A Via Crucis do Corpo

A Via Crucis do Corpo Clarice Lispector

Resenhas - A Via Crucis Do Corpo

Dani Gundes 01/03/2023

Primeiro contato
Gostei muito dos contos, achei-os engraçados e tristes ao mesmo tempo. Foca na solidão e sexualidade das mulheres de meia idade.

clairee 01/03/2023

Simplesmente Clarice!!

“Já tentei olhar bem de perto o rosto de uma pessoa- uma bilheteira de cinema. Para saber do segredo de sua vida. Inútil. A outra pessoa é um enigma. E seus olhos são de estátua: cegos.”

Aletheia (@almaletrada) 22/02/2023

Clarisse é como um trem desgovernado descendo uma ladeira. Ela tem o poder de confundir, chacoalhar, incomodar e nos questionar sobre quem somos e pra onde vamos. Ainda assim, não consegui me conectar com ela, mas vou continuar tentando.

leonardson 07/02/2023

Clarice sendo Clarice
No posfácio dessa edição da rocco, Lícia Manzo fala ?Clarice volta à carga, trazendo para o centro de sua ficção não apenas o jogo erótico - mas o erotismo silenciado, envergonhado, negado, da mulher na terceira idade?

É isso, da pra sentir enquanto lê, assim como em outras obras da Clarice, o sentimento de solidão. Surreal como ela conseguiu transformar tão bem o sentimentos de mulheres como a Miss Algarve em literatura. (Muito provável por que era o que ela sentia aos 54 anos)

Cristiane 07/02/2023

A realidade sem pudor.
Clarice sempre foi brilhante em tudo o que escreveu. Nesses contos não foi diferente!
Aqui Clarice retrata de forma nua e crua mulheres em suas formas mais íntimas, explorando seus desejos, se conhecendo e se descobrindo para um despertar carnal.
São histórias simples, que retratam uma versão de muitas vidas reais, sem máscaras, sem pudor, sem receio ou vergonha. Apenas a verdade. Apenas!
Fazendo uso do humor e da descontração, Clarice explora situações diversas em que as protagonistas são mulheres de todos os tipos, vivendo suas vidas baseando-se em suas crenças seus pensamentos, seus desejos e ambições.
Um retrato que já deve ter paralisado as mentes mais fechadas, e que ainda pode causar isso em certas pessoas, mas que hoje em dia nos comprova ainda mais a força de Clarice Lispector, e o fato de que ela sempre esteve à frente de seu tempo.
Recomendo!

romancejunkie 03/02/2023

Antes da ponte rio niteroi
Os contos da clarice com histórias de mulheres reais são os que mais me encantam, amo o jeito que ela sempre coloca a perspectiva delas, também gosto muito das partes que ela fala de sua vida com o leitor.

deverasvieira 31/01/2023

uma abordagem da feminilidade que eu ou qualquer homem nunca teríamos.
Assim como disse no título, é uma abordagem a moda Clarice Lispector da feminilidade enquanto construção social, novamente com sua característica predominante de divagar entre investigações minuciosas do cotidiano e seus devaneios. Quando digo que eu ou qualquer homem nunca entenderíamos e provavelmente nunca entenderemos por completo a sua abordagem, não se trata de um apelo ou demonstração de desconstrução, longe disso na verdade, e talvez a inquietação com isso tenha me deixado encucado enquanto lia, seja nos momentos mais poéticos, pacatos ou até vulgares presentes na obra.

Sabelpimenteel 30/01/2023

Meu deus,que livro bom. Esse livro com certeza entrou na lista dos meus preferidos de Clarice, é um livro que é curto e tão bom de ser lido... As histórias são ótimas, teve partes que achei muito engraçado,partes tristes,partes que me assustaram... Tudo isso em 80 páginas KKKKK. Recomendo demais esse livro.

Fer_caires 26/01/2023

Nunca tive muito contato com a clarice (só li a hora da estrela), mas depois das aulas de literatura do meu professor me encantei e resolvi ler.
O livro é sensacional, aborda muito o carnal e as várias realidades presentes nesse tema. A escrita da Clarice é maravilhosa e a leitura é fluída.
Ansiosa pra ler mais livros dela...

cla4a 20/01/2023

Clarice.
É divino como ela titulou o gênero do livro como pornografia mas sempre soube que não seria, e se foi, há de ser a pornografia mais triste já inventada. Esse livro é coisa de Clarice, e como todas as coisas de Clarice, o livro que teria que focar no sexo, focou em almas tristes, confusas e perdidas. No começo do conto "o corpo" é escrito sobre um homem que viu um filme sobre um personagem perdido e o resumiu as cenas sexuais, Clarice não adicionou isso só por adicionar, não sei o que essa mulher faria mas penso que tudo que fez é bem pensado e até quando não é, vira a melhor das literaturas - desculpa Lispector, eu sei que tu não gosta de ser vista com mente superior, mas não pode evitar ser tão genial - esse livro é de Clarice para uma época e pessoas que não entendem mentes perdidas, só resumem tal pornografia a sexo.

valentine 15/01/2023

viva ela! que ainda está viva
Clarice, tu não me engana. Isso aqui não são contos, é você se reclinando e cochichando no meu ouvido as histórias mais peculiares que já ouviu. Ou sonhou, até onde sonhou. Fo-fo-ca. Com Clarice eu sou assim: sua escrita me faz sentir que tenho intimidade com ela, ela escreve como fala, fala como pensa, pensa tanto quanto escreve. E, como acontece entre amigas, ou com alguém que ficou tempo demais em uma outra cidade, eu adoto seu sotaque, seus dialetos, tem muito de Clarice em mim, como tem de mim em quem me ama. Amo ela muito, me sinto menos sozinha com a forma de encontrar poesia nessas coisas que os outros acham banal, ela é emocionada, sensível mesmo e ainda faz isso parecer chique.

Em "a via crucis do corpo", encontramos uma literatura nua, uma espécie do método do fluxo de pensamentos. Clarice sem filtro, Clarice tão cansada que fez o que quis e entregou o que fez, sem adições ou enfeite. Uma arte que não se planeja, não foi feita para ser arte, foi feita para que se expressar. E, tadinha, como mesmo diz, condenada a escrever, faz arte até sem querer. Ela deixa transparecer seu pessimismo, seu cansaço, uma redenção ao amargo da vida, as coisas são assim, ruins, sem aviso. E ainda tem beleza, quase sempre quando é audaciosa.

Me faltam palavras, Clarice. Vou ouvir qualquer fofoca que queira me contar.

Kamila 02/01/2023

pra quem gosta de poesia, clarice nesse livro aborda questões com o corpo, seja no próprio significado ou na análise psicológica. clarice traz o universo da mulher assim como os desejos e fantasias. vale a pena conhecer esse outro lado de clarice. amei muito e pretendo ler outros livros dela.

Layane38 27/12/2022

Clarice nunca decepciona. ???

Para ela, esse foi um dos livros mais polêmicos em que se recusava aceitar que seus filhos os lessem. Se trata de personagens e seus respectivos corpos e sua mais impropria intimidade.