Wicked

Wicked Gregory Maguire

Resenhas - Wicked

Luiza 01/02/2022

Decepcionada. Tinha muitas expectativas por esse livro e acabei me frustrando.
A narrativa acaba por muitas vezes sendo confusa, com muitos capítulos que não fazem nada pela história.

Magia nas Palavras 13/08/2020

Somos todos Elfaba
A história é completamente focada em Elfaba, a criança que nasceu verde e veio a se tornar a Bruxa Má do Oeste.
Se está esperando grandes conexões com o musical, esqueça. O livro é voltado para Elfaba do início ao fim, Glinda foi esquecida num churrasco, aparecendo somente nos tempos de faculdade e mais tarde em algumas páginas, os demais personagens somem tão repentinamente quanto são introduzidos na história, muitas vezes sem esclarecimento de como chegaram ou como sumiram, o autor não deixa tudo registrado.

O livro aborda além da vida de Elfaba, questões como política da Terra de Oz, racismo, especismo, xenofobia e religião de uma forma em que podemos claramente citar nos dias atuais, o que deixou a desejar foi a não resolução dos acontecimentos e assuntos tratados.

A leitura é um pouco difícil, muitas palavras que eu nem sabia a existência e as expressões locais do universo de Wicked muitas vezes sem serem introduzidos com explicação. O ritmo um pouco atropelado, algumas vezes tinha a impressão que tinha pulado alguma página.

No geral vale a leitura, o final me entristeceu pois fiquei mais apegada a Elfaba do que imaginava.

Acho que todos temos um pouco da Bruxa Má do Oeste em nós.

Carlinha 17/11/2023

A História Não Contada das Bruxas de Oz
É pra ser uma reinterpretação sombria e complexa do clássico da literatura infantil, "O Mágico de Oz", de L. Frank Baum.

A narrativa concentra-se na personagem Elphaba, a Bruxa Malvada do Oeste, apresentando uma perspectiva sobre sua história e motivações. Vamos conhecendo a Bruxa, desde seu nascimento até sua ascensão como a temida Bruxa Malvada.

Ao longo da trama, são abordados temas como discriminação, poder, ética e a dualidade do bem e do mal. Achei um pouquinho arrastado, muitos personagens, confunde um pouco para quem não está tão imerso no mundo de OZ, mas é uma leitura agradável.

Bia 20/01/2022

Por que ler Wicked?
Wicked é o nome do livro que inspirou um dos musicais mais famosos da Broadway, de mesmo nome. A obra conta a história da incompreendida ?Bruxa Má do Oeste?, como é conhecida nas narrativas do mundo de Oz, descrevendo sua trajetória até o desfecho final, quando encontra Dorothy. Uma discussão necessária levantada pelo livro é a do preconceito: primeiro, em relação à cor da pele da bruxa, visto que ela é verde, depois tem-se o preconceito religioso, devido à constante briga dentre as pessoas das três religiões principais que permeiam Oz, e, por fim, o preconceito sobre os Animais (diferentes dos animais comuns, porque possuem racionalidade). O que faz da obra um clássico é essa temática trabalhada, já que mostra como o preconceito é capaz de destruir o ser humano, tanto individual quanto coletivamente. Ainda, é possível identificar uma animalização do homem, visto que suas atitudes são assemelhadas às dos animais, em uma tentativa de mostrar como o preconceito com os Animais é equivocado. Diante disso, fica nítida a importância dessa leitura que, ao nos mostrar sobre as condições que fizeram de Elphaba uma bruxa má, espelha-nos problemas sociais.

sbllmrn 02/12/2021

OBRA PRIMA DE OZ
Sempre fui fã de o mágico de oz, principalmente porque ninguém é totalmente bonzinho. A história mostra as nuances do ser. Wicked não deixa isso de lado e acrescenta ainda mais conteúdo na história do reino de Oz.
É o complemento perfeito para quem já é fã da obra original. Aprender como cada personagem chegou ali e finalmente mostrar a verdade sobre a Glinda e do mágico. Sempre achei os dois muito suspeitos.
Como seria bom um homem de outro mundo derrubar um governo que não era dele e se denominar líder? Obviamente tinha muita coisa estranha ali e Wicked sabe construir essa narrativa.

Matheus 29/07/2020

Apaixonante mas enroladinha
Opinião SEM SPOILER: A minha história com esse livro começou através do musical que na verdade nunca nem tive a oportunidade de ver pessoalmente, mas isso não me impede de amar. Ta bem que achar esse livro por 10 reais também foi um GRANDE incentivo. É uma história muito cativante, um universo apaixonante, tem muita diferença do musical pelo que todo mundo fala, mas isso não mancha nem um pouco a experiência. Fiquei um pouco triste porque em diversos momentos a história é arrastada e até um pouco massante, o que me fez demorar bem mais do que eu esperava. Glinda fica bem apagada no livro, mas você consegue se apaixonar pela forma singular com que ela e Elfaba constroem a relação. Vai ficar marcado na minha mente a forma como Elfaba se tornou uma personagem muito forte, cheia de personalidade e repleta de ensinamentos.

PS: To bem cansado de ser iludido por esse musical, quando passou dois anos em cartaz em SP eu não pude ir por grana e porque nem era tão por dentro desse universo. Ano passado foi confirmado que teria uma temporada no Rio de Janeiro, mas ai o covid riu e pisou na minha cara.

site: www.instagram.com/cadapadinaumaviagem
Marcos Danilo 08/05/2021minha estante
Mano tamo junto... não vejoooo a hora de um dia reestrear.

Matheus 08/05/2021minha estante
Quero demais

André Igarashi 04/09/2020

O que é o mal?
Cometi um equívoco comum começar a ler Wicked, por esperar algo como visto no musical baseado no livro. O musical, leve, rápido e principalmente family friendly, inclusive poderia ser considerado ligeiramente baseado no livro, o qual não possui nenhuma dessas características.

Wicked trata da história de Elfaba, a bruxa má do oeste, de forma crua e realista, sem eufemismos para todas as nuances que cercam essa personagem cuja vida é marcada constantemente por tragédias, as quais de certa forma contribuem para criar sua fama de malvada.

Gregory Maguire constrói durante a sua narrativa um debate que revolve em torno de uma pergunta central: o que é o mal? Na dedicatória até mesmo destaca que aprendeu a amar e temer a benevolência, e, entre essa e outras reflexões, instiga o leitor a contestar o que pensa sobre diversas questões, enquanto ao mesmo tempo entretem e apresentar personagens extremamente interessantes e carismáticos.

Inclusive a história da personagem principal tem como pano de fundo uma Oz marcada por um regime totalitário, com segregação de minorias sociais e censura, tornando o livro, escrito em 1995, mais atual que nunca.

carolina.soares 15/03/2024

Gostei muito do livro, da escrita, das personagens.
Estava esperando um livro com pegada meio infantil, mas esse é bem dark.
Simpatizei muito com a Elphaba e toda sua história de vida.

Juliana 03/04/2023

Se você chegou nesse livro por conta do famoso Musical ou da Dorothy, PARE e escolha outro livro?
Wicked nos traz de maneira sombria e adulta um pouca da história pré Dorothy de OZ e suas bruxas. Não é um livro infantil nem um pré musical, e uma obra maravilhosa para quem quer entender a obscuridade dos contos de fadas.
Tomas.Cristofolini 04/04/2023minha estante
Comecei a ler por causa do musical e logo no inicio já é perceptivo a diferença entre ambos. O musical pegou a trama sobre o preconceito e a causa dos Animais porém adequando a peça. Ia lendo tentando encaixar cada musica do Musical

Laura2117 29/12/2023

Com certeza esse é um livro que vai ficar marcado. Todo o momento você se pergunta durante a história "quem realmente é o vilão?". Eu amo todo o universo mágico de oz e ler esse livro foi uma experiência. Amei.
Yasmin577 29/12/2023minha estante
Tem o musical!!

Laura2117 30/12/2023minha estante
Simm, eu fui no musical em SP, é muito bomm

amanda2505 07/10/2021

Não funcionou pra mim
Demorei exatamente um mês pra ler esse livro e foi uma tortura. Pensei em abandonar muitas vezes mas continuei indo pq já tinha lido bastante.
O livro é muito confuso, se passa num mundo de Oz e mesmo sendo um universo que a gente já ?conhece? pela história original da Dorothy, ainda assim não consegui entender bem toda a ambientação. Tem muitas províncias e detalhes e povos e eu não entendi bulhufas.
Os personagens eu gostei bastante, principalmente da Elfaba e da Glinda.
A narrativa também é meio confusa, começa na primeira parte com os pais de Elfaba com ela quando ela era um bebê e do nada muda para uma parte que uma tal de Glinda (que nunca foi mencionada antes) tá indo pra Shiz e tem uma cabra que fala e eu fiquei: ???????
A história se passa em vários períodos diferentes e quando eu achava que não estava gostando vinha um pior e eu só me decepcionava e ficava confusa.
Lá pro final do livro que eu fui perceber que eu até que gostei de ler sobre a época que eles estudaram em Shiz mas mesmo assim teve que amadurecer bastante na minha cabeça pra eu perceber que gostei.
Enfim, não recomendo

1usuario 27/12/2020

Um passado bem maluco
No início fiquei com dificuldade de entender aual a premissa do livro,por passar por diferentes pensamentos achei difícil me situar mas a história foi bem construída apesar das loucuras de alguns momentos,foi uma história razoável. Gostei de saber mais sobre os personagens mas achei que faltou aprofundamento de alguns,alguns pontos ficaram soltos outros nem foram terminados. O final pareceu -me corrido e sem nexo,ia passando de 5 ou 7 anos do nada e a história nem complementava o que,na minha opinião,deveria complementar. É uma história divertida,precisa de tempo para ler realmente,não recomendo fazer isso em um dia só. Aos poucos seria melhor para entender e até aproveitar certos acontecimentos realmente intrigantes. No mais,quase não saberia que se tratava de mágico de Oz se as personagens não tivessem o mesmo nome porém fica interessante quando soube separar o que já sabia (ou pensava saber) sobre o conto e o que esse livro mostra.

Sofia 25/07/2017minha estante
Eu amei sua resenha! E acredito que talvez o autor tivesse pensado em fazer um 2º volume de Wicked por isso deixou tantas perguntas em aberto....

Sofia 25/07/2017minha estante
Eu amei sua resenha em um nível absurdo. Gostaria de ter escrito isso ?