O Mulato

O Mulato Aluísio Azevedo
Douglas Tufano

Resenhas - O Mulato

Sky 10/10/2023

Suaviter in modo, fortiter in re!...
Esse livro tem uma leitura muito fluída e uma história bem cativante, fiquei o tempo todo querendo saber o que iria acontecer. Além de ter capítulos curtos que se alternam entre os pontos de vista do Ben e Arthur, eu amo isso.

Me identifiquei muuuito com o Arthur e sei que para algumas pessoas ele vai parecer irreal e até mesmo forçado mas eu entendo ele completamente.

Gostei muito dos personagens e da história em si. Me peguei refletindo em vários momentos sobre como me relaciono com as pessoas, sem contar que eu li esse querido enquanto acontecia algo importante comigo, então assim como eu acompanhei Ben e Arthur eles me acompanharam também.

Ben e Arthur me fizeram ter uma nova forma de olhar para primeiras vezes e para o que faz dessas primeiras vezes algo especial.

O final deixou um pouco a desejar pra mim. Senti que todo aquele caos poderia ter sido escrito de forma mais natural.

Não sinto que é uma história que me marcou muito apesar de ter uma proposta bem criativa mas gostei bastante, inclusive dei boas risadas.

Mylenarg 05/09/2023

O mulato é um clássico da literatura brasileira no qual Aluisio Azevedo retrata características do Brasil no século XIX, uma época marcada por preconceito racial e hipocrisia.
A história se passa em São Luís - Maranhão, (cidade do autor) e conta sobre Raimundo, um moço de boa índole, que morou fora por bastante tempo para ter uma boa educação, e ao retornar para o Maranhão, se apaixona por Ana Rosa, uma moça branca., porém, por descender de um relacionamento entre patrão (branco) e escrava (negra), Raimundo é indigno de Ana Rosa e até mesmo não é visto como alguém na sociedade.
O padre, Diogo, visto como uma figura de um ?homem santo? pela sociedade é responsável por toda a maldade e crimes que ocorrem na história, um personagem de extremo preconceito e mente diabólica, que acaba manipulando toda a situação ao redor.

Sempre ressalto o quanto gosto da narrativa do Aluísio é nesta obra não poderia ser diferente, rica de detalhes e recheada de reflexões sobre o preconceito que ainda é tão atual no mundo em que vivemos.

Recomendo muitoooo!

Junho 21/07/2023

Gostei muito das descrições que o autor faz do ambiente maranhense, principalmente nas cenas que se passam no campo. Elas ficam melhores ainda quando são contados os costumes e lendas que permeiam pelas estradas de terra dos sítios. O que me fez gostar de imediato do livro foi a parte da história do pai do Raimundo, todo o momento de suspense em meio à natureza que o autor criou foi espetacular. Diversas cenas dessa espécie são dignas de um filme.
Por fim, o final foi trágico, não era o que eu esperava. Poderia ter sido um pouco mais longo, mais detalhado. Mas isso é compensado pelo caminho da história até ali. E o final ter sido como foi é o mais próximo que seria da realidade de alguém como o Raimundo naquela época e contexto.

Deysiane 18/07/2023

Ótimo!
Para mim, que sou do Nordeste, esta foi uma leitura bem especial, principalmente quando me deparava com palavras, expressões e costumes que perduram até hoje. As descrições tanto dos personagens quanto dos eventos são, muitas vezes, ilárias.

Achei o desenvolvimento do casal bastante parecido com alguns de Jane Austen, porém, assim que o "mulato" se dá conta da procedência de seu nascimento, o romance toma um rumo diferente de qualquer outro clássico. Os últimos capítulos são de tirar o fôlego. Adorei mais do que eu esperava.

Eu sou um pouco hipócrita pois leio fantasia com a intenção de "fugir" da realidade, e o Naturalismo, parente do Realismo, mostra exatamente isso, mas na sua forma mais desprezível. E há pouquíssimas coisas mais desprezíveis do que o racismo/preconceito.

"Se soubesses, porém, quanto custa ouvir cara a cara: "Não lhe dou minha filha, porque o senhor é indigno dela, o senhor é filho de uma escrava!" Se me dissessem: "É porque é pobre!", que diabo! - Eu trabalharia! Se me dissessem: "É porque não tem uma posição social!", juro-te que a conquistaria, fosse como fosse! "É porque é um infame! Um ladrão! Um miserável!", eu me comprometeria a fazer de mim o melhor modelo dos homens de bem! Mas um ex-escravo, um filho de negra, um- mulato! - E como hei de transformar todo meu sangue, gota por gota?"
Robô Congelado 23/07/2023minha estante
Bravooo meu amor

tefa.alves 06/06/2023

Impactante
Gostei bastante do livro, a descrição engraçada dos personagens e a escrita naturalista do autor foram o que mais me chamou atenção, mas eu esperava mais do final

Tamires225 07/05/2023

Resumo da obra: racista é tudo maldito
As histórias de Aluísio Azevedo são muito bem construídas. Os personagens, as motivações, tudo. Esperava, porém, um final mais trágico, admito. Achei insatisfatório, mas o caminho até lá é muito bom.

Biblioteca da Pry 01/04/2023

Quando a cor da pele é a característica mais importante de uma pessoa frente à sociedade, nenhum valor essa sociedade tem.

O mulato é um clássico da Literatura Brasileira, que nos apresenta a sociedade Maranhense, mas que facilmente retrata o Brasil do século XIX.
Um homem estudado, íntegro e apaixonado, mas que descende de uma negra, não tem direito de ser visto como alguém da sociedade.
Aluísio de Azevedo nos presenteia com um romance rico de detalhes e de fortes emoções, surpresas e defeitos culturais enraizados até os dias atuais.
Muito suspense e ironia, a cada capítulo vamos nos empolgando na leitura e é impossível não se encantar por essa obra.

O mulato é uma obra para se estudar história e literatura, uma leitura para se apaixonar pela nossa Literatura.

Danilo116 16/02/2023

Reage!!! protagonista
O livro seria muito bom se o protagonista fosse mais ativo.O livro todo eu senti que o protagonista tava nem ai com o que acontecia com ele,ele só aceitava tudo sem reclamar,esperava muito mais devido o caráter racial que a trama oferece, infelizmente só te desmotiva

Betânia 05/02/2023

O mulato
Achei a narrativa um pouco arrastada? a história se desenrola devagar e tediosa, o que me desmotivou um pouco no ritmo de leitura. Eu esperava mais de uma obra de Aluísio Azevedo, mas não deixa de ser um clássico romance com um final trágico e remediado.

- JB 08/01/2023

Esse livro realmente me prendeu? Acho que foi devido ao fato de conseguir imaginar o cenário nitidamente já que conheço São Luís. Conseguia visualizar cada casa, cada personagem nitidamente.

_fernandafirmo 30/12/2022

O Mulato
Apresenta muito bem todas as características do naturalismo mas a história foi bem previsível. Chegou um momento que me forcei a terminar o livro pois tem o ritmo bem arrastado. Gostei muito mais do Cortiço. E também não achei o casal principal lá com essa química toda não ?

Weiiirdo 05/11/2022

Leitura pesada, mas necessária
Esta obra é um valioso lembrete do quanto o racismo é presente em nossa sociedade, além de expor a estupidez do fenômeno e de tantos outros comportamentos que prezamos, apesar de não passarem de falsidades.
Mas por que odiar alguém por algo de que não tem culpa? Por que ignorar tantos méritos, em nome de um preconceito? Só me vem à cabeça que estamos longe da racionalidade plena. Talvez nem metade de nós seja razão, só instinto do pior tipo.
Normalmente, eu diria mais, porém, é tanta coisa que não caberia aqui e o livro faz um trabalho esplêndido em fornecer uma experiência pro leitor. É como se você vivesse tudo aquilo.

Joana Vivi 05/11/2022

A obra nos permite ver o que o fanatismo religioso pode causar na sociedade, já que a igreja domina por completo uma província do Maranhão, a qual se passa a história. Podemos destacar que, com isso, a população maranhense era baseada na visão da igreja, que era extremamente preconceituosa, racista e retrógrada, sendo antiabolicionista. A injustiça social é bastante mencionada no decorrer do livro, mostrando como de fato era a vida de pessoas como Raimundo nesta época. O preconceito com ele vinha justamente por ele ser filho bastardo de José e mestiço, já que suas características físicas não eram de todo negras, possuía olhos azuis e uma fisionomia de branco. O racismo também pode ser visto quando Dona Quitéria, esposa de José, manda Domingas, a mãe de Raimundo, ser torturada quando descobre a traição do marido. Ao descobrir que Domingas está sendo torturada na presença do filho Raimundo, que na época era uma criança, José manda o pequeno para a casa do tio Manuel. Após o assassinato inesperado de seu pai José, Raimundo é enviado à Europa, onde conclui com excelência seus estudos. Por mais culto que fosse, o protagonista sofre muito preconceito e acompanhamos a maneira como ele o enfrenta ao longo da história.

Também não posso deixar de mencionar a escrita impecável do autor, que permite ao leitor uma experiência única e muito realista da situação, fazendo com que este se sinta de fato dentro da narrativa.