Mar absoluto e outros poemas

Mar absoluto e outros poemas Cecília Meireles

Resenhas - Mar absoluto e outros poemas

J R Corrêa 09/02/2018

Mar Absoluto e outros poemas
A história de Cecília começa antes de seu nascimento. Inicia-se nos Açores, onde nasceram seus antepassados. E essa memória intrínseca à sua alma fora inspiradora para quase toda a sua obra. A beleza e o silêncio do mar foram enriquecidos com os mistérios e o lado obscuro da morte - revelando uma poesia mística, lírica e serena. Mar absoluto e outros poemas é um dos principais livros da poeta, que o escreveu entre as décadas de 1930 e 1940, e certamente um dos mais importantes momentos da poesia brasileira de hoje e de sempre.

O significado de "Mar absoluto" pode ser o de mar total, ou mar sem limites e mar infinito; mas é mais exato pensar que sua significação seja indeterminada. Darlene J. Sadlier, professora da Universidade de Indiana, propôs que esse título pode sugerir diferentes ideias, como a do passado heroico dos navegadores portugueses, avós e tios de Cecília; a grandeza, a profundidade e a liberdade, opostas ao cotidiano que a autora chama de "mesquinho formigar do mundo".

Valnikson 11/12/2016

1001 Livros Brasileiros Para Ler Antes de Morrer: Mar Absoluto e Outros Poemas
Cecília Meireles, além do notório trabalho poético, foi ensaísta, cronista, folclorista, tradutora e educadora. A dedicação às letras foi reconhecida por diversos prêmios importantes recebidos pela escritora ainda em vida, com a crítica especializada e o público cativo perpetuando seus escritos e a consagrando como um dos maiores nomes de nossa literatura. Sua produção aparentemente se voltava mais a uma universalização de sentidos, mesmo marcada pela forte verve testemunhal e memorialística, servindo-se de dilemas históricos e do seu contemporâneo. A coletânea 'Mar Absoluto' evidencia uma lírica carregada de musicalidade, melancolia e virtuosismo verbal, assinalando-se como uma das obras mais relevantes da autora carioca. (Leia mais no link)

site: https://1001livrosbrasileirosparalerantesdemorrer.wordpress.com/2016/11/25/79-mar-absoluto-e-outros-poemas/