A Arte de Comer

A Arte de Comer Thich Nhat Hanh

Resenhas - A Arte de Comer

Bia F. 27/10/2017

Inspiração
Hey turma, tudo beleza? Hoje vou dar continuidade na coleção Mindfulness essentials do monge zen-budista Thich Nhat Hanh.

O #desenrolandoolivro de hoje é do segundo livro, a Arte de Comer.
O livro

Acompanhando a forma de escrita do primeiro livro, que já tem resenha aqui, A arte de comer, nos entrega uma leitura leve, e com muitas figuras com orientações e reflexões do papel da comida que nos alimenta desenvolve sobre nossa vida.

Com a prática da consciência plena temos dicas e instruções de como devemos fazer uma refeição, preparar o alimento e até mesmo como lavar a louça de forma plena para alimentar muito mais que apenas nosso corpo e nos manter com nossas atividades vitais funcionando, mas TAMBÉM como nos alimentar verdadeiramente, como alimentar nossa alma e nosso espírito.

A partir de uma visão amorosa e reflexão consciente do alimento que ingerimos, das atividades na cozinha e todo o processo que aquele produto sofreu para chegar em nossas mãos.

Minha Reflexão

Esses livros tem me dado grande incentivo para as minhas mudanças de hábitos e de vida, e esse segundo livro apenas reforça a minha ideia e me mantém na mesma linha de raciocínio.

Esse livro me fez refletir além do imediato, me fez pensar não apenas na maça que esta na minha mão pronta para ser mordida e sim, desde o produtor que escolheu as sementes, as maquinas que araram e semearam a terra, das mudinhas crescendo, se fortalecendo, os frutos ficando maduros, a colheita, o transporte até chegar no mercado que eu passei pelo caixa e trouxe até a minha casa até o momento que eu vou descartar os pedaços do miolo da maça, no lixo ou no meu jardim, até os restos da maçã pode servir para poluir ou para adubar. Cada grão de arroz é um universo!

Tantas coisas que eu queria falar das pequenas lições que tive com esse livro.. “Eu posso reclamar que preciso lavar a louça do almoço na agua fria em um dia de inverno ou eu posso agradecer que tive o privilégio de me alimentar, saciar a minha fome e ficar grato que aqui em casa a água vem encanada e a tenho disponível em minha torneira a hora que eu quiser!"

Só amores por esse livro....

site: www.livroseoutrostrecos.com/

Bella.Sprengel 26/08/2018

Esperava muito mais. De todo o livro acredito que se aproveite 20%. Me decepcionei um pouco com a proposta dele.

lav 19/10/2020

A arte de ler
O livro apresenta diversos aprendizados, nos induz à reflexão como uma forma potente de ajudar a compreender a importância da alimentação e sua relação com a saúde da natureza (levando em conta que o ser humano faz parte da natureza e do planeta Terra).

Um dos melhores livros que já li e se tornou um dos meus favoritos desde a primeira vez que o li (não lembro exatamente quando, mas entre 2018/2019). Simples, direto, leve, minimalista e de fácil compreesão. Indico a leitura com atenção plena, o aprofundamento será mais intenso.

Assim como a capa, o livro possui algumas ilustrações simples e coerentes com o assunto da página. "A Arte de Comer" é um livro rápido e ótimo para quem quer melhorar sua relação consigo e com o mundo, li o ebook e terminei muito rapido. Todavia, a reflexão ainda está sendo mastigada, muito inspirador!

Miso Porto 21/05/2021

Bom livro
Numa época em que correr e produzir é moda, falar em atenção plena é revolução.
O livro é composto por textos curtos, que refletem sobre o comer consciente.
Mas quando a gente acaba a leitura, já está refletindo sobre o comportamento de modo geral, onde fazemos coisas já pensando em outras.
Tem reflexões pouco habituais para quem não é budista, mas continua sendo bem interessante sua leitura.

Priscila Furtado 13/07/2021

A Arte de Comer - Thich Nhat Hanh
Um livro bem simples e um tanto repetitivo.
A idéia é estimular a alimentação com atenção plena. Que possamos aproveitar o momento presente em que estivermos desfrutando da nossa alimentação.
O livro é uma série de reflexões [*****]rtas sobrre o ato de comer.
Foi escrito por um monge budista e por isso contém muitos dos princípios budistas nos seus ensinamentos.
No final tem um exercício de contemplação que resume o livro inteiro (uma vez que é extensivamente repetitivo.)

"As Cinco Contemplações
- 1. A comida é um presente da Terra, do céu, de inúmeros seres vivos e de muito trabalho, duro e amoroso.
- 2. Devemos comer com consciência plena e gratidão para merecermos a comida que recebemos.
-  3. Devemos reconhecer e transformar as formações mentais perniciosas, especialmente a gula, e aprender a comer com moderação.
-  4. Devemos manter nossa compaixão viva, comendo de maneira a reduzir o sofrimento dos seres vivos, evitando contribuir para a mudança climática, [*****]rando e preservando nosso planeta.
-   5. Nós aceitamos essa comida para nutrir nossa irmandade, construir nossa comunidade e nutrir nosso ideal de servir a todos os seres vivos."

Esse exercício comtempla basicamento todo conteúdo do livro.

Rebecca.Valenca 26/07/2021

Meu altar na cozinha.
Gosto de cozinhar. Esse livro me trouxe a clareza da meditação que significa cozinhar para mim. Com isso, entendo cada dia mais todo o amor envolvido nesse momento. Meditamos sempre, de diversas forma e em diversos lugares.

cristiane.justi 31/07/2021

Leveza
Um livro para ser degustado!
Cada página produz reflexões para o mindfull eating - comer consciente.
Vários ensinamentos também sobre como devemos honrar a comida que ingerimos.
Leitura leve mas bastante reflexiva

Aline 30/12/2021

Comer
Esteja presente em todo o momento: antes de comer, no momento da refeição e até mesmo na hora de lavar a louça.

Tati 06/01/2022

É um livro que nos lembra o óbvio que sempre esquecemos. Gratidão pela comida.

"Ao redor da Terra, vários seres lutam pela vida. Que sortudos somos nós que temos o suficiente para comer."

teixeiraluciana 08/11/2022

Em harmonia com o ato de comer
Texto meditativo sobre o ato de comer e os diversos aspectos que nos integram aos alimentos, às outras pessoas e ao mundo.

Miriam172 12/12/2022

"Nesta comida eu enxergo claramente a presença de todo o universo sustentando minha existência". Li ele rapidinho, mas com certeza ele merece uma leitura mais lenta.

Elineuza.Crescenci 13/01/2023

Editora Agir – RJ - 2015
Avaliação: 4/5
Término da leitura: 13/01/2023

Autor
Thich Nhat Hanh foi monge budista nascido no Vietnã em 1926.
Poeta, escritor, pacifista, ativista da paz e dos direitos humanos, foi um dos mestres budistas mais conhecidos no mundo.
Fundou a escola de Serviço Social da Juventude em Saigon nos anos 1960.
Morreu aos 95 anos em Janeiro de 2022.

Temática do livro
Nos seus escritos orienta aos seus adeptos, aos seus leitores, ao mundo como conduzirem a vida a partir de respeito pela alimentação.
Não é um livro de culinária.
É um livro que nos orienta sobre os princípios de uma alimentação saborosa e saudável tendo como base o respeito pela produção, execução e consumo.
Durante a leitura lembrei um pouco dos conselhos que minha mãe nos dava ao sentarmos à mesa. Fazer sempre uma oração, não desperdiçar e evitar alimentos que prejudicassem a nossa saúde.
Com base no Budismo esse livro nos ensina a conviver melhor com o alimento que nos é ofertado e lembra-nos sempre que a função do alimento é nos manter vivos e sincronizados com o universo.
A leitura é muito agradável e tem como base o Mindfulness: a técnica de atenção plena. Ajuda na vida pessoal, profissional, além de reduzir o estresse e a ansiedade.

Amanda3913 01/04/2023

Confesso que espera mais desse livro, achei muito repetitivo, vários capítulos pareciam a mesma coisa... Só trocava uma palavra chave, um alimento por outro.

Carol 31/05/2023

Um livro simples, de leitura rápida e clara, escrito por um monge budista vietnamita, sobre a prática da atenção plena no ato de comer.
Um guia prático para transformar a experiência de alimentação em um momento de consciência, conexão com a natureza e gratidão.
Thich Nhat Hanh utiliza uma linguagem acessível e exemplos do dia a dia para transmitir os conceitos fundamentais da prática da atenção plena durante as refeições. Ele enfatiza a importância de estar presente e de reconhecer os elementos da natureza e humanos que contribuíram para a preparação da comida, como a terra, o sol, a chuva e as mãos de todos os envolvidos no processo até o alimento chegar a nossa mesa. Essa abordagem nos lembra que a alimentação é uma forma de nutrir tanto o nosso corpo quanto a nossa mente e espírito.
O livro também aborda a saciedade e como reconhecê-la enquanto nos alimentamos. Outro ponto interessante é a consciência de que não nos nutrimos somente do alimento mas também dos pensamentos e palavras que passam por nós durante as refeições. Palavras e pensamentos também nos nutrem (ou desnutrem), daí a importância do silêncio, da atenção plena e ?sábias? palavras ao comer.

Outro ponto positivo do livro é a variedade de práticas e exercícios que podem ser aplicados no cotidiano. Essas práticas são apresentadas gradualmente, permitindo que o leitor desenvolva seu entendimento e habilidades ao longo do tempo.

O autor destaca a conexão entre a alimentação e o meio ambiente, encoraja os leitores a refletirem sobre os impactos ecológicos de suas escolhas alimentares, promovendo a consciência em relação à origem dos alimentos, à produção sustentável e à redução do desperdício.

Embora possa faltar maior aprofundamento em certos aspectos, o livro é uma introdução inspiradora à arte de comer com atenção plena.
Super recomendo!!!

MSaverna 31/05/2023

Muito bom!
Um livro simples mas de grande sabedoria! O autor nos dá dicas riquíssimas de como mudar o foco da alimentação para que não apenas nosso corpo sinta os benefícios, mas todo o Planeta!
Vale muito a leitura!