A Via Crucis do Corpo

A Via Crucis do Corpo Clarice Lispector

Resenhas - A Via Crucis Do Corpo

Ribeiro 07/06/2022

O erotismo e a consciência
Neste livro Clarice Lispector traz 14 contos que abordam o erotismo em diferentes fases da vida, principalmente de mulheres. Desde o desejo encarnado na jovem virgem, até as latências de Eros presente nos corpos velhos. Há também as violências e transgressões que mulheres enfrentam diante de uma sociedade misógina e despreparada para as (re)descobertas do amor e do desejo em sua plenitude.

Uma leitura rápida e fluida que contrasta nitidamente com os romances em fluxo de consciência da autora.

venusy 30/05/2022

a sensação de familiaridade e conforto que sinto lendo qualquer coisa que essa mulher tenha escrito é surreal. ela foi a maior em tudo que se propôs.

Douglas.Milani 20/05/2022

Meu queridinho.
Até agora, meu livro de contos da Clarice favorito. Um verdadeiro privilégio reler essa obra em sua primeira edição.
O modo como ela migra da superfície/ficção para o profundo/autobiográfico me impressiona a cada releitura. Nele é bem provável que a Clarice já pressentisse a própria morte. Ela deixa isso claro em cada conto.

Terra 15/05/2022

Eu amo a Clarice, então sou meio suspeita para falar kkkkk. Mas esse livro é tão cru e carnal que até doi

paulina 08/05/2022

Muito bom! kkkkk me interessei pela leitura por recomendação de um professor e, pela primeira vez, gostei da escrita da Clarice.

A via crucis do corpo é um livro com 13 contos surpreendentes e arrebatadores. Os meus preferidos foram "Miss Algrave", "O corpo", "A língua do P" e "Mas vai chover".

Kelly 07/04/2022

Clarice sendo Clarice
Clarice sendo Clarice até mesmo quando, instigada por um diretor, respondeu que não sabia fazer história por encomenda, mas já sentia nascer em si a inspiração: "Comecei no sábado. No domingo de manhã as três histórias estavam prontas..."
Não são 3, mas sim 13 histórias contundentes, realistas, um tanto indecentes, que fizeram a escritora cogitar a possibilidade de publicá-las sob pseudônimo.
Por fim, explicou-se: "Vão me jogar pedras. Pouco importa. Não sou de brincadeiras, sou mulher séria."

Marcelo 20/03/2022

Genial, como sempre!
É incrível que um livro tão curto, recheados de contos igualmente pequenos, e feito sob encomenda, possa trazer tantos sentimentos aflorados.
Clarisse, que inicialmente pretendia lançar o livro sob um pseudônimo, toca em assuntos diversos, quase todos tabus, principalmente se considerarmos a época do lançamento, com a genialidade e sensibilidade que permeiam toda a sua obra.
Para ler rápido e despretensiosamente, porém uma obra de grande qualidade.

Patricia Salcides 17/03/2022

Uma revolução feminista!
O livro é composto por pequenos contos de fácil leitura, que mostram o desejo feminino, a dificuldade vivida pelas mulheres em uma sociedade machista, a falta de conhecimento de seus corpos e a culpa por sentirem desejo. É um livro feminista, que defende que nós mulheres possamos fazer o que quisermos, defende o autoconhecimento e a força das mulheres. Mostrando a realidade em que vivemos, como sofremos, fazendo com que isso possa ser mudado, pois é expondo esses temas que conseguiremos mudar nossa realidade.
Leitura importantíssima!

Rafael 07/03/2022

Sensacional
Esse livro de contos da Clarice Lispector é um grande exemplo de sua genialidade enquanto escritora.
Mais incrível ainda saber que ela escreveu essa obra em poucos dias.
Com certeza vale a leitura.

P.S.: ouvi a versão audiobook narrada por Antônio Fagundes, muito boa.

Nath 20/01/2022

Primeiro contato com escritos da grande Clarice, os contos são excelentes com gosto de devorar tudo e uma tristeza pelas histórias não continuarem.

Agua.morna 28/12/2021

Simplesmente fantástico
A escrita sofisticada de Clarisse deixa até a cena mais vulgar tornar-se deslumbrante. Muito bom. Muito bem escrito e desenvolvido. Compõe uma série de pequenas histórias que exploram o corpo, sexualidade, etc. Uma ótima leitura.

Américo 19/12/2021

Pequenos contos de Clarice
Este livro traz uma série de pequenos contos da Clarice Lispector, tendo como mote principal questões relativas ao relacionamento carnal e afetivo entre os indivíduos.

Com um texto bem mais realista do que de costume em outras obras suas, Clarice visivelmente fala de si em alguns contos (ou diria que são crônicas, neste caso?), e nos demais sempre há algum elemento absurdo ou sem sentido que torna a situação senão mais contundente, mais divertida.