Meu Coração e Outros Buracos Negros

Meu Coração e Outros Buracos Negros Jasmine Warga

Resenhas - Meu Coração e Outros Buracos Negros

Camilly 14/05/2023

Basta uma faísca?
Esse livro é bem reconfortante pra quem já lidou com a depressão, a escrita é simples, a leitura flui muito bem e em muitos momentos eu quis agradecer a autora por colocar em palavras o que eu senti por muitos anos da minha vida.

dito isso, ele definitivamente não é perfeito, minha principal crítica é que tudo acontece rápido demais, em uma semana o amor "cura" a protagonista e eu não sei se essa é uma mensagem tão legal assim de se passar. Eu entendi que a ideia é que basta uma faísca pra mudar a cabeça de alguém mas isso podia ter sido desenvolvido melhor, com mais calma.

eu também senti que ficou no ar essa coisa de que pra ter depressão você precisa ter passado por algo horrível, quando na verdade não é bem assim, sua vida pode ser literalmente um comercial de margarina, transtorno mental não escolhe ninguém a dedo não.

enfim, as últimas páginas me deram uma sensação de abraço quentinho, sabe? então da pra dizer que o livro entrega o que promete, uma mensagem de esperança

@estantedajulia 29/04/2023

Sensível e pesado

Aysel tem 16 anos e muitos problemas com os quais lidar. O pai está preso por um crime bárbaro, a mãe em uma nova família na qual ela não consegue se adaptar, a garota também não possui amigos na escola e todos a conhecem como a filha do assassino. Agora ela vive diariamente com o medo de ter herdado do pai o gene ruim que o transformou em um criminoso.

Já Roman é o garoto que aparenta ter tudo, uma boa família, amigos e está no time da escola. Porém, as aparências enganam. Por dentro o garoto está quebrado. Um acidente destruiu não apenas a própria vida, mas também a sua família.

O que os dois têm em comum? Acreditam que o suicídio pode ser a chave de tudo. Ao se tornarem parceiros de suicídio, ambos pensam que um lado ou outro irá ceder e desistir. Mas, o que eles não esperavam é que mesmo com todos os problemas do dia a dia, ainda é possível enxergar alegria nas pequenas coisas.

Ao longo das páginas também somos apresentados as famílias dos protagonistas. Os pais de Roman são super preocupados, já família de Aysel mal a nota. A garota está visivelmente passando por sérios problemas, porém ninguém se importa e ainda parecem ter medo da jovem.

É bem pesado ler todas essas páginas e saber que a tristeza consome as pessoas até o ponto de elas não conseguirem acreditar que existe uma saída. Os motivos de ambos os personagens são completamente diferentes, mas para cada um deles, é o necessário para o fim. Mesmo com um romance sendo desenvolvido ao longo dos capítulos, a lesma preta (como é chamado no livro) não os deixa e nem o amor se faz capaz de mostrar que viver é muito melhor.

“Qualquer um que já esteve triste de verdade pode dizer que não há nada de bonito, literário ou misterioso na depressão. Depressão é como um peso de que não se pode escapar. (...) A depressão faz parte de você, está nos ossos e no sangue”.

site: https://www.instagram.com/estantedajulia

Carol 28/04/2023

Um universo de possibilidades
É um livro bem pesado. Não recomendo pra quem tem depressão e ansiedade. Pode ativar alguns gatilhos sobre o tema suicídio. A história é muito triste, mas faz a gente refletir sobre muita coisa. A autora nos coloca dentro da cabeça de dois suicidas em potencial, e que vão descobrindo ao longo da história que têm mais coisas em comum do que imaginam.

"As coisas que importam para o outro começam a parecer intrigantes, mesmo se forem banais quando se pensa de verdade nelas. Uma vez, li no livro de física que o universo pede para ser observado, que a energia viaja e se transfere quando as pessoas prestam atenção. Talvez seja a isso que o amor se resume: ter alguém que se importa a ponto de prestar atenção para que se tenha coragem de viajar e se transferir, fazer sua energia potencial cintilar até virar energia cinética. Talvez o que todo mundo precise é de alguém para percebê-lo, observá-lo."

Nicky.Cactopia 25/04/2023

Resenha
Já adianto dizendo que esse livro vai ser, sem dúvida alguma, a melhor leitura desse ano, isso se não for a melhor leitura da VIDA.

É incrível, simplesmente incrível, é tão intenso, eu me senti conectada de uma forma inexplicável, obrigada Jasmine por ter escrito essa obra de arte.

Todo mundo deveria ler esse livro, faz você entender sobre a depressão de uma forma impecável, para pessoas como eu, que, infelizmente, sofreram ou sofrem com essa doença, esse livro vem como um abraço quentinho em uma noite fria.

Carolina1093 25/03/2023

Pesado, amei
Tem um tema pesado? Sim, mas eu amei demaaais esse livro. Tem seus gatilhos, mas não são gatilhos que me afetam tanto, então consegui ler de boa, mas entendo que podem ter pessoas que precisam pensar bem antes de ler. Apesar disso, foi um livro que me fez bem, me fez lembrar outros livros de romance adolescente com frases inteligentes que eu sempre amei muito.

Ludi. 26/02/2023

"Uma vez, li no livro de física que o universo pede para ser observado, que a energia viaja e se transfere quando as pessoas prestam atenção. Talvez seja a isso que o amor se resume: ter alguém que se importa a ponto de prestar atenção para que se tenha coragem de viajar e se transferir, fazer sua energia potencial cintilar até virar energia cinética. Talvez o que todo mundo precise é de alguém para percebê-lo, observá-lo."

Aline 21/02/2023

Uma faísca
Esse livro tem GATILHOS: depressão, suicídio, ideação ao suicídio, bullying e etc.
Aysel é uma jovem de dezesseis anos que está apenas esperando a hora certa para acabar com a sua vida, porém ela não tem coragem. Ao visitar um site de suicídio ela conhece encontra Roman, que parece o cúmplice perfeito para seus planos. Eles fazem um pacto de suicídio, a medida que vai se tornando concreto a cada dia, Aysel percebe que a ideia de acabar com a vida é insuportável. Que tem muito para se viver. No entanto, seu pacto de suicídio torna-se mais concreto a cada dia, e a medida que o dia de acabar com tudo vai se aproximando Aysel de repente percebe que a ideia de terminar com tudo começa a parecer insuportável. Ela agora luta para fazer Roman perceber também. O livro é bem reflexivo, nós deixa uma mensagem profunda sobre o amor e esperança, fazendo com que pensemos que nada na vida é irreversível e todos nós temos nosso lugar no mundo.

Sandy 19/02/2023

Uma lesma faminta e sombria
Este livro fala sobre depressão e suicídio através dos pensamentos e ações de dois adolescentes. Apesar do tema extremamente difícil e delicado, a autora consegue imprimir leveza e sutileza à história.

Mais do que um relato, ele é um alerta. Não sei se pessoas em risco deveriam ler este livro, principalmente porque, como está na própria capa, uma faísca é o suficiente. O final do livro há uma mensagem de esperança e um certo conforto, mas o "clic" que aconteceu perto do final, quando a personagem principal muda de ideia, me pareceu muito rápido e automático, como se fosse fácil assim.

Eu senti várias lacunas na história. Senti falta de um relato mais profundo da relação familiar da protagonista, de interações maiores com seus colegas de escola, dos finais de alguns personagens. Como está seu pai? Como ficaram seus irmãos? Senti falta até do desfecho de um projeto de ciências. Alguns personagens, como seu padastro e o irmão do garoto assassinado, não chegam nem a ter um diálogo na história. Acho que o que eu queria mesmo era uma descrição de como foi o processo de recuperação. Eu terminei o livro pensando que teria um epílogo, mas não teve.

Em conclusão, eu gostei do livro, mas acho que poderia ser melhor, e isso me impediu de amá-lo.

mxnnu 16/02/2023

Faltou?
O tema do livro sempre me pareceu muito interessante, e talvez seja o fato de que eu pensava o mesmo e pesquisava o mesmo durante minha adolescência, tal qual Aysel e Roman.
confesso que chorei um pouco nos últimos capítulos, mas foi isso. sinto que faltou tanta profundidade no assunto e sobre algumas coisas citadas no livro, foram coisas tão rasas, meio bestas que talvez se eu ainda tivesse 14 anos teria adorado e teria me bastado. mas hoje, aos 22, praticamente formada em psicologia, o jeito que o tema foi aprofundado fez com que eu achasse bobo.
ela conhece o cara e em menos de 1 mês está curada da depressão e é isso? assim, tudo bem que precisava ser uma solução rápida para que não ficasse muito extenso, mas é literalmente de um capítulo para o outro. ela afastou toda a família dela e em 3 minutos ela conversa com a mãe dizendo basicamente um ?estou muito triste mãe? e acabou? queria TANTO ver ela e os irmãos se resolvendo, tanto que as outras coisas que ela fez e que foi citado (como o trabalho de física, o Roman voltando ao basquete) tivessem um final, algo que se lesse e pensasse ?ok, eles estão tentando?.
enfim, acho que poderia ter mais, ter sido finalizado melhor. mas não foi um livro de todo ruim.

agathinha :) 14/02/2023

Começou bom e se perdeu
Como alguém que também luta contra a depressão e passa pelos mesmos pensamentos da protagonista, senti mt conforto lendo esse livro. Mas, depois da metade, a história foi ficando meio corrida demais, ficaram muitas perguntas sem resposta, o final é até bem previsível, e eu passei muita raiva com o Roman praticamente o livro todo. Dito isso, a parte que mais gostei foi o fim que levou a protagonista, estava esperando que isso acontecesse e fiquei feliz que aconteceu, mas o Roman é insuportável em várias partes kkkkkk estava doida para que a Aysel se curasse e deixasse ele. Enfim, o final é razoável, mas muito jogado. Comecei o livro sem expectativas, então por isso não me decepcionei tanto.

Mai 12/02/2023

Uma faísca pode mudar tudo?
Aysel é uma garota que, devido a alguns acontecimentos marcantes da sua vida e como ela pode ser um reflexo deles, acha que não tem mais motivos para viver.
Roman, seu parceiro de suicídio, acha o mesmo.

O que eles não contavam era que a convivência entre eles e o compartilhamento de sentimentos iria mudar o rumo das coisas. Pelo menos não um deles.

Crítica aos personagens: egoísmo ao sentimentos do parceiro - obrigação de seguir com um plano lesivo mesmo não identificando-se mais com tal.

Elogio ao enredo: amei como a história se desenrola e ensina, podendo ajudar pessoas que pensam e passam pela mesma situação.

Leve e fluido. Adorei ?