O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias

O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias Douglas Adams




Resenhas -


348 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Nicolas.Jacob 28/12/2023

Sim, eu entrei em pânico pra cacete
Ninguém nunca vai me convencer de que a pessoa que escreveu o primeiro volume é a mesma que escreveu os outros 4. É completamente BIZARRA a forma que tudo desanda e vira um pé no saco gigantesco.

No volume 1 a história é bem contada, os personagens e os diálogos são bons, as motivações são boas e tudo prende e te deixa interessado.

A partir de o restaurante no fim do mundo a vontade de chorar é desesperadora. Chovem informações desnecessárias, é impossível ler duas páginas e não viajar completamente na maionese, nada se conecta, nada faz sentido, é de dar agonia o tanto que começa a desandar.

A irritação do último volume, praticamente inofensivo, é gigante também. Você passa 700 páginas sendo enrolado com coisas desnecessárias pra chegar no final e ter capítulo gigante atrás de capítulo gigante com apresentação de personagem novo que ninguém se importa, uma corrida pra concluir toda a baboseira que foi criada e um final completamente MERDA!!!

Eu esperava gostar muito de toda a história, tal como o guia do mochileiro das galáxias, mas infelizmente foi uma decepção sem tamanho. A edição da arqueiro é linda, mas uma desgraça pra ler, muito pela escrita ser uma total bagunça.

Não recomendo que comprem a edição com todos os volumes caso queiram se arriscar nessa tragédia, mas se alguém quiser botar a conta em risco a minha edição ta a venda por 35 reais.

O Guia do Mochileiro das Galáxias:
?? 4,5/5,0

O Restaurante no Fim do Universo:
?? 2,0/5,0

A Vida, o Universo e Tudo Mais:
?? 1,0/5,0

Até Mais, e Obrigado pelos Peixes!:
?? 1,0/5,0

Praticamente Inofensiva:
?? 0,5/5,0

Precisamente:
?? 1,8/5,0
comentários(0)comente



Maryz 27/12/2023

Livro de cabeceira
Acho que todo mundo deveria entrar nessa insanidade que é essa coleção pelo menos uma vez na vida. Devo ter lido pelo menos duas vezes inteiro já e cada vez encontro algum ponto diferente que passou desapercebido pela história ou algo que com o tempo descobri. Não esqueçam suas toalhas.
comentários(0)comente



mariosilva81 25/12/2023

Poderia ter sido uma grande obra, mas?
Me decepcionei com a leitura. Esperava mais trechos engraçados e menos enrolação. Por vezes eu me pegava pensando por qual motivo ele havia escrito tanta besteira sem sentido, mas aí eu me lembrava do prefácio onde dizia que o Douglas Adams não gostava de escrever, e que o fazia de forma obrigatória, apenas para cumprir um compromisso que havia firmado. Pois é, isso se reflete em sua obra, onde somente o primeiro livro é minimamente interessante e engraçado. Os demais, apenas para encher linguiça.
comentários(0)comente



ramiromat 17/12/2023

Livro interessante. Os dois primeiros são maravilhosos. Pra quem entende de Matemática, vai pegar referências lá. Já os outros 3 me pareceram uma repetição de acontecimentos. Tá, as histórias são legais, mas é mais do mesmo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rafaella27 02/12/2023

Quarenta e dois
O conjunto é muito bom, a leitura é fluída, os personagens são bem aproveitados, só esperava um pouco mais do final. Acabou que não sei a pergunta, mas a resposta é 42 xD
comentários(0)comente



Rique_cwb 30/11/2023

Não entre em pânico?
?e sempre leve uma toalha com você.

O volume único da trilogia de cinco do Guia do Mochileiro das Galáxias é absolutamente incrível. É o tipo de leitura para sair de uma ressaca literária e também é aquela leitura leve que a gente busca depois de ler um thriller ou outro livro mais pesado.

Os três primeiros (O Guia do Mochileiro das Galáxias, O Restaurante no Fim do Universo e A Vida, o Universo e Tudo Mais) nos prende em uma aventura cheia de reviravoltas alucinantes. Ford, Zaphod, Trillian e Arthur enfrentam os perigos mais inimagináveis e improváveis que podemos imaginar. Na verdade, é surpreendente como tudo é imprevisível.

O quarto livro (Até Mais, e Obrigado pelos Peixes!) se perde um pouco. Embora os personagens mantenham a verossimilhança, o livro torna-se previsível. Da metade em diante apenas seguimos os personagens para um final que é construído logo no início.

No quinto (Praticamente Inofensiva), Douglas Adams mostra-se ?arrependido? pela forma que encaminhou os personagens no quarto livro. Com plot atrás de plot, Arthur, Ford e Trillian se reencontram pela última vez.

O final foi inesperado e definitivo.

O Guia do Mochileiro das Galáxias é um ícone da ficção científica. Apenas lendo para entender. Há aqui alguns absurdos comuns em ficção e comédia. É necessário. Os conceitos da Teoria da Relatividade de Eistein foram muito bem usados no livro, que, inclusive, se utiliza de algumas teorias de conspiração sobre abdução feita por alienígenas em vários momentos.


Vale a leitura!
comentários(0)comente



Douglas14 21/11/2023

#Leituras2023 15-19/25
Recheado de tiradas geniais, ideias totalmente malucas, visões de equipamentos tecnológicos revolucionários e sarcasmo, me peguei várias vezes rindo sozinho, outras absolutamente zonzo tentando acompanhar o raciocínio do autor e as suas ?pegadinhas? com os leitores, em especial longas descrições de temas laterais. Não tem nem como falar sobre a história, só lendo para entender, e depois de começar, só dá para chegar ao fim lendo todos os cinco volumes.
comentários(0)comente



Thay262 28/10/2023

Porque uns amam e outros odeiam Adams:
1) Douglas Adams une "Sátira, Paródia e Nonsense" de uma maneira muito cômica e irreverente.

*Sátira é aquela 'piada' engraçadinha e praticamente tranquila, mas que no fundo faz uma baita crítica reflexiva ao mesmo tempo (se você parar pra pensar nisso por alguns minutos).

*Paródia é sacanear algo pré-existente fazendo troça proposital (Adams vai zombar das "ficções científicas super sérias" que tem aos montes por aí e também vai zombar e debochar de tudo e mais um pouco, não duvide).

E o *Nonsense do Adams é definitivamente um "Surrealismo + Absurdismo" (um rompimento com a razão e ênfase em características oníricas [tipo a ilógica dos sonhos/ ideias tresloucadas] e nas Idiossincrasias [peculiaridade individuais e coletivas, que criamos, mas podem não ter nexo real] + a crença de que a vida e o universo não tem sentido exato e que busca-lo leva a um conflito, afinal a busca de sentido nos leva a questões existenciais, que tentamos racionalizar, mas até a razão, em algum momento, entra em conflito entre realidade e nossas questões subjetivas.

Se você não gosta de uma dessas coisas, não achará a coleção de Adams tão boa. Até porque falar do tom de Deboche + Surrealismo Absurdista na obra do Adams é quase como dar Spoiler da saga.

2) Se tem hábito de ler "enredo sério e estruturado", com heróis/mocinhos e anti-herois/vilões e a típica "jornada do herói" numa narrativa coesa, aquelas típicas, como é a maioria das histórias narrativas, pode ser que não goste ou estranhe inicialmente o "enredo tresloucado" + "todo o sarcasmo" de Adams, tem gente que nunca se adapta com o enredo Tresloucado dele e só curte os primeiros da saga, onde o Adams tava mais engajado. Mas tudo bem, cada livro impacta cada leitor de um jeito. Se Adams não for "sua praia" há muitas outras narrativas por aí diferentes do estilo dele.

O objetivo de Adams é realmente trazer um enredo tresloucado, cômico e cheio de deboche, então não leve tão a sério um livro cujo subtítulo é 'trilogia de cinco'. Se está buscando seriedade e 'enredo comum de ficção racionalista', esse livro não é para você, afinal.

3) Referências, Adams não é só "nonsense e besteirol inútil" como alguns leitores que não curtiram falam, pelo contrário, ele faz INÚMERAS referências de ciências Exatas à Humanas como quem faz malabares chapado em cima de uma mesa de bar. Sim, Adams é doidão, mas tem boas referências.

O "problema" é que Adams não vai ficar explicando as referências pras sátiras e deboches dele não; ou você "pegou a referência e riu dela" ou vai ficar sem entender mesmo. Ele não vai fazer de você mais "nerd", ele vai fazer sátira sobre variadas temáticas e quanto mais "nerd" você for vai conseguir captar e entender mais referências.
Você vai rir se; (1) gostar de sátira e (2) entender "de tudo um pouco" entre as críticas dele usando de temas da Matemática, Programação, Física (quântica e mecânica), Biologia, Psicologia, História, Filosofia, Sociologia, Sistemas de Crenças Religiosas, Modelos Econômicos, Culturais, Políticos, Burocráticos, Romance e etc, e você vai captar essas coisas se tiver repertório prévio e atenção a interpretação de texto.

E também, um adendo, quem lê o texto de forma literal vai achar tudo apenas muito louco e sem sentido do começo ao fim (oque para uns é motivo para dizer que o livro é bom, e para outros péssimo), mas ler de forma literal faz perder muita referência subliminar também, tanto quanto as satíricas (É uma das razões pela qual não é adequado a crianças, vulgo, menores de 14).

4) É interessante lembrar que isso tudo começou como uma série de "rádio-novela" e só depois foi compilada em livros a partir de 1979.
Justamente porque não era inicialmente uma coleção literária, daí o motivo de algumas pessoas "estranharem a escrita do Adams", é de se esperar que "estranhem" a escrita de algo que não foi pensado originalmente para ser um livro. Mas de todo modo, funciona nesse formato também. Não entendo também porque as pessoas se surpreendem com início e término de um livro cuja premissa era "A insignificante Terra ser destruída todas as vezes", e isso está no prefácio (então nem é spoiler) essa era a ideia base da saga, como um todo.

Por outro lado, até o Adams teve dificuldade em continuar a escrever a saga porque não era exatamente o foco dele. Como disse, era pra ser mini-série de rádio da BBC para os britânicos, não uma saga literária internacionalmente famosa. Roteiros pra séries (de rádio) e texto pra livros são coisas diferentes, e acho que Adams não tinha muita paciência pra sagas literárias tanto quanto pra script de roteiro, pegadas diferentes galera. Ele odiava os prazos de entrega dos livros. E a pressão que isso se tornou desajustava ainda mais os "parafusos" dele. Haha.

5) Adams não é exatamente um autor "fanservice", isto é, que entrega o enredo e desenvolvimento de personagens conforme o público quer. Pelo contrário, ele usa a obra pra expor oque ele realmente pensa, da vida, do universo e tudo mais, como autor, sem realmente se importar com a repercussão positiva ou negativa, e em geral dará rumos as tramas e aos personagens que vão estarrecer alguns leitores, principalmente aos adeptos de "final feliz". Eu particularmente gostei do término da saga como foi concebida e achei bem conclusiva, mas conheço quem odiou e finge que não existe 'volume 5'. Haha.

Então se você lê, mas é do tipo que não gosta de ser frustrado pelo autor nesse quesito de 'final relativamente feliz e bem estruturado para cada personagem', então talvez Adams lhe deixe a desejar no último volume. O fim é agridoce, uns adoram outros odeiam. Faz um baita sentido para uns, e para outros não.

6) Quem gosta de "Doutor Who" e "Rick e Morty" possivelmente vai acrescentar "O Guia do Mochileiro das galáxias" a seus favoritos.

Sabe-se que alguns textos do Adams para "O Guia" eram antes rascunhos de roteiro feitos por ele, e não utilizados, para a trama de Doutor Who (dizem que todo o livro 3 era na verdade um roteiro dele pra série). Ele pegou, repaginou, inseriu seus próprios personagens e reaproveitou partes do texto, isso meio que me ajudou a aceitar melhor o "contexto" do livro 3, haha.
Para quem curte, recomendo "Doctor Who: Shada" e "Doctor Who: Cidade da Morte" ambos escrito por Adams, para fãs Whovians fica aí a dica.
E também os criadores de Rick e Morty já afirmaram algumas vezes as influências do "Guia" em suas vidas e na obra, Adams é uma das muitas inspirações do programa. Então fica a dica também.

Quem já leu? Que não leu e topa ler Douglas Adams?
Como você vai saber se gosta se não der uma chance??? Eu sou da opinião que qualquer coisa vale a pena ler, nem que seja para ter críticas depois. Ler nunca é ruim, seja pra tecer elogios ou críticas, você no mínimo terá de discernir sobre a leitura que fez e isso já trás reflexões pra ti.

ATENÇÃO: nessa edição de volume único NÃO leia tudo de uma vez. Entre um volume e outro dessa coleção intercale com outras leituras suas, dê um tempinho entre um volume e outro (do contrário a leitura vai ficar cada vez mais maçante). O Guia do Mochileiro não foi feito pra ser lido "Duma vez" não!!! Sai dessa!
Vá com calma e, principalmente: "NÃO ENTRE EM PÂNICO".

Oque o Guia é pra mim?
Sou suspeita pra falar, porque eu gosto muito dessa coleção e se fosse uma resenha da minha opinião pessoal seria: em alguns pontos deixou a desejar, mas no todo eu amo, amo e amo. Me ajudou muito com a depressão, pois o sarcasmo do Adams faz-me pensar que talvez só esteja avaliando as coisas pela perspectiva errada, e ao invés de levar a vida, o universo e tudo mais tão a sério, talvez seja melhor levá-lo com mais bom humor afiado, como faz Adams. Eu rio e ao mesmo tempo reflito demais com a escrita do Adams, sem perder o senso de leveza. E isso é oque mais gosto na coleção.

Enfim, mas cada pessoa tem uma relação pessoal diferente com oque lê! E isso é muito particular de cada um.

site: https://entulhandoideiasdiversas.blogspot.com/2023/05/resenha-o-guia-do-mochileiro-das.html
Lucas 19/11/2023minha estante
Quando terminei a saga li sua resenha, foi gratificante. Você conseguiu expressar em palavras a sensação boa, porém estranha, que tive ao terminar o quinto livro. Li também seu post no blog sobre a resposta ser 42, posso dizer, sem dúvidas, que gosto do seu jeito de pensar.


Thay262 19/11/2023minha estante
Puxa, me deixa muito feliz! Agradeço-te pelo feedback! É tão legal saber que alguém terminou a Trilogia de Cinco e curtiu da mesma maneira que eu! E seja bem-vindo ao blog!




Caroline Vital 25/10/2023

Lido em 2018
Só loucura! O livro mais doido que já li, e eu adoro o final, polêmico. Achei genial, super satírico e filosófico.
comentários(0)comente



Helôdodo 10/10/2023

Um livro que acompanhou minha adolescência
O que estou prestes a trazer é uma perspectiva de todos os volumes da série. De início, me lembro bem que aos meus 16 anos tive o interesse despertado em desbravar essa série, que por muito, me influenciou e boa parte da minha personalidade se dá por essa leitura. Já se passaram 3 anos e hoje finalizo essa fase que será recordada com muito afeto em minhas lembranças.
comentários(0)comente



Kailane 09/10/2023

Entre em pânico
Livro muito bom, com muito plot e com uma pegada meio rick and morty...apesar de ter demorado a ler em nenhum momento foi uma leitura arrastada ou tediosa...
Indico não pesquisar como são os personagens e criar eles com sua própria cachola...10/10
comentários(0)comente



Mike Willian 06/10/2023

Finalizado.
Não tive uma experiencia agradável não.

Não é uma leitura ruim, os personagens são bem construídos, o universo é interessante, em muitas partes eu ri bastante ou me surpreendi com os acontecimentos insanos que a mente maluca do Addams desenvolveu, mas não funcionou.

É extremamente lento e maçante as vezes, é enervante como algumas descrições não dão em lugar nenhum. O sentimento constante de aflição não pela história, mas de perda de tempo mesmo, de tortura... Confesso que não fui de peito aberto, eu peguei o Guia Definitivo porque o contato que eu tinha com o autor era a adaptação do Dirk Gently feita pela netflix (que teve uma primeira temporada maravilhosa), mas a escrita tá bem longe do que experienciei na tv.

Fico surpreso e aliviado por ter terminado, não recomendo e não sinto vontade de ler outras obras do autor.
bardo 07/10/2023minha estante
Então eu acho que o que ocorre aí é um problema de edição, essa série foi concebida em volumes separados e o humor do Adams nem sempre funciona para nós brasileiros. Para além disso os volumes são irregulares, o primeiro e o segundo são mito bons, mas lembro que do terceiro pra frente a coisa não fluí tão bem. Lembro que parei no terceiro ou quarto uma hora preciso retomar. Dirk Gently acho que funciona melhor por ser uma série mais curta, não vi a adaptação mas li os livros e gostei muito.




Pedro Goku 10/09/2023

FINALMENTE terminei os 5 livros!
Depois de 2 anos com o livro em mãos, muita enrolação, ressaca literária, e tudo que há de bão para atrapalhar a leitura, finalmente minha namorada me botou energia e ânimo para continuar lendo até o final, e terminei o 5 livro hoje! Simplesmente sensacional, principalmente os três primeiros livros, que realmente se conectam e fazem sentido completo. O quarto e quinto sinto que o Douglas Adams começou a tacar o dane-se e meteu histórias sem muita conectividade, mas que também são interessantes e divertidas, apesar que não tem a mesma magia dos outros três. Enfim, saldo muito positivo, um dos meus livros favoritos da vida e recomendo a todos os nerdolas e não nerdolas que gostam de ficção científica, loucura, comédia e doideira
Pedro Goku 29/11/2023minha estante
Atualização: Não tenho mais namorada




Renato 01/09/2023

Começou, evoluiu e acabou!

Até agora estou perdido na confusão de acontecimentos aleatórios, improváveis, impossíveis e malucos que acontecem por este livro.

O mais estranho de tudo, o fato de saber que sentirei muita falta dessa bagunça ordenadamente desordenada em que personagens desaparecem e aparecem, coisas acontecem ou simplesmente deixam de acontecer....

A única maneira de entender, ou não, é tentar ler ou nem tentar, no final, você vai gostar ou não.

O importante é que a vida se assemelha com esse livro, ou não. Vai saber!!
comentários(0)comente



348 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |