Mundo Sem Fim

Resenhas - Mundo Sem Fim

Vinicius.Thais 16/04/2021

Fantástica narrativa . Imperdível
Super recomendo!
Ken follet consegue superar Os pilares da Terra nessa sequência de tirar o fôlego

Carol 11/04/2021

Belíssima trama!
Até agora foi o que mais gostei de toda série Pilares da Terra. A narrativa em alguns breves momentos pode ser um pouco massante, porém temos grandes reviravoltas no desenrolar. Personagens cativantes com defeitos e qualidades à flor da pele: o egocentrismo do prior Godwyn, a astúcia do subprior Philemon, a racionalidade da freira Caris, a inteligência e amor do construtor Merthin deixarão saudades...
Rumo ao último livro de Kingsbridge, Coluna de Fogo!

Luana 07/04/2021

Segredo compartilhado
Quase vinte anos depois da publicação de ?Os Pilares da Terra'', Ken Follett retorna à cidade fictícia de Kingsbridge dois séculos após a construção da catedral, lançando a continuação Mundo sem Fim, em 2007. Em Mundo sem fim, a história se passa no período entre 1327 à 1361, perpassando os eventos da Guerra dos Cem Anos que compreendeu o período de 1337-1453 e, assim como em Os Pilares da Terra, temos a história da cidade envolvida em uma grande construção: a cidade, agora, precisa de uma nova ponte.

Quatro crianças têm seu destino interligado pelos próximos trinta anos quando presenciam um acontecimento. Quando Caris, Gwenda e os irmãos Merthin e Ralph saem em busca de diversão após a missa de Todos os Santos, não imaginavam que seriam testemunhas de um duplo assassinato e para a segurança de todos, decidem guardar esse segredo.

Uma das principais características que me fascina nos romances históricos do Ken Follett é a destreza em interligar personagens e fatos históricos com a ficção. Nesse novo romance histórico medieval, o autor traz temas mais atuais como o papel da mulher. Além disso, podemos contar com diversos outros acontecimentos marcantes da época como a Peste Negra, que dizimou boa parte da população europeia e a caça às bruxas. Outro ponto que vale citar que é muito trabalhado na história é a medicina e principalmente sua relação com a igreja, instituição essa que ditava as regras da sociedade naquele tempo.

Mundo sem Fim é o segundo livro da trilogia Os Pilares da Terra e, apesar de compartilharem o mesmo cenário, as histórias são independentes. Porém, em diversos momentos temos referências ao livro um da trilogia, devido a descendência de diversos personagens e a própria história da cidade. Apesar de conhecer a maestria do autor, senti nesse livro que tudo era ?mais do mesmo? e isso foi um ponto frustrante. Além disso, senti uma certa agonia em algumas reviravoltas, pois apesar das maquinações e conspirações serem bem arquitetadas, algumas eram óbvias demais. Apesar disso, eu amei conhecer a maioria das histórias.

Maitê Kp 30/03/2021

Duologia
Achei o segundo livro bom... cheio de reviravoltas. E o final não poderia ser diferente.

Nany Sousa. 30/03/2021

Magnífico e surpreendente como sempre!
Meu primeiro livro do Ken Follett foi ?Os pilares da terra?, amei e quis conhecer mais sobre o autor. Adoro suas histórias pois sempre tem reviravoltas inesperadas. É ? em cima de ?. Adorooooo. Sem conta a época que se desenrola a história. História tipo medieval me fascina. Indico demais tanto o livro quanto o autor. Agora partiu ?Coluna de fogo? pra vê o fim dessa saga! ??????

AnaLaura 29/03/2021

Envolvente
Tão envolvente quanto os Pilares da Terra. Tão atual com uma pandemia que devassa o mundo. Romance com encontros e desencontros ditados pelas regras da igreja e dos mais poderosos.

Cdmm 18/03/2021

Diário da peste.
Bem apropriado para o momento atual, o livro se passa 200 anos após os acontecimentos de " Os Pilares da Terra". Os personagens principais são muito parecidos com os personagens principais do livro anterior. O que importa é que parece um relato bem fidedigno da vida privada e das instituições na Idade Média durante o evento da Peste bubônica, o que enriquece as tramas.

Letícia 09/03/2021

A capacidade do Follett de nos contar a História através de pessoas comum é sensacional.

Em Mundo sem fim seguimos a vida de Merthin, Ralph, Caris, Gwenda e Philemon. Um encontro ao acaso os une para o resto de suas vidas.

Sendo Merthin um construtor sonhador, Caris uma mulher a frente de seu tempo, não queria casamento para se tornar a propriedade de um homem, por que ela tinha que escolher entre o amor e ter uma vida além do casamento?

Ralph que acredita que pode resolver tudo com violência.

Gwenda que teve uma infância dura e se tornou uma mulher forte e guerreira, mesmo tendo tudo contra ela.

Philemon, um homem inescrupuloso que fará tudo por poder.

Passamos pela peste negra com momentos devastadores, e briga por uso de máscaras por uma triste coincidência, parecido com o tempo presente.

Com muitas manipulações, altos e baixos, brigas, obras, Kingsbridge continua crescendo e se tornando importante.

Carol 09/03/2021

DNA dos antepassados se perpetuando...
Este livro narra o priorado de Kingsbridge 200 anos após Os Pilares da Terra, portanto alguns personagens possuem características similares a seus antepassados.
O final do livro faz você querer iniciar o livro II quase que imediatamente, e já estou achando este segundo bem mais emocionante. Ninguém segura a Caris kkkk!

Tom 07/03/2021

Pra manter a tradição
Pra manter a tradição, Ken Follet mandando bem nessa obra. Acho incrível como ele usa os fatos históricos em contraste com os seus personagens.

Dora 03/03/2021

Mais uma saga Kingsbridge
Kingsbridge continua a crescer 200 anos depois, mas a ambição, mesquinharia e crueldade estão à espreita, atormentando aqueles que pensam no bem maior. O priorado e nobreza tentam manter seu espaço num mundo em que artesãos e comerciantes se tornam mais importantes. Mas são os servos que sempre perdem.
Temos aqui novos personagens: os jovens/crianças Merthin, Caris, Gwenda e Ralph têm seus destinos entrelaçados por uma trama política, mas os quatro crescem e amadurecem criam laços ou os desfazem.
Ao longo da trama, há guerra e peste que alteram destinos repentinamente. Há também grandes injustiças que me deixaram desesperada. Há escolhas que eu entendo, mas que nunca faria e, claro, um final redentor.
Este é um romance longo, mas que prendeu a minha atenção. Quando terminou, eu sabia que não encontraria mais esses personagens e já estava sentindo saudades.

DeBem 25/02/2021

Eu amo Ken Follet
...um o livro simplesmente espetacular...
Excelente ritmo, viradas espetaculares, de tirar o fôlego da primeira até a última palavra da última linha.. personagens marcantes, vilões implacáveis, e heróis maravilhosos.. relatos históricos muito ricos detalhes...onde aprendi muito sobre esse período da história e surpreendentemente atual a respeito da pandemia (peste) atual.

Karina.Carvalho 15/02/2021

Outro livro do Ken Follet de tirar o fôlego.
Mundo Sem Fim é tão bom, ou até melhor que Os Pilares da Terra. Numa trama que te deixa muito envolvida, com narração de detalhará, mas sem ser um livro cansativo, Mundo sem Fim fica na lista dos meus livros favoritos junto com o anterior do Ken Follet.
Que venha A Coluna de Fogo!

fyveer 15/02/2021

Não sabia que eu era apaixonada por ficção histórica até conhecer as obras do Ken Follet, Mundo Sem Fim é o segundo livro que leio dele e estou ainda mais fascinada com a forma que ele entrelaça os eventos até chegar ao ápice.

A continuação de Os Pilares da Terra, por enquanto, está sendo tão boa quanto o primeiro livro ? 200 anos se passaram e a cidade de Kingsbridge se tornou um grande centro de negócios, mas a prosperidade tende a cair nas mãos de um regente ambicioso.

Prior Godwyn quer muito seguir os passos do Prior Philip, mas sua personalidade mesquinha e a desconfiança que gera nos monges faz com que os seus planos se tornem uma completa vilanidade.

Mais uma vez somos apresentados a mulheres fortes e também a tirania dos homens, uma das trajetórias que me deixa mais triste é a de Gwenda. Estou muito ansiosa para ver o que o futuro guarda para ela.