A Noite

Resenhas - A Noite

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Cris 06/12/2023

06.12.2023
Já li muitos livros sobre esse assunto, mas esse me fez emocionar muitas vezes. Relato pessoal que vai desde antes de embarcar para o campo de concentração até a chegada dos americanos que os libertaram.

trizisreading 04/12/2023

Testemunho dos Campos de Concentração
Fico indignada de saber que eu só fiquei sabendo da existência desse livro pela lista de desafio da Rory Gilmore, pois nunca havia ouvido falar sobre ele por nenhum outro meio. Isso porque essa leitura é imprescíndivel, pesquisando vi que, de fato, é uma leitura obrigatória nas escolas dos Estados Unidos.

O livro é um testemunho de um dos judeus que viveu nos campos de concentração. Aqui está descrito a vivência do autor, desde quando morava na Transilvânia, como um menino judeu muito religioso e que buscava sempre aprender mais sobre o Eterno, até o momento em que se vê livre dos campos de concentração.

A mais próxima ideia de que pude ter de como o Holocausto foi algo impensável é que nem mesmo os judeus acreditavam nos rumores sobre os campos de concentração e os fuzilamentos, até se verem diante deles. Aparentamente, naquela época antes de ser de conhecimento de todos, e apenas rumores, ninguém conseguia acreditar que algo assim era verdadeiro.

Infelizmente, foi algo tão real que deixou uma marca na história da humanidade. Aqui, me recordo de uma fala do ex-presidente, Jair Bolsonaro, sobre o Holocausto em que ele dizia "Podemos perdoar, mas não esquecer", e acredito completamente no contrário: Ainda que por eventos da natureza mundana (perda de informações ao longo do tempo, por exemplo), o ser humano venha a esquecer o Holocausto, enquanto ele for lembrado, jamais poderá ser perdoado.

Espero que essa resenha motive as pessoas a buscarem a leitura desse livro, para que a memória do Holocausto continue sendo passada de geração à geração, e compartilhemos e construamos opiniões de diversidade com as novas gerações, para que isso jamais venha a ocorrer novamente.
mirianbezerra 04/12/2023minha estante
já vou colocar na lista

mirianbezerra 04/12/2023minha estante
vc tbm gosta de gilmore girls? eu amo!!

trizisreading 04/12/2023minha estante
eu amo gilmore girls!

Guilherme Dehon 30/11/2023

A Noite...
Elie Wiesel relata de forma precisa, sucinta, direta, suas memórias pelos campos de concentração durante o domínio nazista.

Aos 15 anos de idade perdeu tudo, seu lar, sua pátria, sua família, sua fé em Deus...

Em meio à fome, frio, desesperança, humilhação, doença, morte... Encontrar forças para sobreviver mais um dia é algo que parecia muito longe da realidade...

Um livro rápido, de fácil leitura que relata as barbáries perpetradas pelos nazistas.

Recomendo.

poli 30/10/2023

Nenhuma palavra conseguirá definir o que foi o Holocausto...
Apesar dos inúmeros alertas dados, os judeus da Transilvânia não acreditaram que tamanha barbárie estava acontecendo nos arredores, principalmente na Polônia... O autor do livro chegou em Birkenau, passou por Auschwitz e outros vários campos e terminou em Buchenwald onde finalmente seria libertado pelo exército vermelho.
É trágico, doloroso, humilhante e principalmente desesperançoso. Difícil, muito difícil.

Marcus.Santana 02/10/2023

Duro, emocionante, obrigatório.
Elie Wiesel nos conta sua própria história nos campos de concentração de Auschwitz, Birkenau e Buna nos últimos anos da Segunda Guerra Mundial.
Um testemunho imortal do sofrimento nos campos de concentração, da maldade e da injustiça humana, em nível que beira o absurdo, e a perplexidade do homem.
O livro não trás muita informação sobre a guerra em si. Ele retrata o dia a dia de prisioneiros, com o foco no tempo em que o autor passou como prisioneiro, dos campos de concentração. É uma história bem triste.

Natural da cidade de Sighet (Romênia), ele nos mostra inicialmente a indiferença com a qual a sua comunidade judaica lidou com a expansão do fascismo e do antissemitismo na Europa. Afinal, é natural que a gente negue o terror que ainda não veio, enquanto pudermos manter nossas vidas intactas, seguras. Mas os sinais históricos estavam lá, junto com depoimentos de pessoas que haviam fugido de campos de concentração. O que aconteceu? Foram todos capturados e levados aos campos de concentração.

Numa narrativa fluida e em poucas páginas, Wiesel nos apresenta a crueldade desses infernos a ponto de não acreditarmos que aquilo de fato aconteceu. Estamos diante de um relato brutal de um sobrevivente.

Leia, reflita, aprenda, e jamais esqueça.

camiscaarvalho 10/09/2023

Nosso coração fica pequenininho ao ler essas memórias. Quanta fome, cansaço, sono, exaustão... quanta desumanidade! foram rompidos todos os limites da normalidade, como as pessoas conseguiam viver suas vidas tranquilamente sabendo que isso acontecia? Só podemos torcer para que essas pessoas tenham tido um lugar melhor. Vergonha da nossa história recente.

Vinder 03/09/2023

Muito livros falarem sobre o horror dos campos de concentração, e Elie Wiesel consegue ir um pouco além. Nesse relato, o autor conta, com detalhes, desde sua captura, numa cidade romena, até o enclausuramento em Auschwitz, onde muitos de seus familiares morreram.

Maria.Batagin 17/08/2023

Que livro
Que livro forte é necessário.
O livro todo está grifado com passagens necessárias e históricas, passagens como :
?Teria sido para legar aos homens palavras, lembranças, como meios para se darem mais chances de evitar que a História se repita, com sua implacável atração pela violência??
Tudo para que nunca mais se repita uma atrocidade dessas.
Marcante e com o início e o fim mais impactante que já li em toda minha vida de leitora.

Fabio.Nunes 14/08/2023

Pesado. Necessário.
A noite - Elie Wiesel
Editora: Sextante, 2021.

"Nunca esquecerei aquela fumaça.
Nunca esquecerei os rostinhos das crianças cujos corpos vi se transformarem em espirais sob um firmamento calado.
Nunca esquecerei aquelas chamas que consumiram minha fé para todo o sempre.
Nunca esquecerei o silêncio noturno que me tirou por toda a eternidade o desejo de viver.
Nunca esquecerei aqueles momentos que assassinaram meu Deus e minha alma, em que meus sonhos assumiram a face do deserto."

Duro, emocionante, obrigatório.

Elie Wiesel nos conta sua própria história nos campos de concentração de Auschwitz, Birkenau e Burna nos últimos anos da Segunda Guerra Mundial.
Foram todos capturados e levados aos campos de concentração.
Numa narrativa fluida e em poucas páginas, Wiesel nos apresenta a crueldade desses infernos a ponto de não acreditarmos que aquilo de fato aconteceu. Só que dessa vez não estamos diante de um relato contado por um historiador, ainda que possa revirar o estômago. Agora estamos diante de um relato brutal de um sobrevivente que pode tranquilamente te arrancar lágrimas, principalmente se você se enxergar nas mesmas situações com seus entes queridos.
Não leia se estiver passando por um momento sensível na vida. Mas leia assim que puder.

Leia, reflita, aprenda, e jamais esqueça.

Rosane 27/07/2023

Uma leitura imprescindível
Uma narrativa direta e impactante. As agruras passadas pelas pessoas em um campo de concentração/extermínio deixam marcas para toda a vida. No caso do autor, sentimos toda sua dor mesmo muitos anos depois de ocorridos os fatos. Esta leitura fez-me pensar muito sobre o assunto.

Conrado Lourenço 15/07/2023

Sobrevivendo à escuridão
"A noite" é um livro autobiográfico escrito por Elie Wiesel, um sobrevivente do Holocausto. A obra relata sua experiência como adolescente judeu durante a Segunda Guerra Mundial e sua sobrevivência nos campos de concentração nazistas.

O livro começa com Elie descrevendo sua infância em uma pequena cidade da Transilvânia, onde ele vive uma vida tranquila e religiosa com sua família. No entanto, em 1944, aos 15 anos, ele e sua família são deportados pelos nazistas para Auschwitz, um dos campos de extermínio mais infames da história.

Ao chegar em Auschwitz, Elie e seu pai são separados de sua mãe e irmã mais nova, e é a última vez que os vê. Eles são submetidos a condições desumanas, fome, doenças e abusos constantes. Elie descreve o horror e a crueldade impiedosa que presencia durante sua estadia nos campos de concentração.

Durante sua jornada de sofrimento, Elie questiona sua fé em Deus e a existência de bondade e justiça no mundo. Ele testemunha atrocidades inimagináveis, incluindo execuções em massa e tortura, e sente-se cada vez mais distante de sua fé. No entanto, ele também encontra momentos de compaixão e solidariedade entre os prisioneiros, que se apoiam mutuamente em meio à adversidade.

Após a libertação dos campos pelas forças aliadas, Elie é libertado e enfrenta o desafio de se reintegrar à sociedade. Ele relata sua luta para encontrar sentido e esperança após a experiência traumática do Holocausto, enquanto reflete sobre a importância de lembrar e testemunhar os horrores do genocídio.

"A Noite" é uma poderosa obra que retrata a brutalidade e a desumanidade do Holocausto. Elie Wiesel compartilha suas memórias de forma crua e emocional, levantando questões profundas sobre a natureza humana, a fé, o sofrimento e a resiliência. O livro serve como um testemunho importante dos horrores do Holocausto e um apelo à tolerância e à compreensão entre os povos.

Dudinha 07/07/2023

Não consigo nem imaginar o quanto era difícil naquela época em que os homens viviam em campos de concentração.

Neste livro, vemos a vida de Elie com seu pai, relatando tudo o que viveram nos campos. Passaram muitos perrengues, passaram fome mas Elie foi forte em cuidar de si próprio e do seu pai.

Não sou muito de ler biografias e este relato autobiográfico foi uma experiência diferente para mim na qual eu gostei bastante.

Livro muito intenso mas que vale muito a pena a leitura

Márcia 21/05/2023

A noite - Elie Wiesel
Elie Wiesel é um escritor nascido na cidade de Sighet, na altura cidade húngara, mas que hoje faz parte da Roménia.

Ganhou o Prémio Nobel da Paz em 1986 como sobrevivente do Holocausto.

De origem judia, durante a Segunda Guerra Mundial, junto com os familiares e outros judeus da sua região, foi deportado para o campo de concentração e exterminação alemão de Buchenwald em 1944. Libertado em 1945 pelas tropas aliadas, foi levado para Paris onde estudou na Sorbonne e trabalhou como jornalista. Começou a fazer conferências sobre a situação dos judeus e outros grupos que sofreram perseguição e morte pelos nazis por causa da religião, raça ou origem nacional.
Elie Wiesel é um sobrevivente judeu do Holocausto, uma das testemunhas dos horrores inimagináveis passados durante a II Guerra Mundial.
Em Noite, o autor relembra a sua infância antes de os Nazis o expulsarem de Sighet, a sua cidade natal, e os dias de terror que suportou nos campos de morte alemães.

Em 1944, com 14 anos, Wiesel é levado para os campos de concentração de Auschwitz e Buchenwald, é separado da sua mãe e das suas três irmãs e assiste à morte lenta do seu pai, tornando-se testemunha de todo aquele horror, com sentimento de impotência perante a morte da sua inocência e da sua fé.

O autor relata ao longo do livro os seus sentimentos nesse período, fazendo uma descrição pormenorizada das situações pelas quais ele e muitos judeus passaram.

É libertado pelas forças aliadas, em 1945, não pensando de imediato na revolta que sentia, mas na fome que o atormentava, assim como a todos os outros “prisioneiros”. Pouco tempo depois de ser libertado, Elie Wiesel é internado por envenenamento e, apesar de se encontrar entre a vida e a morte, consegue sobreviver e pela primeira vez desde que foi deportado, vê-se ao espelho onde encontra, segundo ele, o reflexo de um cadáver.

Mais tarde, soube que além dele também as suas duas irmãs mais velhas tinham conseguido resistir aos campos de concentração.

Alexandre.Cozzolino 25/03/2023

Mais uma sobre o holocausto.
Infelizmente, li uma versão mal traduzida e muitas frases ficaram sem sentido.
De toda forma, trata-se de mais uma obra sobre o holocausto, uma época da humanidade que não deve nunca ser esquecida. Uma época onde seres humanos eram levados à condições nas quais a morte era por eles preferível.
O discurso do autor ao final da obra, durante seu agradecimento ao receber o prêmio Nobel, deve ser lido com calma e absorvido por todos, para que possamos usá-lo como referência em nossas vidas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5