Mundo Sem Fim

Mundo Sem Fim Ken Follett

Resenhas - Mundo Sem Fim

Ruth106 23/12/2010

livro de história
O livro conta a estória de 4 personagens interessantes e com especificidades próprias. A minha favorita é Karen a destemida =D. Claro q erros todos cometem e ela em particular comete um bem notável que deixa irritado o leitor, mais ainda assim é minha favorita. O ar de Idade Média é bem descrito. Livro bem arquitetado, emocionante, triste, cheio de surpresas e momentos eletrizantes para aqueles leitores que gostam de viajar nas histórias, como eu. “Mundo sem fim” é uma história tão bem construída e interessante, rica em detalhes que ñ se percebe nem a enorme quantidade de páginas. É um estudo da história medieval através de um romance. Amei.

Sandra :-) 25/08/2010

Vale o quanto pesa
Como eu já havia lido os dois volumes anteriores (Os Pilares da Terra I e II) aos quais, teoricamente, a história de Mundo sem Fim se segue, resolvi encarar esse calhamaço de 940 páginas, depois de deixar o livro mofando um bom tempo na estante (precisa de boa dose de coragem pra encarar um livrão desses, vamos combinar).
Mas não me arrependi.

É um Romance Histórico e passa-se no século XIV na Inglaterra, cujo foco central é um vilarejo, o priorado de Kingsbridge.

A história mistura religião com poder e pecado, paixões com abnegações, medicina antiga e sobrevivência e mostra um rico panorama da Inglaterra medieval. São inúmeros acontecimentos e personagens que não permitem que o livro se torne cansativo.

É de louvar que um livro possa ser tão grande e com uma narrativa tão interessante que mantém o interesse do leitor até o fim (desnecessário dizer que estou falando de leitores que gostem de romance histórico).

Meu único senão ficou por conta de excessivas e desnecessárias detalhadas descrições sexuais. Acho que um erotismo iria bem e a sugestão das relações sexuais já estaria a contento. Não falo por puritanismo, mas sim porque o autor não precisava lançar mão desse tipo de expediente para prender a atenção e acho que isso acaba por empobrecer um pouco o trabalho.

Para quem gosta do estilo, uma dica: tome coragem, dê o primeiro passo e encare o livrão. Depois disso, deixe que ele se encarregue de fazer com que você não o abandone!

E não acho que precise ter lido os dois volumes anteriores para entender o livro. Em Mundo sem fim as referências aos personagens de Os Pilares da Terra são mínimas e não comprometem o entendimento. Mas para quem já leu, melhor ainda! :-)))
DIRCE 27/08/2010minha estante
Oi Sandrinha!
Adorei esta sua resenha.
E pensar que este livro ficou por semanas em promoção na net e eu nem liguei, pois achei que era um daqueles livros de aventuras fantásticas. Me dei mal.
Você pode me dizer se apesar do livro ser um "tijolão", pelo menos, as letrs são grandes?
É que já estou enfrentando os problemas de quem se encontra na iminência de me tornar SEX
(SEX agenária - risos)e letras miúdas são um problema, que não é resolvido nem como uso de óculos. Como não gosto de usar lupa...(risos)
Bjs.

SuKa 13/09/2010minha estante
hihihi, eu comprei esse livro faz um baita tempo em promoção no submarino, só agora eu tomei coragem pra ler, pq o numero de paginas assusta mesmo, estou bem no comecinho ainda, mas o pouco que li já fez com que eu ficasse bem curiosa e disposta a continuar a ler...

Mandark 01/02/2011minha estante
sua resenha me deixou ainda curioso para ler o livro! agora só falta grana para adquirí-lo... ou uma bondos aalma que me dê de presente... hehehe

Leprechaun 03/06/2011minha estante
As letras não são grandes, o espaçamento de linhas é pequeno e as margens em um espaçamento bom. Se você comparasse ele estaria dentro dos padrões de um livro de bolso hehe. Brincadeira, nem tanto, mas ele não é grande por artifícios, seu peso realmente é por conteúdo vasto.
Uma dica para livros grandes, que pelo menos eu já adotei algumas vezes, é de ler aos poucos enquanto lê com maior freqüência outros livros. Quase como se acompanhando várias séries de tv. Livros grandes são ruins de transportar, livros menores são melhores para o dia a dia(fila de banco, espera de ônibus, etc). Por isso sempre prefira livros divididos em várias volumes, evite aqueles de volume único por mais que pareçam imponentes.
Mas este livro é um dos melhores que eu já li, Ken Follet é um dos melhores escritores da nossa época e aconselho a guardar o nome dele.

otxjunior 14/12/2011minha estante
Pois é. Li este sem saber que era o terceiro volume de uma série e posso dizer com segurança que em nenhum momento precisei de conhecimento prévio para prosseguir na leitura. Boa resenha.

Lari 03/01/2012minha estante
olá
adorei sua resenha do livro e concordo em cada palavra. Se tiver coragem e relevar as questões "eróticas" do livro a companhia vale a pena (afinal ele tornou-se praticamente uma novela na minha vida, rsrs.
Parabéns pela resenha

Abraços

Ismael 03/12/2013minha estante
Estou terminando de ler o livro e posso dizer que adorei a história. Para quem ama o período medieval e os seus jogos de poder, política/religião e romance, é um prato cheio. Não se assustem com o tamanho do livro, pois o li em apenas 20 dias mais ou menos!

A resenha da Sandra ficou muito bem colocada. Eu teria apenas 2 objeções ao livro, que repito, possui uma narração fantástica.

A primeira é que o livro é muito pessimista. Durante o texto, por mais apaixonante que seja, nunca acontece o que esperamos que acontecesse, mas sim aquilo que é o pior. Também noto que ficam algumas situações mal acabadas no decorrer da história, com conclusões implícitas.

A segunda objeção, é o excesso de erotismo em alguns trechos. Vou confessar que enquanto lia o livro que queria muito passá-lo para minha irmã ler, mas ela tem apenas 15 anos de idade. Mesmo sabendo que vivemos em tempos modernos e tudo mais, eu não tenho coragem de passar a ela para que leia, pois ficaria extremamente constrangido em razão das cenas explicitamente sexuais em alguns trechos da obra.

Mas no geral, o saldo é bem positivo. Não li Os Pilares da Terra, mas já é o próximo livro da minha lista de compras!

Charles 25/09/2014minha estante
Sou fã do Ken Follett, li Os Pilares da Terra ano passado, estou a procura deste. Quer vender?

Wagneroliveirrah 02/03/2023minha estante
Pra mim, um dos melhores livros que li na minha vida e já li muitos. Quando se trata de romances históricos, Ken Follett nunca deixa a desejar. Valeu a pena, tanto que o li em cerca de 2 semanas, porque você simplesmente não consegue parar.

Iara Pinto Quaresma 30/03/2024minha estante
Excelente livro, o li em apenas 7 dias, a resenha é perfeita. É realmente como se fosse uma novela, ficamos viciados!

24/08/2010

Meu interesse por Mundo Sem Fim começou quando minha irmã comprou o livro por incríveis R$ 9,90. Incríveis mesmo, considerando que o preço normal do livro é só sete vezes mais. Isso foi uma daquelas promoções malucas da internet. Quando chegou, li a sinopse e, louca pela Idade Média que sou, claro que tinha que ler de imediato. Uma coisa me incomodava. O livro era continuação de Os Pilares de Terra. E agora?, pensei eu, mas já com aquele comichão de querer ler logo. Então fui fuçar no site do autor (www.ken-follett.com), vi que se passava duzentos anos depois e decidi: “What the hell”, e no mesmo dia que chegou já comecei a ler.

Mais em: www.natrilhadoslivros.blogspot.com
SuKa 13/09/2010minha estante
eu tbem comprei o livro em promoçao no submarino, nem acreditei pq ele custava em torno de R$ 75,00 e comprei por R$ 9,90!!!! ficou guardado um bom tempo no meu armario e ontem eu comecei a ler...estou bem no comecinho, mas já está mantendo meu interesse....

Silver Se7e 16/10/2010minha estante
também comprei por 9,90. Foi um dinheiro muito bem investido, e também seria se tivesse pago 75,00, pois o livro é excelente. Mas antes eu li Os Pilares da Terra, que também são livros caros mas paguei uns 15,00 reais em cada um, tão bom quanto o mundo sem fim, na verdade acho que gostei mais.

Silver Se7e 15/08/2010

RECOMENDO
O livro foi perfeito, assim como seu predecessor, Os Pilares da Terra.

Ele começa com quatro crianças presenciando um assassinato e segue por mais de meio século no cenário do priorado de Kingsbridge, tristezas e felicidades são muitas.

A história desses quatro personagens têm um magnetismo muito forte, é difícil largar o livro, é difícil conter as muitas emoções que ele proporciona. Os vilões são magníficos, ainda mais porque os três grandes vilões da trama são parentes muito próximos dos protagonistas, isso torna sua maldade muito maior. Outro detalhe importante que deve ser lembrado é a raça, a fibra e a inteligência das mulheres dessa história, muito admirável mesmo. Os homens não ficam atrás, têm ambições boas e ruins, e ambas são grandes ambições e suas lutas para alcançá-las são magníficas.

Fiquei muito ligado com os mocinhos, mas também, um pouco, com os vilões, já que acompanhei a vida de todos desde o começo.

O melhor das tragédias, alegrias, amor e intrigas resumem o que será encontrado nessas páginas.

O final é espetacular, não poderia ser melhor. O ruim do livro é que só durou 950 páginas. Vou sentir muitas saudades de cada personagem.

Sabrina 21/07/2010

Excelente do ponto de vista histórico, mas peca nos detalhes excessivos
Como diz a resenha do Luciano, a qual concordo integralmente, os detalhes em torno da "anatonia" realmente são excessivos. Acho que esse é o ponto negativo do livro, e várias páginas poderiam ter sido poupadas aí.

Mas o livro tem um ponto positivo valioso: descreve com precisão como era a medicina na Idade Média, mostrando crenças que nos soam absurdas atualmente.

Além do mais, é um verdadeiro documentário sobre a peste negra, a qual no livro, acertadamente, é chamada apenas de a "peste". Essa nomenclatura de peste negra só viria a ser usada alguns séculos depois. Tanto os flagelantes como a volta da peste alguns anos depois são relatos que aparecem corretamente no livro.

Interessante notar que Ken Follet se preocupou com todos os detalhes históricos que compunham aqueles anos. O início da Guerra dos Cem Anos também aparece na história, a qual enriqueceu o romance historicamente. Porém, o motivo dos personagens que estavam acompanhando essas batalhas ficou deslocado. Duas freiras inglesas irem para a França em plena guerra, atrás do bispo, para delatar o roubo de dinheiro do convento por um padre prior? Um pouco forçado.

As descrições das batalhas são boas, mas nada como na trilogia A Busca do Graal, de Bernard Cornwell.

Apesar de alguns exageros, com certeza Mundo sem Fim é um livro que prende do início ao fim, e vale a pena percorrer as quase mil páginas do romance. Ao fim e ao cabo, a obra só pode ser avaliada como muito boa.

K.Lima 24/05/2010

Mergulho
Esse livro, sem a menor sombra de dúvidas, foi um dos melhores , se não o melhor, livro que já li. Depois de tantas pesquisas sobre o século XIV, Ken Follett conseguiu produzir um livro perfeito sobre o assunto.
Os personagens, o ambiente, a história, imaginados pelo autor tem uma profundidade de detalhes tão grande que te fazem mergulhar na história completamente. Eu, quando terminei de ler o livro, tive que levantar a cabeça e olhar para o meu quarto apenas para verificar se ainda me encontrava alí.
O livro trata de todo tipo de assunto. Tanto assuntos muito atuais como o sexo e também de assuntos da época como o feudalismo e a peste negra.
Estou muito empolgado com a história. Queria que ouvesse uma continuação... na verdade, não tenho certeza se há ou não. Se houver, ótimo! Mas de qualquer forma irei ler outros livros do autor.
Vale muito a pena ler este livro. Quem eu era quando comecei a ler o livro não é mais quem sou.

Bruno T. 04/11/2010minha estante
Follet não escreveu,até o momento, uma continuação para "Mundo sem fim".
Na década de 90, porém, ele lançou seu grande sucesso, "Os pilares da terra", obra protagonizada pelos antepassados dos personagens de "Mundo sem fim".

Vi 27/03/2010

apesar de mto parecido com Pilares é uma leitura mto boa, não dá vontade de parar de ler...

juasbahr 03/01/2010

Comprei o livro por impulso, estava 9,90 no submarino e gostei do nome Mundo sem Fim..

Quando comecei a ler achei meio confuso, muitos nomes e personagens. Retomei nas férias e li em uma semana e quando acabou fiquei com saudades dos personagens.

O autor conseguiu que eu compartilha-se com os personagens seus sentimentos..

Recomendo! Um belo romance, que mistura religião, política e a peste.

Markera 01/01/2010

950 páginas de diversão
Continuação da saga dos moradores da cidade de Kingsbridge, iniciada por Ken Follet em romances anteriores. A trama se passa no século XIV, na Inglaterra, em meio às histórias das vidas privadas dos moradores, confundidas com os eventos marcantes da peste e das guerras contra a França. Só consegui terminar este, que foi o mais longo livro que já li, por se tratar de uma ótima história. Deixará saudades.

Lari 26/12/2009

Muito, muito bom!

Ken Follett mostra-se aqui, como tambem em Pilares da Terra, um escritor genial!

A história é passada na Idade Média, onde a disputa pelo poder e pela liberdade (em todos os sentidos) são muito grandes e frequentes.

Os personagens são bastante reais, o que me fez sempre sentir dó, ódio ou um carinho especial por cada um.

O final foi esplendidamente lindo! AMEEEI! *------*

Este livro me lembrou muito Pilares da Terra... Acho que pelo fato de a história acontecer no mesmo lugar e com os descentes dos personagens, como também pelo fato de a história começar com um acontecimento e apenas no final for revelado o por quê de ter acontecido tudo aquilo... Bem interessante...

Excelente!

Vida longa a Ken Follett! \O/

Guilherme 23/12/2009

Um livro excepcional
Poucas vezes me senti tão envolvido com um enredo quanto com o desse livro. Os personagens, os acontecimentos, a ambientação... é tudo feito magistralmente pelo autor.

As quase 950 páginas ficaram parecendo pouco quando terminei de ler. Já estou providenciando os livros que o antecedem: Os Pilares da Terra, vol. 1 e 2, cujos personagens são os ancestrais dos que protagonizam Mundo Sem Fim.

Vitor 27/11/2009

Livro por engano
Eu (minha mãe) comprei 3 livros no site da Saraiva e depois do dobro de dias esperando que eles chegassem, chegaram. Porém, não os livros que eu esperava. Entre os que chegaram por engano, veio esse. Mundo sem fim. Depois de reclamar com o SAC fui ver do que se tratava e comecei a ler agora. Se eu terminar vai ser o livro mais longo que eu já li o.o espero que consiga. Cinco dias úteis pra receber os livros certos. Consigo? :D

Maria Carolina 26/09/2009

Sem Palavras!
O Livro e Otimoo..escrito de uma forma facil de se entender sem muita descrição..!!

Um Livro q não e cansativo.A Historia e Intrigante cheio de suspense!Os personagens são cativantes...vc fica com vontade de entrar no livro e Matar o Ralf...Querendo ajudar a Gwendar a vingar dele pelas maldades que ele fez com ela!e Querendo q o casamentos de Merthin e da Caris se realize!

Adorei o Livro e recomendo para Leitura!!!!

Ka Castoldi 05/09/2009

Mundo Sem Fim é, para mim, uma análise do ser humano medieval, mas que continua tristemente atual.
Hoje podemos não resolver nossos problemas com as espadas, porém encontramos outros modos igualmente violentos.

Caris e Merthin tiveram um amor que é um verdadeiro exemplo do amor que resiste a tudo. Resistiu a mentiras, ao tempo, a a peste, ao convento e proincipalmente resistiu a determinação de Caris em ignorá-lo.
Ralph é um guerreiro´, não no bom sentido da palavra. Podemos vê-lo como síntese da vilania humana. Egoísta, maldoso, cruel, sanguinário. Personagem raro de se ver hoje em dia.
Já Gwenda... Ela me conquistou, admito. Uma mulher que ama. Ama sua família (e rouba por ela). Ama seu marido (e se entrega a outro por ele). Gwenda errou muito... Mas errou movida pelo amor. É óbvio que não justifica. Mas motiva.

Ken Follet criou uma obra histórica pra entrar pra história (não resisti ao trocadilho). Seus personagens são tão ricos, mesmo aqueles considerados secundários, como Godwyn e Griselda!

Aprendi muito sobre a peste que destruiu a humanidade na Idade Media. Porém aprendi ainda mais ainda sobre a peste que continua desolando a humanidade: a sede de poder.

stsluciano 11/07/2009

Narrativa envolvente (mas pega pesado na "anatomia")
Mundo sem Fim abrange um período de 34 anos: de 1º de novembro de 1327 à novembro de 1361, nas vidas de Caris Whooler, Merthin Fitzgerald, Ralph Fitzgerald e Gwenda Wighleigh – descendentes dos personagens do livro de maior sucesso do escritor, Os Pilares da Terra – que se conhecem durante a Feira do Velocino de 1327, e a partir de então têm suas vidas entrelaçadas depois de presenciarem uma perseguição a um cavaleiro. Os acontecimentos daquele ano, mais precisamente os ocorridos durante na Feira do Velocino, traça o futuro dos quatro, de forma trágica, tanto para a menina rica Caris Whooler, quanto para os filhos de um Lord em desgraça, Merthin e Ralph Fitzgerald. O livro relata a vida em um dos maiores vilarejos da Inglaterra naquele tempo, Kingsbridge, em como a sociedade tinha de ser subserviente ao clero, aos nobres, assim como as mulheres aos homens. Não há justiça aparente, e quem se atreve a buscá-la sofre as consequências das sanções impostas por lordes rancorosos e padres sem escrúpulos.

Não se pode negar que seja cativante, pois é. Acompanhar a vida dos quatro personagens principais e as transformações pelas quais passam ao longo da narrativa é fascinante, uma luta é desbravada a cada momento, e existem inimigos muitas vezes maiores que os próprios personagens, nas figuras mais improváveis, como o próprio orgulho, o medo, um pai, um tio ou as injustas leis. A vida não é fácil na Inglaterra do século XIV.

Por falar na narrativa, uma coisa que me incomodou um pouco foi o realismo, não sei se esse é o estilo de Follett, mas creio que nada se acrescenta num livro ao se descrever cenas de nudez ou sexo claramente e com um vocabulário um tanto quanto franco. Não era o que eu esperava encontrar num romance histórico, mas o fato me fez lembrar de um livro de Raymond Chandler – não me lembro o título no momento – onde Philip Marlowe cuidava de um escritor de romances históricos classificado por ele como baratos, daqueles com milhares de páginas, cenas de sexo explícito e vendidos a um preço baixo. Sinto muito Follett, seu livro se encaixa na descrição, apesar de eu ter gostado da obra como um todo.

Anna 28/01/2011minha estante
Concordo plenamente. O livro tem seus bons momentos, mas as cenas de sexo são um tanto chulas, com descrições escatológicas que empobreceram a obra!

stsluciano 29/01/2011minha estante
Anna,

É bem por aí. Sem as cenas de sexo - que me fazem pensar que Follet tem algum problema quanto a isso - o livro seria 5 estrelas.

Leprechaun 03/06/2011minha estante
Vejo que muita gente concorda com isso. De certa forma incomodou muita gente, me incluo neste grupo. Ele pode ter algum problema com isso, mas talvez seja pelo simples fato de atingir o leitor, por mais que talvez tenha sido desagradável. Pelo menos espero que seja por ai, mas que ele diminua isso nos livros futuros.

stsluciano 03/06/2011minha estante
Leprechaun,

Concordo com você. Pode ser uma tática para atingir o leitor - com uma bofetada, rs - e funciona, pois incomoda grande parte de seus leitores. O que é uma pena: a trama em si é ótima, e passaria ainda melhor sem esses percalços.

Leonardo Zanon 11/12/2012minha estante
Quando li as resenhas aqui no skoob antes de ler o livro, pensei que o livro descrevia cenas eróticas muito fortes, porém acho isso um comentário exagerado. Não acho que isso seja relevante numa obra tão bem escrita, achei as descrições das cenas de sexo super normais, reais apenas.