Nova Era

Nova Era Paloma Brito

Resenhas - Nova Era

Malu Carvalho Rezende 26/04/2023

Leitura incrível, escrita fluida, personagens encantadores. Super recomendo. Uma fantasia incrível, com elfos, anões e muita disputa

Erica 25/04/2023

Nova era
"Você só será medíocre se quiser ser medíocre, Arien. A força está dentro de você. Explore, deseje."

Comecei esse livro em uma leitura coletiva  sem muitas expectativas, mas até que achei a proposta bem interessante.

Gostei bastante do começo mas no decorrer dos capítulos foi ficando tudo muito parado, problemas que poderiam ser resolvidos logo demoraram uma eternidade, enquanto outras situações que achei que tomaram mais tempo aconteciam sem muito desenvolvimento.

Além disso, muitas coisas ficaram sem explicação nesse livro, sei que sendo uma trilogia, geralmente as coisas não são explicadas logo no primeiro livro, mas terminei o livro sem entender muita coisa sobre os poderes e conflitos.

Não é um livro ruim, mas não prendeu a minha atenção depois dos capítulos iniciais.

?Depois da tempestade sempre vem a calmaria, Arien. Não quer dizer que não haverá mais tempestades. Quer dizer que tempestades sempre passam?

Adriana 25/04/2023

Fantasia diferente
O primeiro livro eu curti , amei cenário , ainda tem muita a se descobrir os porquês.
Mas estou gostando da estória e espero me surpreender no fim

Jooy 24/04/2023

Muito bom!
Assim como todo livro de fantasia, fiquei perdidinha no começo, mas logo comecei a pegar a história. Tem um tema muito legal, adorei a trama e os personagens. É um livro gostosinho e confortável de ler, tornando a leitura ainda mais rápida.

Mahh 24/04/2023

Ameiii
Cara que livro bem construído,com personagens intensos,uma trama boa de mais que faz você não conseguir se desgrudar da leitura.

Lívia Stocco 24/04/2023

Um ótimo começo de saga!
Uma boa abertura para uma trilogia de fantasia, com direito a seres místicos, poderes surpreendentes e planos diabólicos para algo ainda misterioso. A protagonista teve que aprender a parar de se desmerecer (ainda que não tenha conseguido isso plenamente) e, no final, nos deparamos com um caminho novo e mais sinistro que ela deve seguir junto com seu par.
Achei intrigante a história do aías, e só de ela existir, já indica que sim, haverá guerras para o seu lado, quer vc queira, quer não!
O livro 2 promete!

Ariadene 24/04/2023

Muitoo bomm
O livro "Nova Era" é o primeiro da trilogia de mesmo nome, da autora Paloma Brito. A história se passa em um universo de fantasia, habitado por elfos da luz, que estão sob constante ameaça de ataques de uma outra raça de elfos. A protagonista é Arien, uma elfa que busca encontrar seu Aías, um parceiro de guerra que é essencial para que os elfos possam se tornar guerreiros completos.
Gostaria de elogiar a criatividade da autora na criação do mundo e dos personagens. Destacam-se aqui o conceito de Aías, almas irmãs que os elfos possuem, e o personagem Calion, o Aías de Arien, que é um contraponto perfeito para a protagonista.
Arien é uma personagem humana e com uma grande síndrome do impostor, o que pode torná-la muito identificável para muitos leitores (Eu por exemplo rsrs). A narrativa é envolvente, cativante e instigante, com mistérios que deixam o leitor curioso para saber mais.
No geral, é um livro emocionante e inovador, com uma história bem construída e personagens cativantes. A conclusão é bem fechada em todos os pontos que trabalha, mas deixa um ótimo gancho para a continuação. Se você busca uma experiência inesperada e fantasiosa, esse é o livro certo.

Patricia637 23/04/2023

Lindo
Nova era é o primeiro livro da trilogia de mesmo nome e se trata de um romance de ficção que se passa em uma floresta onde vemos criaturas mágicas e mitológicas.
Nesse primeiro volume é contada a história de Arien uma elfa branca e Calion que é sua alma irmã.
Achei a trama bastante interessante e terminou deixa já a preparação para o segundo volume, que já guardo para ler.
Super recomendo para os amantes de aventura e ficção.

Carol Leto 23/04/2023

O início de uma nova era
Nova Era é um livro envolvente de fato, com personagens que te faz ir do amor ao ódio. A leitura é fluida, daquelas que te faz ler mais e mais. Arien é uma protagonista insegura, as vezes é difícil defendê-la, mas eu gostei do desenvolvimento dela no livro, por mais que algumas coisas não foram 100% resolvidas e nem superadas, mas estou ciente que têm mais dois livros pela frente para deixar a nossa protagonista forte e impoderada como seu Aías leão. Calion é o meu personagem favorito, eu gosto da intensidade dele, de como ele faz tudo pela Arien. No começo eu queria dar uns cascudos nele por ser burro como uma porta! Mas isso passou rapidinho, quando ele foi conhecendo melhor a Arien. O livro é curtinho, uma leitura rápida e gostosa, eu super indico Nova Era, ainda mais se você gosta de mitologia Nórdica.

Soraya.AbraAo 23/04/2023

Fantasia Nacional surpreendente
Amei o livro de uma forma que o li em apenas um dia. Ver o crescimento e descobertas de Arien só me fez querer ler mais. Amei a escrita de Paloma e amei demais essa saga.
Por mais livros brasileiros de qualidade como esse por favor!

Sandra - @abcdobichano 23/04/2023

Eu queria começar dizendo que li esse livro desejando uma máquina do tempo para enviar ele para a eu do passado, na época em que estava doida com elfos (nem sei o porquê) e não conseguia encontrar livros sobre elfos que me interessassem. Esse livro tem exatamente tudo o que eu mais gostava.

Em Nova Era nós primeiramente conhecemos um pouco da história do universo onde tudo se passa. Somos apresentados a uma batalha entre os deuses, que acabou ocasionando na divisão dos elfos em dois grupos, os elfos da luz foram abençoados pelos deuses com terras férteis e uma ligação entre dois elfos para serem companheiros de batalha, os Aías (espero que tenha dado para entender). Isso provocou ódio e inveja nos elfos negros, então vou dizer assim), dando início a uma nova guerra.

E já vou dizendo: amei o universo apresentado. Tanto a ambientação, quanto como são os elfos (aqui eles não são criaturas apenas com habilidades em arco e flecha, como é no imaginário popular), tudo me interessou muito e espero conhecer muito mais nos próximos livros (e como terminou Nova Era, tenho certeza que isso vai acontecer). Os toques de mitologia nórdica, para mim, deixou tudo ainda mais interessante! (Eu adoro mitologias, mas não entendo muito da mitologia nórdica, foi legal descobrir coisas novas!).

Nós seguimos a história acompanhando a Arien, uma elfa da luz que ainda não conheceu o seu Aías e tem um poder que segundo ela própria é inútil. Eu tive alguns probleminhas com a Arien, muitas vezes eu simplesmente não conseguia concordar com as atitudes dela, então eu passei um pouquinho de raiva com ela. Além de que no início eu não conseguia aceitar a implicância que ela tinha com o próprio poder, porque ao meu ver (e do resto das pessoas do livro) o poder dela é incrível. Mas com o passar da história, conhecendo mais sobre a personagem, o ambiente em que ela vive e tudo o que ela passou eu consegui compreender melhor a Arien.

Percebi que ela foi evoluindo de várias formas durante a história e quero muito ver mais da evolução dela no próximo livro.

Eu fico com dúvidas se eu deveria comentar sobre outros personagens, fico com receio de ser spoiler. Resolvi falar brevemente sobre o alguns: Calion, não vou falar quem ele é, mas eu passei metade do livro com vontade de socar ele (peguei um pouco de ranço) e a vontade só melhorou quando apareceu um outro personagem que me dava mais raiva (bem mais, não dá nem para calcular). Entretanto ainda estou curiosa sobre Calion, acho que ainda tem muita coisa para ser descoberta sobre ele e sua família. Os meus personagens favoritos foram o Maggo e o senhor Bargon, não quero falar muito por motivo de spoilers, mas o último foi uma surpresa para mim, não achei que ele teria alguma presença importante na história, acabei gostando dele. E queria conhecer mais sobre a Eirien, acho que eu teria gostado dela.

O romance não foi exatamente a minha coisa preferida no livro, mas não sei se isso tem mais a ver com o romance do livro ou comigo mesma, até porque romance não anda sendo minha coisa preferida em livros ou filmes. Porém o romance foi uma das coisas que me fez pensar que eu iria adorar se tivesse lido a um tempo atrás, pois eu adorava um romance no meio das fantasias (livros só de romance nunca fui muito fã) e no final achei o casal fofinho, eu teria surtado com isso em outros tempos.

Mas, é claro, que não é só romance que tem no livro. Em Nova Era também presenciamos aventuras e muitos mistérios. Alguns até já descobrimos a solução, mas ainda tem muita coisa grande sem resposta (e dois livros pela frente). Não preciso nem dizer que já quero todas as respostas agora, né? Sou dessas curiosas. E gostei muito da forma como a aventura é apresentada, aos poucos, enquanto vamos nos acostumando com o mundo, a sociedade e as formas de poder.

A maneira que Nova Era terminou me deixou com promessas de novas descobertas e aventuras!!

_bbrcam 23/04/2023

O que dizer?
Preciso olhar a classificação indicativa, mas pelo que li aparentemente é uma fantasia para um público mais jovem. Acho que a narrativa é um pouco superficial em relação a algumas partes, mas tem uma escrita tão gostosinha que eu acabei relevando. eu entendo MUITO os dilemas da protagonista e acho que a autora foi muito feliz nesse caso, o que me fez compreender todas as ações dela, porque faziam muito sentido com a criação e situação dela. Ninguém nesse livro se tornou forte do nada, achei muito interessante esse desenvolvimento. Quero ver como os personagens vão se mostrar nos próximos livros!

LeMoraes_ 22/04/2023

[...] "Eu queria ser livre"
Nesse primeiro livro da saga, conhecemos esse mundo e os mistérios que a protagonista Arien está envolta.
Em alguns momentos não gostei muito das decisões que a protagonista tomou e espero que nos próximos livros a Arien amadureça. Me incomodei um pouco com o jeito que o Calion mudou drasticamente no começo do livro, uma hora ele parecia odiar a Arien e querer matá-la, e do nada, ele mudou e passou a ser extremamente protetor com ela? Na minha visão, a mudança dele ocorreu rápido demais, isso é claro dando ênfase que não tem um ponto de vista dele durante a leitura, tornando impossível se ter uma noção do que ele sentia realmente.
Tem uma personagem secundária nesse livro que de odiar passei a amar, e torço para não está errada sobre a índole dela, espero que ela tenha mais visibilidade nos próximos.
Espero que a autora tenha uma solução para se livrar de um personagem sem acabar levando junto a Lauriel. ?
Estou bem ansiosa para descobrir os mistérios que envolveram a narrativa nesse livro, porém não tiveram solução (ainda).
Portanto, minhas considerações finais são: recomendo o livro gostei da criação do universo, o livro é bem escrito e a escrita é fluída.

Camila Gondim 21/04/2023

Uma ótima fantasia nacional!!
Pra quem curte fantasias nacionais, indico demais esse livro. Uma leitura bem leve e rápida de ler, personagens bem trabalhados, porém achei que o romance poderia ter tido um melhor desenvolvimento. Mesmo assim vale muito a pena a leitura!