O Gato Por Dentro

O Gato Por Dentro William Burroughs

Resenhas - O Gato Por Dentro

carlistar 01/06/2023

?O homem é um bicho mau.?
Por ser um livro pequeno, é interessante de se ler entre outras leituras ou em momentos de ócio. Foi pra mim uma leitura um pouco confusa por vezes mas me tocou bastante a maneira como Burroughs relatava memórias com os felinos e como ele próprio acabava gerando uma reflexão sobre a nossa condição enquanto humanos e a condição dos demais animais, levantando questões morais importantes que surgem nessa relação. Abaixo alguns trechos que gostaria de destacar:

?Você não consegue afastar seu gato branco porque seu gato branco é você.? Nossos animais são um reflexo de nós ou nós somos um reflexo deles? A fúria de um cão, por exemplo, segundo William, não é dele e sim ditada por seu treinador.

?Eu não poderia ocupar um corpo que conseguisse arrancar os olhos de Ruski.? O autor diz isso momentos após citar um ritual de iniciação dos altos escalões da SS nazista, onde se acaricia um gato durante um mês após alimentá-lo e então arrancar seus olhos.

nat 21/01/2023

somos os gatos por dentro.
esse livro é o trauma literário do meu pai, fiquei curiosa para descobrir se era mesmo tão ruim, e peguei para ler. apesar de suas poucas páginas, foi um leitura tão entediante que acabei pegando no sono na metade do livro. compreendo a mensagem transmitida pelo autor, mas a linguagem é tão confusa e agressiva... realmente não sei o que levaria alguém a ler essa obra, se não for unicamente com o objetivo de estudar a mente humana.

Nazrat 27/07/2022

Gatos
Ainda não sei o que foi que eu li... mas os relatos, as histórias com os gatos e seus trejeitos, suas formulações dos relacionamentos com os felinos é tudo de uma delicadeza sem tamanho. Há momentos que me confundia se falava de pessoas ou gatos. Interessante a formulação da diferença e do que fazemos com cães também.

Laritza 21/03/2022

Uma fofura!
Meu primeiro contato direto com uma obra de Burroughs e foi muito divertido! Foi uma leitura fácil e rápida, mas longe de ser espetacular.
O autor se abre também um pouco em alguns trechos e é interessante a honestidade com que fala de si.
Gostei bastante, mas não amei.

José Cláudio 04/08/2021

Todas as declarações de amor por esse ser maravilhoso chamado gato me atraem, e esse livro do beat Burroughs foi muito tocante para mim, recomendo pra todos que amam gatinhos

Edson Camara 05/06/2021

GATOS, AME OU ODEIE
William Burroughs gostava de gatos e criou e abasteceu um diário durante três anos (1984 a 1986) onde documentou as nuances do que é conviver com gatos. O livro está cheio de confidências e passagens engraçadas destes felinos com seus donos.
Já tive gato, e me identifiquei bastante, é um livrinho rápido para ler entre leituras.

Rodrigo 09/04/2021

Leitura interessante
Este é um livro que foi uma grata surpresa para mim. Nesta Versão da L&PM é fino e pequeno, dá mais ou menos uma hora de leitura, mas de uma leitura muito agradável. Para quem gosta de gatos é obrigatório, dando uma visão destes elegantes e temperamentais animais bastante poética.

Camila 04/03/2021

Livro de bolso
Comprei esse livro no Sebo da minha cidade.
Livro pequeno.
Leitura fácil.
São basicamente contos do cotidiano do gato.

Fabio Shiva 02/03/2021

O homem que não amava os cães
É interessante como há livros com centenas de páginas que lemos sem que deixem o menor vestígio em nossa alma, enquanto outros, pequetitos, nos proporcionam as mais extraordinárias jornadas. Esse segundo caso descreve bem a minha leitura de “O Gato por Dentro”, de William Burroughs, que me proporcionou muitas e variadas reflexões.

A primeira delas é sobre como há livros que só podem ser escritos por autores consagrados. Um autor iniciante dificilmente ousaria tentar algo como “O Gato por Dentro”, pois precisa primeiro seduzir e encantar o seu leitor, mostrar a que veio. Só um escritor cuja excelência na escrita é tida como certa pelo leitor pode se permitir algumas indulgências, certo de que serão encaradas com a devida paciência (quando não reverência) pelo público fiel. Não vai aí nenhum tipo de crítica, apenas uma constatação: é bom que possamos ter livros assim, onde o autor pode ousar mais, experimentar mais e até relaxar mais.

Uma coisa certamente fica fora de dúvidas: William Burroughs escreve muito bem! Ler esse livro só fez aumentar a minha vontade de conhecer sua obra mais famosa, “Almoço Nu”. Ele pratica um tipo de Literatura que reverbera profundamente em mim: uma Literatura que sugere sangrentas batalhas travadas consigo mesmo, onde existe um código de honra que jamais pode ser quebrado, mesmo ao custo da própria vida...

O que não impede que em “O Gato por Dentro” Burroughs se permita explicitar a própria metáfora, talvez com medo de não ser compreendido:

“O livro dos gatos é uma alegoria, na qual a vida passada do escritor se apresenta como uma charada felina.”

O autor, contudo, consegue se enxergar o suficiente para se desnudar de interpretações mais óbvias:

“Um psicanalista diria que eu estou simplesmente projetando essas fantasias em meus gatos.”

O certo é que ele fala de muitas outras coisas quando fala de gatos:

“Eu postulo que os gatos começaram como companheiros psíquicos, como Familiares, e nunca se afastaram dessa função.”

“Quando as florestas são derrubadas para dar lugar a motéis, Hiltons e MacDonald’s, morre também toda a magia do universo.”

“Um ritual de iniciação para os altos escalões da SS nazista era arrancar os olhos de um gato depois de alimentá-lo e acariciá-lo por um mês.”

Mas certamente o que motivou os mais acalorados debates que tive com o autor foi a maneira como ele retratou os cães:

“Os cães são os únicos animais além do homem com um conhecimento do certo e do errado.”

Já de cara contesto essa afirmação. Já tive a oportunidade de conviver tanto com cães quanto com gatos, e estou convencido de que os gatos sabem perfeitamente quando estão fazendo algo que nos desagrada. A diferença é que os cachorros geralmente se denunciam assim que aprontam alguma traquinagem, enquanto os gatos parecem ser imunes à “culpa católica”.

Logo em seguida, entretanto, Burroughs desanca numa virulenta diatribe contra os cães:

“Mas o rosnado de um cão é feio, o rosnado de uma multidão de brancos racistas no linchamento de um paquistanês... o rosnado de alguém que usa um adesivo ‘Mate uma bicha por Jesus’, um rosnado hipócrita e nervoso."

Sou muito grato por esses trechos, que me provocaram a mais completa discordância, pois me trouxeram também muitas reflexões e aprendizados:

1) Que mania é essa que nós temos de criar antagonismos e polarizações em quase tudo? Por que o elogio dos gatos têm que implicar na crítica aos cães, e vice-versa? É muito curioso que Burroughs ame os gatos por ver tanta humanidade neles, e odeie os cães exatamente pelo mesmo motivo. Para mim, ficou a impressão de que ele enxergou só o lado bom da humanidade nos gatos, e só o lado ruim nos cachorros. Não deixa de ser original, pois geralmente as pessoas fazem o contrário, considerando o cachorro “amigo, fiel etc.” e o gato “interesseiro, egoísta etc.”

2) Ao identificar o lado sombrio dos cães com as manifestações de ódio e intolerância nos humanos, o autor me proporcionou um interessante insight: a raiva geralmente nasce de um desejo frustrado, mas o ódio deve ter suas origens no medo. Odiamos aquilo que tememos, e geralmente tememos aquilo que não compreendemos. Tenho para mim que todo racista teme a exuberância física de outras etnias, e que todo homofóbico teme a sexualidade que não é reprimida. O que me leva à conclusão de que William Burroughs, celebrado escritor, foi um homem que não compreendia os cachorros...

site: https://www.facebook.com/sincronicidio

suy 15/10/2019

"Somos os gatos por dentro. Os gatos que não podem andar sozinhos, e para nós há apenas um lugar".

Karla de Souza 31/08/2017

Burroughs por dentro
Neko Atsume e a filosofia.

Jéssica :) 09/03/2017

Gostei
Encantador, principalmente pra quem ama gatos! Rola aquele sorrisinho quando você se identifica com algumas frases.

Shay 16/02/2017

Fios realísticos
É incrível como esse livro me cativou de uma maneira tão rápida. Li em apenas um dia e não fiquei cheia de dúvidas como os outros pensam

Aguinaldo 20/11/2016

o gato por dentro
Aborrecido em um aeroporto e já tendo terminado os dois livros que levara comigo, inevitavelmente procurei uma livraria. A seleção em oferta era sofrível, mas por sorte consegui encontrar esse William Burroughs e um Hunter S. Thompson (sobre o qual em breve escreverei aqui). "O gato por dentro" é uma pequena série de apontamentos autobiográficos que Burroughs fez sobre seus gatos. O sujeito fala sobre os gatos como se deve, com o maior respeito e gratidão, sabedor dos muitos méritos que os gatos têm e que por fortuna partilham conosco, pobres homo sapiens sapiens que somos. A edição original incluía desenhos e grafismos de Brion Gysin, o artista plástico, músico e poeta multitalentoso que inspirou não apenas o povo da geração Beat (Burroughs entre eles), mas também a geração imediatamente posterior (David Bowie, Keith Haring, Mick Jagger). A edição original com os desenhos de Gysin custa uns três mil dólares hoje em dia. Bueno. Burroughs descreve seu livro como uma alegoria, na qual sua vida espelha-se à dos gatos que o cercam (os gatos oferecendo infinitas charadas, inventando jogos e diversões, procurando proteção). Um texto assim poderia facilmente descambar para o piegas, mas Burroughs sabe o que escreve. Há algo no texto que lembra ensinamentos zen, princípios filosóficos sofisticados. Grande Burroughs. Como não concordar com ele quando diz: "Nos somos os gatos por dentro. Os gatos que não podem andar sozinhos, e para nós há apenas um lugar". A quantas tristezas estamos condenados.
[início/fim: 20/10/2016]
"O gato por dentro", William Burroughs, tradução de Edmundo Barreiros, Porto Alegre: L&PM editores, 1a. edição (2015), brochura 11x18 cm., 102 págs., ISBN: 978-85-254-1526-4 [edição original: The Cat Inside (New York: The Grenfell Press) 1986]

site: http://guinamedici.blogspot.com.br/2016/10/o-gato-por-dentro.html

Walaceboto 24/08/2015

The Cat inside.
Diferente do que já ouvi falar William Burroughs, que suas temáticas são experiência com drogas e mais de uma vida marginalizada. Personagem do livro do On the Road Jack Kerouac. Esse controverso autor faz uma série de reflexões de experiência de convivência com os gatos.
Uma ode aos gatos, Animais cheio de personalidades e mistérios.
Um empatia pela reflexão. Realmente feita e recomendável para quem gosta e convive com gatos.
O Diferente que muito gente pensa é uma boa relação homem gato também como os cachorros.

"Alguém disse que os gatos são o animal mais distante do modelo humano. Isso dependente da linhagem de humanos a que você está se referindo e, é claro, a que gatos. Acho que, ás vezes, os gatos são extremamente humanos."