Wicked

Wicked Gregory Maguire

Resenhas - Wicked

Nay 15/11/2021

Pensamento sobre Wicked
Não é um livro para crianças.
Gente eu curti bastante a história a forma de escrita os personagens, uns mais que outros sempre né kkkk. Os personagens são incríveis cada um com sua história e forma de vida os que não dão protagonistas da para ter uma boa noção da vida deles. Eu sabendo o que estava por vir ainda não queria que acontecesse, a gente se apega aos personagens principalmente a Elfinha que desde criança já sofre preconceitos. Então é um ótimo livro, demorei para ler porque em alguns momentos sim é lento, as vezes a gente não quer saber daquela parte quer ver coisas boas acontecer. Mas bom é um livro que recomendo.

Luiza 27/12/2020

Li por fazer parte da história de um clássico do cinema
Para ler esse livro é preciso conhecer a história do mundo de Oz ou você fica bastante perdido no início.

Por isso, me forcei a assistir o filme original, The Wizard of Oz, de 1939 para que eu relembrasse a história e pudesse compreender o livro plenamente.

Foi muito interessante o livro porque me fez descobrir curiosidades sobre a história e sobre o filme (algumas bem tristes) e poder saber mais sobre esse clássico.

Duda 13/12/2021

Esse livro é bom, a narrativa desse livro é sobre a vida de Elfaba que é a bruxa má do oeste, e que vai nos mostrar a vida da menina verde deste seu nascimento até os acontecimentos de o Mágico de Oz.

Jéssica Inthurn 15/09/2021

Se você tem o musical da Broadway como referência...
Gente, que livro esquisito...
Eu gostei, mas sabe aquela sensação de "o que é isso que eu estou lendo?" Foi assim que me senti. Talvez se eu não tivesse como referência o musical da Broadway, esse choque fosse menor, mas como eu gosto muito do musical, fiquei comparando muita coisa. Esse livro tem pouquíssimo a ver. O musical é mais fofinho, bem mais romantizado e menos político. Já o livro tem essa pegada mais "teoria da conspiração" e ações/opiniões políticas. A Elphaba é uma personagem muito forte que não se deixa abalar por nada, e ao meu ver ela acabou se afastando de tudo e de todos pelas suas ideias diferentes.
Então foi um misto de sentimentos muito grande nesse livro. Às vezes eu gostava, às vezes detestava. Mas foi uma leitura interessante, no mínimo.

Annasantts 08/09/2017

Emocionante
Wicked é fantasia de qualidade, possui aquele "algo a mais" além da magia.
O livro tenta explicar a origem do mal, mas não foi só isso. Ele fala sobre incompreensão, indiferença, preconceito e manipulação.
Sempre fui fascinada pelos vilões, não que eu acredite que Elfaba seja a origem do mal, mas sim todos que estavam ao seu redor.
Não é um livro que agrada facilmente, precisa de tempo pra compreender esse universo.
Vale a pena conhecer a historia da bruxa má do oeste.
Clarice 15/11/2018minha estante
Olá, vc pode me dizer se é necessário assistir o espetáculo ou rever o filme 'O mágico de Oz' para entender esse livro?

Dominic 08/06/2022

Magia + política = Wicked
Embora eu não seja fã de política nem em forma de ficção Wicked conseguiu me prender até o final. Eu amo musicais e não estava esperando que fosse tão fenomenal quanto a montagem da Broadway (bobeira minha pois o musical foi baseado no livro).

Se eu já me identificava com a Elfaba antes, depois de Wicked foi muito mais. Tem muita ganância, abandono, luta, ideais, magia, humor, fantasia, guerras, revoltas... é um universo completo.

O que mais gosto em Wicked é que a história não é somente sobre Elfaba, ou como chamam ela, Elfie. Mas sobre todos os personagens mais importantes para ela no decorrer da trama. Temos sua perspectiva, temos da Glinda, do Fiyero, de seus pais, seus companheiros de escola, sua irmã e até das autoridades políticas das diferentes terras que são apresentadas. E o melhor de tudo é tudo isso é muito bem desenvolvido.

Existem muitos seres de muitas espécies e todos eles convivem, vão à universidade, se casam... E talvez a maior crítica do livro é justamente essa: as diferenças. Há muito descontentamento sobre convivência com seres de espécies diferentes e tem movimentos que pregam a violência e a desigualdade e disso Elfie entende muito bem, porque não é qualquer humano que nasce com a pele verde esmeralda.

Elfaba tem um papel único, personalidade incrivelmente inabalável, atitude diante de preconceitos e intolerância e inteligência fora do normal e por cima de tudo ainda conhece magia. Ela é o tipo de personagem feminina que eu saúdo com tanta força que fico eufóric@, pois ela é destemida.

Wicked é um prato cheio para quem gosta de críticas sociais, política e fantasia imersos em uma escrita humorada e muito inteligente e perspicaz.

Ana Gouvêa 15/01/2022

Adoraria saber o que o tio Gregório bebeu (ou outra coisa) pra escrever esses livros maravilhosamente doidos! Geeeente, esse aqui é mais picante, mas mantém o padrão de criatividade do autor.

Mateus.Marques 27/05/2023

Por que existe maldade?
Ler esse livro foi a última parte da minha obsessão com o universo de Oz, que me fez assistir o musical e o filme e ler o livro original. Por isso, pode-se dizer que cheguei em ?Wicked? com bastante bagagem.

Por esse motivo, muitos momentos do livro esboçaram um sorriso genuíno no meu rosto, ao me deparar com uma referência às obras originais, ou a um momento que posteriormente serviu de inspiração para o musical, que se consagrou por trazer a perspectiva de uma adulta atormentada para esse mundo fantástico.

Mas diferentemente da sua contraparte, o livro de Wicked aparentava estar constantemente tentando muito forte ser subversivo e diferente, por vezes até beirando o edgy e o cringe. O uso excessivo de conteúdos escatológicos e sexuais, muitas vezes direcionados até a crianças, me tiraram repetidas vezes da história, e me fizeram questionar se realmente gostaria de continuá-la.

Tudo isso, aliado à escrita excessivamente longa e maçante de Gregory Maguire, me fizeram sentir que eu não estava lendo nada além de uma fanfic glorificada de 500 páginas, com alguns segmentos muito bons e interessantes, e outros completamente desnecessários ou até só chatos mesmo.

Mas, como eu disse, o livro encontra seus momentos de brilhar, especialmente quando Maguire (tenta) construir personagens. Ocasionalmente temos a chance de ver o mundo pela ótica de personagens secundários, e essa mudança de perspectiva é muito interessante, e da uma certa profundidade às suas ações mais polêmicas.

Já o conflito interno da Elphaba é, obviamente, a espinha dorsal da história, e isso Maguire executa muito bem. É nítida a sua evolução enquanto personagem, concomitante à sua decadência enquanto ser humano, condição essa questionada desde o momento do seu nascimento de forma muito poderosa.

Tanto que, quando a Dorothy inocentemente dá o golpe fatal, eu não pude evitar de sentir um alívio pelo fim do sofrimento da Bruxa Má do Oeste.

Julia 14/05/2020

Leiam Wicked
Não entendo muito sobre qualidades de textos, mas como minha primeira resenha, posso dizer que estou incrivelmente envolvida com a história de Elfaba, Fabala, Fae, a bruxinha verde de Oz. A história é cativante e me prendeu completamente, levantando questões tão atuais, de forma leve e criativa da fantasia de Gregory. O texto me fez parar e refletir muitas vezes, o que está me levando mais tempo para terminar de lê-lo, mas de certa forma adorável. O fato de me identificar com o livro, posso dizer que até o momento foi um dos melhores que já li na vida.

Caique58 10/06/2024minha estante
MEUS DEUS, parece que você leu minha mente e escreveu exatamente tudo que eu pensei lendo esse livro, até agora, foi sim o pior que eu li, e eu falo isso com uma tristeza enorme.

Breno PS 10/08/2023

O outro lado da história de Oz
A premissa do livro que oferece uma nova perspectiva sobre a famosa história do Mágico de Oz imediatamente chamou a minha atenção. No livro conhecemos o passado de Elfaba até ela se tornar a Bruxa Má do Oeste.
A Elfaba sem dúvidas é o coração da história, sua complexidade, motivações e evolução ao longo da trama a tornam uma personagem muito envolvente.
Através dos olhos de Elfaba, somos expostos a questões morais e dilemas pessoais, adicionando camadas emocionais à história que ecoaram na minha mente após a leitura.

yasneryst 16/08/2022

Cadê o defying gravity?
Tenho que admitir que sou uma grande fã do musical. Assisti aos proibidões mais vezes do que posso contar, e meu presente de 18 anos foi uma viagem para assistir a montagem brasileira.
Algumas vezes haviam me alertado que o livro era muito diferente, e nem sempre as pessoas falavam isso com um semblante feliz ou satisfeito, então devo dizer que nunca tinha tido vontade de ler.
Mas ganhei o livro esse ano, e finalmente tive coragem de encarar o que quer que fosse o conteúdo.
Eu não esperava que fosse assim tão diferente, achava, claro, que não caberiam 500 páginas em dois atos, mas algo assim tão diferente? não era o que eu tinha em mente.
Acho que são coisas totalmente distintas uma da outra, não poderiam se assemelhar mais ao mesmo tempo que se diferenciam tanto.
A principal coisa que tenho que dizer é que a peça é uma visão embaçada por óculos cor de rosa. Não esperava tanta política e crítica social.
Ainda que o musical esbarre nessas temáticas a principal trama é sim romântica e sobre amizade.
Devo dizer que não há tantos amigos aqui, e o romance praticamente não existe na segunda metade.
Eu gosto que o final do musical seja feliz, mas eu respeito que o final do livro não seja o mesmo.

Mas ainda que eu veja as duas obras como coisas totalmente distintas uma da outra, ainda preciso dizer que o livro decepciona um pouco pela confusão que causa.
Os saltos temporais são muito grandes, existe muita coisa acontecendo, e ao mesmo tempo é um livro de fantasia que não procura se explicar. As muitas raças, as muitas províncias, as muitas governanças, tudo isso fica em um limbo entre o entendimento e a total ignorância, e o leitor é jogado ali e não há outra opção a não ser fingir que você entende, ou simplesmente parar de tentar entender, para que a história consiga prosseguir.

Acho que esse nó e estado em que permaneci em que eu entendo um pouco ao mesmo tempo que não entendo nada, me deixaram meio decepcionada.

Eita Já Li 22/06/2020minha estante
Tenho ele na estante to quase pondo para troca kkkkkkkkkkkkk

Gabs 23/06/2020minha estante
Hahaha Eu fiquei um pouco decepcionada, mas talvez você curta. Caso você leia e goste, me fala qual foi sua opinião!!

Eita Já Li 24/06/2020minha estante
Falo sim!!

Isadora.Cristina 26/06/2020minha estante
Também me incomodou a falta de explicação de muitas coisas, por quê Coração de Tartaruga morreu? (exemplo). Cita o relógio, mas, sem grandes explicações.

Sofia 25/07/2017minha estante
Eu amei sua resenha! E acredito que talvez o autor tivesse pensado em fazer um 2º volume de Wicked por isso deixou tantas perguntas em aberto....

Sofia 25/07/2017minha estante
Eu amei sua resenha em um nível absurdo. Gostaria de ter escrito isso ?