A Noite

Resenhas - A Noite

1 | 2 | 3 | 4 | 5

VdeVeruska 10/02/2023

Cruel, visceral, traumatizante....
Leio muitos livros com relatos de sobreviventes do Holocausto, todos são repletos de momentos triste, muito triste, mas esse livro doeu na alma.
Cada linha, eu me sentia mal, que dor.
Fico imaginando, como essas pessoas que são tão religiosas, conseguiram passar por tudo isso e ainda manterem a fé.
Esse tipo de livro, com relatos inimagináveis, me faz realmente questionar se existe um ser divino olhando por nós.

Valéria Cristina 31/01/2023

A escuridão era completa...
Elie Wiesel é um sobrevivente do Holocausto nazista. Neste livro impactante, conta-nos sua luta pela vida numa escrita sucinta, exata e estarrecedora. Ao ler o texto, tive a sensação de que as palavras foram usadas com precisão, parcimônia para que nada excedesse ou faltasse ao relato.

Escrita originalmente em idiichi, a narrativa se inicia em Sighet, na Transilvânia. Na época, 1944, as vozes da tragédia que se anunciava ecoavam pela cidade, mas ninguém acreditou no estava prestes a acontecer. Até que fosse tarde demais.

Primeiro veio a ocupação, depois os guetos, o translado para os campos de concentração (Auschwitz, Birkenau, Buna, Gleiwitz e Burchenwald), as seleções para a morte... A violência recrudescendo de momento a momento. A partir daí, contatamos o indescritível. A vida nesses campos de morte. O medo, a solidão, o abandono, a desesperança e perda da fé. As privações inimagináveis.

Percebemos a escalada da desumanização até o ponto em que os laços familiares, de sangue e de amor se rompem ante o instinto de sobrevivência.

Esta é uma obra essencial. O que foi perpetrado naqueles campos não pode ser esquecido.

Elias "Elie" Wiesel foi um escritor judeu, sobrevivente dos campos de concentração nazistas, que recebeu o Nobel da Paz de 1986, pelo conjunto de sua obra de 57 livros, dedicada a resgatar a memória do Holocausto e a defender outros grupos vítimas de perseguições.

clara 16/01/2023

a noite
Essa leitura foi bem pesada pra mim, senti raiva e tristeza conforme o autor narrava os acontecimentos. É um livro que mostra muito bem a realidade que foi os campos de concentração.

Dominoni 11/09/2022

Relato de partir o coração
Já li muitos livros sobre sobreviventes de diversos campos de concentração, mas o livro só Elie, me obrigou a parar e respirar antes de continuar, relatos da sua coragem e de tudo que ele teve que passar são de tirar o fôlego.
Impossível ser a mesma pessoa depois de ler esse livro

Vinícius 13/08/2022

Um relato dramático
A vida no campo de concentração contada pelo autor que viveu a sofrimento e a angústia da aniquilação da vida bem debaixo dos seus olhos. Há passagens terríveis onde refletimos como chegaram a esse ponto.

Thiago Franci Souza 26/07/2022

Sem dúvidas um dos relatos mais chocantes que já li sobre Campos de Concentração Nazistas, muito bem escrito, pena ser tão curto. Me entristece que algo dessa magnitude tenha ocorrido há tão pouco tempo, e que muitos não aprenderam ainda com essa história tão recente, com nações e grupos sociais se achando superiores aos outros. Inclusive a própria arrogância alemã que ainda nos dias atuais é bem nítida.

Martony.Demes 17/06/2022

Eu li recentemente A noite, ELie Wiesel. É um livro autobiográfico cujo autor judeu, de origem romena, conta sua experiência nos campos de concentração nazistas. É uma história comovente e vale a pena sabermos.

Elie é um sobrevivente dos campos de concentração em cuja época ele tinha apenas 14 – 16 anos. Entre os diversos lugares que estivera, Auschwitz talvez tenha sido o mais difícil! Nesse cenário horripilante, ele esteve ao lado de seu pai que, por diversas vezes, fez sacrifícios para proteção de seu filho.

Podemos contar diversos episódios descritos no livro! Porém, pela escatológicas histórias que já se é conhecido, talvez não precise recontá-las! E deixo para quem for ler o livro se aprofundar mais.

É uma história muito triste e comovente e o final nos deixa com o coração menor pelo pai de Elie. Leia! Vale a pena!

Vanderlei 06/06/2022

A Noite
Leitura difícil.
Todos os relatos abordados em livros deste tema são impactantes, mas a forma que o autor se expressa na sua experiência nos campos de concentração é única..

Bia 01/05/2022

Mostra da realidade
Achei o livro mt bom, ele mostra de maneira não tão detalhada a realidade passada por aqueles que tiveram que passar pela dura realidade dos campos de concentração e mostrar coisas que não nos é mostrado em muitos livros didáticos. Em certos momentos o silêncio foi capaz de dizer muita coisa?

Anita Regis 08/02/2022

UM RELEITURA DOÍDA, OS HORRORES DOS CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO NAZISTAS.
CADA VEZ MAIS DOLOROSO RELER A NARRATIVA DESSA VERGONHA DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE. RECOMENDO DEMAIS!! TERCEIRA VEZ QUE O LEIO.

José Augusto 12/01/2022

Dor
Incrível é importante história, para olharmos para o passado e não repetir os mesmos erros.
Nada e nem ninguém pode mensurar a dor dele

Arthur 09/01/2022

como toda biografia de auschwitz, tem a força de nos deixa focado e aterrorizado, esse nao seria diferente, achei o livro bem centrado, sem desvios, sem papas na língua e aparentemente o autor ta bem preocupado em passar os fatos com toda riqueza de verdades.

Rê Lima 07/01/2022

As tristezas da vida em um campo de concentração já são conhecidas por todos nós. Esse livro trouxe uma visão mais aprofundada sobre a desumanização dos judeus a ponto do protagonista não sentir nada ao ver o próprio pai sendo espancado. É assustador e ao mesmo tempo cru e real. Um verdadeiro pesadelo, mas que aconteceu de verdade.

1 | 2 | 3 | 4 | 5