Bésame Mucho

Bésame Mucho Carlos Gonzalez




Resenhas - Bésame Mucho


24 encontrados | exibindo 16 a 24
1 | 2


romulorocha 31/07/2021

Besame mucho, de Carlos Gonzales - Nota 10/10
Carlos Gonzales é um médico pediatra espanhol, defensor da criação de filhos com apego, teoria a qual explica neste livro.

Em Besame mucho, Gonzales tece críticas a inúmeros métodos e convenções sobre puericultura e cuidado dos filhos. Para o autor, filhos que tem suas necessidades atendidas e respeitadas desde a mais tenra idade, não só se tornam seres humanos mais conscientes, como livres e independentes. O autor contesta ainda o uso de métodos behavioristas para o castigo, punição e ?aprendizagem? de comportamentos ?sociáveis?. Para Gonzales, tais métodos ao invés de prevenir adoecimento psicológico nas crianças, são responsáveis por tais.

A teoria da criação de filhos com apego ainda tem sido pouco difundida e infelizmente poucos pais têm acesso a ela antes de terem filhos. Acaba-se por reproduzir os ?padrões? behavioristas, onde, segundo o autor, as crianças são tratadas como sujeitos passivos, inferiores e sem direitos, apenas deveres.

Besame mucho deveria ser um livro obrigatório, não só para pais e mães ou que almejam ser, mas para qualquer pessoa. Sua leitura certamente lhe trará algumas respostas e interrogações, bem como exclamações. E talvez, todas elas sejam necessárias.

Trechos do livro:

? porque será que bater a um adulto se chama
violência doméstica, mas bater a uma criança se chama castigo físico?
? Os nossos filhos perdoam-nos todos os dias dezenas de vezes. Perdoam sem fingimentos,
sem censuras, até esquecer por completo o problema. Deixam de estar aborrecidos muito mais rapidamente do que nós.
? Creio que as crianças, como os adultos, choram para comunicar, para pedir ajuda. Normalmente, quando estamos sozinhos, choramos em silêncio ou sorrimos em silêncio. Choramos alto ou rimos a gargalhada quando estamos acompanhados, quando alguém nos consegue ouvir. As crianças choram para que lhes façamos algo, não para que as olhemos impassíveis. E se nós nos sentimos melhor depois de chorar, não é por termos eliminado substancia toxicas, mas porque o choro provocou uma reação em quem nos rodeia, porque nos consolaram e cuidaram de nós.

#resenhasdoromulo
#besamemucho
comentários(0)comente



Taci 23/11/2018

Mais amor por favor
O autor defende a criação com apego, dando mais ênfase ao afeto do que à disciplina. Nos mostra q crianças que se sentem amadas se tornam adultos mais seguros e confiantes de si!
comentários(0)comente



Jamila.Terra 20/05/2022

Cativante
Li esse livro quando estava grávida. Depois dele tive uma perspectiva completamente diferente sobre criar um filho. Absolutamente lindo, cativante e afetuoso! Recomendo pra todo mundo que quer rever o afeto nas relações com a prole
comentários(0)comente



Thaís 21/06/2022

Eu amei o livro. As explicações evolutivas e fisiológicas do pq as coisas são como são no binômio mãe-bebe são incríveis.
Só me fez ter mais certeza de q estou trilhando o caminho certo.
comentários(0)comente



ELIZALVERNAZ 17/01/2023

Criação com afeto
Médico Pediatra, Dr Carlos Gonzales, autor do livro, defende a criação dos filhos com afeto. Prática que, felizmente, vem sendo melhor difundida e aceita em nossa sociedade atualmente.

Ao longo do livro, o autor expõe diversas teorias já publicadas em renomadas obras ao longo dos tempos e traz novas perspectivas sobre cada uma, explicando os motivos os quais devemos desconsiderá-las.

Cama compartilhada, desfralde, castigos, jardim de infância, mimos e birras, entre outros temas relevantes em qualquer maternar são tratados por Dr Carlos.

Por se tratarem de temas que estou sempre buscando me atualizar, senti falta de algo novo na leitura. Mas isso não diminui em nada a qualidade do que li.

Penso que esse deveria ser um livro para toda gestante, tentante, mãe e/ou educadora ler na vida!
comentários(0)comente



Escritora Li 21/02/2023

Um ponto de vista
Assim como o autor ironiza e faz pouco de outros autores, gostaria de lembrá-lo que ele também tem um ponto de vista. Quando vejo divergências, gosto de ler os dois lados para não me precipitar. Li livros de ambas as teorias sobre criação, sono e amamentação e tirei pra mim o que acho que melhor se adequa a minha realidade de vida.

Entendo que faça comparações com bichos e homem primata, mas vale lembrar que a mãe que hoje busca "dormir" também trabalha demais em dupla ou tripla jornada, que é sola, que tem outros filhos pra cuidar sozinha etc. Então a vida se tornou bem mais complexa a ser analisada do que apenas com comparações biológicas ou comportamentais (que são válidas mas não se encerram aí).

É importante entender as necessidades do bebê, mas dentro de um novo contexto também percebermos como ajudar os novos pais.

Amor nunca pode faltar, carinho, colo e atendimento pronto a suas necessidades. Mas a mãe deve usar sua intuição e se munir de várias informações para desenhar à sua maneira a forma de maternar.

A essa mãe tentante devemos respeito, afeto e carinho, pois cada uma a sua maneira sabe a baita guerra que enfrenta todo dia. E não é mais a guerra das cavernas.
comentários(0)comente



Ana Lu 28/03/2023

Um tapa na cara
Não se deixe enganar pelo título e pela imagem dócil da capa. Esse livro, escrito por um médico espanhol, dá um verdadeiro tapa na cara em muitos ditos "especialistas" em infância. Com o intuito de defender os interesses da criança, o autor traz dados históricos e científicos que desmentem o senso comum irresponsável da sociedade ocidental. Com uma linguagem acessível e sarcástica, ele mostra que situações como dar colo, amamentar, dormir no mesmo quarto e atender sempre ao chamado da criança se tornaram formas de julgar as mães e principalmente os bebês, chamados de mimados e manipuladores. É, em essência, um livro que diz fundamentadamente o que não fazer na criação dos filhos. Excelente, vale a leitura.
comentários(0)comente



Longa 15/05/2020

Desconstrução
Muitos conceitos, praticamente todos os que eu tinha estabelecido em minha cabeça a respeito da criação de um filho foram desconstruídos, moldados, modificados. Recomendo muito pra quem está passando ou pretender passar por essa fase.
Leitura fácil. Conceitos muito bem argumentados. Você termina o livro com uma perspectiva de criação de seu filho extremamente diferente, no mínimo mais afetiva e carinhosa.
comentários(0)comente



Thayna.Pollheim 28/07/2024

Para criar os filhos com amor
Livro excelente para criação de filhos genuinamente com amor. O autor traz referências de artigos científicos para desmentir certos mitos populares que permeiam a puericultura.
comentários(0)comente



24 encontrados | exibindo 16 a 24
1 | 2