Além do Cordão de Prata, Labirinto dos Sonhos

Além do Cordão de Prata, Labirinto dos Sonhos Patrícia Fernandez

Resenhas - Além do Cordão de Prata, Labirinto dos Sonhos

Pedroom Lanne 24/02/2016

Patrícia Fernandez, abduzida por alienígenas?
Pelo relato de seu livro Além do Cordão de Prata, Labirinto dos Sonhos, a resposta é sim. Todavia, há outros fatores contidos na narrativa dessa escritora carioca a serem considerados antes que se chegue, ou não, a qualquer resposta.

O livro de Patrícia aborda uma série de narrativas de seus sonhos a partir do ano de 2009. Em se tratando disso, não há como o leitor deixar de tentar interpretar a escritora através dos sonhos que ela descreve. Os sonhos são descritos em parágrafos curtos, um ou dois no máximo, alguns contendo apenas três linhas, porém, o livro é recheado de ilustrações que preenchem o imaginário do leitor quando as palavras são poucas para descrever um determinado sonho.

No início, chama a atenção uma série de sonhos protagonizados por figuras militares e a pergunta que logo vem à mente do leitor é “o que essa garota tem (contra ou a favor) com os militares”? Todavia, avançando na narrativa, passam a predominar uma série de sonhos descrevendo diferentes figuras alienígenas, como seres de luz, de fogo e outras formas típicas de entes extraterrestres que compõem o imaginário popular em torno do assunto. Também são descritas uma série de naves, discos voadores e situações das mais bizarras possíveis, afinal, nada vai além de meros sonhos. Será?

Em um relato intitulado “A mão e o Elemental de fogo”, Patrícia narra um sonho infantil em que se vê rodeada por seres estranhos, e ela mesma afirma que tal sonho se confunde com uma experiência real: “tive experiências reais; cansada de acordar e ver gente me olhando, minha cama afundar, como se houvesse alguém sentado ali”, conta a escritora, em seguida, enfatizando que tal experiência se repetiu inúmeras vezes como se estivesse sendo perseguida.

Ora, essa narrativa é típica de pessoas contatadas por alienígenas, e por si só nos pode levar a concluir que Patrícia esteve, ou ainda está, seja de forma inconsciente, em contato com seres alienígenas. Ufólogos que estudam relatos de pessoas que foram contatadas por alienígenas são praticamente unânimes em afirmar que esse tipo de contato se dá, na grande maioria dos casos, durante a infância, e as descrições desses casos muito se encaixam nos sonhos descritos por Patrícia, especialmente este último.

Porém, ufologia (ainda) não é uma ciência, em contrapartida, a psicologia é; sendo a análise dos sonhos um dos objetos dessa ciência. Dessa forma, deixando de lado a hipótese da abdução, podemos entender os relatos de Patrícia como a manifestação de algum trauma que ela carrega, e vai ser a própria autora quem nos dá essa pista quando esbarramos em dois fatos (e não sonhos) narrados por ela, os quais nos levam a essa exata conclusão: a autora, possivelmente, carrega certo trauma de seus pais adotivos.

A conclusão se dá quando, ainda em sua adolescência, Patrícia revela que passou a nutrir interesse pelas ciências ocultas, porém, sempre o fez às avessas de seus pais. Um dia eles descobriram a coleção de revistas que ela mantinha escondida em seu quarto e jogaram tudo fora – eis um dos traumas. Outro, que parece mais relevante, se dá na interferência de seus pais em um namoro seu. Através de um sonho do próprio namorado, sem dúvida o mais intrigante de toda obra, a autora deixa claro que seus pais melaram o relacionamento, inclusive sendo este fato objeto de uma regressão feita por Patrícia em 1992.

Sinceramente, quando recebi este livro de Patrícia achei que o mesmo era “bobinho”, apenas um livro sobre sonhos, vejam só. Finda a leitura, fico surpreendentemente enaltecido com sua profundidade. Sem dúvida, a psique humana é um universo cheio de surpresas, Além do Cordão de Prata, Labirinto dos Sonhos é prova disso. Some-se a isso o útil glossário que a autora anexou no final do livro e... Bingo! Temos aí mais um excelente material que revela o labirinto em que se perde a mente de cada um de nós.

E que fique a lição: nunca subestime o sonho alheio...