De Medos e Assombrações

De Medos e Assombrações Cora Coralina

Resenhas - De Medo e Assombrações

Luiz H. 23/04/2023

"Com o capeta sentando em cima."
Simples demais: nem fede nem cheira. São contos característicos, mas sem muita abundância textual. Imagino que há muita cultura implantada nesses contos, mas não é suficiente para uma narrativa. Não prende, não tem impacto, não tem "medo". Simples demais.

Biblioteca Álvaro Guerra 13/01/2023

Seleção de seis contos horripilantes da Cora Coralina com belíssimas ilustrações

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788526022249

Simeia Silva 15/04/2016

Amei a leitura

Se me lembro bem, li alguns livros da autora na minha época de colégio, não sei quais foram, mas sei que gostei e quando vi uma nova oportunidade em ter novamente um livro dela nas mãos, não pensei duas vezes e corri para o abraço. E que abraço, meu Deus! Cora tem mãos de fadas para a escrita, ela te faz sorrir feito boba, e viajar láaaa atrás nas lendas que ouvimos pela boca dos nossos avós e pessoas mais antigas da família. A muito tempo eu não lia um livro de prosa tão gostoso assim.

Nesse livro somos apresentados a quatro prosas / contos, onde a autora mistura histórias / lendas que se passaram entre escravos, em procissões no interior, em um quartel do exército, em caronas na estrada, de homem traído e de espíritos que voltam para dizer onde está o pote. As capas do diabo, O capitão - mor, Medo, O corpo de delito, Candoca e Procissão das almas, são as 6 prosas / lendas que compõem esse livro maravilhoso. A prosa que mais gostei foi a última "A procissão das almas", é uma lenda, uma superstição da Idade Média trazida pelos colonizadores, que sofreu algumas mudanças assim que chegou no Brasil por cada pessoa que a contava. Cada autor que a escreveu, colocou de uma forma e Cora contou essa lenda do seu jeitinho, e gente, não poderia ter ficado melhor. Adorei conhecer essa lenda pelas palavras dela, com seu jeito de falar que muito me agrada, aquele jeitinho que os antigos conversavam, com aquelas palavras mais rebuscadas e diferentes, que te fazem pensar e parar para entender tudo o que ela quer lhe dizer.

RESENHA COMPLETA NO BLOG

site: www.sentaaileitor.com.br