Wicked

Wicked Gregory Maguire

Resenhas - Wicked

Sofia 25/07/2017minha estante
Eu amei sua resenha! E acredito que talvez o autor tivesse pensado em fazer um 2º volume de Wicked por isso deixou tantas perguntas em aberto....

Sofia 25/07/2017minha estante
Eu amei sua resenha em um nível absurdo. Gostaria de ter escrito isso ?

Mateus.Marques 27/05/2023

Por que existe maldade?
Ler esse livro foi a última parte da minha obsessão com o universo de Oz, que me fez assistir o musical e o filme e ler o livro original. Por isso, pode-se dizer que cheguei em ?Wicked? com bastante bagagem.

Por esse motivo, muitos momentos do livro esboçaram um sorriso genuíno no meu rosto, ao me deparar com uma referência às obras originais, ou a um momento que posteriormente serviu de inspiração para o musical, que se consagrou por trazer a perspectiva de uma adulta atormentada para esse mundo fantástico.

Mas diferentemente da sua contraparte, o livro de Wicked aparentava estar constantemente tentando muito forte ser subversivo e diferente, por vezes até beirando o edgy e o cringe. O uso excessivo de conteúdos escatológicos e sexuais, muitas vezes direcionados até a crianças, me tiraram repetidas vezes da história, e me fizeram questionar se realmente gostaria de continuá-la.

Tudo isso, aliado à escrita excessivamente longa e maçante de Gregory Maguire, me fizeram sentir que eu não estava lendo nada além de uma fanfic glorificada de 500 páginas, com alguns segmentos muito bons e interessantes, e outros completamente desnecessários ou até só chatos mesmo.

Mas, como eu disse, o livro encontra seus momentos de brilhar, especialmente quando Maguire (tenta) construir personagens. Ocasionalmente temos a chance de ver o mundo pela ótica de personagens secundários, e essa mudança de perspectiva é muito interessante, e da uma certa profundidade às suas ações mais polêmicas.

Já o conflito interno da Elphaba é, obviamente, a espinha dorsal da história, e isso Maguire executa muito bem. É nítida a sua evolução enquanto personagem, concomitante à sua decadência enquanto ser humano, condição essa questionada desde o momento do seu nascimento de forma muito poderosa.

Tanto que, quando a Dorothy inocentemente dá o golpe fatal, eu não pude evitar de sentir um alívio pelo fim do sofrimento da Bruxa Má do Oeste.

Annasantts 08/09/2017

Emocionante
Wicked é fantasia de qualidade, possui aquele "algo a mais" além da magia.
O livro tenta explicar a origem do mal, mas não foi só isso. Ele fala sobre incompreensão, indiferença, preconceito e manipulação.
Sempre fui fascinada pelos vilões, não que eu acredite que Elfaba seja a origem do mal, mas sim todos que estavam ao seu redor.
Não é um livro que agrada facilmente, precisa de tempo pra compreender esse universo.
Vale a pena conhecer a historia da bruxa má do oeste.
Clarice 15/11/2018minha estante
Olá, vc pode me dizer se é necessário assistir o espetáculo ou rever o filme 'O mágico de Oz' para entender esse livro?

Marcella.Martha 02/08/2018

Prefiro ficar só com o musical
Antes de mais nada eu preciso dizer que eu sou ALOKA do Wicked, o musical. Amo, adoro, venero, canto todas as músicas, já vi quatro vezes, chorei em todas, etc. Inclusive recomendo bastante a montagem brasileira porque a adaptação ficou MUITO BOA. O que isso quer dizer? Nada, só que a minha pré-diposição para gostar do livro era enorme já de largada. Infelizmente, nem a minha paixão por Wicked foi suficiente pra superar essa barra que é Wicked: The Life and Times of the Wicked Witch of the West.

Eu estava morrendo de curiosidade de ver as diferenças entre o livro e o musical, conhecer os personagens em profundidade, e estava perfeitamente preparada psicologicamente para aceitar todas as diferenças. A minha conclusão depois de terminar é que os roteiritas do musical merecem uma enorme salva de palmas por terem feito um roteiro tão bem amarrado a partir de uma PORCARIA SEM SENTIDO. Essa é a triste verdade.

A primeira parte do livro, que conta a infância da Elphaba, dura 200 páginas e não significa absolutamente nada. Ele vai falando do dia a dia dos pais dela, do maluco que chega lá do nada, e de repente PÁ. Passam-se anos sem que nada daquele tempo que ele perdeu tenha servido para qualquer coisa. As partes que teriam feito mais sentido de serem contadas (o nascimento da Nessarosa, por exemplo) não são. O livro deveria contar a vida da Elphaba, mas a gente basicamente só escuta falar dos pais dela, e nem é de uma forma que sirva para explicar qualquer coisa sobre a personagem, porque a parte da infância dela que mais tem influência na Elphaba adulta (segundo o próprio livro, lá na frente) é justamente a Nessarose, que só aparece DO NADA mais pra frente e 'Olha, ela teve uma irmã!'.

Enfim. Aí chegamos nos anos da escola, que, no musical, é basicamente onde a história se concentra. E eu VOEI nesse pedaço do livro, mesmo achando algumas coisas sem sentido, porque era isso que eu estava aqui para ver. Vários pontos são introduzidos e você pensa 'aqui está o gancho onde a história vai se desenvolver', certo? ERRADO. Do nada, PASSAM-SE ANOS. E aí quase todos os personagens somem, várias coisas nunca são explicadas e a Elphaba reaparece como uma pessoa TOTALMENTE DIFERENTE sem que em momento algum a gente veja uma explicação para o sumiço, as decisões, etc. Nada. Inclusive tô até agora querendo saber o que é o tal do Clube de Filosofia.

Se você leu até aqui, você já deve ter pescado qual é o ritmo do livro, né? Vários e vários capítulos de lenga-lenga e aí o que acontece? Sim, isso mesmo, MUITOS ANOS DEPOIS... E de novo um monte de coisa sem sentido, jogada de qualquer jeito, um monte de gente que some, um monte de mistério que é totalmente esquecido e fica sem resposta. E por aí a coisa toda corre até o final, quando você termina de ler 494 páginas e não tem nenhuma opinião concreta sobre a Bruxa Má do Oeste porque o livro é uma porcaria.

Tudo que é mais bonito no musical, que é a progressão da relação entre a Elphaba e a Glinda, a forma como a amizade delas supera todos os preconceitos e diferenças sociais, como as duas se tornam pessoas melhores por estarem juntas num relacionamento mais forte até do que os sentimentos delas pelo Fiyero, e que é uma coisa LINDA sobre amizade feminina, chicks before dicks e tudo mais - NADA DISSO EXISTE NO LIVRO. A Elphaba é retratada só como uma esquisita que vai ficando mais esquisita com o passar dos anos e é isso, gente, THE END. Em momento algum você entende o motivo dela ter se tornado 'má'. A Elphaba é só uma mina muito socially awkward, basicamente. O nível de complexidade do personagem (aliás, de todos eles) no musical consegue ser 200 vezes maior do que em um livro de 494 páginas. É pra você parar e colocar a mão na consciência.

Todos os links maravilhosos que são feitos com o Mágico de Oz (como surgem o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão, como a Nessarosa passa de uma menina docinha para a Bruxa Má do Leste, como ela sai de uma feiticeira promissora para uma Bruxa Má) não existem no livro Wicked. As poucas coisas que são referenciadas aqui são MUITO de leve. Para se ter uma ideia, a Elphaba do livro SEQUER é uma bruxa de verdade. O final é HORRÍVEL, no sentido de ruim mesmo. As últimas 100 páginas tem MILHARES de fillers que não representam nada, se focam em personagens que no fim das contas foda-se, e a Elphaba acaba ficando totalmente OOC (até para os padrões nada consistentes da própria história).

São 494 páginas (tô ressaltando isso porque eu NÃO ME CONFORMO desse livro ter quase 500 páginas) de uma bagunça. É essa palavra que define: BAGUNÇA. Uma ideia brilhante que o senhor Gregory Maguire infelizmente não foi capaz de fazer funcionar. Mas graças a Oz existem o Stephen Schwartz e a Winnie Holzman para fazer tudo ficar bem. Portanto, se você tem curiosidade de ver/ler Wicked para aprender sobre a história por trás da Bruxa Má do Oeste, vai por mim, ignora essa porcaria e foca só no musical que você tá ganhando muito mais.
Clarice 15/11/2018minha estante

Breno PS 10/08/2023

O outro lado da história de Oz
A premissa do livro que oferece uma nova perspectiva sobre a famosa história do Mágico de Oz imediatamente chamou a minha atenção. No livro conhecemos o passado de Elfaba até ela se tornar a Bruxa Má do Oeste.
A Elfaba sem dúvidas é o coração da história, sua complexidade, motivações e evolução ao longo da trama a tornam uma personagem muito envolvente.
Através dos olhos de Elfaba, somos expostos a questões morais e dilemas pessoais, adicionando camadas emocionais à história que ecoaram na minha mente após a leitura.

Isa_Andradre 11/06/2022

Origem da bruxa Má do Oeste
Pra começar eu adoro livros que contam a visão do vilão em histórias já conhecidas e esse livro faz um trabalho fantástico sobre isso.
Nunca assisti o musical, mas pelo o que eu pesquisei o livro tem um tom muito mais sombrio apesar da temática "mágico do Oz" ele é uma fantasia adulta.
O livro tem um tom bem pesado e trata de assuntos delicados se misturando muito com política. Inclusive a política foi abordada de uma forma incrível. A história da bruxa é bem pesada mas o livro trata-se principalmente de uma crítica política, quase uma distopia.

O livro é separado em 3 partes, algumas você lê muito rápido outras você lê muito devagar. Essa é uma crítica minha, tem partes muito maçantes e desnecessariamente detalhadas o que deixa a leitura realmente difícil.
As personagens do livro são muito bem construídas, mas a estrela de Wicked é a Elfaba, uma personagem feminina forte, que se incomoda com as injustiças, não se cala quando precisa reivindicar, que luta por seus ideais, mas ao mesmo tempo é uma mulher atormentada pelo escárnio e o desprezo que lhe dedicaram, apenas por ela ser diferente. O livro tenta explicar a origem do mal, mas acredito que não foi só isso, ele explicou sobre incompreensão, preconceito, a indiferença e a manipulação. Elfaba não foi a origem do mal, mas todos que estavam à sua volta sim.

Duda.Natividade 04/12/2020

Não curti muito o livro, estava esperando MUITO dele, por conta do musical e de todas minhas amigas me recomendarem e falarem que era excelente...
Estava em uma maratona, li 4 livros devorando, quando comecei esse, ele me apagou e eu fiquei 4 meses sem nem tocar
Ele é interessante, pra sabermos tudo que aconteceu com a Elfaba, mas não gostei no modo de escrita do autor, o jeito que ele divide o grupo, no final, não curti, terminei de ler na força do ódio kkk apesar de não ter problema em abandonar livros, esse me senti pessoalmente desafiada, pq queria saber o motivo de eu não gostar

Duda 13/12/2021

Esse livro é bom, a narrativa desse livro é sobre a vida de Elfaba que é a bruxa má do oeste, e que vai nos mostrar a vida da menina verde deste seu nascimento até os acontecimentos de o Mágico de Oz.

1usuario 27/12/2020

Um passado bem maluco
No início fiquei com dificuldade de entender aual a premissa do livro,por passar por diferentes pensamentos achei difícil me situar mas a história foi bem construída apesar das loucuras de alguns momentos,foi uma história razoável. Gostei de saber mais sobre os personagens mas achei que faltou aprofundamento de alguns,alguns pontos ficaram soltos outros nem foram terminados. O final pareceu -me corrido e sem nexo,ia passando de 5 ou 7 anos do nada e a história nem complementava o que,na minha opinião,deveria complementar. É uma história divertida,precisa de tempo para ler realmente,não recomendo fazer isso em um dia só. Aos poucos seria melhor para entender e até aproveitar certos acontecimentos realmente intrigantes. No mais,quase não saberia que se tratava de mágico de Oz se as personagens não tivessem o mesmo nome porém fica interessante quando soube separar o que já sabia (ou pensava saber) sobre o conto e o que esse livro mostra.

Eita Já Li 22/06/2020minha estante
Tenho ele na estante to quase pondo para troca kkkkkkkkkkkkk

Gabs 23/06/2020minha estante
Hahaha Eu fiquei um pouco decepcionada, mas talvez você curta. Caso você leia e goste, me fala qual foi sua opinião!!

Eita Já Li 24/06/2020minha estante
Falo sim!!

Isadora.Cristina 26/06/2020minha estante
Também me incomodou a falta de explicação de muitas coisas, por quê Coração de Tartaruga morreu? (exemplo). Cita o relógio, mas, sem grandes explicações.

Ana Gouvêa 15/01/2022

Adoraria saber o que o tio Gregório bebeu (ou outra coisa) pra escrever esses livros maravilhosamente doidos! Geeeente, esse aqui é mais picante, mas mantém o padrão de criatividade do autor.

Taís Duarte 04/05/2021

No começo achei BEM parada a história, me forcei a ler até ficar realmente interessante para fluir.
Eu amo conto de fadas, e ler o lado da bruxa má, o que me deixou bem triste com a história dela, que poderia ser só sucesso.

Nay 15/11/2021

Pensamento sobre Wicked
Não é um livro para crianças.
Gente eu curti bastante a história a forma de escrita os personagens, uns mais que outros sempre né kkkk. Os personagens são incríveis cada um com sua história e forma de vida os que não dão protagonistas da para ter uma boa noção da vida deles. Eu sabendo o que estava por vir ainda não queria que acontecesse, a gente se apega aos personagens principalmente a Elfinha que desde criança já sofre preconceitos. Então é um ótimo livro, demorei para ler porque em alguns momentos sim é lento, as vezes a gente não quer saber daquela parte quer ver coisas boas acontecer. Mas bom é um livro que recomendo.

manucbrand 27/04/2023

Um re-conto decepcionante mas interessante
Finalmente acabei!!! depois de meses tentado engatar nesse livro, consegui pegar o ritmo e terminar essa história um pouco decepcionante.

pontos negativos:

1. muito difícil de entender, mas acho que é problema de tradução. foi usado uma linguagem muito formal e sem sentido, não entendi vários pontos da história por causa disso.

2. a passagem de tempo é muito confusa, tinha novos arcos na história que não sabia se eles se passavam no presente, passado ou futuro

3. suspense mal feito, por exemplo "uma figura encapuzada com pulsos verdes sangrando" é ÓBVIO QUE É A ELFABA JÁ QUE FOI DITO QUE ELA É A ÚNICA PESSOA VERDE EM OZ !!!!!!! e o autor tratou isso como um mistério ????

4. a história vai de nada a lugar nenhum, eu entendi que eles se aprofundaram em muuuita coisa e isso foi muito bom, mas esqueceram o principal!!!!!!! teve um capítulo inteiro desperdiçado com "pillow talks" enquanto poderiam ter mostrado o trabalho dela na revolução

5. personagens mal aproveitados,  na cara diz "a história não contada das *bruxas* de oz", mas a glinda tem destaque em um capítulo só ?

6. personagens extremamente mal educados!!! os diálogos são só insultos e sem conteúdo nenhum

pontos positivos:

1. é um livro extremamente político e maduro, não estava esperando isso. no início eu odiei mas consegui gostar. ele trata de temas como classe social, racismo, abuso parental e da escola, assassinatos brutais, imperialismo, revoluções, sexualidade, biologia, ceticismo, fanatismo religioso, bem vs mal, ...

2. ele me prendeu, mesmo eu me irritando para c4ralh0

3. teve plot twists incríveis!!! eu gritava toda vez que algo assim acontecia!

no geral, não recomendaria esse livro para qualquer um. no início não foi uma leitura fácil, é um livro grande e ele só te prende depois dos 30%, o que, para mim, é péssimo. ele é difícil de digerir e precisa de um conhecimento prévio sobre questões sociais mais aprofundadas além de não entregar o que promete e ter um final anti-climático e chato.

Julia 14/05/2020

Leiam Wicked
Não entendo muito sobre qualidades de textos, mas como minha primeira resenha, posso dizer que estou incrivelmente envolvida com a história de Elfaba, Fabala, Fae, a bruxinha verde de Oz. A história é cativante e me prendeu completamente, levantando questões tão atuais, de forma leve e criativa da fantasia de Gregory. O texto me fez parar e refletir muitas vezes, o que está me levando mais tempo para terminar de lê-lo, mas de certa forma adorável. O fato de me identificar com o livro, posso dizer que até o momento foi um dos melhores que já li na vida.