Gemina

Amie Kaufman

Resenhas - Gemina

Manoela185 08/09/2023

Gemina
Foi um livro frustrante, essa palavra define.

Foi MUITO difícil me acostumar com esses personagens novos e a vivência deles.
Em Illuminae eu me apeguei tanto a Kady, Ezra e AIDAN, que chegando em Gemina e não vendo nada sobre eles foi devastador.

Você é deixado nesse vácuo imenso entre o fim do último livro e o desenvolvimento desse, você quer saber o que está acontecendo dentro da Hypatia, mas ao mesmo tempo é inquestionável a importância de entender o que aconteceu em Heimdall.

Diferente do primeiro, esse se segue com muitas mais páginas escritas inteiras e menos áudios e interações com inteligências artificiais loucas.

Os personagens novos são cativantes e eu gostei muito deles, mal posso esperar pra ver os universos de Illuminae e Gemina se entrelaçando, tenho certeza que vai ser engraçado e emocionante ao mesmo tempo.

E a forma como os autores conseguem colocar tantas emoções em livros de formato tão diferente do padrão ainda explode minha cabeça, me emocionei em várias partes.

Enfim, continua valendo muito a pena essa trilogia.

bluesargent 15/04/2021

O MAIOR ATO SCI-FI DO MILÊNIO
Eu tô sem reação. Sério, o que aconteceu aqui??? Comecei minha leitura achando que não chegaria no mesmo nível do primeiro (achei o começo desse um pouco parado), mas paguei com a língua! É o meu favorito até agora, esse livro + o audiobook foi literalmente uma experiência completa, cheia de reviravoltas, personagens cativantes, muuuito sci-fi e uma dose perfeita de romance. Favoritei esse aqui!

Eu pessoalmente passei mais de metade do livro tentando entender quando o título faria sentido (mesma coisa com o primeiro, que só foi ser mencionado nas páginas finais ?) e quando finalmente fez... meu deus que plot PERFEITO!! Eu amo esse assunto em questão questão e as teorias que envolvem esse fenômeno, então ver isso aplicado em uma trilogia que tá ganhando muito espaço no meu coração foi maravilhoso.

Fui feita de trouxa?? Sim, mas por uma boa causa, porque esse plot foi MUITO bem desenvolvido e mudou completamente a minha percepção (que já era grande!) sobre até onde os autores desse livro poderiam chegar. O céu literalmente não é o limite para Amie Kaufman e Jay Kristoff, a criatividade da mente desses dois continua me surpreendendo horrores!

Hanna e Nik são dois protagonistas perfeitos! Se eu já tinha me apegado muito ao casal do primeiro livro, me apeguei três vezes mais a esses dois. Química impecável, timing perfeito, simplesmente maravilhosos. A Hanna fez literalmente de tudo, essa mulher superou todas as minhas expectativas possíveis e o crescimento dela desde o começo até a reta final foi uma das coisas mais bonitas de se acompanhar nesse livro, de verdade.

Também preciso comentar aqui sobre dois personagens centrais da história: o AIDAN, que eu nem esperava que fosse retornar tão cedo, e o analista das câmeras de segurança, que é um dos melhores alívios cômicos que eu já li na vida. A leitura definitivamente não seria a mesma sem os comentários e pontos de vista desses dois.

Indo para o último livro já com o coração apertado porque essa trilogia está se tornando cada vez mais marcante pra mim... É uma pena nenhuma editora brasileira ter se interessado por ela porque esse livro teria tudo pra ser um sucesso e eu mesma recomendaria ele pra todo mundo!
RobertaToussaint 15/04/2021minha estante
O primeiro tem romance?

bluesargent 15/04/2021minha estante
Tem sim!! É no mesmo estilo desse, tem uma dosezinha muito fofa de romance mas não é o foco principal do livro

RobertaToussaint 15/04/2021minha estante
Perfeito!! Vou começar ele no fim de semana.

Dayane258 28/06/2021minha estante
onde conseguiu ler?

K. 28/07/2023minha estante
Li o inicio da sua resenha "sem querer" logo que comecei o livro e: QUE SORTE! Seu comentário sobre o audiobook me deixou curiosa e eu fui atrás, e eu achei incrível ler acompanhada por ele! Te juro, elevou MUITO a experiência da leitura desse livro pra mim e agora estou ansiosa pra começar o terceiro nesse mesmo esquema. Sério, muito obrigada hahaha

IsaApCamilo 13/12/2023

O começo desse livro não me pegou muito , eu engatinhei com ele até quase a página 160 por aí, depois ele ficou bem melhor, aconteceu várias coisas , até a página 250 eu já estava bem mais imersa na história. O livro pra mim vai de 0 a 100 muito rápido depois da página 250. Várias coisas começam a acontecer, descobrimos segredos que nem passou pela minha cabeça.
Vou começar o último em breve

belaffig 12/06/2021

"There's just you, and it, and everything you're about to take away."
Continuando a saga iniciada com "Illuminae", "Gemina" mantém minha paixão por essa história sensacional construída de uma maneira única; e apesar de ter minhas ressalvas, o segundo volume dessa trama - que segue para um desfecho que não consigo imaginar qual será - continuou sendo absurdamente avassalador.
Foi interessante perceber que meus receios com a história seguir um rumo clichê passaram do final do primeiro livro - onde foram fortemente rechaçadas por uma conclusão incrível - para o começo desse próximo. Estava com medo dos protagonistas serem "cópias" dos anteriores e a trama, apesar ter mudado os pontos de embate principais (como deixar de enfrentar inteligências artificiais com instintos "humanos" e vírus mortais e se virar para uma equipe assassina e aliens... bem, também mortais) o enredo seguir os pontos-chave de seu predecessor. Muitos dos meus medos foram rechaçados conforme a história se desenrolava - e que desenrolar ela levou. É notável o quão "Gemina" cresceu para além de "Illuminae". Enquanto a trama do primeiro é mais simples, essa atinge uma grandeza inimaginável. E é aí, paradoxalmente, que mora o perigo. Apesar de eu ter adorado embarcar nessa nova jornada maluca, surpreendente e absurda, e ter meu cérebro derretido depois de passar dias e dias mergulhada nela, quanto mais alto se vai, mais passível de erros se fica. E "Gemina" erra - um pouco, não muito, e nada que atrapalhe de modo gritante a experiência; mas ainda assim, erra. O livro tem algumas pequenas inconsistências que estou disposta a olhar além, e pessoalmente acho que não utilizou tão bem de seus recursos artísticos como o primeiro, mas dois de seus maiores pecados me deixaram levemente incomodada: Kaufman e Kristoff souberam utilizar mal (ou melhor, utilizar pouco) de seus aliens muitíssimo interessantes e cheios de potenciais; e a repetição de uma estratégia já usada no primeiro livro deixou esse quase cansativo em seu final. Além disso, apesar da palavra que define essa saga toda ser ambição, acho que faltou um pouco dela em um ponto específico dessa história.
Como eu disse, são pequenos pontos que estou disposta a relevar porque eu não consigo ver como a trama estaria tão bem disposta para o seu livro derradeiro se não fosse dessa forma, mas ainda assim. "Gemina" sonhou mais alto, e foi uma jornada incrível por isso, mas também cometeu mais erros por esse motivo - então, apesar da relativa simplicidade de "Illuminae" perante sua continuação, ele ainda é meu favorito, por pouco. Agora resta ver o que o desfecho guarda para mim - com as expectativas a mil e o coração pronto para concluir essa trama incrível com chave de ouro.
Maria.Ferroni 12/06/2021minha estante
Só consigo lembrar do seu áudio falando que tava com o cérebro derretido kkkkj

belaffig 12/06/2021minha estante
@Maria esse livro acabou demais comigo kkkkkkkk

Juliete 08/05/2021

"Chum, what kind of free you think I am now?"
Nesse livro somos apresentados a novos personagens, e definitivamente uma nova situação de uma merda atrás da outra para os personagens darem um jeito.
Eu achei que por não ser os mesmos personagens do primeiro livro que eu ia demorar mais pra pegar o ritmo desse mas eu peguei rapidinho e me apaixonei pelos personagens novos (eu só queria que a Hanna e a Kady se conhecessem manoo elas são incríveis)! O primeiro foi mais ai meu Deus o que tá acontecendo aqui? Como vão sair dessa? E o segundo foi mais tiro, porrada e bomba (literalmente) e também um pouco de como vão sair dessa?
Mal posso esperar pra ver o que me aguarda agora nesse terceiro e último livro dessa trilogia só posso dizer que já estou com saudade de toda essa jornada e que esses livros ganharam um lugar especial no meu coração.
Ps: Só não dei 5 estrelas como no primeiro porque teve algumas situações que eu achei muito conveniente e que não me convenceram.

Trechos que gostei:

"Video journal lifted from Ella Malikova's personal computer. We had to sacrifice several kittens to ancient bloodgods in order to crack the encryption on this thing. But you know, these particular kittens were jerks, so..."

"Patience and Silence had one beautiful daughter. And her name was Vengeance."

"You might get only one shot. So shoot."

"Listen. First, I want you to remember that I have a history of disobeying your direct orders and turning out to be right."

"You believe in God, Grant?"
"I don't know."
"Maybe."
"Well"
"Pray anyway."

Sarah 18/07/2021

ficção científica do milênio!
QUE LIVRO, MEUS AMIGOS, QUE LIVRO!!!!!!
Gemina é o fino da ficção cientifica, com mais ação do que o primeiro livro, mais plot atrás de plot, mais cenas de acelerar o pulso, com alívio cômico quando necessário e um casal maravilhoso para shippar ? enfim, a perfeição, amém!
Hanna é a princesinha da nave, filha do Comandante da nave, enquanto Nik faz parte de uma família de criminosos. Acaba caindo nas costas deles a salvação de toda a tripulação restante e.... do Universo! Uma menção especial a Ella, que garota incrível!!!!! A Hanna é BRABA demais, que MULHER!!! E o Nik é engraçado e ainda tem um coração imenso, mesmo parecendo badboy rsrsrs
Enfim, a verdade é que nesse livro você nunca sabe o que vai acontecer! A ficção científica só continua a subir de nível, e fico impressionada com a genialidade dos autores em criar essa série. Incrível, apenas.
Não consigo entender COMO NEM POR QUE esses livros ainda não foram traduzidos para cá!!!!!
incrível.
Larissa3508 18/07/2021minha estante
que resenha perfeita!!!

Reh 18/07/2021minha estante
Aí meu deussss, eu terminei illuminae e pirei... tô lendo memento agora e tenho altas expectativas pra gemina!!!

Camellia Baggins 06/06/2020

Brace yourself for GEMINA
Oh my God. This book. THIS BOOK!!!
Okay - *breathe* vamos lá...

Tão maravilhoso quanto o seu antecessor, Gemina tem uma premissa diferente, ao invés de acompanharmos os protagonistas de Illuminae, nesse livro estamos a bordo da Jump Station Heimdall, onde somos apresentados a Hanna Donnelly e Nik Malikov que terão que juntar forças quando Heimdall é tomada por uma frota da maligna BeiTech.

A história segue sendo contada através de transcrições, chats, e-mails, etc. E talvez por já estar acostumada com isso, eu acabei aproveitando muito mais a leitura de Gemina. O audiobook continua excelente, elevando a experiência de leitura a outro nível. E desta vez temos ilustrações incríveis feitas pela Marie Lu (autora da trilogia Legend e Jovens de Elite).

No mais, Gemina é tudo o que se poderia pedir de uma continuação, trazendo novos personagens tão bons quanto os já conhecidos (Ella ♥) e uma narrativa recheada de ação e reviravoltas.

orul82 16/02/2023

Ih
Juro que não aguento msis assistir filme, ler livro, ver série de gente morrendo por causa de virus ou outrad coisas que eles mesmo inventam e no final o feitiço vira contra o feiticeiro. Eu terminei esse aqui bem rápido e eu gostei bastante da dinâmica dos personagens aqui.

Tivemos nosso casal protagonista, tivemos multiverso, tivemos briga e confusão e arco de redenção e muitas outras coisas que eu amei demais. Foi super bom e a trilogia ta sendo perfeita de acompanhar. A Hanna e o Nik muito lindos mesmo amo os dois.

Queria tanto que alguma editora cogitasse trazer eles pra cá, queria que mais gente conhecesse.

Gey @luvelybooks_ 12/08/2021

Perfeito
Perfeitoo!!!! Amei os personagens desse livro!
Foi uma sequencia maravilhosa de Illuminae e sinto que o desfecho (Obsidio) será perfeito!!!!

Matheus 26/08/2021

Alucinante viagem espacial
Gemina consegue ainda superar seu predecessor, Illuminae. Quando comecei o livro, não achei que fosse me prender tanto quanto o primeiro por ser sobre dois personagens novos, com os quais não tinha nenhuma conexão. Acontece que eu tava bastante enganado. Não sei se é por que Illuminae trata de um vírus mortal, e durante uma pandemia esse não é o assunto ideal, ou só por que o segundo trata de um assalto, mas Gemina é absurdamente viciante. Tendo lido 400 páginas em 2 dias, posso atestar que a cada virada de página você sente mais vontade de continuar lendo, seja pela relação do Nik e da Hanna, pela barbaridade da BeiTech, ou pelas milhões de reviravoltas pelo caminho. Recomendo muito!!

Helena 26/08/2021

Superou as expectativas altas que eu tinha
Com o final de Illuminae, eu fiquei MUITO curiosa pela sequência. Mas preciso admitir que eu não tava ligando pra Hanna e pro Nik por não conhecer nenhum dos dois e comecei lendo só buscando chegar na parte que a historia desse livro encontrasse o final do outro (porque começa sem muita relação com ele), e comecei a ficar meio chateada quando percebi que demoraria um pouco

E não sei dizer em que parte do livro, o que exatamente aconteceu, mas do nada tudo mudou e eu tava super envolvida no novo ramo da história, amando (ou odiando) os personagens e cada vez mais e mais animada

E esse livro é simplesmente incrível!!!!!! A quantidade de reviravoltas, de momentos eletrizantes que a última coisa que eu queria fazer era parar de ler, os personagens novos, o plot, tudo é maravilhoso

E isso inserido no universo GENIAL que é the_Illuminae_Files, contado por diversos tipos de documentos, um universo muito bem estruturado e detalhado, eu não me canso de elogiar essa série

Uma sequência mais que digna pro primeiro livro maravilhoso!!!

Lirio azul 11/08/2021

INCRÍVEL
Eu já tinha achado Illuminae incrível mas Gemina me surpreendeu, vendo agora to ponto de vista da estação a ser atacada pela Beitech vemos personagens novos, um novo romance e novos problemas.
E como sempre quando o nome do livro é finalmente explicado é uma bomba, toda a ideia desse livro é sensacional, é super bem escrito e planejado, de forma que tem várias pistas sobre como vai terminar.
Nik é um dos meus novos personagens favoritos, ele é sensacional
E aqui tivemos a volta de AIDAN, num papel menor mas ainda presente da metade do livro até o final
Tão bom quanto o primeiro se não melhor, mal posso esperar pelo último

Juhh - @journalbookcandle 08/03/2020

Preciso de uma série dessa trilogia!!!
Gemina é o segundo volume da série The Illuminae Files e segue os acontecimentos da estação Heimdall, com dois novos personagens tendo que salvar todos a bordo e ainda tentar ajudar os refugiados da nave Hypatia.
???????????????
Essa trilogia pode parecer muito intimidante à primeira vista, já que os livros são todos compostos de arquivos, mensagens, transcrições, entre outros. Contudo, depois que você pega o ritmo da leitura vai muuuito rápido. Eu queria muito que esses livros fossem traduzidos pro Brasil, mas imagino que teria que ser feito um trabalho muito grande pra isso.
???????????????
Os novos personagens, Hanna e Nik, são ainda mais interessantes que o casal do primeiro livro. Quase tive um infarto ou vários lendo esse livro e tenho que repetir o que disse no post de Illuminae: QUERO UM SÉRIE DESSA HISTÓRIA!!

Vitu 03/07/2020

Um obra de arte
Gemina é o segundo livro da trilogia Illuminae Files, escrito pelos autores Jay Kristoff e Amy Kaufman. A história do livro é contada em formato de dossiê, e-mails, descrições de áudio, descrições de vídeo etc. Então, nesse meio de documentos vamos acompanhar a vida de Hanna, a filha do capitão da "Jump Station Heimdall", e Nik, membro de uma facção de ladrões, a "House of Knives", durante um assalto a Heimdall. Os eventos o livro acontecem simultaneamente com o primeiro livro, Illuminae, até um certo ponto, então os personagens do primeiro livro começam a interagir com Hanna e Nik.
Assim como o primero livro, não tenho o que dizer. Só tenho a dizer uma coisa: SUA MENTE VAI EXPLODIR!!!

lettie 21/01/2021

o início de illuminae foi confuso, mas o início de gemina foi parado e eu passei os primeiros 50% enrolando pra ler. depois da metade da história, tem uma mudança de ritmo e eu não consegui mais largar o livro. o nik e a ella são, sem dúvida, meus personagens favoritos. a hanna é legal, mas não me conquistou (espero que em obsidio isso mude).
adorei a dinâmica hannanik e espero ver mais deles em obsidio.
o audiobook deixou a experiência mil vezes melhor (de novo!). em geral, amei o livro e estou super ansiosa para ler o final da trilogia.