O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias

O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias Douglas Adams

Resenhas -

Elizabeth 09/08/2022

Cura pra ressaca literária
Comprei esse livro por recomendação de um post no reddit, que falava que ele ajudava a superar a ressaca literária.

Era verdade. Devorei esse livro e reli agora em 2022.

Douglas Adams tem uma escrita genial e construiu muito bem o universo em que a história se passa.

Acho que o Marvin é o meu personagem favorito.

Marcelo 05/08/2022

A mais incrível, e peculiar, epopéia espacial.
Monty Python no espaço, com uma pitada de niilismo e um toque de Star Trek. Mas com seu próprio carisma...

Carolina Tonglet Monzi 31/07/2022

Série boa
Essa série é bem legal, mas nada mais do que isso.
O bom é que passa bem rápido.
Mas não entendi o estrondoso sucesso!
Uma adaptação cinematográfica em forma de série ficaria bem legal.

Tutu 30/07/2022

Uma boa leitura espacial
Foram bons os livros, sempre com um tom meio cômico/trágico. Em certas partes ficaram algumas pontas soltas, coisas que acho que nunca vão ser esclarecidas. São bons livros para quem quer aliviar um pouco das grandes reviravoltas dos romances e essas coisas

Karine 23/07/2022

Uma jornada divertida
Eu já tinha escutado tantos comentários sobre "O Guia do mochileiro das galáxias", que comecei a me questionar o porquê de ainda não ter lido. Enfim, comecei a ler, e achei diferente de tudo que eu já tinha visto. Douglas Adams consegue nos envolver na trama e a todo momento quebrar nossa expectativa, tornando ridículo o que deveria ser épico, inserindo comentários engraçados em momentos de tensão e usando de muito sarcasmos na descrição de comportamentos alienígenas em alusão a nós humanos.
Recomendo para quem gosta de humor ácido, cultura pop e aventuras espaciais.

Cachamorra 18/07/2022

Mais do que nunca: Não entre em Pânico
Bom, essa edição revisada e atualizada, possui os 5 livros que compõe a "trilogia" do Guia do Mochileiro da Galáxia. Vou dividir a minha opinião em partes então.

O primeiro livro, Guia do Mochileiro das Galáxias é simplesmente maravilhoso. A ponto de você gargalhar alto enquanto lê, passei algumas vergonhas no metrô por causa disso, mas não me arrependo. É uma comédia incrível, cheia de sarcasmo e ironias muito bem elaboradas e uma baita crítica social. É, sem dúvida, a melhor coisa que você vai ler aqui, porque a coisa fica muito ruim.

O segundo livro, O Restaurante no Fim do Universo, é bom. Mas, a fórmula aqui já apresenta momentos de cansaço. A questão fundamental ainda é o pano de fundo e a busca para a pergunta mas, nta que daria a resposta 42 te instiga a continuar. Contudo, o ritmo confuso de falas e piadas indiretas começa a te fazer releer o texto para entender. PS.: sou vegetariano e né senti muito representado em várias situações dentro do restaurante, é simplesmente maravilhoso que Adams tinha essa crítica naquela época.

Os livros 3 (O Universo e tudo mais) e 4 (Até mais e obrigado pelos Peixes) são chatos. Veja pelo meu histórico o quanto demorei para avançar e pensei em abandonar diversas vezes. A sensação é que Adams queria se vingar do mercado editorial e estava sendo obrigado a escrever. Por esse motivo, há várias piadas sobre trabalho, capital e exploração. Mas, apesar disso, não é tão legal e é chato. Além de confuso em vários momentos. Alguns personagens somem outros mudam de personalidade ou de objetivo.

Finalmente, Praticamente Inofensiva, livro 5, volta a ter a dinâmica dos dois primeiros m E a coisa melhora muito. Apesar de ser algo bom, não é excepcional como primero, mas o autor volta a estar inspirado.

No mais, avaliando tudo, é bom. Vale a leitura se você quiser se distrair e. Mais estiver com pressa, porque eu recomendo muito que de vez em quando vc deixe o livro em um canto e leia outra coisa para ganhar fôlego.

Kah 29/06/2022

Aquela edição com capa brilhante como a galáxia pra quem já era apaixonado pela história, com um extra do Gaiman sobre quem foi o autor. Delicioso para velhos e novos fãs.

Itazin 24/06/2022

Se fosse colocar em ordem do volume que mais gostei ia ficar:
Livro 1
Livro 5
Livro 2
Livro 3
Livro 4

O terceiro e o quarto São os que eu menos gosto e infelizmente deu uma empacadinha na leitura, tanto que demorei 2 meses pra terminar. Mas sempre que lia era divertido e tem tanta tanta MAS TANTA reflexão e críticas, acho impossível pegar tudo numa primeira leitura.

No geral me agradou bastante e achei um tipo de escrita muito único que com certeza vou sentir saudade.
O primeiro volume já foi uma releitura, mas sinto que sempre que quiser reencontrar esses personagens eu vou pegar ele novamente, é muito Hilário e divertido. Amei ter tido essa experiência com esse TIJOLAO kkkkkk e feliz por ter concluído e gostado.

guimpinheiro 20/06/2022

Uma das mais divertidas, irônicas e completas histórias
O Guia do Mochileiro das Galáxias não é só um clássico como um livro obrigatório de ficção científica com um humor britânico, satírico e irônico digno de um lugar no rol dos melhores livros já escritos.

Esta coleção contém os 5 livros da trilogia de Douglas Adams, um escritor que não gostava de escrever e fugia de prazos e responsabilidades assim como a maioria de seus personagens mais icônicos.

Mas, é claro, o protagonista desta história é o humano padrão, chato, certinho e que não sabe aproveitar o momento que vive, apenas sabe reclamar de tudo. O tipo de pessoa que o autor mais odeia, o que faz com que ele crie uma história fantástica em cima dele apenas para irritá-lo a cada novo capítulo.

É divertido, satírico até não poder mais, cheio de referência a cultura pop da época, bem como seus clássicos, extremamente criativo, surpreendente e atual.

É uma leitura obrigatória. Não deixe de o ler.

Até mais, e obrigado pelos peixes.

Breno 17/06/2022

O primeiro livro é bem diferente de tudo qhe eu tinha lido até então e até bem legal, porém o resto é só ladeira abaixo.
O segundo consegue se manter até que bem interessante, assim como o primeiro, mas a partir do terceiro que os problemas de verdade começam.
O terceiro livro é totalmente sem sentido e chega até a ser sem graça assim como o quarto e o quinto, que tem o final interrompido.

Ester 17/06/2022

Eu amei os três primeiros livros, não gostei muito do quarto e até que gostei do quinto.
Mas enfim, a história é a coisa mais loucona e sem lógica que eu já vi. Muito bom recomendo

GomesJr 11/06/2022

A essencialidade da Toalha
O livro tem uma leitura as vezes pesada (há palavras inventadas e diálogos bem confusos e que em alguns momentos nós faz se perder na linha temporal da história), momentos de humor puro e simples e reflexões magníficas sobre o que és viver.
Realmente a obra merece toda a aclamação que ela tem e não és por pouco és pela genialidade do autor. Nesta era de adaptações e da preguiça que nós faz não ler, este seria uma boa obra para ser adaptada em série e que se vem pensada poderia amarrar tanto a obra literária como a de áudio visual.

Recomendo fortemente a todos a passar esse momento viajando por galáxias e planetas como um simples mochileiro.
Há não esqueça sua toalha.

GomesJr 11/06/2022

A essencialidade da Toalha

Há não esqueça sua toalha.

Jane.FAlix 18/05/2022

Divertido e satírico
Foi uma aventura e tanto fazer essa leitura e acompanhar uma incrível viagem ao lado de Arthur, Ford, Trillian e Zaphod.