A História da Humanidade Contada pelos Vírus

A História da Humanidade Contada pelos Vírus Stefan Cunha Ujvari

Resenhas - A História da Humanidade Contada pelos Vírus

Wolf 29/12/2013

Poderia ser bom
O assunto pede um bom livro, mas este não deu conta do recado.
Alguns erros conceituais mancham a credibilidade da obra, e a falta de uma revisão estilística torna-a cansativa.
Sheila Pires 09/04/2016minha estante
Poxa, pode indicar um dos erros conceituais? Confesso que depois do seu comentário fiquei com receio de ler.

Wolf 13/05/2016minha estante
Sheila, desculpe a demora, só agora acessei os comentários do Skoob.
Já faz tanto tempo que larguei esse livro que não lembro dos erros, talvez tenha marcado alguns no texto. Vou procurar, e se achar eu respondo novamente.

Felipe.Camargo 08/04/2021

Não recomendado para hipocondríacos kk
38º Livro do ano ? A história da humanidade contada através dos Vírus ? Stefan Cunha Ujvaris

O livro nos traz muitas informações de como vírus, bactérias e parasitas nos acompanharam durante a nossa evolução e na nossa história humana. Crises de saúde pública e pandemia foram constantes junto ao desenvolvimento da humanidade, o que mostra que o período que estamos vivenciando não foi o primeiro e com certeza não será o último. O autor mostra o quanto a história das doenças pode dizer sobre as nossas organizações sociais, ainda mais em períodos aos quais não temos os documentos estudados pela história, ou seja, na maior parte da trajetória humana. Em relação ao texto, achei um tanto quanto objetivo, o autor parece que desenvolver um relato, bem simplório e objetivo, talvez o texto poderia ser revisado para deixar mais leve e menos cansativo. Mas vale a pena pelas diversas curiosidades.
P.S. Hipocondríacos como eu podem ficar um tanto quanto mal ao fazer essa leitura.
Anna Dut 08/04/2021minha estante
Quero ler, não sei quando, mas quero.

Daniel432 05/04/2011

História Evolutiva
O autor procura mostrar, principalmente, por meio de análises de DNA e RNA a evolução de diversos tipos de vírus bem como a trajetória por eles empreendida em sua disseminação ao redor de todo o planeta.

Curiosamente, a evolução dos vírus muitas vezes corre paralela à evolução de diversas espécies animais das quais o homem, de alguma forma, usufrui bem como à evolução do próprio ser humano.

No geral, o livro é muito interessante principalmente na primeira metade onde o autor relata inúmeras curiosidades. Na segunda metade, o livro começa a ficar um pouco repetitivo, mas ainda assim vale à pena lê-lo.

Henderson 14/05/2009

Poderia ser melhor
Um livro de divulgação científica escrito por um brasileiro só pode ser louvado. A escolha do tema foi boa e o conhecimento do escritor é incontestável, mas o livro não flui da maneira que deveria. Às vezes é técnico demais, ou parte do pressuposto que o leitor conhece alguns conceitos que não são de amplo domínio público. Também é um pouco repetitivo às vezes. Apesar disso, há passagens muito bem escritas e está bem atualizado. Leitura recomendada nesses tempos de "gripe do porco", mesmo com ressalvas.

Cabelo 27/04/2010

História, humanidade e vírus
A HISTÓRIA DA HUMANIDADE CONTADA PELOS VÍRUS é um livro extremamente interessante para se entender um pouco do funcionamento e também do surgimento dos vírus. Aliado a isso, através dessa historiografia dos vírus e seu mapeamento geográfico e ao longo do tempo, pode-se facilmente compreender como muitas doenças hoje existentes evoluíram e espalharam pelo mundo.

Apesar de ser um livro técnico, o texto elaborado pelo infectologista Stefan Cunha Ujvari é de fácil e ágil leitura de modo que leigos possam se inteirar sobre o assunto sem dificuldades. HIV, HPV e tantos outros são apresentados conforme seu parentesco e diferenciação de forma muito didática.

L. Polon 23/05/2010

O livro foi feito para não necessáriamente ser lido linearmente e o preço disso foi um pouco de repetição e uma leitura pouco fuída algumas vezes.

Pontos altos:

No livro o leitor dispõe de informações interessantes, precisas e organizadas que só um bom especialista e escritor poderia fornecer. O leitor não se sentirá subestimado e pode confiar no Stefan cunha dirigindo o seu raciocínio.

Pontos baixos:

Na minha opinião o autor não deveria ter medo de explicar com mais cuidado "como sabemos o que sabemos" e fazer isso em uma única linha reciocínio. (que tal uma digressão logo no começo?)

Uma boa analogia para o tempo geológico seria muito útil no livro. Não é obvio para a maioria das pessoas que o ser humano moderna anda por aí há 200.000 anos.

Edu 16/06/2016

Interessante
Vale pelas curiosidades que traz, apesar da primeira metade ser bem melhor que a segunda. Uma nova edição do livro pode dar a ele o que precisa para se transformar num ótimo livro, pequenos erros ortográficos e a fluência oscilante o fazem se perder no caminho, mas especialmente se tratando de um livro brasileiro, vale a pena ser lido.

Jonas 25/08/2018

A história da humanidade contada pelos vírus
É um livro bem interessante para pessoas que se interessam pela história evolutiva da humanidade e suas correntes evolutivas. Além disso, o livro apresenta uma contextualização para cada tipo de vírus abordado que nos fornece um conhecimento ótimo sobre a história de epidemias, descobertas de vacinas respectivas e várias situações relacionadas. A abordagem do livro não é do modo como achei que seria, mas nem por isso deixa de ser bem interessante e muito valiosa para aquele leitor leigo que se interessa por história geral e, em particular, a história da medicina e dos vírus.

Antonio Cesar 04/09/2018

Uma boa e recomendada leitura para seguir-se ao Armas, germes a aço.

Gustavo Mahler 06/01/2019

Narração superficial, porém , relevante.
O livro é útil, principalmente para quem não for de biológicas. Acredito que quem for da área , possa achar o livro um pouco enfadonho. Isso se deve ao fato das rápidas passagens que autor faz no histórico dos micro-organismos, sem muita profundidade, e a influência dos mesmos na humanidade? sem mostrar nada muito além do básico. A viagem é divertida e indico a todos. O ponto positivo do livro é a narração que é agradável e acaba compensando a falta de abordagem mais técnica no assunto.

Bagui 23/07/2019

Interessante
É um bom tema e uma boa abordagem. Comecei a ler sem saber que se tratava de um autor brasileiro e me surpreendi positivamente. É verdade que há repetições, mas não compromete a fluidez por se tratar de uma leitura rápida.

May 30/12/2019

Perfeito!
O livro é maravilhoso!!!!!!!!!

Marcella 08/04/2020

As pesquisas científicas com vírus e bactérias são de extrema importância para humanidade não apenas para desenvolvimento na área da saúde, mas também para conhecermos nossa própria história.
O autor nos conta como o sequenciamento do DNA e RNA de vírus e bactérias foi determinante para conhecermos diversos assuntos, como por exemplo a rota do homo sapiens da África para a ocupação de outros territórios, a data aproximada de quando os humanos começaram a usar roupas, e até mesmo a evolução de doenças através da mutação do vírus em diversos locais ao longo dos milênios.
A escrita, porém, deixa um pouco a desejar. Seria também muito interessante uma nova edição, visto que muitas descobertas mudaram o cenário desde 2005 (como por exemplo o conhecimento que já temos sobre o ebola)

Simone de Cássia 05/05/2020

Muito interessante entender o caminho percorrido pelas patologias e a influência delas na história. Pra quem trabalha na área é bem pedagógico e pra quem é curioso é cheio de informações . Vale ressaltar, porém, que é um livro bem técnico, não é uma leitura fluída.

Duda 02/06/2020

Acredito que na maior parte do livro fiquei bastante surpresa com alguns fatos, achei que a leitura iria ser demorada e que não levaria o livro até o fim. Me enganei, e me surpreendi com o livro!