Sobre a Mentira

Sobre a Mentira Santo Agostinho

Resenhas - Sobre a Mentira

Leonardo88 01/01/2024

Boca do coração!
Primeira obra que leio de santo Agostinho , claro que não é uma leitura fácil , nós forçando a ler com calma e um verdadeiro estudo! A retórica é simplesmente fantástica depois que pega o raciocínio de desenvolvimento do autor a leitura encaminha mais fluída!
Sobre o escrito muitas reflexões importantes sobre o tema , mas principalmente sobre a imortalidade da alma e justamente o que pode prejudicar está verdadeira vida- a mentira- com seus diversos gêneros e consequências! Excelente leitura!

Davi.Rissi 27/03/2023

Agostinho aqui traz exemplos bíblicos e de situações extremas para dissertar sobre a questão da mentira.
Gostei muito do livro, é pequeno mas tem muito conteúdo.

Lys Coimbra 28/02/2022

Chato e repetitivo
A premissa do livro é bastante interessante e algumas passagens são muito valiosas, mas é uma obra que rapidamente se torna chata e cansativa por ser extremamente repetitiva e carregada de dogmas religiosos difíceis de aceitar.
De maneira geral, não foi interessante para mim.

Giovanna 24/11/2021

A mentira pode ser justificada?
Esse livreto nos faz entender o que difere os santos dos pecadores: Santo Agostinho afirma que em nenhuma hipótese a mentira é justificável.

Ana Rosa 15/09/2019

Truncada? A quem não tem o costume de ler as obras do Santo e, portanto, não está habituado à sua linguagem robusta e retoricamente clássica, a leitura torna-se um tanto difícil, especialmente por propor lições lógicas de validação ou não dos argumentos propostos. Nada menos a esperar, ao se tratar de (1) santo e (2) doutor da Igreja; de uma vida pregressa de honrarias humanas (acadêmicas) e divetimentos ilícitos (luxúria); da conversão do maniqueísmo à fé católica por meio dos diálogos Santo Ambrósio e das orações de Santa Mônica.
Neste opúsculo, o Santo define e debate, dentre outras matérias, circunstâncias nas quais são ou não convenientes ou lícitas as mentiras proferidas pelo ser humano, cuja natureza possui tendência também ao mal.
É necessárioter atenção ao ler este escrito, de preferência, initerruptamente, pausando para as reflexões, claro; quando não puder fazê-lo, procurar ler, ao menos, um item por vez, para bem proveitar a compreensão. Tudo isto à guisa de sugestão, claro. A atenção é necessária dado a tantos recursos de retórica, de gramática e lógica usados pelo Santo.
Ele distingue ainda os tipos de mentira e como agir nas situações-limite, onde as (aparentes) únicas opções são a mentira ou um mau maior. Sempre lembrando ao leitor: evite-se tanto quanto puder a mentira.
dgdn 07/04/2024minha estante
Eu que te dei esse livro ?