Stonehenge

Stonehenge Bernard Cornwell

Resenhas - Stonehenge

Rafael 29/01/2010

Sinto apenas uma coisa quando leio um livro de BERNARD CORNWELL: inveja. Daria um braço para escrever como esse cara. Sempre os adjetivos certos, nos momentos certos, da maneira mais apropriada. Minha paixão pelo mito de STONEHENGE me fez comprar este livro sem nem ao menos saber do que se tratava. Eu sou assim, meio doido quando o assunto é um livro inédito, hehe.
Adorei. Boa história, bons personagens. Final I N T R I G A N T E !
Vale a pena conferir, pessoal!

Nika 18/01/2010

AH! Finalmente férias! Não aguentava mais ter um Cornwell na estante olhando pra mim e me tentando e eu não poder sequer tocar nele!

Como eu já esperava, adorei esse livro. Me impressiono com o jeito que o Cornwell escreve. Dessa vez ele mostrou menos batalhas, o que devo dizer, me deixou um pouco triste. Adoro o jeito que ele descreve um campo de batalha.

Em compensação, ele mostrou um lado mais rudimentar de construção. Eu odeio física, odeio qualquer coisa que se pareça com física (engenharia, arquitetura e afins). Acho uma coisa enfadonha, fria e crua. Mas devo admitir que gostei até das partes que mostrava como o processo todo teria sido feito, eu consegui visualizar tudo. E, claro, ia lendo e procurando imagens no google e em sites, o que facilitou muito a minha compreensão (sim, sou burra, oi!).

Um fato que gostei muito em relação aos personagens é que eles eram muito humanos, no sentido de que, eles não eram imutáveis. Em milhões de livros, vemos os personagens vilões sendo sempre vilões e sempre agindo da mesma forma, sendo inclusive, previsíveis. No entanto, aqui nós vemos diferença. Apesar de todos os personagens cultivarem sua própria linha de caráter, ela contantemente toma novos rumos.

Ah! Quase me esqueci. Como não há muitas batalhas, o autor compensa o sangue todo em sacrfícios, o que eu achei muito divertido. Porque ele os narra (os mais importantes, é claro) de uma forma tão bonita quanto as batalhas.

Enfim, mais um Cornwell muitíssimo recomendado.

ps: Não deixe de ler a Nota Histórica. Em qualquer livro do Cornwell, Nota Histórica é mais que bem-vinda.

Michelly 18/01/2010

BC é sempre surpreendente, mas bateu uma saudade das carabinas e dos arqueiros..

Daniel Ribeiro 10/01/2010

Envolvente, mas Meio Nojento (Desculpe Bernard)
Uma estória muito criativa a respeito do surgimento de Stonehenge numa época onde o homem ainda não forjava metais e os deuses eram responsáveis por tudo o que ocorria, fosse natrual ou não.
E é aí que a coisa fica meio "nojenta". O livro é forrado de sacrifícios, tanto de adultos como de crianças. Afinal, os deuses "precisavam ser aplacados ou agradados".
Mas no geral é uma narrativa bacana, que não cansa o leitor, apesar das 500 páginas do livro.
No final ainda existe um bônus onde o autor fala um pouco de suas pesquisas para escrever o livro. Para os curiosos é bem legal.
Infelizmente, eu particularmente prefiro versões mais "fantásticas" sobre a origem dessa formações, como a possível ligação com a Atlântida. Afinal de contas, já faz tanto tempo. Segundo o próprio autor é quase imposssível descobrir a verdade.

Ymir 23/12/2009

Stonehenge tem a escrita incrível de Cornwell, mas não consegue prender a atenção. Muito monótono e o personagem principal não conquista nossa simpatia.

Mesmo assim lí 200 páginas, por se tratar de um livro de Cornwell, cujos outros livros me fascinaram muito.

Não sei porque mas acho os livros de Cornwell escritos em terceira pessoa não tão bons.

Os escritos em primeira pessoa como as Crônicas de Artur não me deixam largar o livro um minuto.

leandro 07/12/2009

Expectativas atendidas
Um bom livro, em alguns momentos eu achei um pouco massante porque se trata sobre a construção da Stonehenge, então as vezes se gasta um pouco do tempo com a descrição de como o templo foi construído, mas logo depois me enchia de expectativas com a trama, o autor conseguiu imaginar como que, nos primórdios da humanidade um monumento daqueles foi levantado. Alguns já falaram, realmente não achei o melhor livro do Bernard Cornwell, mas vale apena ser lido, principalmente para aqueles que são fãs do autor, gostei e recomendo!

Luciano Bernardo 10/11/2009

Nhé!
O mais fraco dos livros do Bernard Cornwell.

Longo em demasiado e desinteressante.

Austen 09/09/2009

Maravilhoso!
Primeiro livro de Bernard Cornwell que leio, e já tenho vontade de ler outros!
Um livro com diferentes personagens, rico em detalhes e cheio de emoção, Stonehenge faz os leitores viajarem por uma época totalmente diferente da nossa.
É um estória tão bem contada, que faz você acreditar que os personagens realmente existiram.
Amei o livro, e recomendo a todos!

Rafa S. 31/08/2009

Sem dúvida alguma o que mais se destaca nesse livro é a narrativa extremamente agradável e “leve” com a qual foi escrito. Stonehenge é, ou ao menos foi para mim, um daqueles livros em que quando você se dá conta já leu 30, 40 ou 50 páginas sem sequer notar.

Outro ponto que me agradou foi a construção das personalidades dos personagens. O protagonista Saban tem uma personalidade virtuosa que, em contraste com as personalidades dos, por assim dizer, vilões, acaba fazendo com que o leitor torça por Saban.

O livro é bem centrado no tema que lhe dá título e possui bons momentos de ação e de certa tensão. Eu diria que o autor soube dosar bem certos fatores e sua obra não chega a ser um livro muito parado e nem com ação em exagero.

Os pontos “negativos” ( na realidade eu achei foi mais é divertido XD rsrs ), ficam por conta de duas passagens. Na página 94 ( calma que não é spoiler, lê sem medo heim =P ) uma personagem antes descrita como tendo apenas um dente, trinca os dentes ao fazer força ( O.o? ) Mas enfim, ela é feiticeira, então talvez a ela seja possível trincar os dentes mesmo tendo apenas um XD hauauhauhuh ( aposto que sou o único que notou uma baboseira dessas =/ rsrsrs ).

Já na página 418 um personagem descrito como cego na página 416, acena para descartar a cara de preocupação de outro personagem (o.O? ) Bem, esse não é feiticeiro >.< auhahuauhauha.

Mas enfim, eu não sei se esses detalhes são fruto da tradução “atenta” ou se o Bernard deu de fato aquela cochiladinha básica. O certo é que essas duas passagens em nada retiram a qualidade da obra, que com certeza será apenas o primeiro dos vários livros que irei ler desse excelente autor.
Marina 02/09/2009minha estante
hahahahahahah eu ri com as partes contraditórias! :p Só vc mesmo! rs

mario 13/02/2012minha estante
Rafa, estou começando a ler os livros de B. Cornwell este ano. Já li o condenado e a trilogia do Graal. Todos excelentes. Não lembro de ter notado neles falhas como as que vc apontou, mas vou passar a prestar mais atenção nos próximos. Pretendo adquirir agora as crônicas de Arthur e, tendo em vista a sua resenha, que considerei positiva, o stonehenge. Valeu pela resenha. Abraço, Mário.

Luisa 22/05/2012minha estante
Vou voltar a ler a resenha quando estiver lendo para reparar nessas páginas..rsrsrsrs estou querendo comprar esse livro antes de ler qualquer outro do autor, quero ler vários, mas adoro o tema e acho que é bom pra começar, concorda ?
quanto a Stonehenge acho difícil algum livro tirar da minha cabeça a idéia implantada pela Marion Zimmer em Os ancestrais de Avalon ( que é bem ficção mesmo, mas adoro), por isso mais ainda quero ler..

Gazineo 12/07/2012minha estante
Estas deslizadas que vc apontou, no mínimo, levam o leitor a concluir que Cronwell não empresta à sua escrita a atenção que devia. São falhas muito sérias!

Rafa 15/06/2020minha estante
Esse livro é maravilhoso. Amei a leitura.

Patrícia 19/08/2009

Definitivamente não é um dos melhores de Cornwell. Chega uma hora do livro que fica realmente cansativo, mas ainda sim é um bom livro para ler (com muita paciência).

Renan 18/08/2009

Muito bom, mas não se compara aos outros trabalhos de Cornwell.
Stonehenge é de fato muito bom, mas na minha opinião os outros livros de BC (Crônicas Saxonicas, Crônicas de Arthur, Busca do Graal, Aventuras de Sharpe) são melhores. Talvez isso se deva ao meu gosto, pois prefiro o tempo entre a época de Arthur e Napoleão do que a pré-história, que é o tempo em que se passa o livro Stonehenge. O livro retrata a construção do monumento Stonehenge e é interessante ver como a história de Cornwell é totalmente plausível.

Dora 06/08/2009

mistério
Nunca imaginei que uma população tão antiga pudesse ter tanto efeito hoje, ou sequer que pudessem ser tão "avançados"
Além disso, o livro mostra como a natureza humana nada mudou...

Leitora Viciada 18/07/2009

A criação de Cornwell é realmente fantástica!
Esse livro se passa mais ou menos 4000 antes de Cristo e mostra o relacionamento de tribos Neolíticas, batalhas e a construção fantástica de Stonehenge, um dos lugares mais curiosos do mundo atualmente. Não se sabe como Stonehenge foi criado nem para o quê. Mas essa criação de Cornwell é realmente fantástica!

O centro de tudo é a história de 3 irmãos e sua tribo: Saban, o mais novo, que só queria uma vida simples, uma esposa e filho e paz na tribo; Camaban, o do meio, aleijado e gago que nasceu com a marca da Deusa, (por isso foi poupado da morte pois todos os deformados eram mortos ao nascimento) que dizia falar com Deuses; Lengar, o mais velho que herdaria o comando da tribo, ganancioso, um guerreiro que só pensava em poder, tesouros e conquistas.

Além desses personagens existem outros, igualmente bem trabalhados.

O melhor desse livro é como ele é realístico, com os rituais de Paganismo, como eles estavam ligados a seus Deuses, como viviam naquela época, os feitiços, as histórias, as guerras... a violência é o ponto forte, com lutas, estupros, sacrifícios e muito mais. E o livro é muito bem construído, de forma que é um épico maravilhoso, interessante e mágico.

Merecia virar um filme.

Foi o primeiro que li do Cornwell e achei muito bom sendo que os fãs dizem ser o livro mais fraquinho dele.
Kaique 28/06/2014minha estante
não merecia virar filme e sim um seriado.

Keli 01/11/2014minha estante
Tb concordo q merece virar filme

Thiago Henrik 10/07/2009

Muito Bom
Ótima leitura, personagens com profundidade e interessantes, história imprevisível e cheia de reviravoltas. Mas depois de ler as perfeitas e geniais "Crônicas de Arthur" eu esperava mais de Stonehenge. Talvez o fato de o protagonista ser um construtor faz com que, em vez das batalhas com as quais nos acostumamos nos livros de Cornwell, o livro seja repleto de detalhadíssimos procedimentos de construção de templos e carregamentos de pedras...

Leo 10/07/2009

Muito diferente
Pense numa Sociedade aonde bebezinhos têm cabeças marteladas em consagração a Deus, aleijados são levados ao sacrificio, crianças para provar sua maioridade precisam matar enquanto são caçados...

De princípio o choque cultural é evidente e realmente nos faz repensar os motivos que levaram a pegar o livro para ler, mas aos poucos, o jeito fácil de escrever do autor nos transporta para o período neolítico aonde Deus-Sol estava em constante luta com a Deusa-Lua e seus seguidores se degladiavam em homenagens.

As inúmeras reviravoltas na vida do protagonista Saban, o filho do Chefe da tribo são deliciosamente apresentadas, hora na esperança de ser o novo Chefe, depois em sua vida como escravo até finalmente quando a paz se instala no seu coração e ele passa a ser um construtor (pedreiro?).

Cada sutileza impressa faz com que entendamos a maneira de viver, de pensar daqueles homens que mesmo com a falta de entendimento do mundo a sua volta conseguiam por meio da religião que os unia procurar a cada instante tomar as decisões corretas, buscar a felicidade e fazer o bem coletivo.

Em contrapartida também é mostrado que corrupção, ganância, busca pelo poder e maldade sempre estiveram presentes no espírito humano.

Uma lição de vida que nos mostra que a evolução da humanidade depende da busca interior de cada um de nós.