Botchan

Botchan Natsume Soseki

Resenhas - Botchan

1 | 2 | 3 | 4

Eric Silva - Blog Conhecer Tudo 28/12/2018

Em um livro com estilo bem-humorado e que satiriza a condição humana Botchan, segundo livro publicado pelo japonês de Natsume Soseki aborda o tema das diferenças: o choque cultural que opõe a cidade grande e o interior. Botchan é um professor de matemática inexperiente que nasceu e viveu toda a sua vida em Tóquio, mas que aceita partir para uma pequena cidade do interior do Japão, na ilha de Shikoku, para lecionar, contudo, habilidade social não é seu forte, cuja personalidade ríspida e a falta de paciência lhe geram sérios problemas na nova cidade. Por consequência, ele acaba por se tornar alvo das brincadeiras e das maldades dos colegas e dos alunos da província.

Escrito no ano de 1906, Botchan é um bildungsroman, termo alemão dado aos romances de aprendizagem ou de formação, e é também um romance clássico contemporâneo da literatura japonesa. Como é comum aos romances de formação, Botchan é uma obra que transpassa todo o processo de desenvolvimento moral, psicológico e social de seu protagonista desde a infância até a idade adulta quando ele se torna professor de matemática em uma escola do interior do Japão.

O que mais gostei na trama foram os seus personagens sobretudo o protagonismo de Botchan e sua personalidade forte e cômica. O livro não te faz rir, mas te diverte e descontrai. Mas seu principal ponto fraco foi, sem sombras de dúvidas, o desfecho. Apesar de fechado e ter uma passagem legal e surpreendente, o livro termina de forma súbita e com poucos detalhes sobre o desenrolar dos últimos acontecimentos. Botchan faz um breve resumo dos fatos ocorridos com ele e encerra a narrativa sem dar notícias sobre alguns fatos que interessariam ao leitor saber.

Do mais, Botchan é um livro descontraído, um clássico agradável e que justifica sua predileção por parte do público japonês. Um livro que nas entrelinhas fala da ocidentalização do Japão e satiriza o charlatanismo intelectual de alguns japoneses de sua época. Além disso, é um livro que aborda o contraste cultural entre as populações de cidades grandes e pequenas e que fala muito da ainda pouco conhecida cultura japonesa.

Confira a resenha completa no blog: https://conhecertudoemais.blogspot.com/2018/11/botchan-natsume-soseki-resenha.html

site: https://conhecertudoemais.blogspot.com/2018/11/botchan-natsume-soseki-resenha.html

Grace @arteaoseuredor 03/07/2018

?? Botchan é um romance de 1906, segundo de Soseki e primeiro que leio dele, já quero ler mais.
?? Botchan significa jovem mestre, é como é chamado o personagem central, pela criada Kiyo, que praticamente o criou, ele logo fica órfão de mãe, e vive a sombra do irmão, após a morte do pai ele vai morar em um pequeno quarto e passa a estudar física, depois de formado ele parte de Tókio para o Inteior, uma localidade inóspita na ilha de Shikoku, aceitando um trabalho de professor de matemática, muito jovem aos 23 anos, ele que não tem habilidade social nenhuma, vai lecionar para alunos ginasiais e se vê em várias situações constrangedoras que são muito divertidas, ele tem uma fome insaciável que dei risada, mas o livro acaba sendo uma crítica, a sociedade através desse jovem professor que está aprendendo a ser adulto.

Caroline 29/01/2018

Botchan de Natsume Soseki
Apesar de já ter lido muitos livros de autores japoneses, foi a minha primeira experiência com esse autor, e me surpreendi com sua narrativa cômica e contemporânea.
A história é sobre um Botchan, ou melhor "um rapazote" recém formado na faculdade em matemática acaba virando um professor em uma escola do interior. Devido sua natureza espirituosa e impulsiva ele não é muito bem recebido pelos alunos e tão pouco pelos docentes.
No período de 1900 o Japão tinha acabado de sair de um isolamento de 250 anos com a abertura dos portos na Era Meiji e foi nessa época que o Japão começou a se tornar uma nação tecnológica e militar, com empenho fora do comum para tirar o tempo perdido durante o feudalismo e surpreendendo o mundo vencendo uma guerra contra a Rússia (1905) que é citada em Botchan.
Natsumi faz uma crítica social que ainda é muito atual, e por mais que Botchan não seja um bom exemplo de professor ele é um personagem muito "humano"
Simplesmente amei

site: https://www.instagram.com/p/BeflOnIlpFY/?taken-by=blogpoyozodance

-.-.-.-.-.- 29/11/2016

Clássico da literatura japonesa em que um jovem professor de Matemática deixa a cidade de Tokyo, onde residia com uma senhora (antiga empregada de sua família), para lecionar no interior do Japão. Lá chegando, assume sua 1ª turma de alunos ginasiais. Ocorre que esse professor é uma figura ímpar: impaciente, inconstante, impulsivo (apesar de ter um bom coração). E é isso que faz dele um personagem único.
Uma leitura leve, com diálogos divertidos e situações bem humoradas, que lamentei quando terminou e que me deixou ansiosa por ler outras obras do autor.
lsbelini 13/06/2017minha estante
Eu também fiquei triste quando acabou, achei que o escritor deveria ter continuado a história. Adorei o jeito ácido do personagem principal XD

1 | 2 | 3 | 4