Walden

Walden Henry David Thoreau

Resenhas - Walden

Lorayne.Stinguel 27/03/2022

Esclarecedor e reflexivo
Eu peguei esse livro para ler, devido ao filme "na natureza selvagem" ser o meu favorito. Imaginei uma grande crítica à sociedade, e encontrei-a, mas em poucas partes do livro. A grande maioria foi realmente a experiência dele no lago Walden. Acredito que tenha conhecido uma pessoa parecida com Henry (ao menos 1%), e como diz no apêndice do livro "eu o amo mas não gosto dele". É realmente difícil que nossas mentes tão fechadas possam compreender uma pessoa assim, mas errado ele não devia estar.

Felipe863 15/03/2022

Sobre viver de forma simples e autoconhecimento.
Livro escrito no século XIX e atual. O autor nos conta como foi viver sozinho próximo às margens do lago Walden durantes dois anos de sua vida. Construiu sua própria casa, recebeu visitas de todos os tipos de pessoas, refletiu sobre a natureza, meditou... Fiquei maravilhado com a leitura desse livro, sua conclusão é ainda mais surpreendente. Super recomendo a leitura.

Eloisa 27/02/2022

Cansativo, porém interessante
Confesso que não foi uma das minhas melhores leituras, foi algo bem cansativo de se lê. Eu adoro autobiografias, me cativa bastante, mas nesse livro foi tudo ao contrário.

De alguma forma, o tema me deixou bastante animada, afinal de contas, quem deixaria a civilização e construiria uma casa na floresta? Isso é pra poucos afinal.

Walden é um livro que é dividido em vários capítulos, aonde aborda a vida de Henry David Thoreau, alguns capítulos são bem interessantes, ele fala sobre economia, alguns vizinhos próximos, e como ele gostava de pescar no lago Walden. Mas a maior parte do livro tem uma leitura bastante cansativa, e repetitiva. Era frustrante lê 10 páginas sobre como ele retratava os peixes do lago, ou a forma como o lago ficava lindo quando chegava o inverno.

Mas apesar disso tudo, foi um livro que eu li razoavelmente rápido, pois fiquei num dilema se eu abandonaria o livro, ou se continuaria e formaria uma opinião geral do livro. Bem, eu resolvi terminar.

Mas apesar de tudo, em Walden abordou um tema que eu gosto muito, que é o Minimalismo. Afinal, era isso que Thoreau era, ele literalmente vivia com o essencial (apesar que o modo de vida dele é bastante radical).

Mas no geral, creio que seja isso. Não leria esse livro de novo, e também seria difícil eu recomenda-ló.

Tânia 02/02/2022

Um livro escrito por um observador do mundo, por olhos atentos. E com certeza é um livro para ser lido muitas vezes pela sua riqueza de detalhes. Thoreau me possibilitou uma viagem inspiradora. :)

"Só amanhece o dia para o qual estamos despertos. O dia não cessa de amanhecer."

LetAcia.Franck 20/10/2021

ISSO NÃO É UMA RESENHA
Fui com altas expectativas e aconteceu o que na maioria dos casos é previsto neste sentido: um balde de água fria.

O livro é arrastado, detalhista em aspectos que não me interessam, o que tornou a leitura cansativa demais.

Alguns trechos com frases que devem sim ser levadas em conta, mas nada que me faça querer reler o livro. Ao menos não por agora. Talvez não mais. Whatever.

Os capítulos que mais gostei foram a conclusão (porque pasmem: é legal) e o que trata da vida do autor.

Eu sei lá. Demorei pra caramba e não consegui aproveitar quase nada. Decepção literária de 2021, amigos.

Acson 05/10/2021

Bom para quem gosta da natureza
O livro é poético em parte e bem descritivo em outras. Em alguns momentos você lerá uma reflexão a respeito da vida Thoreau no tempo que ele ficou vivendo próximo ao lago Walden e em outros entenderá detalhes sobre o clima,os animais e até mesmo política e relacionamentos locais.
Em certos momentos se torna um pouco cansativo, especialmente pra quem não é muito fã da vida simples, ecologia e natureza em geral. Só que isso não macula a leitura ao ponto de ser ruim como alguns comentaram aqui.

bellabuffon 09/09/2021

Curioso?
Comecei a ler o Wolden por recomendação, sem ler sinopse ou saber nada a respeito. Foi uma história muito curioso, que gostei muito e me identifiquei em vários pedaços. O único defeito do livro é a prolixidade. Fora isso, muito bom e bem impressionante. Ainda válido (principalmente) nos dias de hoje. Se já tava difícil pra ele lá em 1800?. Imagina pra nós agora

Pedro 05/09/2021

Reconexão com a Natureza
Ler Walden foi uma experiência muito interessante para mim. Acredito que todos nós ja pensamos em algum momento sobre como seria se isolar da civilização e viver em meio a natureza, longe da tecnologia e dos centros urbanos. O que eu acho incrível da leitura é essa possibilidade de vivenciar coisas através das experiências de uma outra pessoa, e Thoreau faz muito bem o papel de promover a imersão nessa realidade da vida nos bosques.

Qualquer um poderia ter feito o que o autor fez, inclusive muitos outros fizeram. No entanto, os relatos em Walden são únicos, na minha opinião, por conta de dois fatores principais que estão interligados.

Primeiramente, o intelecto de Thoreau faz dele alguém que compreende completamente a realidade em que vive, de forma que soube escrever com clareza os motivos por ter escolhido morar na mata e era satisfeito com sua situação. Tanto que no instante em que percebeu que não poderia tirar mais proveitos desse estilo de vida, decidiu sair de lá. Ele poderia muito bem estar esse tempo todo na cidade se quisesse, mas o fato de ter escolhido com plena consciência e ter tido princípios definidos para ter ido morar na beira do lago Walden faz dele alguém que tem amplo controle e entendimento sobre seu caminho.

O segundo fator é uma consequência do primeiro. Por conta do autor saber muito bem o que ele quer com sua ida para a mata, cada passo dele é dado com muita apreciação pelo que ele está vivendo. Isso fica explícito nos relatos dele sobre a natureza, no capítulo sobre os sons dos bosques, seus depoimentos sobre a agricultura, o lago e os animais que o visitavam. Fiquei extremamente admirado pela forma com que ele vivia no presente, com uma filosofia próxima do zen budismo, ao mesmo tempo que se localizava tão longe do Oriente. A constante contemplação da natureza em Walden foi extremamente inspiradora para mim, sendo um lembrete do quão bonita é a vida em sua forma mais ancestral.

Por fim, o autor finaliza seu diário com um capítulo de conclusão que possibilita uma reflexão geral sobre sua experiência. Com resoluções próprias, ele promove um ensinamento atemporal sobre humildade e sobre viver com atenção no agora, confirmando meus pensamentos de que mesmo em uma era tão individualista e digital, ainda somos parte de uma mesma natureza selvagem.

Diogo 31/07/2021

Ode à natureza
É difícil falar de Walden. Este é um livro para ser lido aos poucos, ser apreciado e relido depois de anos. Thoreau não era um homem de sua época. De forma simplista, pode-se dizer que era um anarquista e, na medida em que desprezava o Estado, desprezava também as relações humanas fúteis. Como diz Waldo Emerson: 'penso que o rigor de seu ideal contribuiu para privá-lo de um grau saudável de convívio humano... nenhum companheiro imparcial mantinha relações afetuosas com alguém tão puro e franco'. Walden é, em sua maior parte, uma ode à natureza. Diante de suas observações, podemos dizer que Thoreau foi um botânico amador, bem como zoólogo, topógrafo e geólogo. Descreveu de forma minuciosa as bolhas de ar sob o nível de gelo do lago, a floresta ao redor de sua casa e a briga fatal entre duas formigas. Em meio às digressões de Thoreau, conseguimos pinçar sua filosofia de vida. Hoje em dia, podemos falar que Walden se enquadra na categoria de autojuda, mas com certeza não do tipo de autoajuda que figura entre os mais vendidos da livraria, como disse o autor no último parágrafo: 'Não digo que João ou José venham a entender tudo isso; mas este é o caráter daquele amanhã que o mero decorrer do tempo jamais fará alvorecer. A luz que extingue nossos olhos é escuridão para nós. Só amanhece o dia para o qual estamos despertos'.

Gab 19/05/2021

Um estilo de vida para ser contemplado!
Walden é um livro que realmente gostei, a mensagem que passa e a experiência do mesmo parece surreal e incrível, simpatizei com ele, Thoreau é um homem imperfeito mas convincente e convicto de seu modo de pensar, fica claro através da leitura isso e não é algo que vá atrapalhar muito (ao menos que vc não esteja aberto a opiniões fortes).
Mas queria aqui deixar que foi um livro arrastado DEMAIS! Em praticamente todas as minhas leituras eu fui me arrastando mais e mais em suas experiências (há algumas partes bem desinteressantes). Eu entendo que é um livro clássico e de época e eu tava aberta a esse tipo de livro, gostei bastante da escrita mas ainda assim foi uma jornada difícil ler ele, até acho que perdi muitos assuntos interessantes por conta disso, então foi um grande ponto ruim para mim.
Eu só não coloquei uma nota menor porque reconheço que o livro é bom, ele trás vários assuntos muito interessantes e eu gostei dele, então talvez eu releia daqui a alguns anos, quem sabe seja uma melhor experiência (apesar de eu estar de acordo com tudo oque eu disse nessa resenha). Recomendo pra quem quer se aventurar nessa experiência de Thoreau tão inspiradora e linda!

Dark Schneider 20/04/2021

Uma aula de filosofia, minimalismo e anarquia na prática.
Thoreau é meu filósofo "moderno" favorito, e esse livro é uma "autobiografia" dele, que na verdade não é uma autobiografia: é ele descrevendo sua visão de mundo, suas reflexões, e sobre o tempo que passou morando as margens do lago Walden nos Estados Unidos.

Thoreau, diferente de 99% dos filósofos que tem todas as soluções pros problemas dos outros, de como eles devem viver, aplicou sua maneira de pensar na própria vida: juntou uma mixaria, arrumou um lote num terreno bem isolado e foi viver à parte da civilização, sozinho. Ele é uma versão antiga desses programas tipo "isolado no Alasca", mas mais filosófica e com menos recursos... Muito menos recursos...

Ele narra em detalhes quanto dinheiro gastou na empreitada, como conseguiu o dinheiro, onde foi cada centavo, inclusive quanto em tábuas, pregos, telhas etc ... Era muito organizado, raramente precisava de algo da "civilização", salvo raramente querosene e pólvora.

Caçava, plantava e pescava a própria comida, e vivia muito bem obrigado... Seu único luxo eram os livros dos quais não abria mão. Uma existência humana reduzida ao mínimo necessário pra sobreviver, e pela alegria dele em descrever essa vida, ele viveu muito bem, e foi mais feliz que durante sua vida "civilizada".

Que inveja... Ele viveu a vida que eu gostaria de ter vivido, tenho sincera inveja da coragem dele.

E como filósofo, e filosofia é a mãe de todas as ciências, ele analisava e esmiuçava a realidade ao seu redor, inclusive citando as espécies de animas pelos nomes científicos, mediu a circunferência e profundidade do Walden e lagos ao redor, as estações do ano, e constantemente usa citações de livros que leu, e leu muito... O cara vai de Ovídio a Shakespeare, passando pelo Baghavad Gita, Confúcio, a bíblia, todos os poetas gregos, da renascença, oriente e ocidente... O cabra tinha bagagem ? ele acaba se perdendo um pouco nas descrições da natureza em redor e divagando sobre, o que torna a leitura lenta, coisa que segundo as palavras dele é um manjar: pra ele a leitura precisa ser difícil pra exercitar o cérebro, eu discordo, mas é uma das poucas coisas que discordo dele, o que é raro ?

O livro é uma aula de DIY, de anarquia (embora os anarquistas não sei pq não o conhecem, parece que anarquista bom só russo, mas quem sou eu pra falar ...), de filosofia, desapego, e minimalismo.

Já era fã do sujeito, só fez melhorar minha admiração por ele ?????

Ps: se gostarem dele, leiam "Desobediência civil" ?

Guilherme.Oliveira 19/04/2021

Interessante a leitura e a maneira como o autor desenvolve seus pontos de vista.
Penso que nos dias atuais é praticamente impossível o que ele propõe, mas, podemos tirar importantíssimas lições com esta obra, e, de fato, uma vontade de fazer tal como Thoreau fez...
Ladyliterando 20/04/2021minha estante
Li a sinopse e fiquei curiosa pra ler

Marta__A 08/04/2021

No livro o autor fala sobre sua experiência morando próximo ao lago Walden, vivendo de forma simples. É um bom livro, porém não achei uma leitura fluida pela linguagem do autor, o que é meio obvio, tendo em vista que é um livro antigo.

Ramon 23/03/2021

Esse livro comoveu-me de uma maneira especial, não só pela boa escrita de Thoreau, mas também devido à mensagem passada. Acho importante estudarmos sobre os valores pregados pelo livro, como a simplicidade, o auto-conhecimento e a importância da natureza, ainda mais no mundo de hoje, no qual há demasiado consumismo e uma relação por vezes distante do meio ambiente.