a política.

O texto é curto e sintetiza outras obras dos autores, mas tem conteúdo suficiente para cobrir todos os grandes temas relacionados a estas duas áreas. É uma leitura importante para cristãos de modo geral mas, principalmente, para pastores e líderes que precisam lidar com explicações, esclarecimentos e ensinar temas bíblicos relacionados à questões econômicas e governamentais.