O Mulato

Douglas Tufano

Resenhas - O Mulato

Elineuza.Crescencio 07/01/2022

Amor impossível
Tema: Leituras de Janeiro 2022 (2)
Título: O mulato
#desafiodos100livrosemumano 02/100
#vailendo2022 – Clássico Nacional 02/25
#desafioestadosBR 2022 -01/27

Autor
Nascido em São Luiz do Maranhão no ano 1857.
Ainda era o Império no Brasil.
Foi contista, romancista, diplomata, jornalista, caricaturista e pintor.
Estudou no Rio de Janeiro na Academia Imperial de Belas artes. “Enquanto fazia o curso, na condição de ajudante, trabalhou como caricaturista nos jornais: “O Fígaro”, o Mequetrefe” e “A Semana Ilustrada”.
Após a morte do pai volta ao Maranhão em 1887.
Tendo que cuidar da manutenção da família abandona os desenhos e envereda pela carreira literária.
Dá início assim ao movimento “Naturalismo” na literatura brasileira.
Abolicionista convicto.

Obra
Ao ser publicado em 1881, “O Mulato” escandaliza a sociedade por suas declarações nitidamente abolicionista.
Amor impossível entre uma jovem branca, de “feições europeias” e um filho de escrava com homem branco Raimundo é criado por uma rica família sem filhos e educado nos moldes europeus tornando-se advogado.
Ao retornar da Europa apaixona-se pela jovem Ana filha de rico comerciante.
O que impede o romance e o casamento desejado? No dizer do pai da moça: mulato. A cor da pele.
A história é instigante.
Do jeitinho de Aluisio Azevedo. Descreve tipos da sociedade, o folclore, a cultura, os hábitos religiosos e também as diferenças do pensamento político vigente na época.

Considerações
É um romance.
Muito bem escrito.
Envolvente por seu enredo e posicionamentos dos personagens.

Citações:
1. “A natureza não criara cativos. Criaram-nos os homens”.
2. “O amor é uma moléstia contagiosa”.
3. “O povo não tem instrução, é ignorante, é burro.”
4. “Maldita a raça de especuladores que introduziram o sangue africano no Brasil”.
5. “O governo dizia que o negro era uma propriedade. Mas era antes um roubo.”

EduardoCDias 14/11/2021

Racismo
Um clássico que permanece muito atual ao explorar o racismo, mesmo passando-se no séc. XIX, antes do fim da escravidão. Um mulato, filho de uma escrava, apaixona-se por sua prima branca, tendo que lutar para conseguir seu amor.

Matheus1102 27/09/2021

HOUVE LACRE!!!!!
Bem, o motivo por eu ter dado 4 estrelas, foram, o desenvolvimento do texto, e as palavras muitos trabalhadas, por também ter sido escrita no século IXX. O livro em si, é ótimo, mas, poderia ter ocorrido um desenvolvimento melhor, que traria o melhor entendimento do texto, glória a Deus eu terminei, porque, se não me engano, esse foi o que mais demorei, por ser pequeno. Enfim, gostei muito, mas não leria outros livros do autor, e é sobre isso.
KISS ME MORE ????

Anderson916 04/09/2021

Sensacional...
Por favor, leiam mais livros nacionais... Esta obra vai me fazer prestar mais atenção para nossa literatura...

Cinthia 03/09/2021

Um amor proibido
Nossa que livro, gostei muito do decorrer da estória e o final me decepcionou bastante, não por ser ruim, mas, por que não terminou como eu queria, super indico para quem gosta de romances inter-raciais e amores proibidos, quem não gosta de ler sobre os escravos ,o livro aborda muito isso ,teve momentos que me deu muita tristeza de ler como os negros eram tratados naquela época, mais valeu a experiência.

Aline.Rodrigues 22/05/2021

Clássico da nossa literatura Brasileira
A minha professora de História pediu que fizéssemos um trabalho sobre esse livro,e me lembro de pensar,nossa deve ser um livro chato e enfadonho.
Mas que surpresa a minha ao ler as páginas desse livro.
Temos aqui o primeiro livro do autor Aloísio Azevedo e o primeiro livro da nossa literatura que tem representatividade negra,temos um romance lindo e a luta contra o racismo e abolição da escravatura.
Além do que devo dizer que me apaixonei pelo multado desse livro.
Livro importantíssimo da nossa literatura,e esse com certeza é um dos meus preferidos

Aline.Rodrigues 22/05/2021

Clássico da nossa literatura Brasileira
Mas que surpresa a minha ao ler as páginas desse livro.
Além do que devo dizer que me apaixonei pelo multado desse livro.

EvaíOliveira 13/05/2021

O Mulato é uma obra com forte crítica social. Por meio de seus personagens estereotipados, Aluísio de Azevedo aborda temas como o preconceito racial, a escravidão, a hipocrisia do clero e ainda o provincianismo.

Bassuncao_ 02/05/2021

Fortíssima crítica social
A leitura está repleta de ironias sociopolíticas da época, abordando o preconceito, escravidão, monarquia e hipocrisia do clero.
Uma obra necessária, mas com uma história onde o mal prevalece, e isso me afastou um pouco da leitura.

Sunamita.Silva 25/04/2021

Aloísio
Um dos meus livros favoritos da vida! Tem ironia e comicidades únicas de Aloísio.

Bruno Mancini 23/04/2021

Clássico de literatura
Importante conhecer está obra para aprender mais sobre a nosso idioma.