Voltar para Casa

Voltar para Casa Toni Morrison

Resenhas - Voltar para Casa

Livros trechos e trecos 15/05/2024

"Nada nem ninguém é obrigado a te salvar, só você mesma. Plante a sua própria terra. Você é moça e mulher e as duas coisas têm sérias limitações, mas você é uma pessoa também. Não deixe a Lenore ou um namoradinho qualquer e com toda certeza nenhum médico do mal resolver quem você é. Isso é escravidão. Em algum lugar aí dentro de você está essa pessoa livre que eu sou falando. Encontre ela e deixe ela fazer algum bem neste mundo."

Luc1l 04/04/2024

Me emocionou muito
?Olhe pra você. Você é livre. Nada nem ninguém é obrigado a te salvar, só você mesma. Plante a sua própria terra. Você é moça e mulher e as duas coisas têm sérias limitações, mas você é uma pessoa também. Não deixe a Lenore ou um namoradinho qualquer e com toda certeza nenhum médico do mal resolver quem você é. Isso é escravidão. Em algum lugar aí dentro de você está essa pessoa livre de que estou falando. Encontre ela e deixe ela fazer algum bem neste mundo.?

Yasmin 06/03/2024

Um livro intenso, com uma história muito forte, mas ainda assim uma escrita fácil de acompanhar.
os personagens foram muitíssimo bem escritos como pessoas reais, que tem atitudes positivas mas que também erram o tempo todo, principalmente o protagonista. inclusive, gostei muito da evolução da Ci e da forma como as mulheres foram retratadas.
o livro retrata a realidade, não romantiza situações problemáticas, mas joga elas na nossa cara sem dó nem eufemismos.
me agradou muito também o como eles descobriram que seu verdadeiro lar era de onde eles saíram. depois de passarem por situações super difíceis, entre guerras e relações humanas complicadas, conseguiram enxergar que tudo o que necessitavam estava na simplicidade daquela cidadezinha de interior.
recomendo muito o livro para quem gosta de ficção histórica e não tem medo de ler histórias trágicas.

Sue 07/01/2024

É bom também
É um bonito livro, mas apesar de esse ter sido um dos últimos livros escritos por Toni Morrison, parece um dos primeiros. Não tem a mesma poesia na escrita, nem a mesma qualidade de história e por qualidade de história quero dizer os fatos parecerem coerentes, a transformação dos personagens crível etc. Mas como outros livros ela mantém a coragem de chocar. O olho mais azul é 10 X vezes melhor, mas esse também é um bom livro.

JAQUELINE.ARGOLO 31/12/2023

De volta pra casa
Toni Morrison apresenta nesta obra uma história de volta da guerra e redenção do passado. Aqui o lar se apresenta como o lugar onde estão os nossos afetos, até quando é o espaço onde estão registradas dolorosas memórias.
Recomendo!
Tcharles.Amarante 13/02/2024minha estante
Esse esta na minha meta de leitura desse ano, tua resenha venho bem a calhar ??

JAQUELINE.ARGOLO 05/03/2024minha estante

ludmilla_morais 26/11/2023

Não me conectei?
Livro de novembro do grupo de leitura Leia Mulheres Porto.

Não me identifiquei com o livro e sinto que não fui boa para interpretar as mensagens que talvez ele poderia ter passado.

Pra mim não foi uma boa experiência. Gostaria que a leitura tivesse sido mais proveitosa e eu tivesse tido mais sensibilidade em perceber mais sobre a escrita e sobre a mensagem do livro.

Foi uma das minhas piores leituras do ano, por falta de conexão.

Rayssa 15/11/2023

Quase lírico
Gosto da forma como esse livro foi construído. Ele tem nuances e detalhes, ele traz momentos chocantes de forma sensível, dói o quão fácil é ler esse livro. Há uma profundidade extra na forma como ela escreve.

Virginia.Laurindo 29/10/2023

História muito potente, bela, triste e transformadora. É interessante o olhar para a relação entre irmão e irmã que, apesar de tudo, sempre escolheram estar juntos e se cuidarem. Concordo com The New York Review of Books de que essa obra é uma performance lírica.
Toni Morrison merece todos os aplausos.

Josiane.Lopes 06/02/2023

Muito bom!!!
Gostei bastante desse livro "Voltar pra casa", a escritora apresenta na estória uma cumplicidade de irmão tão linda, apesar do pano de fundo ser sobre a guerra com todos os seus traumas, a escrita em muitos momentos é poética, reflexiva.

Os dois irmãos Ci e Frank passam um bom tempo separados, mas ele a salva e a protege como antes, ela já está mais madura, querendo ser livre depois de tudo que ela passou.

Leonardo Lemes 19/07/2022

VOLTAR PARA CASA
Uma maravilhosa literatura contemporânea Norte-Americana. Uma escritora incrível. E uma narrativa psicológica poderosa. Toni consegue, de forma simples, retratar o irretratável. Sem usar termos característicos, constroi suas críticas em volta de uma luta e, claro, do ato de voltar para casa.

Rafael Delboni 02/01/2022

Fim surpreendente
Foi minha primeira experiência com a Toni, confesso que li com medo de não gostar. Fui surpreendido pela escrita fluida e realista. O final é surpreendente e me machucou de diversas formas.

Mirella | @readingmirella 09/12/2021

uau!!!
esse é um daqueles livros que logo no começo você entende porque virou um clássico, sério, que leitura INCRÍVEL, eu não tenho palavras para esse livro...

Vogel 19/11/2021

Livro rápido de ler, mas ainda não tenho uma opinião formada sobre ele... parece que ficou tudo meio perdido.

Jaque 17/10/2021

Em Voltar para casa, somos transportados para os Estados Unidos da década de 50, no período pós guerra e marcado por uma cruel segregação racial, acompanhamos a vida de dois irmãos que buscam reatar com o passado para construir um futuro. "O ambiente dos Estados Unidos dos anos 1950 é tão hostil, que não se diferencia muito de um campo de batalha, especialmente para uma mulher". " Então era só ela mesma. Nesse mundo com essa gente, ela só queria ser a pessoa que nunca mais ia precisar de socorro. Batida pelo sol ou não, ela queria ser aquela que resgatava a si mesma".