Tonico e Carniça

Tonico e Carniça Francisco de Assis Brasil

Resenhas - Tonico e Carniça

Micha 08/07/2009

Mais um da coleção vaga-lume que pegava emprestado na biblioteca da escola. Amava demais! Traz boa lembrança da infância / adolescência.

Milton Leite 21/01/2010

Tempo de escola...
Este livro foi sugerido pela professora para trabalho escolares e prova final...assim apredemos conhecer o Escritor e cada um dos seus personagens.
Vale apena voce ler tambem.Recomendo.10+

Mr. Jonas 03/02/2018

Tonico e Carniça
Depois da aventura em Copacabana, Tonico decide que não vai mais fugir de casa. Entretanto, continua disposto a ganhar seu próprio dinheiro e a ser alguém independente, como seu amigo Carniça. Mas nem a ajuda constante do tio Severino vai impedir que os dois jovens companheiros se reaproximem e se deparem com novos desafios. Para escapar do preconceito daqueles que insistem em considerá-lo um pivete, Carniça não pode deixar de lutar, mas um fato inesperado põe sua vida em risco.

Humberto Campos 04/09/2015

Tonico é um menor abandonado e Carniça, seu melhor amigo. Juntos eles enfrentam os preconceitos da sociedade e tentam provar que não ter um lar não faz deles marginais. A discriminação e os perigos desafiam os pequenos heróis.

z..... 25/12/2018

Amizade é o tema, naquela boa disposição de desejar e contribuir para o melhor, levando à superações, crescimento e conquistas. É o que se destaca, numa leitura com trama singela em poucas páginas, sem quedar para melodrama forçado.

Não é nenhum primor, mas em sua simplicidade expressa veracidade tocante pelo contexto em que a obra foi publicada, quando o escritor Assis Brasil deu continuidade ao projeto de José Rezende Filho (amigo que havia falecido, autor do clássico Tonico) em homenagem póstuma. Assis partiu de anotações e conversas que tivera com o amigo, procurando preservar a essência do primeiro livro.

Vale a conferida, vale a reflexão, valeu o reencontro com Tonico e Carniça;

Duda1340 28/12/2022

Legal para crianças
Eu achei a história do tonico bem interessante e envolvente, mas como falei é um livro mais infantil somente para crianças (do meu ponto de vista)

Wanderreis 05/06/2023

Ano da publicação original

1982

Emanuel Xampy Fontinhas 05/07/2015

Continuação de Tonico
Apesar de ser um ótimo livro, não supera o primeiro volume, chamado Tonico. Um dos motivos é o fato do autor, José Rezende Filho, ter falecido antes de escrever a obra, deixando os manuscritos e anotações com Assis Brasil que concluiu o trabalho. Tem umas lições de vida muito óbvias, que foram tratadas de uma forma muito mais sutil no primeiro livro; o final deixa a desejar, também.

Vivi 20/09/2023

Gostei bastante do livro, mostra muito bem a realidade das pessoas daquele tempo, me conectei com os personagens e quase chorei no final, aquele final aberto aaaaaaaaaa ?? queria muito uma continuação.

Rosana.Montenegro 09/10/2023

Tônico e Carniça
Quando eu li, na escola, achei uma história muito triste. E se meus professores pretendiam que eu ficasse pensando sobre os problemas do mundo, bom ... Não fiquei!! Até porque, eles nunca falaram sobre o assunto. E com 12 anos, sinceramente, querer que façamos uma leitura filosófica do livro é pedir demais.

emmanuel_arankar 01/11/2023

"Tonico e Carniça" de Assis Brasil e José Rezende Filho

"Tônico e Carniça" é a sequência do livro "Tônico" e leva os leitores a uma continuação das vidas dos personagens principais, Tonico e Carniça. Escrito por José Rezende Filho e Assis Brasil, o livro explora as complexidades da jornada de dois meninos órfãos que lutam para sobreviver em um mundo hostil.

A narrativa inicia exatamente de onde "Tônico" parou, oferecendo continuidade à história de Tonico, o garoto que perdeu o pai e precisou enfrentar uma série de desafios em sua vida. Ele retorna à escola de manhã, uma prática que havia sido abandonada após a morte de seu pai. No entanto, seu tio Severino, interpretando as melhores intenções, lhe presenteia com uma cadeira de engraxate. Agora, Tonico trabalha na parte da tarde, enquanto seu amigo Carniça assume a cadeira durante a manhã.

Carniça, um personagem que teve papel importante no primeiro livro, se torna mais desenvolvido nesta sequência, proporcionando uma visão mais profunda de sua vida pessoal, incluindo detalhes sobre sua relação com a mãe e seus pensamentos. Esse aprofundamento do personagem enriquece a narrativa e ajuda a compreender as motivações de Carniça, que deseja não apenas sobreviver nas ruas, mas também conquistar uma educação, se afastar da vida de marginalidade na favela e buscar um futuro melhor.

O livro explora temas relevantes e complexos, como racismo e insegurança, especialmente relacionados à violência nas comunidades em que os personagens vivem. A trama oferece uma visão nítida dos obstáculos e desafios enfrentados por Tonico e Carniça em busca de um futuro mais promissor, ao mesmo tempo que realça sua força e determinação.

O relacionamento de Tonico e Carniça se torna mais profundo à medida que enfrentam esses desafios juntos. Eles compartilham o sonho de uma vida melhor e a determinação de lutar por ela, independentemente das dificuldades. A amizade e a solidariedade entre esses dois personagens se tornam um dos aspectos mais cativantes da narrativa, inspirando o leitor a acreditar que a união e o apoio mútuo são essenciais na superação de obstáculos.

No entanto, a história não é apenas marcada por momentos de superação. Ela também aborda a vulnerabilidade dos personagens em um ambiente repleto de perigos. O livro apresenta uma reviravolta trágica quando Carniça é assaltado durante o turno em que trabalha na cadeira de engraxate. Esse incidente abala profundamente a vida dos dois amigos, colocando em xeque seus sonhos e planos para o futuro.

O livro "Tônico e Carniça" é uma continuação que mantém a psicologia dos personagens, especialmente o sonho persistente de Tonico e a evolução de Carniça. No entanto, a história é mais simples e direta em suas abordagens dos problemas sociais e desigualdades. As mensagens que o livro transmite podem ser consideradas mais previsíveis e convencionais em comparação com o primeiro volume.

O autor observa que a continuação deixa algumas pontas soltas na trama e termina sem uma resolução clara, o que pode ser frustrante para alguns leitores. No entanto, essa abordagem aberta deixa espaço para interpretações individuais e reflexões sobre o destino dos personagens, um elemento que nem todos os leitores apreciam.

Outro aspecto importante a ser destacado é o contexto da obra e seu processo de criação. José Rezende Filho, o autor original de "Tônico", faleceu no mesmo ano do lançamento deste livro, durante a produção da sequência. Assis Brasil, amigo próximo de Rezende Filho, assumiu a responsabilidade de finalizar o trabalho do autor, tendo acesso às anotações, esboços e manuscritos do livro. Essa colaboração póstuma permitiu que a história de Tonico e Carniça continuasse, embora com desafios inerentes ao processo.

É importante notar que, em 2008, Marcus Rezende, filho de José Rezende Filho, publicou uma continuação independente intitulada "Tonico e Carniça no bairro de Fátima". Essa obra é considerada independente, o que pode dificultar sua disponibilidade, mas está disponível na Amazon no Kindle Unlimited e para compra independente.

Em resumo, "Tônico e Carniça" é uma continuação que explora os desafios enfrentados pelos personagens enquanto buscam uma vida melhor. Aprofunda a psicologia dos personagens, enfatiza a importância da amizade e solidariedade, aborda questões sociais relevantes e mantém viva a determinação de Tonico e Carniça para enfrentar um mundo hostil. Mesmo com algumas pontas soltas na trama e um final aberto, a obra contribui para a reflexão sobre os desafios que as crianças enfrentam em contextos desfavoráveis e a necessidade de apoio e compreensão em suas jornadas. Além disso, a história de sua criação após a morte do autor original acrescenta uma camada adicional de significado à obra.