Leviatã Desperta

Leviatã Desperta James S. A. Corey

Resenhas - Leviatã Desperta

1 | 2 | 3 | 4

Hudson.Viana 19/12/2022

Tem sempre aquela dúvida se o livro vai ser bom ou não. E não expresso minha opinião por ser crítico ou conhecedor da área, digo apenas como leitor mesmo.
Mas o fato é que poucas são as vezes em que um livro consegue prender a atenção de uma forma tão natural quanto impetuosa como foi com Leviatã Desperta. E eu sou grato por cada momento de leitura que tive dentro desse universo.
Primeiro porque a escrita é de fácil compreensão, a construção de mundo e de personagens. O conflito de interesses e ideias. O romance. O humor, o terror e o suspense bem escrito. Quase não tem tempo perdido, ou o uso do artifício do "vamos enrolar" para que a trama se desenvolva. Você tem o sentimento de urgência. E você sente que tudo tem uma noção de perigo naquilo que está sendo feito.
Batalhas tem a sua beleza, mas quando imaginamos uma batalha no espaço me parece algo tão maravilhoso. Digo isso pela oportunidade de ver embates galácticos na tela do cinema. E a série veio para agregar muito a este universo, ainda que a adaptação faça algumas alterações nos personagens.
Não quero e não vou dar spoilers, e não sei se continuarei a ler a série Vastidão, mais eu amei a experiência e espero encontrar outros livros tão incríveis quanto este.
Agradeço aos meus companheiros Roden, Naomi, Alex, Amos e Miller. Meus personagens favoritos.

Tiago 18/11/2022

Fenomenal
Quem gosta de ficção científica tem que ler esse livro, a muito tempo não lia algo tão bom, e definitivamente nada desde século. Mesmo ele sendo o primeiro de uma série (que infelizmente até agora só esse foi traduzido) ele por si é completo.

Yan 04/11/2022

Vulgo The Expense
Li o livro depois de assistir a série e também por estar grátis no Kindle.

Primeiro, a série é super fiel ao livro, então quem já assistiu não espere se surpreender.
Mas achei a riqueza em detalhes muito legal e complementar a série, explicando com mais calma todo o ambiente político entre Terra, Marte, Cinturão, Planetas Interiores... realmente é uma história com potencial de ser grande, o universo criado é sensacional e só o livro conseguiu me fazer entender melhor isso.

Mesmo com todos spoilers da série, achei o livro muito bom. Só não dou 5 estrelas pois o final ficou muito solto e até apressado para algo que na proposta parecia ser enorme e impactante.

Andre.Pithon 20/09/2022

Bingo de Fantasia/Sci-fi 1.3: Dois ou mais autores

4.5

Isso foi sensacional. Eu tenho zero experiência com a série da Prime (Honestamente, tenho pouquíssima experiência com qualquer série de ficção científica, nunca nem ousando chegar perto de um Star Trek), mas era uma obra que eu sabia ser bem falada, e minha outra opção para essa categoria era ler mais um Wildcards, e acho que já li Wildcards suficientes para uma vida inteira.

Então: The Expanse. Vim sem expectativas e sem conhecimento prévio, me deparei com um universo pequeno e intrigante, com suas políticas bem construídas, mas se mantendo no plano de fundo enquanto acompanhamos os dois protagonistas Holden e Miller (sendo o segundo extremamente mais interessante que o primeiro). A narrativa se desenrola a partir de um desaparecimento, e cresce para escalas absurdas e inesperadas. Toques Noir misturados com o tom científico, enrolado em um prosa simples mas com personagens razoavelmente complexos, cria um cenário interessante, e o ritmo raramente falha, mantendo o momento positivo com cada vez mais revelações e reviravoltas.

Não é perfeito, não consegue as cinco estrelas, mas chega perto. Faltam momentos emocionais verdadeiramente impactantes, Holden é um pouco herói genérico demais as vezes, mas a obra é excelente, e a melhor coisa que li para o bingo até agora. Consegue contar uma história fechada, completa, enquanto abre suas portas para o universo futuro, começando uma saga que eu com certeza planejo continuar.

Leticia.Alves 08/08/2022

Sci-fi de alta qualidade
Que história incrível é intocável, uma escrita maravilhosa e envolvente. Foi uma mistura tão bem feita de suspense, investigação e terror, não é a toa que a série é incrível por ter sido muito bem adaptada de um livro mais incrível ainda. Uma pena não ter as continuações em português mas com certeza vou fazer o esforço de ler os próximos volumes em inglês mesmo.

uu 26/07/2022

Nota 10!
Terminei de ler esse livro mas ele não sai da minha cabeça, gostei muito dele. Miller te amo! Vc é o cara!

Doug 13/06/2022

Pretensioso demais
Levei quase 3 meses pra conseguir terminar e quando terminei, senti alívio.

Queria muito ter gostado, mas o autor tentar criar algo gigantesco e pretensioso demais. Infelizmente, se perde no meio do caminho e entrega uma história que não nos dá identificação com nenhum personagem pq, apesar do livro ter muitas páginas, mal desenvolve os protagonistas que são tão profundos quanto uma folha sulfite.

Dalton 11/03/2022

Assimetria vs simetria
Terminei, hoje, o livro "Leviatã desperta", de James A. Corey.

O calhamaço, em que a primeira temporada da série "The Expanse" se baseia, é escrito de forma leve e objetiva, com capítulos curtos e que seguem a estratégia de R. R. Martin de variar entre a visão de um grupo fixo de personagens. Neste caso, entre o capitão Holden e o detetive Miller.

A leitura mostrou como a série de TV foi primorosamente adaptada e que os personagens adicionais colocados nela, ao invés de comprometerem a história, a enriqueceram ajudando a que o universo fosse melhor apresentado.

Como o próprio autor destaca numa rápida entrevista disponibilizada como um extra ao final do livro, o principal eixo dinâmico na história é o embate entre os valores de sinceridade quase absoluta de Holden, um idealista que acredita na humanidade e que ela com todas as informações tenderá sempre a decisões corretas. E o perfil cético e desconfiado de Miller, que acredita que a assimetria de informações é um caminho mais seguro e menos propenso a que poderosos e interesses ocultos se aproveitem da humanidade, tão bem como a subjugue.

Uma disputa que poderia representar o embate clássico entre a mídia ideal (que não existe, vendida que é a partidos e ao establishment) no uso de sua liberdade de expressão, comunicando às pessoas comuns aquilo que precisam saber para embasar suas opiniões e decisões político, sociais e eleitorais, e as agências estatais de inteligência ideais, que coletando e tratando dados de forma secreta, buscando garantir que o Estado e a soberania nacionais sejam preservados. Mas num processo que não envolve a população como um todo de forma direta, a deixando propositalmente no escuro para sua própria proteção.

Um ótimo livro. Pena que não há nem mesmo previsão de que os outros volumes da trilogia sejam publicados no país.

#leitura #ficçãocientífica #JamesACorey #Expanse #leviathanwakes #spaceopera #literaturafantastica #literaturapolicial

Luiz.Marcondes 02/03/2022

Formidavel!
Embora a saga seja gigante (seis livros), a qualidade Hard Sci-Fi é tangível do primeiro ao último paragrafo.

A série de tv é fantástica e o livro no qual ela se baseia é muito superior, recomendo facilmente para qualquer pessoa que gosta de um sci-fi com pouquissima fantasia.

Se você não gosta de muita ciência e justificas raciocinais para as sequências de eventos essa franquia pode não agradar.

Bruno.Andreoli 18/01/2022

Completo e embasado
Para quem conhece a série e busca diferenças no livro: você vai encontrar. E para melhor.
Sim, é um caso de "o livro é melhor do que o filme", como na maioria das vezes. O ritmo frenético da série colocou conflitos que, no livro, eram desnecessários e tinham, no lugar, um desenrolar humano, profundo e embasado, seja pela ciência, seja pelo estudo do comportamento.
Disse o próprio autor: Miller e Holden são duas maneiras de tratar a informação e, em última análise, de conceber a realidade.
Isso tudo se traduz na completude da obra.

Maurício 06/01/2022

Nada do que eu imaginava.

Começou muito diferente, cativante, com personagens muito legais e um mistério até bastante intrigante. Lá pela metade fiquei com medo, começaram a falar de alienígenas e zumbis e jurei que a história iria para uma direção muito óbvia, mas o final não é nada previsível!

A ambientação é incrível, pecou um pouco no tamanho, mas nada exagerado, já que foram raras as vezes que a trama parou para explicar o funcionamento do motor de alguma nave ou expôr todos os lados da briga política presente no livro, pouquíssima enrolação!
Jonatas 07/01/2022minha estante
Esse está na lista!

Mah 27/12/2021

Pela primeira vez eu indico assistir a série do que ler a obra.E se quiser ler o livro,leia primeiro ele depois veja a série The expanse se não vc vai se irritar por ser tão parecido como eu fiquei kkkkkkkkkk a série é muito fiel a obra até os personagens da série é parecido fisicamente com o do livro,é uma besteira ou outra que eles mudaram e na minha opinião,pra melhor na série.A série é mais dinâmica com outros arcos e o livro ficou chato pq só tinha dois pontos de vistas e o do Miller era o mais parado.
Infelizmente não gostei como eu pensava que iria,o livro é pra quem gosta de ficção científica,space opera e mistério,e eu gosto disso! Mas eles esqueceram de criar uma ligação com o leitor e os personagens,chegou na página 500 e eu não me importava com ninguém da história,Holden ( o protagonista ) podia morrer e eu não iria ligar e o pouco de carinho que eu tinha era por causa da serie com os personagens vulgo Amos kkkkkkkk amo ele .
Por mais que o livro seja grande vc ler rápido por causa da diagramação,uma das melhores que já li.O universo é interessante e parece algo bem real,algo que realmente pode acontecer um dia e te faz pensar.

Gustavo603 07/09/2021

Leviatã Desperta
Gostei bastante do livro. Tem muito sci-fi e também um pouquinho de suspense e de terror e investigação policial. Apesar o tamanho a história se sustenta e você não cansa.

1 | 2 | 3 | 4