O garoto que eu abandonei

O garoto que eu abandonei Raiza Varella

Resenhas - O garoto que eu abandonei

Ray 04/09/2020

O garoto que eu abandonei
O último volume da trilogia Encantados traz a história do Gustavo.

Gustavo está de casamento marcado com uma mulher por quem se diz apaixonado, mas toda a sua família não gosta e nem aprova esse casamento. Sua irmã tem planos para que o casório não aconteça e, com isso, vai atrás do seu passado a fim de que os sentimentos antigos possam surtir algum efeito e, talvez, fazer com que Gustavo mude de ideia.

A Raiza tem uma escrita envolvente e fluida e eu gosto bastante, mas sinto que esse não foi o melhor livro dela que já li.

Eu esperava um pouco mais desse livro, sinto que algumas partes não funcionaram para mim, outras achei que foram um pouco desnecessárias e o final foi bem corrido para um livro que encerra uma trilogia e até mesmo para a história num todo. Enfim, deixou a desejar.

Mas a trilogia (num todo) é boa e divertida! Gostei bastante.

Talita707 16/10/2022

O destino se encarrega de por tudo ao seu devido lugar
Termino essa série, com um sorriso nos lábios e o coração quentinho.???

Gustavo e Marcela, sempre esconderam a paixão que sentiam um pelo outro,através da amizade que nutriam.

Gustavo com medo de se declarar, omitou o sentimento que sentia por Marcela e Marcela sempre achou que não era correspondida .

Por consequência da omissão de ambos, tiveram uma sucessão desencontros e  a vida de Marcela uma sucessão de tragédias.

Mas mesmo assim o destino sempre se encarregava de colocar esses dois juntos e mostrou que mesmo com os desencontros,com as mágoas, segredos e feridas abertas ,quando a amor verdadeiro envolvido e quando duas pessoas estão dispostas a fazerem dar certo ,tudo pode acontecer.

Estou complemente apaixonada por essa família, Raiza mais uma vez conseguiu conquistar mais um pedacinho do coração dessa leitora.

Vou sentir saudades desses personagens.

Iara.Antunes 22/12/2021

Voltar a ler o desfecho dessa trilogia foi misto de muita emoção.

Esse livro fala sobre o luto, perdão e da falta de coragem de dizer o que sentimos.
No luto como difícil superar e que as vezes anjos nos ajudam nos momentos mais complicados. No perdão sobre corrigir erros dos passados que até não foram intensionais. Perdoar as magoas e redceio. Na falta de coragem é como podemos perder quando não conseguimos contar nosso sentimentos e como podemos sobrer sem necesidade.
O que acontece muito entre os encontros e desecontros entre nossa casal.
O nosso clichê que quando é pra ser simplesmente acontece, mesmo que tudo estja dizendo que não dará certo.
Um parte legal da história temos a presença dos narradores das outras duas histórias e complementam a trama. Com as revelações que foram nos dadas nos últimos capítulos da história se interligam muito com as outras histórias. Sem deixar de lado o amor de uma família unida em prol do amor , de se cuidar e proteger uns aos outros, mesmo que acha muita confusão e choro hahaha

Obrigada Raiza por proporcinar um final de triologia tão suprendente.

Annie de Jesus 07/12/2023

O Garoto que eu Abandonei
Dessa trilogia no meu gosto esse livro ficou em segundo lugar e o segundo livro ficou em terceiro.
Pra mim essa trilogia é completa, o enredo do segundo e terceiro livro bem amarrado, não tem nenhuma sensação de que ficou algo de fora ou incompleto. Adorei a personagem da Marcela e o Gustavo é muito trouxa, ele é muito burro e outro que entra na mesma vibe que ele é o Ian, esses dois são muito burros. Amei demais o casal Arnaldinho e Zé Alfredo ??

Ariadne/ Lilika 09/09/2020

Série apaixonante
O final da série encantados!
Me apaixonei pela escritora! A série inteira é bem construída e envolvente. Todos os personagens são bem desenvolvidos e até o Monstro, que no início da serie eu não gostava, nesse livro vemos um super crescimento.
O final é fantasioso demais, mas quem se importa? A proposta é um conto de fadas!
É um livro com muitas passagens engraçadas (Arnaldinho arrasou), um vilã digna de ódio e muitos momentos triste que me encheram os olhos de água. Porém o mais importante dessa série é que ao final, quando nos despedimos dos personagens, estamos com o coração quentinho.

Camilla121 27/08/2020

Maravilhoso
Gente, mais uma noite em claro por conta da Raiza, quando eu acho q ela não consegue se superar ela vai lá e PEIII..

Não posso dormir antes de escrever essa resenha, pq cá estou eu com um sorriso bobo no rosto e com o coração quentinho deps de ler esse livro. GENTE QUE HISTÓRIA LINDA.

Antes de falar desse livro, preciso comentar sobre a triologia, o primeiro até então era meu favorito, mas esse último, ACABOU COMIGO, esse com certeza merece cinco estrelas, o bacana da trilogia é como os personagens são bem construídos, a maneira de como fazemos parte dessa família única e sensacional, as referências q ela cita, a forma como os personagens crescem no decorrer de cada livro, mas o q mais me cativou, foi o fato de que, ao mesmo tempo que cada livro foca em um irmão, os outros irmãos não deixam de aparecer nos outros livros e não são apenas menções sobre eles, as histórias deles continuam através dos outros livros, é como se eles n fossem esquecidos, como se pudéssemos saber como a vida deles continuam deps do final de cada livro, meio q aquele ditado ? a história não acaba quando termina?, eu amei ler cada livro, amei muito cada personagem e fico triste pq acabou, o jeito é reler novamente quando sentir falta dessa família incrível.

Então agora comentando sobre esse livro, gente uns plot twis q vou te contar, MEU CORAÇÃO NÃO AGUENTA, ri e chorei de felicidade de nervoso, que história de amor foi essa OMG, leiam gente é sério.

Obrigada Raiza Varella, e mais uma vez parabéns, muito orgulho, além de brasileira, mulher ela é BRILHANTE. Para encerrar só tenho mais uma coisa pra dizer: GENTE LEIAM ESSA TRIOLOGIA.

Duda 26/04/2021

Eu esperava mais em comparação aos 2 volumes anteriores da trilogia. No início, a história tinha tudo pra ser perfeita, entretanto, algumas coisas foram simplesmente jogadas no meio da dela e eu particularmente não gostei disso. Também aquele vai e vem do casal me zerou a paciência, parecia novela mexicana (apesar de eu gostar mas não vem ao caso). O final desse livro tinha tudo pra ser incrível mas foi algo mágico demais, não fez sentido nenhum. No geral, o livro foi bom mas continuo preferindo o garoto dos olhos azuis, foi o melhor.

Jess 30/04/2020

No terceiro volume da trilogia Encantados conhecemos a história de Gustavo, o último irmão solteiro da família Bittencourt...solteiro, mas não por muito tempo.

Gustavo está de casamento marcado com Camila, que é simplesmente a maior inimiga da sua irmã. Bárbara deixa claro que não vai aceitar esse relacionamento e vai fazer de tudo para impedir que o casamento ocorra, mesmo que isso coloque o próprio casamento com o seu Garoto dos Olhos Azuis em risco. Para isso Bárbara vai atrás de um antigo amor de Gustavo.

Marcela já partiu o coração desse Encantado no passado e o abandonou, o reencontro dos dois não só traz a tona antigos sentimentos como também uma avalanche de segredos e revelações capazes de sacudir a vida de toda a família.

O Garoto Que Eu Abandonei tinha tudo para ser o meu livro preferido da trilogia porque, até então, o Mala era o meu personagem favorito, mas lá pelo meio do livro acho que a história saiu dos trilhos e concluir a leitura foi muito difícil pra mim. O livro não é ruim, longe disso, mas achei desnecessário uma série de acontecimentos e também não curti muito o final corrido. Os pontos fortes que fizeram o livro valer a pena pra mim foram dois personagens: Arnaldinho e Monstro que roubaram a cena.

Queila - Meu vício literário 21/11/2022

O pior da trilogia
É nítido como essa história de 450 páginas poderia facilmente ter 200, e talvez seria um ótimo livro.
A autora resolveu colocar tantos plots num livro só que ficou demais, difícil de ler sem revirar os olhos.
Por exemplo, o plot da irmã e do filho, desnecessários e mau desenvolvidos.

Luciene 15/06/2022

Ora fofinho, pra frustante!
Socoooorrro! Qto abandono senhor !!

Eu gosto desse tipo de clichê. Porém, da vontade de matar as vezes. Genteeee, povo maluco que não fala nada com nada, só some.

Valeu a pena ! No geral a trilogia é muito boa.

Aidiane Ramirez 22/11/2020

É a vez do irmão mais gentil lutar por seu feliz para sempre. Gustavo passa por maus bocados em busca de sua felicidade ao lado da mulher que sempre amou. Marcela tem que superar toda tristeza que uma tragédia trouxe a sua vida. Um milagre e um felizes para sempre nos brinda com o desfecho dessa história de amor.

Ketlyn.Silva 26/03/2021

Fechado com chave de ouro
A que maravilha terminar essa trilogia com tanto amor envolvido em que príncipes tbm erram mais que no final acham seu caminho em meio a tantos obstáculos. E para falar a verdade não é assim na vida real. Quem sai de casa e encontra o príncipe encantado sem ter que lutar, acreditar que vai superar barreiras impostas pela vida.
Aqui nesta trilogia não é diferente me acabei por ficar angustiada com a estória destes três irmãos, cada um com sua personalidade. Claro que sabemos que tudo vai dar certo no final mais a que custo não.
Vi esse livro como o mais angustiante pela estória com tantos abandonos em ambas a parte. Me vi chorando por Ian coitado. Me vi mais apaixonada pelo mostro que com certeza é o meu príncipe e quis a como eu quis dar um murro na cara do mala por que ele demorou para enchergar o inevitável, mais que fechou esse livro com chave de ouro.
Mil vezes indico os livros da Raiza, acho que ela escreve com o coração e isso faz seus livros sejam únicos, cada um com sua característica que me marca.
Mil estrelas
bia.xavier 26/03/2021minha estante
Eu li ele numa madrugada de tão agoniada que tava

Ana / @muitomaisquelivro 23/05/2017

Decepção define!
Ainda não caiu a ficha! Um livro tão esperado, um personagem q ganhou meu coração nos livros anteriores, q no final das contas não passava de um sonso sem opinião própria.
Sirlene Abreu 27/06/2017minha estante
Exatamente isso!