Vozes de Tchernóbil Svetlana Aleksiévitch

Resenhas - Vozes de Chernobyl

Nívea 20/10/2023

Vozes de Tchernóbil
Esse livro traz vários relatos de pessoas diversas desde professores, a liquidadores e suas esposas, crianças entre outros sobre o acidente na usina nuclear de Tchernóbil.
A obra me revelou vários sentimentos, acontecimentos e experiências sobre um acidente tão distante da minha realidade.

Como por exemplo, o questionamento sobre aqueles homens que foram chamados a aterrar vilas dentro da zona como se estivessem convocados a guerra se eles são heróis ou apenas vítimas, visto que algumas promessas, principalmente envolvendo dinheiro, não foram cumpridas e não valiam a pena o risco de suas vidas.Ainda nesse assunto, como alguns desses homens não desistiu de ir por uma honra de defender sua pátria.
Sem contar a questão de como o governo da época lidou com o problema tentando esconder a gravidade "para não gerar pânico".
Por último, relatos de pessoas que viram suas vilas se tornarem fantasmas do passado, crianças vivendo doentes mesmo não tendo nascido na época do acidente torna essa leitura forte, porém difícil.

Aqueles que tem interesse em conhecer mais sobre essa tragédia esse livro é uma das melhores obras que retrata sobre esse acontecimento sem transforma-lo em um espetáculo.

Renato 12/10/2023

Feridas que não se fecham
Não é nada fácil descrever a real dimensão do desastre ocorrido em 1986 na central atômica de Tchernóbil. Muito já foi escrito por especialistas sobre as causas técnicas e as falhas humanas que provocaram a tragédia e seus efeitos danosos sobre a natureza e sobre a população atingida.

Nesse livro a autora, como anuncia o título, inverte o lógica e dá voz aos atores involuntários daqueles dias terríveis quando sofreram, e ainda sofrem, diretamente suas consequências. São centenas de depoimentos em primeira pessoa, sem filtro ou romantismo, com pessoas simples, como lavradores, funcionários, professores e voluntários convocados às pressas para o trabalho sujo. Outras vozes são das vítimas incapazes de entender a mudança de suas vidas, destruídas ou marcadas para sempre com o rótulo maldito da radiação.

É um livro documentário que choca da primeira até a ultima pagina e que indiretamente expõe as fraquezas do burocrático e então já decadente estado soviético. É também um alerta sobre a arrogância da tecnologia e seus gananciosos exploradores.

Lucas 10/10/2023

Cru e sincero
Como é bom ler um livro que fala a realidade na sua cara, as vezes é o que mais prescisamos, comecei e acho que antes da pagina 50 eu ja tava em lagrimas, o sofrimento dessas pessoas e a forma como foram tratadas é dificil demais ate mesmo entender a preocupação do governo era tao grande com a aparencia com nao gerar panico que tinha material de proteção mas não distribuiam por causa que queriam passar a imagem que tava tudo bem, que falta de humanidade, que falta de alma... alguns relatos ficam com vc mesmo horas depois de vc ter lido, sensacional, esse foi um livro que eu acabei tendo que parar alguns dias pq mexeu muito comigo, muito bom, se vc tem interesse no que aconteceu em tchernobil eu recomendo muito, mas pisa fofo pq é impactante demais..

Pablo Santos 09/10/2023

Impactante
Estava vendo meus livros aqui cadastrados e passei por ele, e preciso escrever, apesar de já ter lido há um tempo, como esse livro é impactante. A autora traz relatos pesados e sensíveis sobre o acidente e te prende dentro de toda as histórias, são relatos reais, difíceis de ler e que ainda hoje me recordo.

É uma leitura muito significativa.

mari 06/10/2023

5 ??

?O que me interessa é a história da alma. A vida cotidiana da alma. Aquilo que a grande história geralmente deixa de lado, que trata com desdém. [?] O que me interessa é o pequeno homem. O pequeno grande homem, eu diria, porque o sofrimento o torna maior. Nos meus livros, ele próprio conta sua pequena história e, no momento que faz isso, conta a grande história? (A batalha perdida)

Eu sempre fui fascinada pelas histórias saídas das bocas de quem me criou e depois de quem eu encontrava, mas como descrever todas as nuances que me foram transmitidas por todos aqueles breves momentos de fantasia? Svetlana me mostrou como.
Escrever um livro que não é romance, mas também não é documento que também não é só um acúmulo de relatos? Escrever um livro que acumula a vida de algumas das pessoas que foram marcadas pela terra de Tchernóbil, que para além da tragédia sem precedentes, visceral e fora de alcance, foi o lar de muitas histórias, folclores, famílias, animais, comunidades.
Só de pensar que para eu estar escrevendo essa resenha eu tenha dado fim a minha leitura desse livro primoroso me da nó na garanta, o olho fica cheio de lágrimas. Svetlana apresentou Tchernóbil em sua infinidade e por isso acredito que esse livro nunca vai ter fim em mim.

Ademais, recomendo mais que tudo. Se você puder ler só um livro dessa autora ímpar, com certeza escolha esse!

Alana 06/10/2023

Sem igual
Difícil fazer uma resenha de um livro tão intenso! mais que um livro e mais que um registro histórico, se trata de um ensaio sobre a natureza humana, sobre a vida cotidiana sobrevivendo em meio a desastres inimagináveis. é duro perceber como a vida humana é tão frágil, como é deixava de lado perante interesses econômicos e políticos. e, também, como a magnitude dos desastres pode não ser percebida por quem está vivendo. acima de tudo, a autora nos mostra o impacto direto de tudo da perspectiva de diferentes espectros de participantes desse momento histórico, momento que perdura e viverá para sempre em todas as gerações descendentes. creio que nós jamais compreenderemos de fato tudo que se passou, o horror naturalizado consequência de Tchernóbil, especialmente nós ocidentais, mas, certamente, essa leitura nos tornará mais atentos e nos dará um panorama de tudo que aconteceu. é uma leitura dura, pois é desprovida do romantismo que maquia a realidade, mas extremamente impressionante? não entenda mal, a realidade, embora cruel, ainda remete ao amor, um grande e intenso amor em todos os testemunhos, seja pelos outros, seja pela pátria, mesmo que este último tenha sido fonte de ruína para muitos. impressionante, de fato!

?Eu tenho medo. Tenho medo de uma coisa: de que o medo ocupe na nossa vida o lugar do amor?

Gabriella440 04/10/2023

Mais uma leitura impactante de Svetlana Aleksiévitch.
A autora entrevista sobreviventes que viveram o desastre de Tchernóbil, nos trazendo uma rica micro história sobre o acontecido.

Tali Rodrigues 03/10/2023

A vida real superando a ficção
Em alguns momentos parece ficção científica, outras um drama e outras um grande apanhado de reflexões filosóficas.
Mas temos um em tudo um retrato de um povo e dos seus sentimentos que por mais que sejamos culturalmente diferentes somos iguais no amor e no medo!

Leandro 24/09/2023

Radiação
Esta obra conta com vários depoimentos de pessoas sobre o desastre na usinia nuclear de tchernóbil em 1986.
Muitas vidas perdidas no desatre, outras ficaram com problemas pro resto da vida por conta da radiaçao e tantas outras pessoas que foram retiradas de suas casas sem ao menos saber do real motivo do que tinha acontecido.
Um destaque para um relato de uma mulher chamado (uma solitaria voz humana) de cortar o coração.

Mari 23/09/2023

Incrível
A forma como a autora ouve a história de diversas pessoas em situações totalmente diferentes sobre o acidente em tchernóbil é tão delicado e ao mesmo tempo tão forte... Cada um, com sua experiência de vida particular interpreta o desastre de uma forma singular. De fato, ela não nos mostra a parte técnica da situação, e sim a parte humana daquele lugar e daquelas famílias.

Juju 20/09/2023

Uma solitária voz humana....
" Não sei do que falar... Da morte ou do amor? Ou é a mesma coisa?..."

Assim se inicia uma série de relatos de pessoas sobreviventes de Tchernobil!
São várias vozes que nos contam o que aconteceu no dia 26 de abril de 1986 quando o Reator 4 da Usina nuclear de Tchernobil explodiu!
Contam as suas reações, seus medos e sentimentos... as evacuações, a contaminação do ar, da comida, de tudo ao seu redor!
Falam sobre a morte de seus entes queridos, da morte de homens, soldados e voluntários enviados a Zona contaminada; a morte de seus filhos e filhas com câncer no sangue...

São relatos tristes, que causam indignação... Alguns são bem pesados.
A autora nos convida, por meio desses relatos, a saber o que realmente aconteceu tanto naqueles primeiros dias após a explosão, tanto nos anos seguintes...
Liquidadores, cientistas, químicos, agricultores, moradores de aldeias, crianças, esposas, professores, médicos e tantas outras pessoas de diversas profissões e níveis sociais , é que elevam suas vozes e nos contam suas histórias!

Vale super a pena a leitura!
Alex 20/09/2023minha estante
Excelente resenha. Eu gostei muito, exatamente por ela dar voz aos que não foram ouvidos.

Claraszs 11/09/2023

Realmente somos ar e não terra
Encontrei esse livro de forma totalmente aleatória, mas sinto que foi um achado. Isso porque, sair da bolha de uma vivência quase que totalmente pacífica como pessoa e como país foi um experiência de entender que não importa minha nacionalidade, no final, a emoção humana com o sofrimento coletivo sempre é algo mais forte. Li esse livro em pausas, já que em alguns momentos pedia que houvesse uma digestão do que tinha acabado de ler? foi me debruçar sobre histórias de pessoas que nunca conheci nesta vida, mas que me tocou profundamente e não só pela tragédia (se puder também usar esta palavra visto o que aconteceu), mas pela história de pessoas apaixonadas pela vida, pelas suas pessoas, pelo seu país, por uma memória que quase se extinguiu. Não é algo, assim, despretensioso esse livro, é pra tocar no fundo da sua alma humana, mesmo. eu e você não passamos por isso, mas muitas pessoas sofreram absurdamente com o acidente de 26 de abril de 1986. não só nos meses após, mas até hoje. é algo muito marcado e delicado.

esse livro me ensinou um pouco mais sobre a vida, tenho certeza.

Iago 02/09/2023

*Insira aqui seu palavrão preferido*
É cruel, brutalmente real e transcendentalmente sensível. Uma perspectiva obtida a partir daqueles que normalmente não são ouvidos, daqueles que a maioria quer ouvir. Homens, mulheres e crianças, vítimas de um desastre nuclear, falando da morte como algo tão corriqueiro, tão comum. E quanto amor há nos relatos... Algo surpreendente, dado o tema. Pensando bem, diante das desgraças só o amor persiste. Só ele é capaz de superar o dor. Algo interessante: muitos entrevistados falam da natureza, animais, plantas, água, terra, falam de todas essas mortes que a radiação produziu, choram pelos insetos e pelas árvores, pelas casas abandonadas e fotos de família deixadas. Choram pelo lar. Pela pátria. Leiam e depois assistam à série produzida pela HBO. É revelador.

Luciana 31/08/2023

Devastador
Eu demorei mais de um ano pra terminar esse livro. Lia um trechinho de vez em quando. São relatos de pessoas, funcionários, familiares e moradores afetados pela explosão de Tchernobil em 1986.
É difícil digerir/aceitar que um governo deixe as pessoas sem informação e sem preparo numa catástrofe dessa magnitude. Muitas pessoas ficaram lá recebendo radiação por pura falta de informação. O governo dizia ás pessoas que estava tudo bem...
É uma leitura necessária. A melhor parte pra mim foi o epílogo.
Não será uma leitura rápida nem fácil, mas recomendo a leitura. Nem só de romance água com açúcar vive o leitor não é mesmo?

Patricia Peres 25/08/2023

Relatos impactantes
O livro transcreve testemunhos de pessoas que viveram na área contaminada pela explosão do reator em Chernobyl. São vários relatos, alguns bem impactantes. Contudo, como são muito relatos e alguns descrevendo situações e sentimentos bem semelhantes, confesso que, a partir de um momento, a leitura começou a ficar cansativa. Mas é um livro que vale à pena ser lido.