Para não esquecer

Resenhas - Para Não Esquecer

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Jess 03/06/2014

Para não esquecer mesmo!
Diante de tantos livros que já li da Clarice esse foi o que mais me marcou. Não sei bem o porquê, mas me fez sentir lá fundo de uma maneira nunca experimentada. Talvez porque eu estava vivendo o que ela escreveu, talvez porque ela é sensível como eu, talvez por motivo algum. Sei que esse livro entrou pros meus favoritos logo no início das páginas e foi uma leitura tão prazerosa que só de lembrar me alegro. Incrível!
"Essa mesma senhora, que sofreu de sensibilidade como de doença..."

Isa 10/05/2013

Para (Não) Esquecer?
Para Não Esquecer é leitura obrigatória, mas é um livro de difícil compreensão. Clarice Lispector nunca foi “clara”, sempre escreveu entre as entrelinhas, o sentimento sem nome, os ecos, as ressonâncias, as sensações informuladas.
Composto por crônicas do cotidiano e textos de “pensamento alto” – muitos textos parece algo retirado de um diário; seus pensamentos soltos. Uns de fácil entendimento, outros, para entender, talvez se tenha que estar como o narrador Rodrigo S.M de “A Hora da Estrela”, “Não fazer a barba durante dias e adquirir olheiras escuras por dormir pouco”; tem-se que estar cru, “ou toca, ou não toca”.
Para mim, não foi um dos melhores livros de crônica da Clarice,o que não significa que não é bom. É um livro interessante, digo que é um livro a ser explorado. Gostei de poucas crônicas, mas me identifiquei de corpo e alma com “Por não estarem distraídos”
“ Tudo só porque tinham prestado atenção, só porque não estavam bastante distraídos. Só porque, de súbito exigentes e duros, quiseram ter o que já tinham. Tudo porque quiseram dar um nome; porque quiseram ser, eles que eram. Foram então aprender que, não se estando distraído, o telefone não toca, e é preciso sair de casa para que a carta chegue..”
Mas, como a própria autora falou que só é entendida nas releituras , numa próxima leitura de “Para não esquecer”, talvez eu não o esqueça mesmo.

Josecássia 14/02/2013

Bagunça organizada...
Achei mas que legal, é um livro feito para quem gosta de uma linguagem mais densa, mas realista da coisa, a Clarice é simplesmente perfeita, ela começa a escrever e parece que só, sai escrevendo e mesmo assim tão bem, é uma bagunça de ideias, mas uma bagunça organizada pois você consegue entender cada palavra que ela diz...Sim as vezes a´te repete muito, mas afinal o nome do próprio diz... Um livro perfeitamente muito bom!

patriciaik 08/02/2010

livro de cabeceira, daqueles que você pega, lê um parágrafo e entra numa profunda reflexão!
Joya Mutante 29/04/2020minha estante
Exatamente! Deixo no criado e pego de vez em quando à noite pra ler um pouco. Muito bom!

1 | 2 | 3 | 4 | 5