Fora de Série - Outliers

Fora de Série - Outliers Malcolm Gladwell

Resenhas - Fora de Série - Outliers

Kadh0 11/01/2022

Fora de Série – Outliers
Para Malcolm Gladwell o livro Otliers: Fora de Série o autor canadense faz uma desconstrução sobre o senso que temos formado em torno do sucesso. O que faz determinadas pessoas alcançarem o sucesso utilizando diversos estudos e acasos de sucesso o autor apresenta detalhes que geralmente não são conhecidos pela grande maioria, alguns dos exemplos citados são Bill Gates, os Beatles, entre outros.

Malcolm dá exemplos que provam que, muitas vezes, o sucesso é muito mais obra do acaso, das origens individuais ou das condições certas do que frutos de mérito pessoal.

Inicia o livro traduzindo uma nota que explica o desafio de traduzir o nome do livro Outliers, o mais próximo que se pode chegar foi FORA DE SÉRIE, algo fora do comum, algo que baseado em estatísticas é diferenciado dos demais.

Relata que a sociedade de hoje vê os “fora de séries" como pessoas extremamente competentes, às vezes pertencendo a outro mundo. Gladwell não desmerecendo fomenta se não fossem inteligentes, ou competentes nunca teriam obtido sucesso.

Deixa claro que não precisamos analisar o sucesso dessas pessoas, não pela perspectiva de mérito, e sim também pelo contexto em que se encaixavam.

Iremos perceber que a sociedade valoriza exageradamente a meritocracia do que as oportunidades que surgiram para a pessoa.

Cita fatores que devem ser considerados na história de uma pessoa de sucesso.

-Ano e mês que ela nasceu, e cruzar essa idade com o contexto socioeconômico, político-tecnólogo da época.

- Quanto tempo a pessoa teve de prática, experiência, estudo, treino antes do turning point (época que começou a ganhar sucesso) Aborda um ponto importante é o único paradigma essencial proposto por Gladwell para pessoa ter sucesso. *TODA PESSOA QUE TEVE 10 MIL HORAS DE PRÁTICA OU ESTUDO NA ÁREA QUE SE CONSAGROU*. Isso dá basicamente, três horas de treino por dia durante 10 anos.

Um exemplo é os Beatles. Antes de se tornarem famosos tiveram apresentações durante anos em casas noturnas.

Um legado cultural a qual a pessoa pertence ou herdou. Sua raiz conta e muito para seu sucesso.
A formação que os pais tiveram e o contexto da criação citada como inteligência prática, abordando as experiências vividas em que é o tipo de inteligência que você aprende no dia-a-dia, na improvisação do cotidiano, se espelhando nas outras pessoas da família ou conhecidas.

O livro traz uma base muito sólida que nos faz pensar sobre a trajetória de vida das pessoas até a minha. E acredito que sim, todas as pessoas tiveram sorte ou algum contexto que propicia-se uma oportunidade. E aí o mérito e competência fez o resto.

A literatura mostra algumas histórias de sucesso vista por perspectivas diferentes deixando claro que ninguém nasce destinado ao sucesso, inclusive é apresentado que a partir de um determinado QI, não faz diferença se chegar ao sucesso, a partir do QI outras características começam a ficar mais evidentes, além das oportunidades que lhe são apresentadas.

Lima 09/01/2022

Interessante de forma fascinante
Ouvi falar muito do livro e não decepcionou as histórias te prende e geram curiosidade para observar as pessoas e entender o pensamento do autor.

Marcia 31/12/2021

Minhas impressões sobre o livro
Livro: " Fora De Série – Outliers" do escritor Malcolm Gladwell
"Quais são os fatores que levam uma pessoa a se destacar no meio da multidão? Apenas o talento e o esforço são suficientes? O meio em que vivem exerce alguma influência? E o QI, é um bom indicador de sucesso na vida profissional?"
Eu achei esse livro incrivel que nos mostra claramente que Deus ou o Universo ou a Natureza não beneficiou determinadas pessoas, que não nasceram com dom especial mas que se esforçaram, que estudaram e trabalharam muito para conseguir o sucesso. Tambem tiveram o momento oportuno, a situação do país ou da regiao em que moravam e aproveitaram a oportunidade. É o velho ditado do cavalo= eles viram o cavalo passar e montaram, não perderam a chance. Mas não basta montar, é preciso saber cavalgar, conhecer o animal, ter noção do terreno a ser percorrido, etc Ou seja, estudar, se dedicar e trabalhar.
Realmente é um livro muito interessante, eu adorei ler e conhecer as historias das pessoas de sucesso, ver como se formaram e reforçar a ideia que sem esforço nao venceremos. Todos os capítulos são ótimos, mas o que mais me chamou atenção foi o capítulo : "A teoria étnica dos acidentes de avião", que capítulo interessante, aprendi muito.
Bom amigos, fica minha dica de leitura.
Sinpse: "...Baseando-se na história de celebridades como Bill Gates, os Beatles e Mozart, Malcolm Gladwell mostra que ninguém “se faz sozinho”. Todos os que se destacam por uma atuação fenomenal são, invariavelmente, pessoas que se beneficiaram de oportunidades incríveis, vantagens ocultas e heranças culturais. Tiveram a chance de aprender, trabalhar duro e interagir com o mundo de uma forma singular. Esses são os indivíduos fora de série – os outliers."

Luis Gustavo 30/12/2021

Malcolm Gladwell
O que torna algumas pessoas capazes de atingir um sucesso tão extraordinário e peculiar a ponto de serem chamadas de "fora de série"?

Ayrtonmcn 29/12/2021

Meritocracia da oportunidade
Seria o sucesso fruto de uma conquista obtida apenas pelo talento do indivíduo? Qual o papel do próprio esforço? Talento ou preparo bastariam ou seria necessário contar com um conjunto determinado de circunstâncias e oportunidades?

Malcolm Gladwell destrincha estas perguntas e apresenta boas reflexões sobre o tema nos mostrando que é o somatório de muitos fatores que fazem com que um alguém se destaque e se torne um fora de série.

Um livro bem gostoso de ler.

#desafioleiamais

Leonardo 25/12/2021

Não recomendo
Lá em março, eu li Outliers, e com toda a certeza daria uma nota 5/5 para o livro. De fato, a forma como Gladwell consegue contar uma história é algo de se impressionar. Impressionou-me tanto que eu comprei mais 3 títulos do autor: O Ponto da Virada, Blink e Falando com Estranhos. Entretanto, enquanto estava lendo o primeiro livro do canadense, senti um odor estranho entre as páginas... um cheiro de ameixas. Nesse sentido, para mim, ficou muito claro que Gladwell estava fazendo um grande cherry picking naquele livro, mas também percebi que ele fez isso em Outliers. A partir desse ponto, minha ilusão com o jornalista desmoronou, e eu finalmente consegui perceber todos os absurdos escritos nos seus livros, como uma visão altamente americocêntrica (chegando a ser até novaiorquecêntrica, sendo impossível não se lembrar dos Weird no livro Homo Deus), um estudo citado que foi feito com 20 pessoas e até mesmo ser completamente falho a parte sobre jogadores de hóquei canadense (você mesmo pode pegar a lista de jogadores de qualquer time da NHL e perceber que a proporção 40/30/20/10 não existe. Eu peguei os canadenses de 3 times da NHL e encontrei a proporção de 27/24/35/14).

Enfim, não vale a pena eu continuar criticando Malcolm Gladwell e Outliers, porque outras pessoas já fizeram um trabalho excelente nessa área, portanto, coloco os títulos dos dois melhores textos anti-Gladwell que eu achei disponíveis na internet: "Why You Shouldn't Trust Malcolm Gladwell" e "Out-Liar: What Malcolm Gladwell Gets Wrong About the Relative Age Effect in Pro Hockey"

Sendo assim, coloco, em tradução livre, a frase que melhor resume Malcolm, escrita no primeiro texto citado:
O próprio Gladwell está desacreditando seu próprio trabalho, essencialmente dizendo que você também precisa de um livro de psicologia ao seu lado para ter certeza de que tudo está de acordo com os fatos reais.

No fim das contas, só vale a pena ler Ouliers se você entende-lo como sendo de ficção, um verdadeiro conto de fadas.

Tamara 23/12/2021

Bom do começo ao fim
Leitura agradável e envolvente.
Bom do começo ao fim... traz várias reflexões sobre como somos frutos de uma história.

Fellipe 21/12/2021

Livrão
Desmistifica a ideia dos Outliers: pessoas de grande sucesso, gênios e super bem sucedidos.
Ajuda a tirar um pouco do peso dessa idolatria ao sucesso, que temos hoje.

Monica.Fusco 18/12/2021

Fora de série
Um livro interessante com exemplos reais de como pessoas conseguiram o sucesso e outras não. São relatos bem detalhados.

kmilabk 18/12/2021

Livro muito legal no quesito entender um pouco mais sobre as pessoas "fora de série". Achei uma ótima analogia dar o título de outliers.
Mas ao mesmo tempo, assim como o livro Blink, é repetitivo e cansativo.
Eu particularmente não gosto muito da escrita do autor, mas minha curiosidade sobre os livros fala mais alto e acabo lendo por ser bem recomendado.

Amanda 12/12/2021

Bom mas repetitivo.
O livro tem uma proposta interessante e cativante, porém a leitura é extremamente metódica e repetitiva. Após o meio do livro, não é mais necessária a leitura, pois só há repetição dos fatos.

Pâmela Fagundes Leobeth 05/12/2021

No nível mais profundo
Esse livro é simplesmente incrível. As análises saem do âmbito do óbvio e do superficial para uma análise rica e cheia de informações que transformam a forma de olhar sobre as situações.

Bianca.Rivabem 02/12/2021

Muito legal
Sabemos ninguém se torna tudo aquilo pelo acaso, mas com os exemplos do livro sobre regra das 10000 horas, idade e exposição a oportunidades, questões culturais, etc. entender como sucesso e fracasso acontecem é muito legal. Boa leitura!