Leviatã Desperta

Resenhas - Leviatã Desperta

1 | 2 | 3 | 4

Judah Figueiredo 27/12/2020

Ótima ficção científica
Conheci pela série de TV, como era tão boa, não seria possível que o livro não fosse melhor, dito e feito, mistura de investigação policial, conspirações, espaço, naves, tudo bem amarrado em uma ficção científica palpável, sem extravagância, bem realista.

davidplmatias 01/02/2018

Ansioso pela continuação!
Uma narrativa que mistura terror, suspense policial noir e ficção científica space opera, muita ação, descrições imersivas, plot twists, e é apenas o início de uma série de sucesso que se complementa muito bem com a série de tv. Um dos melhores scifi que li nos últimos dois anos.

A editora Aleph está devendo mais uma continuação de série, nos viciou com Guerra do Velho e agora com esse livro e não lançou as continuações. Estamos no aguardo!

Roberto 10/08/2020

LEVIATÃ DESPERTA | “AS ESTRELAS ESTÃO MELHORES SEM NÓS”
Leviatã Desperta é um livro grande, uma ópera espacial em um universo rico, e a quantidade de personagens, planetas e conceitos que precisam ser introduzidos justifica o tamanho da obra. Esse é apenas o primeiro livro, mas já faz um ótimo trabalho em executar uma narrativa sobre conspiração política de maneira inteligente; mesmo que ela esteja acontecendo em segundo plano, continua afetando a trama do início ao fim.

Cada capítulo da obra segue a perspectiva de um personagem específico, e aqui temos uma atenção quase exclusiva aos pontos de vista de Holden e Miller, que também dão nome aos capítulos. O que poderia resultar em um desenvolvimento enfadonho acaba servindo não apenas como um bom exercício diferencial de narrativa, mas uma solução mais dinâmica de alavancar a trama, revelando informações aos poucos, aumentando a expectativa, alternando entre protagonista antes que corra o risco de entediar o leitor – o que nunca acontece.

“Diga o que quiser sobre o crime organizado, pelo menos ele é organizado”

Não é apenas o formato que chama a atenção. Parte do dinamismo da escrita de Corey está nos diálogos, divertidos e ácidos, que deixam os personagens ainda mais reais e envolventes. Há também a dedicação dos autores em apresentar um mundo verossímil, com regras bem estabelecidas, não importa se é para algo maior como uma estação espacial ou trivial como um coquetel de drogas usado pela tripulação para não amenizar o impacto da força g.

Para aqueles interessados em comparações entre o livro e a série de TV, a versão literária é tão elaborada que rendeu conteúdo para duas temporadas. Ainda que a série tenha sido inteligente em introduzir núcleos dramáticos e ótimos personagens logo no começo, a decisão de manter o foco narrativo do livro entre Holden e Miller acaba tirando o espaço de figuras como a excelente Chrisjen Avasarala, a líder das Nações Unidas da Terra. É claro que isso não afeta negativamente a versão original, já que são formatos e mídias diferentes, mas é curioso notar essa diferença.

Leviatã Desperta é uma forte introdução para um universo bem construído, personagens atraentes e uma trama conspiratória como poucas. Até o momento, apenas o primeiro livro foi lançado no Brasil, pela editora Aleph, e infelizmente não há uma data para trazer as continuações, mas essa permanece uma obra satisfatória, mesmo que deixe alguns ganchos para o livro seguinte. Vamos esperar.

site: https://medium.com/primeiro-contato/leviat%C3%A3-desperta-as-estrelas-est%C3%A3o-melhores-sem-n%C3%B3s-dc0f1be20e9

Marciano 12/07/2020

Gostei bastante do maneira como a história se desenvolve e como é apresentada.

Watching Comedies 06/03/2018

Um livrão da porra
É amigos, que livro. Já li faz mais de uma semana mas esqueci de dar o veredito aqui, mas agora vai.
O livro é bom demais, se passa só no espaço, só rajada de lazer, o trem aqui é diferente amigos.
Uma coisa que ajuda bastante quem vai ler, é o queijo. Sim manosn QUEIJO. Ainda vão entender.
Mas fora isso, o livro tem aquela pegada de detetive mesmo, são tipo uns Sherlock das galáxias, só que sem aquela abundância de inteligência, vide o detetive Miller.
Meu veredito vai ser like a G.R.R Martin: Uma puta space opera. Aliás eu quero que esse gordo lance logo o último livro, mas aí já é assunto pra outro livro...

Beatriz.Oliveira 08/06/2020

O livro nos da uma bela visão de como seria o futuro da nossa galáxia se alcançarmos o espaço. Muito bem construído com pontos de vistas distintos de um história cheia de reviravoltas.

.Igor 29/03/2024

O que falar dessa obra de arte? O autor consegue mesclar elementos das space operas clássicas com romances policiais noir, hard sci-fi e até mesmo horror lovecraftiano com uma pitada do body horror do Cronenberg, além de uma séria discussão política e social, e o resultado é magnífico!

É um livro extenso (675 páginas) mas em momento algum a leitura é cansativa, muito pelo contrário: o leitor é impulsionado com cada vez mais velocidade (e voracidade) a acompanhar o destino da tripulação da nave Rocinante, rumo a um grande final!

E falando na Rocinante, há tantas referências! Alguns autores são bem explícitos ao falar de alguma outra obra em seus livros, mas o Corey é super sutil. A própria Rocinante virou uma piada interna dos personagens que leram Don Quixote numa época de expansão espacial; há uma frase que o Paul Atreides adora sendo citada num momento bem importante por uma personagem igualmente importante ("o medo é o assassino da mente"), que teve um impacto peculiar já que eu havia acabado de reler Duna... E vários outros pequenos acenos literários à Terra, que sobrevivem nos confins mais distantes do Sistema Solar. Definitivamente é uma leitura que vale à pena!

Ah, e esse livro foi adaptado nas duas primeiras temporadas da série The Expanse, da Amazon, que acabou se tornando uma das melhores séries de ficção científica que já assisti!

Raysa 17/05/2020

Bela surpresa!
Esse livro tava a muito tempo na minha estante, tanto que nem lembro exatamente porque o comprei. Até que um dia resolvi pegar para ler e que bela surpresa!

Ficção científica das boas! Desde os primeiros capítulos é impossível desgrudar do livro. E embora ela seja grande acabei a leitura em torno de 3 dias.

Amei!

Guilherme 14/05/2020

Uma puta Space Opera misturada com noir e horror
Acho que nunca acabei um livro desse tamanho em tão pouco tempo. A leitura é fluida demais, e a história tem um pouco de tudo. Pra quem gosta de ficção científica e curte uma história muito empolgante, super indico essa obra. Mas arranje tempo porque não vai conseguir parar.

Nemec 01/05/2020

Excelente
Personagens verossímeis, em um cenário futurista pré-intergalactico.

Com uma trama que segue por 2 pontos de vista de dois protagonistas, recheada de ação, dilemas éticos, discussões ainda atuais como a guerra e o racismo.

Imperdível para quem gosta de ficção científica.

Lukas 16/03/2020

Legalzinho
Pena que não temos continuação e faltou um pouco da descrição do cenário

Josué Perini 24/02/2019

Ficção Científica Pé no Chão
Sou um leitor voraz de ficção científica (principalmente Perry Rhodan) e me surpreendi com o tom mais pé no chão dessa obra!! Nada de viagens acima da velocidade da Luz, Hiperespaço ou armas mirabolantes. Toda tecnologia descrita talvez exista daqui a 200 anos e com isso fica mais verossímil a narrativa e claro o drama policial e humano dessa ótima space-opera faz com que tudo fique ainda melhor!!

Recomendo fortemente a leitura e depois assistir a série de TV "The Expanse" baseada no livro.

Acervo do Leitor 02/02/2018

Leviatã Desperta – James S. A. Corey | Resenha
*Esta análise foi feita com base na edição americana. Termos, frases e nomes podem estar citados de forma ligeiramente diferente do que a do tradutor brasileiro.

Você já participou de alguma viagem interplanetária? Singrar pelas estrelas, interagir com seres nascidos em outros planetas e usufruir de tecnologias nunca antes imaginadas? Percorrer toda essa distancia física e temporal para descobrir que independente do quão longe o homem vá no espaço sideral ele sempre será o mesmo cheio de falhas, ganância, corrupção e medo. Não há limites para a mente humana e tudo que ela deseja alcançar. Esta obra é um convite inimaginável, e irresistível, aos confins da galáxia. O futuro é agora, basta você estar abordo desta nave, ou seria desta história?

“Espaço-naves mortas, suas laterais rasgadas através de elevadas explosões, gravitando em suas orbitas irregulares como sepulcros. Ajuda médica como a “Roci” cheia de garotos e garotas com metade de sua idade sangrando, queimando e morrendo.”

Os planetas de nosso espaço sideral estão colonizados. O sistema solar se tornou uma populosa rede de colônias. Porem as colônias pertencentes a esse “cinturão” de planetas e asteroides estão constantemente ressentidas com a sombra militar, política e econômica exercida pela Terra e Marte.

“A Terra tem estado tão focada em seus próprios problemas que ignorou seus filhos distantes, a não ser quando exige sua parte no trabalho. Marte forçou sua população inteira a trabalhar para remodelar o planeta, transformando sua face vermelha em verde. Tentando criar uma nova “Terra” para encerra sua dependência da velha. E o “Cinturão” se tornou a favela do sistema solar. Todo mundo ocupado demais tentando sobreviver para reservar algum tempo na criação de algo novo.”

O idealista e otimista Jim Holden é o capitão de uma nave mineradora de gelo quando esta descobre uma pequena espaço-nave estranhamente abandonada que contem um segredo que pode dar início a uma guerra interestelar. Enquanto explora essa nave “fantasma” sua mineradora é atacada por uma nave que pertence a frota militar de Marte. Acreditando realmente na transparência do fluxo de informações e que a humanidade sabe o que fazer com todos os dados e verdade compartilhada ele notifica todo o espaço que foi atacado por Marcianos, assim acendendo a fagulha do “barril de pólvora” que se encontra a frágil convivência entre terráqueos, marcianos e os moradores do “cinturão”.

“Muita gente afirma acreditar em coisas. ‘Família é o mais importante’, mas irão queimar 50 dólares com uma prostituta no seu dia de pagamento. ‘O país primeiro,’ mas sonegam impostos. Não você. Você diz que todo mundo deve saber de tudo, e por Deus, você coloca dinheiro (aposta) em suas palavras.”

O cinico e niilista detetive Miller, um policial durão, quase alcoólatra na casa dos seus 50 anos que já está cansado de tanta violência e hipocrisia, vive em um astróide e é responsável pela sua segurança. Visando nada mais que um pouco de descanso e um bom whisky, sua vida vira de pernas para o ar quando ele é designado para achar uma jovem desaparecida filha de um casal milionário, Julie. Em sua busca incessante, ele acabará encontrando violência, sangue, podridão, morte e é claro, nosso precipitado capitão Jim Holden. Duas personalidade extremamente diferentes que estão “unidos” no meio de uma “crise espacial” que tem a capacidade de erradicar a vida como a conhecemos. Até onde vai o limite da ética? O que você seria capaz de fazer para salvar a humanidade?

SENTENÇA
James S.A. Corey (Daniel Abraham e Ty Franck) são os maestros desta encantadora “ópera espacial”. Um brilhante drama sideral composto de música e vozes. O som dos propulsores atômicos, torpedos, lamento da natureza dos planetas, raios e ranger de pistolas. Vozes de humanos, marcianos e todos os que se encontram no meio clamando por sobrevivência, amor e vingança. Trama e diálogos carregados de política, economia, suspense e porque não romance? Todas as suas notas perfeitamente harmonizadas. O público brasileiro precisava de uma obra de peso, e atual, como essa para levar seus leitores a desejarem mais. Mais das estrelas, mais do futuro e mais de si mesmo. Abra seus olhos, prepare seus ouvidos e deixe essa melodia te encantar. Bem vindo ao futuro.

site: http://acervodoleitor.com.br/leviata-desperta-resenha-editora-aleph/

etsilvio 31/12/2018

Uma space opera de tirar o fôlego!
Uma grata surpresa! Já estava feliz por ter visto a série televisiva (The Expanse) e estar com o livro em mãos, mas realmente não esperava gostar tanto. Personagens carismáticos e bem desenvolvidos, batalhas espaciais muito bem boladas e descritas. Vilões interessantes, profundos e variados. Espero de todo coração que as sequências sejam lançadas no Brasil. Um grata surpresa esse livro!

livrosepixels 31/07/2018

Os monstros renascem
Lembro que eu estava bastante empolgado para começar a assistir a série quando ela estreou na Netflix, mas, logo que fiquei sabendo da publicação do livro, acabei adiando a série. Passou mais de um ano, acho, e finalmente decidi pegar o livro pra ler. Meu primeiro receio era de não gostar ou mesmo não ter “fôlego” para ler, já que são 600 e poucas páginas. Mas, participando do projeto #odisseiascifi, consegui ler completamente dentro de um mês. E que leitura gostosa. A trama é feita por dois pontos de vistas: a do investigador Miller e a do operador de nave Holden. Em certo ponto as duas histórias se cruzam, enquanto as conspirações só aumentam. Os capítulos são curtos e muito rápidos de se ler, e a narrativa flui de forma incrível. A revelação feita na trama também é muito bacana e me deixou curioso para saber o que vem a seguir. Aleph, por favor, publica a continuação? hehe

site: https://www.instagram.com/reeiih/

1 | 2 | 3 | 4