Reivindicação dos Direitos da Mulher

Reivindicação dos Direitos da Mulher Mary Wollstonecraft

Resenhas - Reivindicação dos direitos da mulher

Marcia 18/03/2024

Minhas impressões sobre o livro
Chegando do final do sec XVIII onde estive conhecendo a vida das mulheres e suas dificuldades em se posicionar, em ter voz ativa pois eram muito limitadas. Alguns homens até chegavam a questionar se a mulher tinha alma!!??
Mary Wollstonecraft foi uma mulher muito destemida que enfrentou toda sociedade machista escrevendo e publicando esse livro. Denunciando, esclarecendo e cobrando repeito e igualdade de gênero. Esse " livro denuncia a exclusão das mulheres do acesso a direitos básicos no século XVIII, especialmente o acesso à educação formal"
Uma grande mulher, revolucionária e corajosa.
Leitura muito importante para conhecermos a vida e as dificuldades que as mulheres enfrentaram nessa época. Vemos o que já conquistamos e sabemos que ainda falta muito.
A escrita é formal, não foi uma leitura fácil pra mim mas gostei bastante.
Recomendo a leitura a todos!
Valeu!!

Anna 20/12/2023

Acho q eu n tava mto na vibe então achei meio chato e com coisas óbvias, apesar de não ter sido óbvio pra época? importante pra história do movimento mas não acha nada a mais que isso

ThAmis.Pinheiro 15/08/2023

Impactante
Fiquei impactada ao ler essa obra de 1792 e ver que ainda tem ideias atualíssimas. Um dos primeiros escritos do pensamento feminista.

Arlete.Lety 29/07/2023

Leitura chata e cansativa
Leitura densa e cansativa. Muito bem escrito, vocabulário muito culto, ótimas citações e referências, mas poderia ser mais resumido. Tão denso que quase desisti no meio do caminho. Enfim, não condiz com o meu gosto de leitura.

Cris Bombom 27/06/2023

O começo do livro é interessante mas depois da metade acaba ficando um pouco chato e ela acaba fugindo algumas vezes do assunto, e tem muitas partes que parece pregação kkkk, mas fora isso tudo, é um bom livro documental.

Jubis 23/02/2023

Mary Wollstonecraft e os direitos da mulher
Não tem nada mais certo para definir esse livro do que as palavras SIMPLESMENTE ATEMPORAL. Uma leitura difícil, porém fascinante.

Jana 26/01/2023

Apesar de não ser escrito com linguagem rebuscada, em muitos trechos tive dificuldade de entender o que ela queria dizer. Outros trechos pareciam uma pregação cristã por citar muito a importância da religião. Óbvio que por ser uma das pioneiras que se levantaram pelos direitos das mulheres 100 anos antes de a palavra feminismo ser criada, o livro tem sua importância e valor histórico. Mas como conteúdo e teoria não traz algo impactante, apenas lança as bases para as futuras teorias.

Lilia.Tranin 04/11/2022

Feminismo
Mary Wollstonecraft Foi tema do meu TCC, então sou um pouco suspeita pra falar sobre esse livro. Bom, pra começo de conversa não é uma leitura fácil. Estamos falando de uma linguagem do século XVIII. Contudo, vale a pena. A ousadia dessa mulher me fascina.

Caroline Vital 07/10/2022

Ótima leitura para conhecer o início da luta feminista
Como é do século 18, então é bem desatualizado sobre a luta feminista. Porém, alguns pontos ainda são discutidos.

A leitura é rebuscada e cansativa, mas valeu a pena.

Estefany 09/08/2022

Razão
Essa é a obra fundadora do feminismo. É aqui onde surgem todos os germes. Desde a questão igualitária até o que chamamos hoje de ideologia de gênero (de forma bem sutil, mas dá para perceber). Por isso ele é um livro necessário para qualquer pessoa que queira estudar o feminismo.
___
A queixa da Mary neste livro é preponderantemente sobre a educação. Ela reclama que as mulheres de sua época eram lamechas e pouco virtuosas, e que isso se devia à sua educação - ou à falta dela. "Na luta pelos direitos da mulher, meu principal argumento baseia-se neste simples princípio: se a mulher não for preparada pela educação para se tornar a companheira do homem, ela interromperá o progresso do conhecimento e da virtude; pois a verdade deve ser comum a todos ou será ineficaz no que diz respeito a sua influência na conduta geral. Como se pode esperar de uma mulher que ela colabore, se nem ao menos sabe por que deve ser virtuosa? A não ser que a liberdade fortaleça sua razão, até que ela compreenda seu dever e veja de que maneira este está associado ao seu bem real. Se as crianças têm de ser educadas para entender o verdadeiro princípio do patriotismo, suas mães devem ser patriotas" E como iluminista confessa que era, Mary achava que a razão, o conhecimento, transformaria as pessoas em seres melhores, quase perfeitos.

Geanne 21/07/2022

Uma obra fundante do pensamento feminista
Importante para as reflexões feministas iniciais. Traz a perspectiva da época e críticas ao modo com que as o mulheres viviam. Conteúdo denso.

Leticia.Strehl 04/07/2022

Ardente solidão por Rosa Montero

Shú 01/05/2022

Um belo tapa na cara, eu diria.
De fato revolucionário para a época.
Mary pode muito bem ser um exemplo de feminista cristã, algo que muitas pessoas hoje em dia acredita não ser possível existir... mas é, sim, possível.
Ela expõe nesse livro a ignorância das mulheres de sua época CAUSADAS pela forma como foram criadas e oprimidas pelos homens e argumenta, usando "o papel da mulher" na sociedade da época, como uma educação igualitária previniria a insensatez, a estupidez, a inferioridade mental e física, e também as falhas matrimoniais e maternais das mulheres. Ela se opõe e crítica várias vezes autores como Rousseau, com seus pensamentos machistas, no decorrer desse livro.
Há diversos erros em seu discurso obviamente inerentes à época sendo, portanto, "desculpavéis".
Considero uma leitura de extrema importância para nos lembrar de como costumava ser antigamente e como a luta feminista hoje trás ainda algumas coisas daquele tempo e adquiriu também novas cores e força.

Melancia 24/04/2022

Tive que ler os mesmos textos umas duas vezes para entender? Sim.
Mas foi uma leitura boa, bastante interessante... valeu a pena me sentir burra durante quase todo o processo ?

Lara 31/03/2022

Mulheres ignorantes
É interessante ver como no século 18 a vida das mulheres era diferente e como em 300 anos mudou bastante
As mulheres tem muito o que conquistar ainda mas esse documento histórico mostra que estamos indo no caminho certo