Tonico e Carniça

Tonico e Carniça Francisco de Assis Brasil




Resenhas - Tonico e Carniça


30 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


MilaMagalhães 11/06/2021

Tonico e Carniça
Recentemente reli esse livro e como é interessante olhar a história com uma perspectiva de adulto.
Quando criança nunca tinha notado o quão melancólica é a história do Carniça apesar de ser um livro bem superficial.
De qualquer forma, vale a pena para estimular jovens leitores ?.
Cleber 11/06/2021minha estante
Saudades da coleção vagalume?


MilaMagalhães 18/07/2021minha estante
Nossa, muita!!




ellen s 28/02/2022

apenas os amigos de verdade irão permanecer
Para uma escrita dos anos mil novecentos e tantos e para uma pessoa que está acostumada a ler livros da atualidade com assuntos comuns e romances clichês,eu digo com tranquilidade que esse é um ótimo livro para se passar o tempo e descobrir sobre amizades.
Amo minha professora de geo e acho ela uma mulher incrível,aí vocês me perguntam "o que sua professora tem a ver com isso??" simplismente tudo.
Lembro de ouvir ela dizer que leu toda a coleção dos livros da série vaga-lume e sobre passar horas na biblioteca da escola,lembro de eu já ter lido dois livros dessa série para um trabalho de português e ter gostado,por isso apenas por curiosidade (e indicação da minha prima) peguei mais um pra adicionar na conta.
Tonico e Carniça é ambientado em plena época da ditadura,nos anos mais duros pra serem vividos,onde liberdade de expressão era um sonho distante.
O livro trata sobre temáticas que infelizmente encontramos até hoje,como: a pobreza,a violência,problemas de escolaridade e o preconceito (não só social como de cor).Tudo no meio da euforia e a alegria que são as brincadeiras das crianças na rua e os jogos de futebol que não pode faltar.
Ótimo livro pra se usar na escola ou pra se sentar na varanda e passar um tempo e ainda aprender coisas como cultura e entender onde vivemos.
Apenas digo: a coleção vaga-lume é o harry potter de hoje em dia (tirando todo o papo de magia e bruxos,mas com muito mistério!!)


p.s. continuação cadê a minha continuação
hein José Resende Filho e Assis Brasil ??
ellen s 28/02/2022minha estante
pera josé rezende filho e assis brasil são a mesma pessoa como assim


ellen s 28/02/2022minha estante
jurava que eram duas




Micha 08/07/2009

Mais um da coleção vaga-lume que pegava emprestado na biblioteca da escola. Amava demais! Traz boa lembrança da infância / adolescência.
comentários(0)comente



Milton Leite 21/01/2010

Tempo de escola...
Este livro foi sugerido pela professora para trabalho escolares e prova final...assim apredemos conhecer o Escritor e cada um dos seus personagens.
Vale apena voce ler tambem.Recomendo.10+
comentários(0)comente



Cássia 22/02/2010

Não cheguei a ler dez livros dessa coleção. Certa vez ouvi uma amiga dizer que achava os livros da série Harry Potter melhores do que os da coleção Vaga-Lume. Não sei se ela tinha razão, mas acho que não dá pra comparar. Embora ambos sejam destinados ao público adolescente, são formatos muito diferentes e retratam realidades diferentes(sim, Harry Potter é uma série de fantasia, mas o que há de real nos livros é o estilo de vida britânico, em seus costumes e valores).

Tonico e Carniça é ambientado em plena época da ditadura, mais especificamente nos anos 1970. Ou seja, os anos mais duros. O livro insere timidamente temáticas sociais como a violência, a pobreza, problemas de escolaridade e o preconceito social e de cor. É claro que isso tudo intercalado com a euforia dos garotos com futebol e tudo e tal... xD

Acho um livro excelente pra se usar na escola. Ensina história de maneira simples e humaniza. Valoriza a cultura nacional, incentiva os pequenos a lerem mais autores brasileiros. E permite firmar os pés no chão dessa galëre que acha que tudo é fantasia. A gente tá no Brasil e não na Inglaterra. #prontofalei

Ainda bem que eu tive isso na minha infância/adolescência.
comentários(0)comente



Bruno Leandro 14/07/2011

Terminando de quebrar meus preconceitos
Escrito por José Resende Filho e Assis Brasil, este livro dá continuidade às aventuras de Tonico e seu parceiro Carniça, dois menores abandonados que fazem o possível e o impossível para sobreviverem em um mundo hostil à suas existências. Além de enfrentar os preconceitos de uma sociedade que os vê como sub-humanos, os dois precisam provar, tanto aos outros, quanto a si mesmos, que não é apenas por serem menores abandonados que são marginais.
Este livro, assim como o anterior a ele, foi considerado por mim, a princípio, um livro que falava sobre garotos marginais. Apenas quando li de novo entendi a verdadeira história por trás da história e pude rever meus julgamentos. Recomendo este livro para pessoas que querem parar de julgar livros por capas e pessoas por aparências.
comentários(0)comente



Douglas 20/09/2013

Tonico e Carniça
Um livro para ler e pensar.

Puxa, é inacreditável ver como um livro, escrito a mais de 30 anos atrás, ainda seja tão atual.

"Tonico e Carniça" é um questionamento sobre vários problemas sociais do nosso país.
Questões como menores abandonados, marginalizados, questões como preconceito e discriminação.
Tudo isso é retratado no livro.

É incrível como um livro curto, apenas 80 páginas, possa levantar tantos questionamentos e fazer o leitor pensar.

Tonico e Carniça são 2 amigos que não tem pai, apenas mãe. Tonico tem uma vida um pouco "melhor" que o amigo Carniça. Tonico é criado pela mãe e pela avó. E tem um tio que ajuda o menino.
Carniça é criado apenas pela mãe, que mal pode dar atenção ao menino, pois tem que trabalhar para sustentar os dois.

Com este cenário os autores levantam todas as questões que eu citei anteriormente.

É um livro que além de ser lido por crianças, deveria ser lido pelos pais das crianças. Afinal o livro questiona quanta responsabilidade os pais terão ao colocar um filho no mundo. E leva o leitor a um cenário de exclusão de pessoas. Leva ao leitor a raiz de todos os problemas sociais que tem o nosso país: A pobreza.
Como a falta de oportunidade levam as crianças para o crime.

E ainda levanta uma questão muito maior. Você pode tentar fechar os olhos para tudo isso. Mas, mais dia, ou menos dia, pode descobrir, da pior maneira possível, que a pobreza é um problema crônico, que afeta a todos, seja ao criminoso, ou a sua vítima.

Leitura recomendada.
Não sei se é o melhor da série Vagalume, talvez não seja, mas com certeza, é o que mais emociona o leitor.
Vale conferir.

Um abraço e meu respeito a todos.
comentários(0)comente



Emanuel Xampy Fontinhas 05/07/2015

Continuação de Tonico
Apesar de ser um ótimo livro, não supera o primeiro volume, chamado Tonico. Um dos motivos é o fato do autor, José Rezende Filho, ter falecido antes de escrever a obra, deixando os manuscritos e anotações com Assis Brasil que concluiu o trabalho. Tem umas lições de vida muito óbvias, que foram tratadas de uma forma muito mais sutil no primeiro livro; o final deixa a desejar, também.
comentários(0)comente



Humberto Campos 04/09/2015

Tonico é um menor abandonado e Carniça, seu melhor amigo. Juntos eles enfrentam os preconceitos da sociedade e tentam provar que não ter um lar não faz deles marginais. A discriminação e os perigos desafiam os pequenos heróis.
comentários(0)comente



Mr. Jonas 03/02/2018

Tonico e Carniça
Depois da aventura em Copacabana, Tonico decide que não vai mais fugir de casa. Entretanto, continua disposto a ganhar seu próprio dinheiro e a ser alguém independente, como seu amigo Carniça. Mas nem a ajuda constante do tio Severino vai impedir que os dois jovens companheiros se reaproximem e se deparem com novos desafios. Para escapar do preconceito daqueles que insistem em considerá-lo um pivete, Carniça não pode deixar de lutar, mas um fato inesperado põe sua vida em risco.
comentários(0)comente



z..... 25/12/2018

Amizade é o tema, naquela boa disposição de desejar e contribuir para o melhor, levando à superações, crescimento e conquistas. É o que se destaca, numa leitura com trama singela em poucas páginas, sem quedar para melodrama forçado.

Não é nenhum primor, mas em sua simplicidade expressa veracidade tocante pelo contexto em que a obra foi publicada, quando o escritor Assis Brasil deu continuidade ao projeto de José Rezende Filho (amigo que havia falecido, autor do clássico Tonico) em homenagem póstuma. Assis partiu de anotações e conversas que tivera com o amigo, procurando preservar a essência do primeiro livro.

Vale a conferida, vale a reflexão, valeu o reencontro com Tonico e Carniça;
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Jazz 18/03/2021

Pra se ler em uma tarde
Um livro rápido, gostoso de ler e que toca profundamente.
Não li o livro Tônico, mas também não foi necessário. Os personagens são bem cativantes e emocionam a gente.
O final foi um choque, inesperado e no começo fiquei com a sensação: "pera, é isso? É só isso?"
Mas pensando mais tarde pude entender o que o autor quis passar. Tocante.
Podemos ver que mesmo sendo curto vários assuntos são abordados.
Gostei de ler.
comentários(0)comente



Aline.Rodrigues 21/05/2021

A realidade dura e crua
Essas histórias da série Vaga-lume são ótimas pra jogar na nossa cara a realidade,dura e crua da sociedade Brasileira.
comentários(0)comente



30 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR