Stonehenge

Stonehenge Bernard Cornwell

Resenhas - Stonehenge

Aribra 12/06/2009

Gosto de romances históricos, neles se aprende o que teria horas de estudos em compêndios de história chatíssimos com datas e eventos importantes. O mais importante neste tipo de leitura é quando o autor não cai em devaneios e misticismos. Conta a história como humano e não se desvia do que o ser humano seria. Bernard Cornwell neste romance consegue dar uma verossimilhança aos eventos históricos da construção de Stonehenge como se estivesse lá (há 5 mil anos atrás). Vê a natureza e tudo ao redor como os humanos deveriam ver naquela época e fala como se estivesse realmente vivendo em 3.000 A.D. É uma capacidade raríssima nos autores deste tipo de romance. Livro muito interessante e que mostra a capacidade de alguns seres humanos serem visionários em sua época, apenas estes, com suas visões conseguem mudar o mundo, mesmo o mundo não sendo o que realmente eles vêm e as mudanças não serem exatamente o que eles interpretam, pois visões são interpretadas através da manifestação das coisas que vemos no mundo e o mundo que se via a 5 mil anos atrás deveria ser bem estranho, por isso o valor de Cornwell, de conseguir se colocar em um Mundo sem as nossas superstições e visões modernas do que deveria ser. Muito embora, hoje ainda temos visões bem tacanhas que chegam a deixar os personagens de Cornwell racionais demais.

Jan 04/03/2009

Um dos livros mais perfeitos q ja li na minha vida! A história é fantástica, TUDO é fantástico na criação de Cornwell! Ele narrou de uma forma tããão boa q não consegui parar de ler enquanto não vi o fim do livro. RECOMENDADÍSSIMO! Principalmente pra quem é curioso e gosta desse tipo de história, da humanidade, e tal...

skambare 09/02/2011minha estante
apesar de gostar muito de Cornwell (sim, você é a responsável por isso), não gostei muito desse livro, sei lá, achei muito monótono...

haran 07/02/2009

Impressões pós leitura
O romance de Bernard Cornwell promove uma saga muito bem elaborada sobre o surgimento do que hoje conhecemos como Stonehenge, e em sua estória riquíssima em detalhes, com cenários e personagens descritos em minúcias, temos a atenção presa, com reviravoltas muito bem projetadas e absolutamente verissímeis, o que torna o conto algo como um pseudo registro histório dessa construção que tanto nos intriga. A forma como são descritas as crenças e os fervores religiosos é primaz, bem como as conspirações políticas.
Uma leitura excelente e sem dúvida um dos melhores e mais interessantes livros que já li.

Bruna Sassi 04/02/2009

Certamente não é o melhor dele...
Foi o primeiro do Bernard Cornwell que li. Achei o enredo bem fraquinho e meia-boca, mas ainda recomendo MUITO pela nota histórica no fim dele, que vale todo o preço do livro. :)

mura 06/04/2010minha estante
Tu escreveu que o livro vale a pena pela noto histórica no final. Não vale a pena ler só a nota histórica, então? :)

Shaftiel 18/01/2009

A história é interessante e os personagens bastante profundos, mas o livro se estende demais começando a ficar cansativo. Ainda sim, é Cornwell. O autor mostra-se muito eficiente mais uma vez.

renanklopper 22/01/2009minha estante
Quero ler logo este!!!

Pedro Marins 08/01/2009

Provavelmente nunca saberemos o que realmente aconteceu para hoje termos aqueles círculos de pedras que chamamos de Stonehenge. Embora isso seja verdade, a versão apresentada por Bernard Cornwell aqui se baseia em estudos e suposições, e traz um possibilidade fantástica. A briga de uma família, a loucura de um homem e o amor de outro tornaram possível a construção de um templo magnífico, como nunca antes imaginado, para o Deus Sol.

Se essa história fosse a real, com esse livro pode-se dizer que ela foi muito bem contada.