A Arte de Comer

A Arte de Comer Thich Nhat Hanh

Resenhas - A Arte de Comer

lav 19/10/2020

A arte de ler
O livro apresenta diversos aprendizados, nos induz à reflexão como uma forma potente de ajudar a compreender a importância da alimentação e sua relação com a saúde da natureza (levando em conta que o ser humano faz parte da natureza e do planeta Terra).

Um dos melhores livros que já li e se tornou um dos meus favoritos desde a primeira vez que o li (não lembro exatamente quando, mas entre 2018/2019). Simples, direto, leve, minimalista e de fácil compreesão. Indico a leitura com atenção plena, o aprofundamento será mais intenso.

Assim como a capa, o livro possui algumas ilustrações simples e coerentes com o assunto da página. "A Arte de Comer" é um livro rápido e ótimo para quem quer melhorar sua relação consigo e com o mundo, li o ebook e terminei muito rapido. Todavia, a reflexão ainda está sendo mastigada, muito inspirador!

Bia Costa 27/10/2017

Inspiração
Hey turma, tudo beleza? Hoje vou dar continuidade na coleção Mindfulness essentials do monge zen-budista Thich Nhat Hanh.

O #desenrolandoolivro de hoje é do segundo livro, a Arte de Comer.
O livro

Acompanhando a forma de escrita do primeiro livro, que já tem resenha aqui, A arte de comer, nos entrega uma leitura leve, e com muitas figuras com orientações e reflexões do papel da comida que nos alimenta desenvolve sobre nossa vida.

Com a prática da consciência plena temos dicas e instruções de como devemos fazer uma refeição, preparar o alimento e até mesmo como lavar a louça de forma plena para alimentar muito mais que apenas nosso corpo e nos manter com nossas atividades vitais funcionando, mas TAMBÉM como nos alimentar verdadeiramente, como alimentar nossa alma e nosso espírito.

A partir de uma visão amorosa e reflexão consciente do alimento que ingerimos, das atividades na cozinha e todo o processo que aquele produto sofreu para chegar em nossas mãos.

Minha Reflexão

Esses livros tem me dado grande incentivo para as minhas mudanças de hábitos e de vida, e esse segundo livro apenas reforça a minha ideia e me mantém na mesma linha de raciocínio.

Esse livro me fez refletir além do imediato, me fez pensar não apenas na maça que esta na minha mão pronta para ser mordida e sim, desde o produtor que escolheu as sementes, as maquinas que araram e semearam a terra, das mudinhas crescendo, se fortalecendo, os frutos ficando maduros, a colheita, o transporte até chegar no mercado que eu passei pelo caixa e trouxe até a minha casa até o momento que eu vou descartar os pedaços do miolo da maça, no lixo ou no meu jardim, até os restos da maçã pode servir para poluir ou para adubar. Cada grão de arroz é um universo!

Tantas coisas que eu queria falar das pequenas lições que tive com esse livro.. “Eu posso reclamar que preciso lavar a louça do almoço na agua fria em um dia de inverno ou eu posso agradecer que tive o privilégio de me alimentar, saciar a minha fome e ficar grato que aqui em casa a água vem encanada e a tenho disponível em minha torneira a hora que eu quiser!"

Só amores por esse livro....

site: www.livroseoutrostrecos.com/

Bella.Sprengel 26/08/2018

Esperava muito mais. De todo o livro acredito que se aproveite 20%. Me decepcionei um pouco com a proposta dele.

Ingrid Muguerza Prá 18/02/2021

A arte de comer foi bem decepcionante, especialmente depois de ter lido A arte de sentar. Traz afirmações bem questionáveis e se repete muito.