Tonico e Carniça

Tonico e Carniça Francisco de Assis Brasil

Resenhas - Tonico e Carniça

emmanuel_arankar 01/11/2023

"Tonico e Carniça" de Assis Brasil e José Rezende Filho

"Tônico e Carniça" é a sequência do livro "Tônico" e leva os leitores a uma continuação das vidas dos personagens principais, Tonico e Carniça. Escrito por José Rezende Filho e Assis Brasil, o livro explora as complexidades da jornada de dois meninos órfãos que lutam para sobreviver em um mundo hostil.

A narrativa inicia exatamente de onde "Tônico" parou, oferecendo continuidade à história de Tonico, o garoto que perdeu o pai e precisou enfrentar uma série de desafios em sua vida. Ele retorna à escola de manhã, uma prática que havia sido abandonada após a morte de seu pai. No entanto, seu tio Severino, interpretando as melhores intenções, lhe presenteia com uma cadeira de engraxate. Agora, Tonico trabalha na parte da tarde, enquanto seu amigo Carniça assume a cadeira durante a manhã.

Carniça, um personagem que teve papel importante no primeiro livro, se torna mais desenvolvido nesta sequência, proporcionando uma visão mais profunda de sua vida pessoal, incluindo detalhes sobre sua relação com a mãe e seus pensamentos. Esse aprofundamento do personagem enriquece a narrativa e ajuda a compreender as motivações de Carniça, que deseja não apenas sobreviver nas ruas, mas também conquistar uma educação, se afastar da vida de marginalidade na favela e buscar um futuro melhor.

O livro explora temas relevantes e complexos, como racismo e insegurança, especialmente relacionados à violência nas comunidades em que os personagens vivem. A trama oferece uma visão nítida dos obstáculos e desafios enfrentados por Tonico e Carniça em busca de um futuro mais promissor, ao mesmo tempo que realça sua força e determinação.

O relacionamento de Tonico e Carniça se torna mais profundo à medida que enfrentam esses desafios juntos. Eles compartilham o sonho de uma vida melhor e a determinação de lutar por ela, independentemente das dificuldades. A amizade e a solidariedade entre esses dois personagens se tornam um dos aspectos mais cativantes da narrativa, inspirando o leitor a acreditar que a união e o apoio mútuo são essenciais na superação de obstáculos.

No entanto, a história não é apenas marcada por momentos de superação. Ela também aborda a vulnerabilidade dos personagens em um ambiente repleto de perigos. O livro apresenta uma reviravolta trágica quando Carniça é assaltado durante o turno em que trabalha na cadeira de engraxate. Esse incidente abala profundamente a vida dos dois amigos, colocando em xeque seus sonhos e planos para o futuro.

O livro "Tônico e Carniça" é uma continuação que mantém a psicologia dos personagens, especialmente o sonho persistente de Tonico e a evolução de Carniça. No entanto, a história é mais simples e direta em suas abordagens dos problemas sociais e desigualdades. As mensagens que o livro transmite podem ser consideradas mais previsíveis e convencionais em comparação com o primeiro volume.

O autor observa que a continuação deixa algumas pontas soltas na trama e termina sem uma resolução clara, o que pode ser frustrante para alguns leitores. No entanto, essa abordagem aberta deixa espaço para interpretações individuais e reflexões sobre o destino dos personagens, um elemento que nem todos os leitores apreciam.

Outro aspecto importante a ser destacado é o contexto da obra e seu processo de criação. José Rezende Filho, o autor original de "Tônico", faleceu no mesmo ano do lançamento deste livro, durante a produção da sequência. Assis Brasil, amigo próximo de Rezende Filho, assumiu a responsabilidade de finalizar o trabalho do autor, tendo acesso às anotações, esboços e manuscritos do livro. Essa colaboração póstuma permitiu que a história de Tonico e Carniça continuasse, embora com desafios inerentes ao processo.

É importante notar que, em 2008, Marcus Rezende, filho de José Rezende Filho, publicou uma continuação independente intitulada "Tonico e Carniça no bairro de Fátima". Essa obra é considerada independente, o que pode dificultar sua disponibilidade, mas está disponível na Amazon no Kindle Unlimited e para compra independente.

Em resumo, "Tônico e Carniça" é uma continuação que explora os desafios enfrentados pelos personagens enquanto buscam uma vida melhor. Aprofunda a psicologia dos personagens, enfatiza a importância da amizade e solidariedade, aborda questões sociais relevantes e mantém viva a determinação de Tonico e Carniça para enfrentar um mundo hostil. Mesmo com algumas pontas soltas na trama e um final aberto, a obra contribui para a reflexão sobre os desafios que as crianças enfrentam em contextos desfavoráveis e a necessidade de apoio e compreensão em suas jornadas. Além disso, a história de sua criação após a morte do autor original acrescenta uma camada adicional de significado à obra.

Rosana.Montenegro 09/10/2023

Tônico e Carniça
Quando eu li, na escola, achei uma história muito triste. E se meus professores pretendiam que eu ficasse pensando sobre os problemas do mundo, bom ... Não fiquei!! Até porque, eles nunca falaram sobre o assunto. E com 12 anos, sinceramente, querer que façamos uma leitura filosófica do livro é pedir demais.

Vivi 20/09/2023

Gostei bastante do livro, mostra muito bem a realidade das pessoas daquele tempo, me conectei com os personagens e quase chorei no final, aquele final aberto aaaaaaaaaa ?? queria muito uma continuação.

William LGZ 29/07/2023

"Apenas" bom
Uma história que eu tava querendo ler desde que ganhei este livro de presente mas que no fim, embora traga boas mensagens, não achei nada demais.

Em diversos pontos é meio chato de se acompanhar e tu consegue prever grande parte dos acontecimentos que vem a ocorrer, mas ainda assim traz momentos instigantes principalmente na reta final e no geral é bom em comparação aos outros livros de sua categoria. Eu recomendo para quem tiver interesse.

Wanderreis 05/06/2023

Ano da publicação original

1982

Tonico é um menor abandonado e Carniça, seu melhor amigo. Juntos eles enfrentam os preconceitos da sociedade e tentam provar que não ter um lar não faz deles marginais. A discriminação e os perigos desafiam os pequenos heróis.

Duda1340 28/12/2022

Legal para crianças
Eu achei a história do tonico bem interessante e envolvente, mas como falei é um livro mais infantil somente para crianças (do meu ponto de vista)

Danilo 16/11/2022

Péssimo
Odeio falar e pensar que um livro é péssimo, pois me permito pensar na obra do autor e na mensagem que um livro quer transmitir e carregar. Contudo, preciso dizer que fui sem expectativas e mesmo assim me decepcionei muito com esse livro.

Assim como o livro Tonico, essa continuação também trata de temas sociais muito significativos e pertinentes até os dias atuais. Esse é o ponto positivo. Mas, se tratando de narrativa e contexto da história, o livro é muito fraco, pois carece de um desenvolvimento com início, meio e fim. Ele apenas, joga alguns fatos e informações adicionais ao enredo contado no primeiro livro, e faltando 20 páginas para acabar o livro, a história corre e termina com um final extremamente aberto. Do qual, você realmente fica no ar e sem saber o destino dos personagens.

Penso, que poderia até deixar o final aberto, mas por se tratar de uma história narrativa, poderia ter mais detalhes, mais pautas sociais e maiores desdobramentos que levassem ao desfecho.

Valeu a leitura e a experiência, principalmente porque sempre me lembrei do livro Tonico com muito carinho, mas não teria paciência para ler Tonico e Carniça novamente, prefiro fingir que não existe uma continuação para o primeiro livro.

Evelize Volpi 07/08/2022

Mais um Clássico da Coleção Vagalume.
Este livro nos mostra a realidade nua e crua das grandes cidades, e também a continuação da amizade entre os dois meninos.
Para a época que foi escrito, continua muito atual.

ellen s 28/02/2022

apenas os amigos de verdade irão permanecer
Para uma escrita dos anos mil novecentos e tantos e para uma pessoa que está acostumada a ler livros da atualidade com assuntos comuns e romances clichês,eu digo com tranquilidade que esse é um ótimo livro para se passar o tempo e descobrir sobre amizades.
Amo minha professora de geo e acho ela uma mulher incrível,aí vocês me perguntam "o que sua professora tem a ver com isso??" simplismente tudo.
Lembro de ouvir ela dizer que leu toda a coleção dos livros da série vaga-lume e sobre passar horas na biblioteca da escola,lembro de eu já ter lido dois livros dessa série para um trabalho de português e ter gostado,por isso apenas por curiosidade (e indicação da minha prima) peguei mais um pra adicionar na conta.
Tonico e Carniça é ambientado em plena época da ditadura,nos anos mais duros pra serem vividos,onde liberdade de expressão era um sonho distante.
O livro trata sobre temáticas que infelizmente encontramos até hoje,como: a pobreza,a violência,problemas de escolaridade e o preconceito (não só social como de cor).Tudo no meio da euforia e a alegria que são as brincadeiras das crianças na rua e os jogos de futebol que não pode faltar.
Ótimo livro pra se usar na escola ou pra se sentar na varanda e passar um tempo e ainda aprender coisas como cultura e entender onde vivemos.
Apenas digo: a coleção vaga-lume é o harry potter de hoje em dia (tirando todo o papo de magia e bruxos,mas com muito mistério!!)

p.s. continuação cadê a minha continuação
hein José Resende Filho e Assis Brasil ??
ellen s 28/02/2022minha estante
pera josé rezende filho e assis brasil são a mesma pessoa como assim

ellen s 28/02/2022minha estante
jurava que eram duas

DrAlu 13/09/2021

Não foi como eu esperava...
Até procurei na Internet outra versão, pois minha leitura foi baseada num e-book, achei que faltavam páginas,mas pelo que parece o final era o que eu li...
Decepcionado.

Luana 27/07/2021

Eu sei que hoje em dia aos 22 anos, provavelmente não acharia tão bom quanto achei com 13 anos. Mas na época eu ganhei esse livro da minha professora e ao ler foi tão especial para mim, não só pelo presente. Mas ler uma história que tem embasamento social (sem ao mesmo me ligar nisso quando criança) ajudou e muito no meu crescimento social.