O filho da bruxa

O filho da bruxa Michael Gruber

Resenhas - O filho da bruxa

dyonisus 17/11/2023

O amor é como uma flor roxa
Pela capa não tão cativante e com o fato das falas serem iniciadas com aspas, esse teria sido um dos livros que eu nunca teria lido na minha vida. E nunca teria recebido o tapa na cara dessa história.

O Filho da Bruxa nos mostra dois lados da história: o lado da mãe, bruxa, quem não sabia cuidar por nunca ter sido cuidada, e Grumo, quem, impetuosamente, se virou contra a mãe por não receber amor. Foi quando ?Ela?, a Natureza, o ciclo da vida e da morte, assumiu a forma de um urso morto e lhe perguntou se ele realmente não era amado ou não recebia o amor que julgava o bastante ? e quanto seria o bastante? Ela ter sacrificado sua arte e tudo o que possuía não era o bastante? Se sua mãe lhe desse o Sol, isso seria o bastante?

Não ignoro o descuido da mãe, mas você não pode cobrar de alguém o que ele próprio não recebeu. E Grumo, cobrando tanto, teve que perder tudo para entender que sim, era o bastante. Isso porque se ele tivesse lhe pedido o mundo, ela teria lhe dado o mundo.

Às vezes queremos tanto algo que não vemos que já o temos ? de uma maneira um pouco distorcida, talvez. Nada na vida acontece como prevemos ou esperamos. E a história de Grumo, ou Rumpelstiltskin, nos mostra isso, enquanto também nos ensina que a verdadeira beleza não é o que vemos, mas o que há em nossos corações e reconta histórias infantis mostrando que a bruxa não é má e o herói não é um santo.

Casos à parte; a bruxa e Falance dariam um ótimo casal.

Bianca.Bonami 14/09/2020

Uma história nada convencional
Talvez o maior encanto desse livro seja o fato de não ser uma aventura épica num mundo de magia, mas a história de um menino que cresceu ao lado da magia e se machucou quando conheceu os homens.
A história de Grumo te faz refletir sobre muits coisas, mas principalmente sobre errar, reconhecer o erro e conserta-lo. É um livro que te faz ver os dois lados de uma mesma moeda, e no fim, é difícil dizer quem estava certo e quem estava errado. Apenas que erraram.

Kymhy 09/04/2018

O filho da bruxa - Michael Grube
Criado por uma bruxa depois de ser abandonado na floresta, Grumo, um garoto mimado, resolve desobedecer sua mãe e tentar usar magia, entrando em enrascadas que mostrarão que nem sempre é uma boa ideia não dar ouvidos aos conselhos.

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-o-filho-da-bruxa-michael-gruber/