Bésame Mucho

Bésame Mucho Carlos Gonzalez

Resenhas - Bésame Mucho

Lucimara 27/05/2021

Não curti
O livro em si parece ser bom, a proposta é ótima, mas não me senti envolvida na leitura, nem curiosa ou informada.
Acredito que verei muito expectativa, pois vi muitos relatos de mães que leram e curtiram muito... pode ser que por eu já ter lido muito sobre educação de filhos, tenha influenciado.

Anderson 03/04/2021

O livro abre a mente! Eu, sendo um futuro pai consigo agora ter uma visão melhor de como criar uma criança, não através de palmadas e "ditadura", mas sim através de conversa e amor, trazendo uma experiencia muito melhor e saudável para está nova fase da vida.

Giovanna 08/09/2020

Escolha seu lado
No início do livro Dr. Carlos já deixa claro que a obra tem um partido quanto a criação de filhos. O livro fala de forma um pouco irônica de métodos de criação os quais o autor abomina, também é cheio de comparações de como tratamos crianças hipocritamente, a obra possuí em parte referências científicas, mas em sua maioria se trata apenas de bom senso e humanidade.
Recomendo essa obra a todos pais recentes ou futuros pais que pretendem criar seus filhos com bases no apego seguro, amor, carinho e empatia, mesmo sabendo que infelizmente a maior parte da sociedade ainda não está preparada para desapegar do autoritarismo e da criação com base fascista que temos reproduzido.

Longa 15/05/2020

Desconstrução
Muitos conceitos, praticamente todos os que eu tinha estabelecido em minha cabeça a respeito da criação de um filho foram desconstruídos, moldados, modificados. Recomendo muito pra quem está passando ou pretender passar por essa fase.
Leitura fácil. Conceitos muito bem argumentados. Você termina o livro com uma perspectiva de criação de seu filho extremamente diferente, no mínimo mais afetiva e carinhosa.

Taci 23/11/2018

Mais amor por favor
O autor defende a criação com apego, dando mais ênfase ao afeto do que à disciplina. Nos mostra q crianças que se sentem amadas se tornam adultos mais seguros e confiantes de si!

Katyane 16/01/2018

Se pudesse escolher, como você gostaria de ser criado/educado?
Gonzalez, pediatra espanhol e pai, nos proporciona uma excelente reflexão sobre a forma como tratamos as crianças. Ele fala sobre limites, autoridade dos pais, autoritarismo, palmadas e também aborda alguns mitos que nutrimos sobre as crianças, tais como "crianças são manipuladoras". Em linguagem acessível e com exemplos diversificados, o livro nos proporciona uma boa análise sobre como as crianças merecem ser tratadas. E caso haja alguma dúvida, elas merecem ser tratadas com respeito e amor, assim como todos nós queremos ser tratados.
Excelente leitura para todos que convivem com crianças.

Juliana Ribeiro 23/02/2017

Inspirador
Gostei muito desse livro. Recomendo para mães e pais, mas também para outros adultos que convivem com crianças.
Carlos Gonzalez defende uma criação afetuosa.
Segundo o autor, atualmente deixamos de seguir nosso coração em nome de teorias comportamentais, que sugerem métodos para assegurar que a criança durma a noite inteira, coma tudo que for colocado no prato, entre outras atitudes desejáveis.

O pediatra é um pesquisador e defende suas ideias com sério embasamento teórico. Nao tenta parecer neutro, muito pelo contrário, declara seu posicionamento logo no princípio do livro.
" O livro que você tem em mãos não busca o 'meio-termo', mas toma claro partido. Este livro parte do princípio que as crianças são essencialmente boas, que suas necessidades são importantes e que nós, como pais, devemos a elas carinho, respeito e atenção."

Está dividido em três capítulos. No último ele expõe teorias das quais discorda. Achei esse trecho um pouco cansativo, pois para refutar as teorias Gonzalez se vale de inúmeras pesquisas e dados científicos, o que acaba tornando a leitura menos fluida. Mas acho que é um capítulo importante do livro.

Os dois primeiros, no entanto, achei maravilhosos. Uma leitura fácil e com trechos bem humorados, porém consistente e questionadora.

"Éramos filhos e agora somos pais. Passaram tantos anos, mas tão pouco tempo que às vezes nos surpreendemos com a mudança de papéis. De repente vemos a nossa própria infância e nossos próprios pais sob uma nova luz. Olhamos para nossos filhos e nos perguntamos que dia, que frase, que aventura ficarão gravados na sua memória para sempre. Que dores ficarão cravadas em sua alma e que alegrias guardarão como um tesouro.

Os dias mais felizes do seu filho estão por vir. Dependem de você."

Carla 02/09/2016

Livro maravilhoso!!
Escrito pelo pediatra espanhol Dr. Carlos González, nunca imaginei que um livro pudesse ter um impacto tão forte na maneira que entendo os bebês e as crianças. É um livro que trata da criação com apego e revela a verdadeira essência das crianças e como, muitas vezes, elas não são compreendidas e como podem, por isso, ser tratadas de forma equívoca. Ele mostra um caminho para a criação dos filhos com muito amor e aborda diversos aspectos da criação, como por exemplo cama compartilhada, amamentação e o sono. Hoje, depois de ler o livro, percebo mais claramente as reais necessidades afetivas dos bebês e das crianças, então acredito que Bésame Mucho é um livro primordial não só para os pais, como para qualquer pessoa que convive com crianças. Recomendo demais. Cinco estrelas. :)
Paula 09/09/2016minha estante
Quero leeeeeeeeeer!!! :)