Too Late

Too Late Colleen Hoover

Resenhas - Too Late

kittyll 24/03/2024

Too late
No início estava completamente focada no livro, a história era simplesmente viciante. Depois percebi que na verdade eu não tinha gostado, e não é pq tem elementos pesados (estupro de vulnerável, violência doméstica, tráfico de drogas, misoginia extrema e muitos outros) já li coisas mais pesadas que isso.
Não gostei porque é mal escrito mesmo. Depois de ler alguns livros da CoHo, os personagens começam a parecer os mesmos com pequenas variações, e adivinha amores? aqui não foi diferente.
E além disso a história não convence, extremamente chata e mal construída, final óbvio e sem graça(como a maioria dos livros da querida CoHo).

E no fim, à citação que me mais me prendeu foi:
"E tarde demais para me matar, Asa. Você já me matou há muito tempo."

Maria8308 17/02/2024

Fanfic do Wattpad
Sim, achei uma grande fanfic do Whattpad, mas quando você supera esse fato e se permite viver a experiência dessa leitura, o negócio vai que vai.

O que mais amei foi que me entreteve muito, a cada capítulo eu queria mais, li até que bem rápido por ter lido em ingles, 3 dias e pronto.

Não se esqueçam que tem gatilhos fortíssimos, é uma leitura pesada e que te deixa com o coração na mão o tempo inteiro, mas a Colleen sabe como fazer isso bem.

Achei que uma hora fica cansativo, lá pro final não precisava ter se estendido tanto, porém vai do seu gosto pessoal. Se gosta de ler sobre relacionamento abusivo pesadíssimo, com direito a agressão e tudo, vai fundo, esse livro entrega.

Milena 08/01/2024

Fazendo resenha só pra bater minha meta no desafio. Mano, não gosto dessa escritora, não me desce.

Emmie E. 31/12/2023

Tarde Demais: Um bom exemplo do dark romance atual e seus problemas de descrição gratuita
*essa resenha tem alguns spoilers sobre o livro e fala sobre assuntos sensíveis de abuso e outros gatilhos*

Ando percebendo que comigo não há meio termo quando se trata dos livros da Colleen Hoover: ou acho eles impressionantes ou acabo com um gosto amargo na boca.

"Too Late", apesar de ser me enganado por pelo menos 50% de leitura, me deixou enojada, para dizer o mínimo, no final. E garanto que não foi porque Hoover gosta de dar nomes péssimos aos bebês que têm nos seus livros.

Mas vamos focar primeiro no dark romance. Um gênero que está aí "oficialmente" (ou pelo menos teve sua ascensão) nessa última década. Particularmente, sempre achei um estilo de história fascinante.

A proposta inicial do dark romance era para aqueles que apesar de não dispensar um romance também têm uma quedinha pelos aspectos sombrios e problemáticos da humanidade. Situações controversas, tabus, tóxicas e até mesmo criminosas. Sem romantização.

Acho que esse último detalhe acabou se perdendo com os anos. O "romance" que o gênero se utiliza acabou abraçando a romantização. (Embora não aconteça em "Too Late", ele tem uma "romantização de cenas problemáticas explicítas" ao ponto de parecerem que só estavam lá para chocar)

Dark Romance costumava ser um tipo de livro bastante realista para mim que sou apaixonada por anti-heróis, personagens que comem o pão que o diabo amassou e ainda assim dão a volta por cima. Tá bem, às vezes não dão a volta por cima, mas conseguem um pouquinho de paz, justiça...porque a vida é assim, imperfeita e muitas vezes cruel.

No entanto, veja bem, já é chocante e doloroso você ouvir a história de uma vítima de abuso físico e psicológico porque eu consigo acessar essa dor, consigo simpatizar com o sofrimento, consigo ter sede de justiça.

Definitivamente eu não preciso de um capítulo inteiro narrando com detalhes excruciantes o tal do abuso físico.

Definitivamente não preciso de um capítulo inteiro narrando com detalhes o que o abusador sente ao violentar sua vítima.

Mas Colleen Hoover traz isso e muito mais em "Too Late".

O livro conta a história de Sloan, uma universitária sem recursos que está presa ao namorado traficante e tóxico porque não tem para onde ir e além disso precisa que os cuidados médicos do seu irmão continuem sendo financiados. Então, ela permite todo o tipo de abuso que Asa a submete.

Então aparece Carter, um novo colega de classe, que tem sua atenção capturada por Sloan de cara. Contudo, por mais que ele pareça diferente de Asa, Sloan descobre que ele vai começar a trabalhar para o seu namorado, ou seja, Carter não pode ser muito melhor que ele.

Sloan, num primeiro instante, não sabe que Carter é na verdade um policial disfarçado querendo construir um caso para prender Asa, e mesmo com todos os alertas na sua mente, ela e Carter acabam se apaixonando.

A questão principal é como Carter vai libertá-la desse inferno antes que seja tarde demais (trocadilho intencional).

Até aqui temos um dark romance interessante: drogas, tráfico, uma vítima de abuso doméstico, policial com identidade falsa e um amor proibido.

Com POVs que alternam entre Sloan, Asa e Carter, Hoover consegue construir uma narrativa eletrizante e que te prende por bastante tempo. Até as coisas ficarem estranhas de uma maneira bizarra.

Segundo as organizações dos capítulos, o arco principal do livro termina bem rápido (tem até um "THE END" lá pelos 54%) e, apesar de abrupto, é um final aceitável. Hoover avisa no início do livro que a organização é meio bagunçada depois disso já que ela sempre acabava voltando para esses personagens e adicionando um prólogo, um epílogo e até um epílogo do epílogo.

Como ela também explica, a autora nunca planejou publicar esse livro, era apenas algo sombrio que ela andou escrevendo numa época de bloqueio criativo que até ela mesmo se chocou com o que estava saindo. (Ok, quem nunca escreveu umas atrocidades num meio de um bloqueio?). Mas muita gente pediu, e ela cedeu... O livro foi publicado de graça, da mesma forma que foi escrito e postado online para quem quisesse ler.

Quando o arco principal acaba, a gente começa a acompanhar o desenrolar burocrático e judicial do que aconteceu com os personagens e é aí que o trem sai realmente dos trilhos.

Entre os "extras":

Temos a protagonista dizendo que só se sentiria vingada se fizesse sexo com o seu amado na frente do Asa para "quebrar o coração dele".

Temos Luke/Carter concordando com essa atrocidade e realizando o ato enquanto o ex-namorado assiste agonizante no chão.

Temos (depois de sabermos todas as coisas nojentas que Asa fez) um prólogo desnecessário que serviu apenas para descrever a Sloan se apaixonando, indo num encontro com ele e depois sendo estu**** enquanto dormia (e que também era a primeira vez dela num ato sexual). Esse primeiro encontro já teve uma cena no arco principal onde o Asa descreve o que fez com ela para o Luke/Carter.

Temos páginas e mais páginas descrevendo como o Asa se sentia abusando dela e como ele deturpava na mente dele que não era abuso.

No meio disso tudo tem uns comentários e parágrafos sobre como ele nunca foi amado pela família e etc, como foi uma criança negligenciada, como a primeira pessoa que amou ele foi a Sloan e como ele queria manter ela para sempre com ele... (Depois de tudo que o livro já tinha trazido, parecia que a autora queria dar um motivo para ele fazer o que fez e ainda queria que alguém simpatizasse com esse demônio).

Temos também a protagonista descobrindo que está grávida e que possivelmente é o filho do abusador já que ele sabotou seus anticoncepcionais. (E quando dada a opção de abortar se o filho fosse mesmo dele ela simplesmente diz: "É apenas um bebê inocente." Uma fala que eu achei um desserviço total considerando todo o contexto do livro e tudo que vítimas da vida real passam diariamente).

E temos a cereja do bolo: o Asa consegue escapar da prisão domiciliar depois que descobre que ela está grávida, invade a casa dela, estu*** a Sloan 3 vezes (a Colleen faz questão de descrever cada vez que ele chega ao climax e AINDA TEMOS O PONTO DE VISTA DELE SOBRE ESSA CENA). Eu já li muita coisa absurda, mas acho que foi a primeira vez que me senti realmente desgostosa e enojada com um livro.

Todos esses conteúdos adicionais, apesar de dar um fechamento para o arco Sloan-Luke-Asa, serviu quase que somente para chocar ainda mais uma situação que já era chocante por si só.

Toda a história é pesada e autora avisa isso logo no começo, mas tem um leve ar cômico que ela dá ao abusador que não combina com a vibe do livro, assim como ficar remoendo tudo o que ele passou na infância, sem contar todas as longas descrições dos abusos.

Depois desse texto enorme, minhas considerações finais são: não posso ser hipócrita e dizer que não fiquei investida no livro porque seria mentira. Até a metade a história caminhava muito bem. Quando o arco principal do livro "acaba", pareceu uma tentativa de "o que eu posso colocar aqui para ficar mais chocante?", o que parando para analisar é o sentimento que a maioria dos dark romances atuais passam já com os quotes usados para divulgar no TikTok e Instagram.

É uma pena.
Continuarei procurando outros dark romance que se apeguem ao antigo significado do gênero, já que é meu gosto pessoal. Violência gratuita e descrição dela nunca chamaram minha atenção.

"Too Late" definitivamente não é um livro que eu recomendaria para qualquer um (acho que não recomendaria para ninguém kkkk), mas se você quer ver com seus próprios olhos, atente-se para a lista de gatilhos porque são muitos e são bem detalhados no texto.

Para quem tiver interesse, a Galera Record vai publicar uma nova versão, revisada pela autora, em 2024. (Não estou muito confiante de que vai melhorar rs)

Nota: 2/5
saraiva 01/01/2024minha estante
que PAVOR

Emmie E. 01/01/2024minha estante
ai amiga, eu lia e não tava conseguindo acreditar no que tava lendo (triste pq até a metade tava bom o ritmo)

Andressa 17/12/2023

Não gostei, e não é pq tem elementos pesados (estupro de vulnerável, violência doméstica, tráfico de drogas, misoginia extrema e muitos outros) já li coisas mais pesadas que isso. Não gostei pq é mal escrito mesmo. Depois de ler alguns livros da CoHo, os personagens começam a parecer os mesmos com pequenas variações, aqui não foi diferente. E além disso a história não convence, extremamente mal construída, final óbvio e sem graça.

bella 26/09/2023

Achei diferente dos livros da collen hoover, ao mesmo tempo que parece uma fanfic ele impacta bastante por ser bem ? serio ? . Definitivamente surpreendeu principalmente por não ter lido nada sobre o livro. Mas final é definitivamente surpreendente e ainda deixa uma dúvida no final.

Rita 17/08/2023

No início estava completamente viciada no livro, a história era simplesmente boa e completa. A partir do momento de que saíram de casa do Asa a história começou a morrer, menos mistério, menos emoção. Isso fez me abrandar o ritmo de leitura que poderia ter sido muito mais rápido.
O desfeche do livro era um bocado previsível tendo em conta tudo o que aconteceu.
Não dou a este livro a cotação máxima porque podia ter sido melhor mas mesmo assim foi bom!

heinz! 11/07/2023

Nhe
Nada memorável, li faz uns meses e nao lembro de nada, só de ter gostado (não amado) por isso as 3 estrelas. policial mt burro e incompetente e a sloan é chata. aquela cena do final super desnecessária. é isso. não é ruim mas tb n é ótimo.
oq mais me incomodou é o luke mesmo, a personagem nao se mexer pra nada e no final mostrar que ela nao aprendeu NADA com toda a situação.
no dia que terminei dei uma nota maior mas parando pra analisar é um livro bem fraco e mal executado em varios aspectos.
colleen hoover vc ja foi melhor

larireads 02/07/2023

É...
Não está dentre os meus favoritos da CoHo e as vezes eu paro e penso: pra quê? Tem muitos gatilhos e como alguns outros dela, te envolve desde a primeira página, mas não foi uma leitura que me agradou tanto.

Rebeca396 28/06/2023

O amor não deveria ser como peso agregado. Ele deveria ser tão leve quanto o ar.
Asa deixava tudo em minha vida pesado.
Luke me faz sentir como se eu estivesse flutuando.
Acho que essa é a diferença em ser amada da maneira certa e da maneira errada. Ou você se sente presa a uma âncora, ou você se sente como se estivesse voando.

"É tarde demais para me matar, Asa. Você já me matou há muito tempo."

Mel 24/04/2023

O único intuito do livro é chocar
A única parte positiva do livro é o fato de denunciar uma situação real e dar 3 pontos de vista diferentes sobre a situação- o abusador, a vítima e uma terceira pessoa (que nessa história é colocado no papel de herói). O livro mostra em MUITOS detalhes um relacionamento abusivo constantemente tendo cenas de abuso, não simplesmente mostrando o que acontece a intenção é de fato que o leitor se sinta mal com as interações constantemente ruins, sem a necessidade de tantos detalhes para o desenvolvimento da história. O livro acaba no meio e os epílogos continuam sendo uma leitura arrastada.

A Sloan simplesmente se apaixona pela primeira pessoa que demonstra algum tipo de interesse/carinho com ela e entao entra num relacionamento sem mais nem menos. Não teve nenhuma evolução de personagem, ela não se encontrou como pessoa, não melhorou emocionalmente, ela foi colocada como a dama em perigo e um cara tirou ela de um relacionamento e colocou em outro.

O luke, que é colocado como herói não tem nenhuma característica interessante. Ele foi completamente incompetente e nem um pouco profissional, jogando toda uma investigação pro alto por uma paixão por uma garota que ele *acabou de conhecer* prejudicando a vida de todos em volta e os resultados para a investigação. Ele só é visto como um cara bom, legal e salvador porque temos o asa em contraste, em momento nenhum da pra falar que ele vai ser um bom parceiro a longo prazo. Ele pode ser melhor do que o asa mas não significa que ele seja bom, a única coisa que dá pra afirmar é a falta de profissionalismo e que ele age por impulso.

O Asa cumpriu com a intenção da autora de fazer o leitor odia-lo (graças a Deus), mas me incomoda o fato de terem envolvido uma doença mental no assunto. Em momento nenhum fica claro se o personagem sofre ou não de esquizofrenia. Ai temos o ponto ?mas mesmo que ele tenha, nada justifica o que ele fez? então porque envolver a doença??? Seria melhor se o personagem fosse apenas traumatizado sem a dúvida de um transtorno mental. Acho que a autora não sabe lidar com essa questão e com as consequências reais da esquizofrenia na vida das pessoas, faz parecer inclusive que ter esse transtorno leva a pessoa a ser um criminoso e abusivo.

Books Cathy 31/03/2023

Péssimo
Não só por conta dos gatilhos mas muita coisa não faz sentido, como por exemplo o amor dela e do policial, mds, que coisa sem sentido, o motivo pra ela tá com o asa também é sem noção, péssimo, péssimo, péssimo.

LetAcia782 26/03/2023

Opinião pessoal
No final de 2022, iniciei meu desafio pessoal de ler todos os livros publicados da Colleen e encontrei algumas narrativas incríveis e outras que fizeram eu me sentir meio perturbada/desconfortável. Essa é uma história que tem esses dois fatores juntos, por isso, foi beeeem difícil dar uma nota para ela.