Wicked

Wicked Gregory Maguire

Resenhas - Wicked

Violet 07/06/2021

desafiando a minha paciência
Eu comecei a ler Wicked por já ser apaixonado pelo musical e esperava me encantar com a história que inspirou ele mas eu me decepcionei muito com esse livro, a história é totalmente diferente do musical mas esse foi o menor problema eu acho.
A escrita é arrastada e muitas vezes incompressível sendo impossível de entender o que aconteceu em algumas partes, não consegui me entreter com o livro nem agregou nada em mim, tive que lutar muito pra não abandonar ele.

Du Boffo 25/04/2023

Bruxa má do Oeste, eu te amo! ?
Vamos lá, eu acabei de assistir a peça Wicked em São Paulo e estou extremamente em êxtase. Queria poder reler e pegar todos os mínimos detalhes dessa obra prima.
Que perfeição!
AÍ, QUE TUDO (pq choras, Nicole Bahls!?)?

As minhas 3,5 stars só se dão ao fato de se tratar de clássico da literatura. Então, realmente, a escrita dificulta a leitura fluida. Mas tudo se encaixa perfeitamente ao universo do Mágico de Oz.

Uma das coisas que me deixaram mais impressionado foi o fato deles explicarem o surgimento do leão, do homem de lata e do espantalho. Já na peça, ver tudo isso acontecendo ao vivo e em cores foi SURREAL. Uma produção de extrema qualidade!

? [SPOILER ALERT!] ?

Elfaba sendo filha do Mágico de Oz estourou os meus miolos ??

A própria Dorothy matando a bruxa má com água foi outro plot twist que eu não esperava. ??

Chorei tanto com o assassinato do Dr. Dillamond. Na peça, mantiveram o personagem vivo para explicar todos os maus-tratos e injustiças entre os animais e os Animais. E eu gostei mais dessa alternativa, pois senti que no livro toda essa questão acabou ficando meio que inconclusiva. Em contrapartida, com a morte de Dillamond no livro, fez-se mais sentido a troca de nome de Galinda para Glinda. Mas entendi que Glinda, na peça, veio com uma pegada mais irônica.

Por falar em Glinda, eu senti no livro que sua participação serviu mais como uma personagem de suporte, uma coadjuvante. Enquanto na peça, ela simplesmente toma a cena, brilhando tanto quanto Elfaba.

Fiquei encantado com esse mundo green e a Cidade das esmeraldas. ?
FlAvia.Danza 02/05/2023minha estante
Estou aqui buscando a opinião de alguém que combine com a minha e encontrei você. Estou me coçando de vontade de conversar com alguém sobre o livro, mas na verdade não sei bem o que dizer. Acho que ler seu parecer e saber que você teve acesso a todas as informações que eu tive e pensa parecido com o que eu penso, ja me acalenta kkkkkkkkk

Duda 29/06/2021

O livro tem uma ideia muito boa mas em certos momentos a leitura fica cansativa e confusa. Mesmo assim, o ritmo no fim faz muito sentido pra mim, mesmo te deixando confuso com a rapidez que as coisas acontecem mostram como a própria Elfaba se sente.

ThayAvalon 28/05/2023

Nossa que medo da ressaca literária com esse livro ....
Esse livro NÃO É PRA TODO MUNDO , ele é extremamente político , eu não esperava por isso pode haver e há vários gatilhos como, abuso parental, bullying escolar, racismo, assassinatos bem gore, xenofobia, sexualidade explícita, ceticismo, fanatismo religioso, imperialismo, guerras, infidelidade, vício, alcoolismo, são alguns dos temas aos quais eu me lembro.
O livro demora pra ingressar, tipo 150 pág e eu não tava gostando ainda , o que normalmente eu já teria desistido mas tanta gente falava bem que eu quis ir até o final, então foram mais de 7 h lendo ( praticamente o dia inteiro com intervalos), ele é bem maçante, tem muitos pontos e muitos personagens que eu senti falta de aprofundamento , vai do nada a lugar nenhum em alguns casos, a ideia era passar a história da Elfaba o que acontece no início desde seu nascimento ( que se mostrou uma bebê inteligente até meio bruta kk ) até quando ela encontra Glenda ( que é extremamente política)que é a bruxa de boa Oz , até ela se tornar a Bruxa má do oeste . Elfaba depois de tudo que passa , você nota que ela vai criando uma resistência, vai se tornando forte , o mágico é um 🤬 #$%!& do incio ao fim e o final....
Foi muito fraco nossa , o sentimento de injustiça ali ....sem comentários
Eu não gostei muito pq acredito que o autor se prendia a divagações na mente dos personagens , coisas inúteis pra história, diálogos bem arrogantes entre os personagens , uma safadeza em todo canto, esse livro não precisava ter tantas páginas pqp 300 já renderia muito. Em fim não vi o musical , vou assitir pq dizem que é diferente , então ... É isso , tomem cuidado ao ler .

jamili.sampaio 29/08/2021

Elfinha ?
Fazia um tempinho desde que eu não me envolvia com o tipo de trama abordada, ela tem um leve desvio de caráter que eu gosto, umas sacadas e humor estranho que é apenas a cereja do bolo.

A História da Bruxa má do Oeste é muito bem escrita e fechada com chave de Ouro, a construção é gradual assim como a transição de sentimentos de Elfaba. Você consegue sentir as mudanças com sutilezas e sinceridade, sem repentinos.

@highclary 07/12/2020

contém spoiler
  O George Maguire é muito perdido, esse livro é recheado de momentos sem pé nem cabeça. Tem partes na história que você precisa ler duas, três vezes pra entender, e algumas nem assim você consegue. O pior é que não são pedaços inúteis em que isso acontece, são passagens de tempo, mortes de personagem que você fica sem saber se morreu ou não até três capítulos depois. E como morreu?? esquece, o livro não vai te contar. Outros momentos a escrita parece embaralhada, como se aquela cena não devesse tá ali naquele momento e sim outra, ou a cena devia ter aparecido antes. E pra um livro de 494 páginas, fica a sensação que muitas partes foram cortadas.

O livros é meio dividido em quatro atos com passagens de tempo bem grandes, e um ato dificilmente faz ligação com outro, e o leitor fica perdido. Confusão é a palavra que mais define tudo, ainda mais porque a tal grande profecia não é explicada. Os papéis da Elphaba, Glinda e Nessarose só pairam sem real propósito. A Nessa talvez tenha sido a personagem que mais impactou a história, não no sentido de aparição, mas no cenário de Oz. A Glinda é só uma dondoca da alta sociedade que não faz nada, e quando fez foi dar os sapatos a Dorothy pra ajudar o Mágico. E a Elphaba? Não tem sentido ela ser tão caçada. A mulher viveu a maior parte da vida isolada e escondida. Não fez NADA, ela recusou o título de governante da Munchkinlândia e nem ligava pro povo.

Ela só foi atrás do mágico por causa dos sapatos e ele já conhecia e odiava ela? Porque? Ele nem lembrava que um dia viu a Elphaba na época de Shiz, porque queria ela morta há tanto tempo, a ponto de ter mandado soldados pra vigiar ela na fortaleza? Elphaba viveu sumida por sete anos antes de ir pra Kiamo Ko, e lá nunca chegou a fazer feitiços em público. Ela literalmente só ganhou o título de Bruxa Má do Oeste porquê a Nessarose tinha ganhado antes o de Bruxa Má do Leste. A história basicamente só acontece por causa da Nessa. A Elphaba foi uma consequência. É ridículo. Fora todo aquele bla blá blá chato dela ter ido até Kiamo Ko pra pedir perdão pelo Fyero (ela nem sabia como ele tinha morrido, a família dele nem sabia da existência dela, pra que mexer no que tá quieto?) e passou OITO ANOS LÁ e não falou nada porque a Sarima não queira ouvir. E pior a Elphaba ficou se culpando depois. Tipo?

E esses foram os problemas básicos da história, a escrita não é muito boa, ela é meio sem emoção, e o livro carrega uma sexualidade infeliz que incomoda DEMAIS durante a leitura. Em momentos nada a ver com nada é narrado sobre algum órgão genital, alguma insinuação de abuso, pedofilia, tudo fora de hora, porque na hora que acontece uma cena de sexo ela é narrada por cima. Os piores é quando o Liir quase morre afogado e esfregam banha de porco nele pra tentar salvar, o menino devia ter uns onze anos e passou três dias num poço de água, mas o autor sentiu a necessidade de narrar que enquanto esfregavam a banha ele ficou excitado pela primeira vez. E outra quando a Nor fica muito próxima dos guardas e NINGUÉM fala pra ela se afastar, numa casa com dez mulheres, e durante uma cena que ela leva comida um deles manda ela sentar no colo. E cara a Nor tinha uns 10/11 anos. É só desnecessário e nojento.

O livro tem seus momentos, ele é dividido em 4 "atos" e os dois primeiros são incríveis, mas daí pra frente é só pra trás. O autor perdeu muitas oportunidades e criou uma história perdida e fraca em vez de uma coisa memorável. Parabéns a equipe do musical que usando essa base fez um enredo bem mais coeso e certeiro. E pra quem quer ler o livro por causa do musical, até o segundo "ato" eles tem bastante similaridade, mas a partir daí o livro toma um caminho totalmente diferente. Fica a critério. Mas mesmo com todos esses problemas, foi um livro que eu até gostei, me entreteu, me fez até refletir um pouco, então não me arrependo de ter comprado.

Alan (@coracaodeleitor) 16/02/2024

O romance que deu origem ao famoso musical da Broadway chegou em uma edição luxuosa e com belas ilustrações pela @darksidebooks . E em novembro será lançado o filme de mesmo nome.

Já adianto que diferente do musical o livro tem temáticas mais adultas e um desenvolvimento bem mais detalhado.

Aqui acompanhamos a bruxa má do Oeste, Elphaba, que é apenas uma vilã em O mágico de Oz. Desde de sua infância complicada, onde ela nasce verde e com dentes, Até sua fase adulta. Quando ela vai pra universidade e faz amizade com a garota popular que depois conhecemos como a bruxa boa, Glinda.

As duas tem uma amizade um tanto complicada mas seguem em seus propósitos, Elphaba quer respostas sobre si, enquanto Glinda busca a popularidade. E no meio disso tudo elas tem um interesse amoroso em comum. E vemos Elphaba como uma mulher forte, que luta pelos seus ideais e talvez por isso ela seja considerada ?má?.

A história se passa antes, durante e depois de O mágico de Oz. Então pra entender tudo, talvez seja necessário ler ele antes. Porque temos referências diretas ao livro.

Temos muitos questionamentos sobre hierarquia social, sobre o lugar que cada um ocupa e muitos outros temas importantes que são discutidos. Como falei no início, é um livro adulto, com temáticas fortes em que o musical apenas se baseou levemente.

Achei um livro super divertido pois ele também tem seus alívios cômicos e a história é muito rica em detalhes, o que deixa a personagem da Elphaba muito mais interessante.

Foi uma leitura que eu adorei e super recomendo.

Rai 02/02/2021

"Ódio... Tudo nela me dá ódio [...]"
Como diz na própria capa: "A história não contada das bruxas de OZ". É, para não dizer menos, uma leitura fantástica; Rápida e de fácil compreensão.
A história em si traz de fato essa sensação de "não reconhecer". O que faz jus totalmente ao roteiro e expectativa de conhecer o outro lado da "moeda", neste caso da Bruxa má do Oeste hahaha!
Super recomendo a leitura para agregar novas perspectivas da obra no seu repertório de livros e contos sobre " O mágico de OZ" entre outros.

Carol 10/09/2023

O musical é melhor
Wicked é meu musical favorito e eu tava doida pra ler o livro que inspirou tudo
Expectativa é péssimo
Eu tenho um pouco de problema com livro de fantasia porque é muita gente e muito reino é muito mapa e apesar de já conhecer boa parte das coisas, ainda achei confuso
Chega a ser arrastado em algumas partes
É válido pra conhecer um pouquinho mais e pra se aproximar mais da história, mas o musical segue sendo superior

Wanessa Rastoldo 23/12/2023

Genuinamente não sei como fizeram um musical TÃO bom com um livro tão chatinho como base. a história é incrível mas, a escrita do Maguire é cansativa e exaustiva demais. esperava muito mais dessa leitura

MarcosQz 17/12/2021

QUE LIVRO CHATO.
Não é de todo ruim, acaba sendo um complemento ao Mágico de Oz, mas nada que interifa, que vá fazer diferença.
História arrastada, cansativa, podia ser um conto de 100 páginas que estava ótimo. Bacana como explica a origem das bruxas, mas desnecessário tudo isso pra uma história tão cansativa. No fim Elfaba só ficou como uma mulher verde e louca sem nem ser bruxa de verdade.
Jasmim.Mono 17/12/2021minha estante
Que bom precisava ler isso, eu tava achando a história cansativa e tinha tantas coisas que eu queria saber o que aconteceu e não são nem citadas depois...

Rafa 29/04/2021

Um outro lado.
Foi interessante ver o outro lado da história, já não odeio muito mais a bruxa.
Todos deveriam conhecer o lado dela.