Walden

Walden Henry David Thoreau

Resenhas - Walden

Billy 29/08/2016

A bíblia da transcendência
O ano é 1845 (apesar de ser lançado somente nove anos depois), e o cenário é um país altamente industrializado, cuja essência perdeu-se entre a fumaça das fábricas e as vitrines de lojas. O autor, Henry David Thoreau tece amargas críticas à esse estilo de vida supérfluo e reflete sua própria existência, encaixado nesse plano onde habita. A ferramenta de sua reflexão é nada mais do que um retiro para um bosque nas redondezas da cidade de Concord, onde constrói uma cabana e sua própria horta, mostrando ao leitor como fugir do nascente capitalismo da forma mais autossuficiente possível.

André Coletti 04/09/2016

Inspirador
"I went to the woods because I wished to live deliberately, to front only the essential facts of life, and see if I could not learn what it had to teach, and not, when I came to die, discover that I had not lived." Com essa frase, Thoreau descreve sua principal motivação durante sua experiência de largar a caótica vida urbana, que tanto inspirou homens e mulheres a reformular suas visões de mundo. Uma das frases mais marcantes da literatura norte-americana, sendo citada em diversos livros e filmes, como pelo professor John Keating, interpretado por Robin Williams no longa Sociedade dos Poetas Mortos (1989). Um daqueles livros que nos motiva a largar tudo em busca de novos significados para a nossa existência, semelhante à sensação que se tem ao ver o filme Na Natureza Selvagem (2007).

Wellington V. 14/01/2012

"Tortoureau" -- Livro e autor vazios ao extremo...
Toureau decepcionou-me ao extremo. Nesse livro ele faz
justamente o oposto daquilo que eu supunha que ele deveria fazer:
falar em nome da Natureza e em favor dos animais. Bah! O desgraçado
simplesmente faz apologia da caça! Maldito! (risos)

Sinceramente, NAAADA de nem sobre "Tortoureau" me interessa mais.

NÃO recomendo a ninguém que tenha bons senso e gosto.

--> ATENÇÃO ANTES DE CRITICAREM, SEM TEREM LIDO CORRETAMENTE, ESTA RESENHA:

Procurando dar exemplos concretos do que eu disse na resenha, que possam os cavalheiros ler com atenção os trechos que seguem. Antes que comecem a criticar minha resenha, de forma pouco inteligente.

Seguem esses excertos abaixo:

"Talvez deva o meu estreito relacionamento com a natureza a essa maneira de viver e ao fato de haver-me dedicado à caça ainda muito jovem. Tudo isso introduz e grava em nós bem cedo um cenário que de outro modo seria pouco fami liar. Pescadores, caçadores, lenhadores e pessoas que passam a vida nos campos e bosques, integrando de certo modo a própria natureza, têm freqüentemente disposições mais favorá veis para observá- la nos intervalos de seus afazeres do que mesmo filósofos e poetas, que se aproximam dela já com expectativas. A natureza não teme exibir-se a eles. O viajante na pradaria é por natureza um caçador; nas cabe ceiras do Missouri e do Colúmbia, um captura dor a preparar armadilhas, e nas cataratas de St. Mary, um pescador."

e

"Não obstante, uma modificação já está se produzindo, em decorrência não de melhoria do sentimento humanitário, porém de maior, escassez de caça, porque, talvez o caçador seja o maior amigo dos animais caçados, mesmo se incluirmos a Sociedade Protetora de Animais.
De mais a mais, quando morava à beira do lago, desejava certas vezes variar de dieta, adicionando peixe. Na verdade, pescava pelo mesmo tipo de necessidade que impulsionara os primeiros pescadores. Qualquer sentimento humanitário que eu pudesse invocar, contra isso era totalmente artificial, re lacionava-se mais com minha filosofia do que com meus sentimentos. Só falo agora sobre a pesca porque durante muito tempo pensei de modo diverso sobre a caça e cheguei até a vender minha arma antes de partir para os bosques. Não que eu seja menos humano que outras pessoas, mas eu não percebi a que me deixava envolver pelo sentimentalismo. Não tinha pena dos peixes nem das minhocas. Era questão de hábito."

Que não me seja solicitado ir além. As duas citações acima apresentadas devem "falar" por si só.
Wellington V. 18/03/2012minha estante
Fim dos comentários a favor e contra o livro de Thoureau. Nada a declarar. A não ser que o livro, insignificante para mim, NÃO merece o menor comentário além da resenha em si que, por sinal, foi bem fundamentada.

O Estrangeiro 16/04/2013minha estante
Você tem que aprender um pouco sobre ambiantalismo real, leia Derrick Jensen.

Anni 22/08/2014minha estante
Tem interesse de vender o livro?

Acson 05/10/2021

Bom para quem gosta da natureza
O livro é poético em parte e bem descritivo em outras. Em alguns momentos você lerá uma reflexão a respeito da vida Thoreau no tempo que ele ficou vivendo próximo ao lago Walden e em outros entenderá detalhes sobre o clima,os animais e até mesmo política e relacionamentos locais.
Em certos momentos se torna um pouco cansativo, especialmente pra quem não é muito fã da vida simples, ecologia e natureza em geral. Só que isso não macula a leitura ao ponto de ser ruim como alguns comentaram aqui.

Lamboglia (@estantedotibas) 25/10/2018minha estante
Estranho porquê ele se afasta da sociedade para falar sobre a sociedade? Não há nada de estranho. Ele viveu em sociedade por muito tempo e se afastou por 2 anos. Ele já tinha uma noção formada sobre e apresentou um lado que muitos querem viver, mas abrir mão de tudo é complicado e é esse o ponto principal da jornada de Thoreau. O livro apresenta muito mais do que isso. Tem vários aprendizados....

Rodrigo Santos 22/08/2014

Um grande reflexão acerca dos valores humanos
Fiz a leitura desse livro descompromissadamente, e não tenho conhecimento de alguma influência deste para o pensamento humano. Dessa forma, os comentários abaixo refletem tão somente a opinião de um leitor de primeira viagem.

Henry Thoreau decide se mudar para um bosque e levar uma vida simples, longe dos excessos da vida burguesa, sobrevivendo daquilo que ele próprio cultivava.
Vemos os relatos dos dias em que passara construíndo sua morada, da forma como conseguia seu alimento (cultivando seus vegetais e consumindo aquilo que a natureza oferecia) e de como se distraía na companhia da vida em volta de sua casa.
Há intrigantes reflexões acerca da maneira como o homem moderno levava sua vida (a saber, o homem do século XIX). É defendido que não se precisa de muito para sobreviver, e que todo o luxo e riqueza não passam de banalidades. Há de ser possível levar uma vida tranquila apenas com aquilo que é necessário para tal: alimento; uma casa que cumpra com sua função de refúgio, com a mobília básica, dispensando tudo que tem utilidade unicamente estética; roupas que cumpram com sua função de proteção contra o frio; entre outras coisas necessárias à sobrevivência.
Após essas reflexões, o autor se propõe a expor sua experiência vivendo longe da cidade, sem companhia humana, em uma casa no meio de um bosque.
Tem-se relatos a respeito das leituras que fez e de como elas às vezes se tornavam dispensáveis, visto que a própria vida em alguns momentos era o bastante; de sua solidão, que ele nega ter sentido (ele ainda oferece sua visão a respeito disso que chamam de solidão); das visitas que recebia, e de como por vezes eram interessantes, pois quase nunca eram superficiais; de sua plantação de feijões, que ele gostava de cultivar por conta de sua curiosidade em observar a terra produzindo leguminosas ("fazer a terra se afirmar em feijões e não em capim — eis o meu trabalho de cada dia"); do lago Walden e dos outros lagos dos arredores; da sua experiência como homem caçador; entre outros tantas ricas divagações.

Walden não é um livro para entreter ou distrair. Por ser bastante poético, é rico em detalhes, e apesar disso ser importante para se ter uma noção de como eram seus dias vivendo daquela forma, a leitura se torna por demais cansativa em alguns momentos. Entretanto, vale muito a pena lê-lo e refletir sobre os valores do homem e sua relação com a natureza que o abriga.

Da conclusão oferecida por Thoreau - pra mim, a melhor parte do livro -, temos grandes ensinamentos e conselhos dignos de nota. Termino com um trecho dessa conclusão:

"Com a minha experiência aprendi pelo menos isso: que se uma pessoa avançar confiantemente na direção de seus sonhos, e se esforçar por viver a vida que imaginou, há de se encontrar com um sucesso inesperado nas horas rotineiras. Há de deixar para trás uma porção de coisas e atravessar uma fronteira invisível; leis novas, universais e mais abertas começarão por se estabelecer ao redor e dentro dela; ou as leis velhas hão de ser expandidas e interpretadas a seu favor num sentido mais liberal, e ela há de viver com a aquiescência de uma ordem superior de seres. A medida que ela simplificar a sua vida, as leis do universo hão de lhe parecer menos complexas, e a solidão não será mais solidão, nem a pobreza será pobreza, nem a fraqueza, fraqueza. Se construístes castelos no ar, não terá sido em vão vosso trabalho; eles estão onde deviam estar. Agora colocai os alicerces por baixo."

site: http://etudoqueeusei.blogspot.com.br/

MauricioTiso 01/09/2019

A solidão do livre
Thoreau de fato nunca quis agradar a ninguém e também não escreveu Walden com esse fim. Mesmo Ralph Waldo Emerson, seu colega em vida, reconhece em seu discurso fúnebre dedicado ao amigo o peso que essa liberdade tem em sua relação com o outro.

Essa é a característica mais marcante do texto em Walden: a completa ausência de um lado, a total independência de um texto que não foi escrito para agradar, provocar ou intreter mas sim para compartilhar os mais verdadeiros e puros pensamentos de seu autor.

O livro começa com uma reflexão do modelo social da época (1845), atravessa com um relato da experiência de viver afastado desse modelo, passa por uma descrição detalhada da natureza e das épocas do ano na região de Concord-New England-USA, e termina com uma reflexão dessa experiência com o caminho antagônico que a sociedade de sua época toma.

A leitura apesar de ser fluida, por vezes é repetitiva, citando mais de uma vez as mesmas passagens como se fosse a junção de varios fragmentos de textos feitos ao decorrer da experiência.

Para mim, o maior ganho de atravessar todos os detalhes sobre a natureza constante dessa leitura e viver a experiência de quem antagonizou de fato, de maneira verdadeiramente anárquica e não retórica, com o status quo. Mergulhar nessa cisão e experiênciar os sentimentos de verdadeira liberdade e felicidade de quem seguiu seu caminho e não o caminho que esperavam que seguisse é muito importante para sua própria reflexão, é o verdadeiro modelo do Herói colocado na obra de Joseph Campbell.

Outro link importante de estrutura social que culmina com o que vivemos hoje é somar à percepção Ortega y Gasset em A Rebelião das Massas com a de Thoreau nesta obra. O que vivemos hoje não é o produto de uma geração ou tecnologia e sim o acúmulo histórico de diversas revoluções tecnológicas, muito mais profunda em um inconsciente coletivo.

Paulo Sousa 09/12/2019

Editora: L&PM
Páginas: 336
Classificação: 3/5

??????????????????
"Fui para a mata porque queria viver deliberadamente, enfrentar apenas os fatos essenciais da vida e ver se não poderia aprender o que ela tinha a ensinar, em vez de, vindo a morrer, descobrir que não tinha vivido? (Posição no Kindle 1516/26%).
walden não é exatamente um romance. nem tampouco pode ser resumido como diário experimental, mesmo contendo as experiências vividas pelo escritor americano henry david thoreau, que abandonou a vida confortável citadina e se estabeleceu numa cabana humilde às margens do lado que deu título à obra.
o objetivo do escritor era buscar a simplicidade e simplificação da vida: comer o que a natureza desse ou nas rudimentares plantações de batata que cultivou, beber da límpida água do lago, se perder na silenciosa observação de seu entorno. dessa experiência de pouco mais de um ano, seria escritas belas passagens que no livro são exploradas até com certo exagero em caudalosos parágrafos, o que não tira o valor da obra.
pensar na experiência de walden já é, para muitos, um desafio hercúleo. acostumados que estamos com a vida corrida, de certa forma confortável quando pensamos que temos tudo à mão, e envoltos em alta conectividade com nossos devices, de uma hora para outra se embrenhar na mata selvagem, ser envolvido pelos sons naturais dos animais e das árvores embaladas pelo vento, viver da prodigalidade, podem assustar o homem urbano moderno. mas não deixa de ser tentador largar tudo, ?chutar o balde? no bom português, e se consentir uma experiência de contato com a natureza não seria nada mal em tempos de tamanha algazarra interior.
walden, apesar de eu ter feito uma leitura demasiado longa, fragmentada e difícil por conta dos corridos dias acadêmicos em que me envolvi, serviu para pensar que o eclesiastes estava certo quando afirmava que ?tudo é vaidade?. ou seja, parar e se despojar de nossos frágeis monumentos de segurança por uma experiência em contato com o mais frugal da vida, certamente nos mostraria quão pequenos somos nesse cosmo imenso e misterioso. vale!

Côrtes 28/08/2022

Esperava mais
Sinceramente ficou abaixo das minhas expectativas, muito interessante ver a experiência de vida dele em Walden, porém tem momentos que ele narra coisas muito bobas e fúteis. Tirando isso achei ótimo, principal os poemas.

leitora pernambucana 15/07/2016

walden - ou a vida nos bosques.
Esse livro é autobiografico. Nele Thoreau relata o período que viveu afastado de toda sociedade. Mas recebia em sua cabana,poucos amigos mais íntimos dele. O livro tem vários paragráfos reflexivos,muitos pensamentos sobre alguns assuntos que Thoreau pensava e escrevia sobre os mesmos. Um verdadeiro transcendentalista,considerado rebelde,misógino e outras tantas coisas. Nos deixa nestas páginas relatos esplêndidos de sua vida na natureza!

Victor 03/04/2020

O pedantismo de Thoreau envenena a leitura
Li por causa de Into The Wild, curioso para ter contato uma das obras que influenciaram Chris McCandless/Alex Supertramp. As observações de Thoreau são narradas com um pedantismo e senso de superioridade, colocando-se como melhor do que as demais pessoas, que chega a incomodar. Dessa forma, fica explícita a influência sobre Chris, que, à sua própria maneira, dispunha de semelhante arrogância. Entretanto, o livro é recheado de boas ideias e quotes reflexivos para se levar para a vida.

Pr.Thiago 04/07/2020

OBRA NECESSÁRIA HOJE
Esta obra não permite que o leitor finalize a leitura da mesma forma como iniciou. Nos leva a reflexões profundas.

Horroshow 13/09/2015

Inteligente e reflexivo
Resenha por Mikael Nogueira

Em 1845, cansado com a sociedade americana atual devido ao crescente industrialismo e comercialismo, H. D. Thoreau resolveu tirar dois anos, dois meses e dois dias de sua vida para se isolar completamente em uma cabana à beira do Lago Walden. Durante esses anos de solidão, ele dedicou seu tempo para refletir sobre os mais diversos assuntos que nos cercam, originando uma das maiores obras já escrita.

No decorrer desse livro, somos inseridos nos pensamentos críticos e ácidos de um homem recluso que deseja evitar o mundo que tem se tornado supérfluo. Em sua escrita, se torna evidente de que sua intenção não era tornar a obra um sucesso literário. Beirando a divagação, Walden traz algo que se assemelha a um diário, onde ele depositou toda sua indignação, ideias desenvolvidas durante sua vida e, principalmente, ao tempo dedicado apenas às vozes de sua cabeça em seu período de isolação social.

(... Leia mais no link abaixo)

site: http://bloghorrorshow.blogspot.com.br/2015/09/walden-h-d-thoreau.html