Uma Vida Pequena

Uma Vida Pequena Hanya Yanagihara

Resenhas - Uma Vida Pequena

kathcontardi 19/04/2024

Dilacerante.
Confesso que não sei a nota a dar para esse livro. Uma dor e um sofrimento sem tamanho. Posso te garantir, esse foi o livro (de ficção) mais doloroso que já li. Uma drama tão brutal, intenso, sem perdão. Um ato que não tem preparo para o encerramento, só uma parada brusca e ruidosa.

Esse livro vai começar contando a história de 4 amigos, Willem, JB, Malcolm e Jude. A vida desses amigos está se iniciando, estão se encontrando profissionalmente, sem grana e totalmente a mercê do destino.

Aos poucos, durante a narrativa, a autora vai brincando com os narradores, então temos mais de um narrador nessa história. Em dado momento, você descobre quem é quem, com seu coração sendo quebrado pela descoberta.

É importante verificar os gatilhos dessa história!

Se tem uma mensagem que esse livro quer passar (ao meu ver) é sobre a complexidade da vida. Sobre quanta carga o viver pode contar e sobre como as pessoas podem ser marcadas de forma permanente.

Estou lutando para encontrar palavras que descrevam essa leitura. Mas acho que é impossível. Lutas intensas pelo viver, pelo morrer, tão reais e dilacerantes, personagens com falhas, imperfeitos. Pessoas boas, pessoas más. É um livro que retrata o duro, o doloroso, o difícil, mas também o amor, as amizades, os encontros.

Não é uma história feliz e não tem um final feliz. Mas tem resquícios de felicidade dentro dela.

Certamente, é um livro que nunca lerei novamente.

Corrêa 19/04/2024

ESSA NÃO É UMA HISTÓRIA FELIZ.
Se você está procurando um livro com um final feliz, não encontrará aqui.
Esse livro tem começo, meio e fim completamente triste e cheio de desgraça. A gente acompanha a vida do protagonista até sua morte, e ele se fode a vida toda, só acontece trauma e desgraça. E quando ele encontra pessoas boas que realmente querem ajudar ele, ele não consegue se permitir ser ajudado, pq acha que não é digno. E quando você finalmente acha que vai dar tudo certo, que vai encontrar um momento feliz, novamente acontece outra tragédia.

Graziela 18/04/2024

É tudo aquilo que falam mesmo
É dilacerante, é polêmico, é pesado, é triste, é, por vezes, acalentador.

Discordo das críticas que atribuem o livro a um sofrimento exagerado e irrealista. A autora nada mais retrata a verdade nua e crua que muitas pessoas ainda enfrentam, sem a gente nem se dar conta no dia a dia.

Recomendo muito a leitura, mas com um super alerta de gatilhos.

E se, em algum momento, você se identificar com o que Jude relata ou enfrenta, por favor, procure ajuda de um profissional.

E, embora o posicionamento problemático da autora de não acreditar em psicoterapia, na minha opinião, o livro mostra o contrário. Um processo de psicoterapia e psiquiátrico não teria salvado Jude de todo sofrimento, mas, teria, sim, ajudado ele a lidar com tudo com o passar dos anos.

No final das contas, o livro reforça a importância de nos atentarmos uns aos outros, de estender a mão e de cuidar da nossa saúde mental, e de buscar a ajuda e o acompanhamento de profissionais.
Camili Vitória 18/04/2024minha estante
Que resenha perfeita!

SMariaa 18/04/2024

Uma vida pequena ou uma depressão misteriosa?
Esse livro é um ACONTECIMENTO, o motivo do meu colapso, porém é maravilhoso kkkk, eu simplesmente não tenho palavras pra ele.
*Antes de ler é importante dar uma olhada nos gatilhos mesmo que tenham spoiler pois é um livro bem pesado e os gatilhos são muito fortes.

Não é um livro romântico, muito menos feliz ou leve. É bem escrito e fácil de se envolver com a história (isso não significa que seja um livro fácil de ler, até pq os capítulos são longos, o que geralmente dá a impressão de ser uma leitura mais cansativa). Também não acho que seja um livro pra pessoas muito jovens (entre 18 e 25 anos; embora eu tenha 18 kkkk) pq ele trata justamente pensamentos e perspectivas de pessoas mais velhas e situações bem pesadas; acredito que compreendi bem o livro e inclusive refleti bastante, porém não sei explicar isso kkkk, talvez mais velha, com mais bagagem e ?experiência? saiba tirar algo a mais do livro que eu não consegui, inclusive mais velha espero relê-lo.

O personagem principal (Jude) tem um passado terrível e um futuro tão ruim quanto (embora não seja tudo quanto o que ele passou ao longo da vida) parece que ele sempre tá atraindo coisas ruins, e pensamentos piores ainda, para si). O livro é principalmente narrado sob a perspectiva e história de vida do Jude, porém as vezes muda, no total acho que 4 pessoas ?participam da narração?, (embora as outras pessoas narrem muito pouco) e é possível ver os fatos sob outra óptica e sentimentos.

O livro trata sobre questões como: diversos tipos de agressão física e psicológica, estresse pós traumático, a importância de terapia na vida, luto, depressão, automutilação, entre outros (leiam a lista de gatilhos), mas também de amizade, paternidade e amor. Você sente determinados sentimentos junto com o personagem, e é isso que eu mais gosto nesse livro, faz você sentir e refletir sobre; como as vezes não damos valor a algumas coisas que pra nós podem ser até simples, mas pra algumas pessoas é muito complicado.

Não tenho nem coragem de ler minhas marcações agora pra colocar algumas aqui (até pq eu fiz MUITAS). Mas também pq você tem que tá mentalmente bem p ler esse livro, e depois que eu li não estou muito bem não kkkk.
Eu não choro com livro nenhum, mas se fosse pra chorar, com certeza seria com esse. Em vários momentos precisei parar e continuar no outro dia pra ter como assimilar algumas coisas (como eu disse, é bem pesado).

Enfim, é um livro incrível que eu recomendo ler em algum momento da vida.

Maddy G. 17/04/2024

Não gostei, a narrativa é insuportável
Só queria que acabasse logo, é uma encheção de linguiça que ave maria. O Jude é super injustiçado e afins, mas não achei nada ao ponto de derramar lágrimas e tal, enfim?
EU não gostei, mas deve ser pq não faz o meu estilo de leitura

Luana Gonçalves 17/04/2024

Uma sofrência grande e maçante
Há muitas formas de você escrever sobre uma vida que passou por muitos traumas, mas, ao meu ver, Hanya não soube fazer isso. Até a metade do livro eu realmente fiquei mal, angustiada e sofri pelo personagem principal, mas depois tudo que senti foi que a autora quis chocar e torturar o leitor com tamanho sofrimento. E no final ficou tão maçante que simplesmente a tragédia não surpreendia mais.

Não entendo como alguém pôde dizer que esse foi o melhor livro que já leu, não entendo como grandes críticos o elegeram, sendo ele é no máximo razoável, além de ser um completo desserviço pra saúde mental.

Uma vida pequena não é um livro para todos, não só pelos gatilhos ali descritos, mas também por ser uma leitura complexa, que demanda tempo, paciência e muitos momentos de pausa pra tomar folego. Mas ainda assim, não recomendaria para ninguém, inclusive pediria que parassem de indica-lo como uma grande obra.

DanielNeves 27/04/2024minha estante
Concordo contigo em tudo!

DanielNeves 27/04/2024minha estante
Não há evolução no livro. Maçante e só desgraça por desgraça. Eu não consegui sentir empatia pq nada fazia sentido

Leite15 17/04/2024

Surpreendente!!
Comecei o livro super animada porque sempre falavam muito bem dele, mas no meio da história comecei a ficar um pouco entediada, acabava ficando tudo muito enrolado e parecia que não ia sair do lugar, por isso não dei as cinco estrelas. mas quase no final do livro, a história virou de ponta cabeça e não consegui parar de ler, em prantos.
Myka28 17/04/2024minha estante
Eu acho q nunca chorei tanto lendo um livro, sério cheguei um momento eu precisei para de ler. Para respirar sério, mais é o meu livro favorito da vida!!!

Mariana 17/04/2024

Jamais me esquecerei!
Nunca li algo que me tocasse de uma maneira tão íntima. Jamais vou esquecer de você Jude.
Aliás eu tenho certeza que nunca esquecerei desse livro.

Sarah442 17/04/2024

Apesar de amar
Eu amei esse livro, não indico pra qualquer pessoa, ele é muito sensível principalmente pra quem já passou por alguma situação de abuso, violência e etc, as descrições dessas situações são muito bem detalhadas, e acredito que por isso muitos choram com essa narrativa, porém eu passei muita raiva.
Apesar de ter gostado de como o assunto foi abordado, como a escrita do livro foi cativante, eu me perguntei se é possível acontecer tanta coisa ruim com uma só pessoa, se realmente era necessário que a maioria dos personagens citados fossem ?vilões?, não sei qual foi o intuito da autora, mas o livro também parece que estamos lendo uma página sobre casos criminais de diversas pessoas e não apenas de uma.
Existiu uma situação que pra mim ficou meio óbvia, então também não consegui chorar.
Achei muito interessante como a autora aborda a ansiedade sem ser explícita que ela abordou sobre ansiedade, são pensamentos e ações do personagem que você consegue identificar o que ele tá sentindo.
Por mais que eu tenha críticas, é um livro favoritado com certeza!

Nyllaine 16/04/2024

Impactante
Esse não é um livro pra qualquer pessoa, ou para qualquer estado de espírito. Por isso, se você não está no seu estado emocional mais estável/saudável, aconselho fortemente a não lê-lo. Pausei a leitura dele por uns meses até conseguir retomar a leitura e me despedi dessa história que nunca vou esquecer.

Chorei, senti agonia, nojo, irritação, aflição, e tantos outros sentimentos que não consigo nem descrever todos eles.

O que torna a obra primorosa é a semelhança cortante com a própria realidade. Entretanto, a habilidade da autora é admirável. Desde o desenvolvimento brutal dos personagens ao enredo de toda a narrativa, o fluxo de leitura é constante, desafiador e tudo é muito bem escrito. Uma Vida Pequena narra o cotidiano desgastante e complexo de personalidades que poderiam, e talvez seja reais. A forma como o leitor é inserido na mente de um personagem tão difícil como Jude é arrasadora e sufocante. Uma prova de resistência em forma de leitura, a obra traz ao leitor o sentimento mais importante de todos: a empatia. Nunca pensei que um livro teria tantos significados diferentes pra mim. Ele ocupou um espaço muito grande em mim! Uma história que faz jus ao seu título.
Sempre vou lembrar de você, Jude! ????

mtevad 15/04/2024

"E ele chora e chora, chora por tudo que foi, por tudo que podia ter sido, por cada velha ferida, por cada velha alegria, chora pela vergonha e pela felicidade de finalmente poder ser criança, com todos os caprichos, as vontades e as inseguranças de uma criança, pelo privilégio de se comportar mal e ser perdoado, pelo esplendor do afeto, dos carinhos; de servirem-lhe uma refeição e forçarem-no a comê-la, pela capacidade. finalmente, finalmente, de acreditar nas garantias de um pai, de acreditar que ele é especial para alguém, apesar de todos os seus erros e de seu ódio, por causa de todos os seus erros e de seu ódio."

AnnaLetiiciia 14/04/2024

X=X
Intenso, doloroso e muito desafiador.

São 800 páginas de muito sofrimento, é difícil expressar o que senti durante a leitura. Foi uma experiência excepcional, ficara marcado para sempre em mim a jornada dos personagens, principalmente toda a força e crueldade que atravessou a pequena vida do Jude.

"A vida é tão triste, pensava nesses momentos. É tão triste, e, ainda assim, todos a vivemos. Todos nos agarramos a ela; todos procuramos algo que nos console".